Alckmin diz que disputa de João Azevêdo ao Senado é “natural”

MaisPB

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou, ontem, em entrevista ao jornalista Magno Martins, no Podcast ‘Direto de Brasília’, em conexão com o programa Hora H, da Rede Mais Rádios, que uma possível candidatura de João Azevêdo (PSB) ao Senado é considerada natural pelo partido.

“Nós elegemos o João Azevedo, um belíssimo governador, fazendo um ótimo trabalho. Reeleito, então não pode mais ser candidato. Se for candidato ao Senado, é uma candidatura natural para disputar um cargo majoritário. Se ele for candidato ao Senado é uma candidatura muito natural, muito forte. João Azevêdo tem feito um bom trabalho na Paraíba”, cravou o socialista.

Alckmin, no entanto, citou que não é bom antecipar o debate político eleitoral para 2026, evitando a sensação de “fim de governo”. “A sua sucessão ainda está cedo. Sempre digo que a gente não deve antecipar sucessão, porque a gente encurta governo. Então caberá a João Azevêdo buscar o caminho para melhor sucessão”, disse Alckmin.

Além da gestão de João Azevêdo, Alckmin ainda destacou outros dois governadores do Partido Socialista Brasileiro. “Temos três bons governadores. O João Azevedo do PSB, na Paraíba. O Renato Casagrande, no Espírito Santo, fazendo um belíssimo trabalho, também reeleito, com uma votação consagradora. E o Carlos Brandão, no Maranhão”, relatou.

Veja outras postagens

A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou nesta sexta-feira um parecer que oficializa estrutura no Palácio do Planalto para bancar as atividades da primeira-dama. O texto define regras de publicidade e transparência tanto no dia a dia quanto nos gastos de viagens internacionais de Janja da Silva. Há a ressalva, porém, de que informações relativas “à intimidade” e “segurança” não serão divulgadas.

O texto é inédito e vale para todos os cônjuges do presidente da República, com previsão de prestação de contas de deslocamentos e o uso de recursos público. As informações são do Jornal O Globo.

Segundo as regras elaboradas pela AGU, os dados sobre despesas e viagens serão divulgados no portal da transparência. A divulgação da agenda de compromissos públicos da primeira-dama também terá que ser pública.

Mas há uma exceção: “Deve ser examinada, caso a caso, a eventual incidência de restrição constitucional ou legal de acesso às informações, como em razão de segurança ou proteção de intimidade”.

O parecer também determina que a atividade da primeira-dama é voluntária, ao mesmo tempo que libera a capacidade de representar, em certa medida, o presidente da República. Isso ocorrerá por meio de “papel simbólico”, em eventos políticos, culturais ou diplomáticos.

Elaborado por ordem do Palácio do Planalto, o texto da AGU prevê os limites da atuação do cônjuge do presidente da República em eventos nacionais e internacionais.

— Agora, os ritos administrativos estão devidamente organizados com a divulgação do parecer. Janja sempre se destacou por conduzir suas atividades públicas com atenção, compromisso e transparência. É importante destacar que o parecer não se refere a ela especificamente, mas sim orienta a administração pública sobre como lidar com as funções de interesse público exercidas pelo cônjuge do Presidente da República. Trata-se de uma iniciativa inovadora e de suma importância para a Presidência da República — diz o advogado-geral da União, Jorge Messias.

A Constituição não trata sobre o papel da primeira-dama nem dá limites, direitos e deveres sobre as funções do cônjuge do presidente. Um dos pressupostos principais que embasa a análise da AGU é o de que, em um país democrático, é fundamental que haja definição mais clara sobre o papel do cônjuge presidencial no âmbito da administração pública.

Liderado pelo ministro, Jorge Messias, o parecer é mais um movimento do “bunker de proteção” à primeira-dama. Como mostrou O GLOBO, o governo montou um grupo informal para tentar blindá-la e oferecer uma estratégia jurídica e política, ante o diagnóstico de que Janja virou alvo preferencial de ataques da oposição.

O grupo é formado pelo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, e o grupo de advogados do Prerrogativas.

Jaboatão dos Guararapes - UBS Pet Massangana

Por Blog da Folha

Com o objetivo de eleger os membros do Diretório, da Comissão Executiva estadual e das Comissões Executivas dos segmentos, o PSB reúne a militância neste sábado (5), às 8h, no Congresso Estadual do partido. O evento será dedicado a José Patriota, falecido em setembro do ano passado.

O ato terá a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, do prefeito do Recife e vice-presidente nacional da sigla, João Campos, e de outras lideranças.

Anteriormente, a legenda já havia realizado congressos regionais e municipais. Para o presidente do PSB de Pernambuco, deputado Sileno Guedes, que é candidato a mais um triênio à frente do partido, o Congresso Estadual vai reafirmar a força da legenda.

“Por conta de algumas manobras confusas de quem hoje ocupa o poder estadual, Pernambuco está vivendo um período de instabilidade política. Enquanto isso, do lado de cá, junto com a nossa maior liderança, que é o prefeito João Campos, nossa militância fez bonito nos congressos regionais e municipais e vai novamente se reunir, agora no Congresso Estadual, para falar de futuro e de esperança para o nosso estado”, afirmou.

Além dos membros do Diretório, da Executiva e da direção dos segmentos, serão eleitos os delegados e delegadas que representarão Pernambuco no Congresso Nacional do partido, marcado para 30 e 31 de maio e 1º de junho, em Brasília.

Na ocasião, o prefeito João Campos deverá ser eleito presidente nacional do PSB, posição também já ocupada por seu bisavô, o ex-governador Miguel Arraes, e por seu pai, o ex-governador Eduardo Campos.

Homenagem
O homenageado do Congresso Estadual do PSB, José Patriota, era um militante histórico do partido e se destacou na defesa do municipalismo, especialmente durante seu trabalho à frente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Patriota também foi homenageado, no último domingo (30), durante o Congresso Regional do PSB em Afogados da Ingazeira, município do qual foi prefeito por dois mandatos.

Dulino Sistema de ensino

O deputado federal Coronel Meira (PL-PE) protocolou, nesta semana, o Projeto de Lei 1493/2025 na Câmara dos Deputados, propondo restrições ao uso de tornozeleira eletrônica. A proposta proíbe a imposição do equipamento a cidadãos acusados de crimes contra a honra, a atos antidemocráticos de natureza verbal ou virtual, inclusive quando se tratar de detentores de cargos eletivos. A medida, segundo o parlamentar, visa preservar os princípios constitucionais da razoabilidade e da liberdade de expressão.

Coronel Meira argumenta que a ausência de uma legislação específica sobre a monitoração eletrônica tem levado à aplicação indiscriminada da medida por parte do Judiciário, inclusive em situações que, segundo ele, não apresentam ameaça concreta à ordem pública. “O uso indiscriminado desse dispositivo representa uma afronta ao devido processo legal e um perigoso precedente para a criminalização da liberdade de expressão e da legítima atividade política”, afirmou o deputado.

Na avaliação do parlamentar, o uso da tornozeleira deve se restringir a casos de maior gravidade, como instrumento de controle para indivíduos que apresentem periculosidade real. “Não pode ser um meio de coerção indireta contra opositores ideológicos ou indivíduos que expressam opiniões dissidentes”, completou Meira. O projeto agora aguarda a tramitação nas comissões temáticas da Casa.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

O novo presidente estadual do PSDB de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, deu início, nesta sexta-feira (4), aos trabalhos de reorganização da legenda com uma visita à sede regional do partido, no bairro do Derby, no Recife. A agenda marca a primeira atividade oficial de Porto à frente do diretório estadual, após ser nomeado pela Executiva Nacional para comandar a comissão interventora no estado.

“Como determinou a Executiva Nacional, já começamos a agir para reorganizar o partido para futuras disputas em Pernambuco”, declarou o parlamentar, que preside também a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Segundo ele, as articulações já estão em curso, com foco nas pré-candidaturas para os cargos de deputado estadual e federal. “Estamos sendo procurados por várias lideranças do estado. Em breve, vamos começar a preparar o terreno para 2026”, afirmou.

Na visita, Álvaro Porto esteve acompanhado da esposa e prefeita de Canhotinho, Sandra Paes; do filho Gabriel Porto, pré-candidato a deputado federal; do ex-prefeito Felipe Porto; e do superintendente parlamentar da Assembleia Legislativa, Álvaro Mendonça.

Ipojuca - IPTU 2025

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a Embratur e o Porto Digital, lançou o programa “Destino Futuro”, voltado para conectar startups e empresas tradicionais do setor turístico nos estados atendidos pela Sudene, incluindo o Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Com investimento de R$ 2,8 milhões, a iniciativa pretende fomentar soluções tecnológicas sustentáveis que modernizem a cadeia turística. O recurso é proveniente de 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Sudene.

As inscrições estão abertas até 5 de maio pelo site https://embraturlab.com.br/. As propostas devem ser apresentadas em duplas formadas por startups e empresas do trade turístico. As cinco melhores ideias selecionadas receberão até R$ 530 mil a fundo perdido, mentorias e apoio técnico do Porto Digital, com prazo de até 12 meses para desenvolvimento e testes em ambientes reais. Segundo Danilo Cabral, superintendente da Sudene, o programa dialoga com os instrumentos de financiamento da instituição e o objetivo é fortalecer toda a cadeia do turismo. “Estamos falando de hotéis, receptivos, restaurantes, transportes, toda a cadeia do sistema”, frisou.

Durante o lançamento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o potencial da iniciativa: “Estamos falando de uma malha de serviços gigantesca que envolve aeroporto, cidade, recepcionistas, guias turísticos. O turismo representa 8% do PIB nacional”. Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, completou: “Esperamos que soluções inovadoras possam ser replicadas por todo o Brasil, resolvendo problemas recorrentes de forma criativa e eficiente”. O evento contou com a presença de autoridades como a secretária de Tecnologia de Pernambuco, Mauricélia Vidal, e o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Caruaru - São João na Roça

Entre os dias 17 e 19 de abril, o município de Triunfo, no Sertão de Pernambuco, sediará a quinta edição do Festival de Queijos, Vinhos e Delícias. A programação inclui degustações de vinhos e queijos, gastronomia diversificada, chocolates finos, panificação artesanal e atrações musicais. A curadoria do evento segue a cargo da empresária Andréa Martins, que recentemente visitou Bento Gonçalves (RS) para atrair novos expositores, incluindo vinícolas renomadas como Salton, Aurora e Chandon.

O festival tem como objetivo impulsionar o turismo e movimentar a economia local, promovendo conexões entre produtores, distribuidores e profissionais da área. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Triunfo, da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Lazer, além do Sebrae. As atividades serão realizadas no Pátio de Eventos Maestro Madureira, sempre a partir das 17h.

Camaragibe Cidade do Trabalho

A edição 2025 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco, traz novidades no enredo e nos efeitos do espetáculo, que será encenado de 12 a 20 de abril. Uma das principais surpresas é o retorno da personagem Verônica, ausente desde 1993, quando foi interpretada por Letícia Sabatella — que este ano assume o papel de Maria. A atriz pernambucana Angélica Zenith, que estará na segunda temporada da série Cangaço Novo, foi escolhida para dar vida à mulher que enxuga o rosto de Jesus durante a Via Sacra. “Me sinto muito honrada”, afirmou.

Outras inovações prometem impressionar o público, como novos efeitos especiais em cenas marcantes, incluindo o Sermão da Montanha e a Tentação de Jesus no Horto. Para reforçar o realismo do espetáculo, três cavalos da raça europeia frísio, vindos de São Paulo, participarão das cenas do cortejo de Pôncio Pilatos e da caminhada de Jesus rumo à Via Sacra. Os animais passam por um treinamento específico para a apresentação.

No elenco principal deste ano, José Loreto viverá Jesus, Letícia Sabatella interpretará Maria, Leopoldo Pacheco será Pilatos, Werner Schünemann fará o papel de Herodes e Luana Cavalcante será Herodíades. Os ingressos para o espetáculo já estão à venda no site www.novajerusalem.com.br, com opção de parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

O Conselho de Administração do Banco do Nordeste (BNB) elegeu, ontem (3), a professora e pesquisadora Sávia Gavazza dos Santos como nova presidente do colegiado. Com a decisão, ela se torna a primeira mulher a ocupar o cargo, sucedendo Marcello Froldi Negro. Atualmente, Sávia atua como assessora do Plano de Transformação Ecológica na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda e possui uma trajetória acadêmica de destaque, com pós-doutorado pela Universidade de Cornell (EUA) e doutorado pela USP.

Em nota, Sávia celebrou o simbolismo de sua eleição: “Este é um marco histórico que reflete o compromisso da instituição com a diversidade e a inclusão”, declarou. Ela destacou a importância do Banco do Nordeste para o desenvolvimento regional e reafirmou o compromisso com a promoção da prosperidade sustentável. Professora titular da UFPE e associada da Universidade de Toronto, Sávia também já atuou em funções de gestão e pesquisa em instituições de ensino e fomento científico.

Com a nova presidência, o Conselho de Administração do BNB passa a contar com a seguinte composição: Sávia Gavazza dos Santos, Adauto Modesto Júnior, Lindemberg de Lima Bezerra, Luiz Alberto da Silva Júnior, Olavo Rebelo de Carvalho Filho, Paulo Henrique Saraiva Câmara e Romildo Carneiro Rolim.

Toritama - Prefeitura que faz

De janeiro até a 5° semana de março de 2025, as exportações totalizam US$ 77,3 bilhões e as importações US$ 67,3 bilhões, com saldo positivo de US$ 10 bilhões e corrente de comércio de US$ 144,6 bilhões, crescimento de 5,6% na comparação entre esses períodos.

No mês de março de 2025, as exportações somaram US$ 29,2 bilhões e as importações US$ 21 bilhões, com saldo positivo de US$ 8,2 bilhões e corrente de comércio de US$ 50,2 bilhões, um crescimento de 4,3%. Esses e outros resultados foram apresentados nesta sexta-feira (4), durante coletiva de imprensa realizada pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC). As informações são do gov.br.

Nos comparativos totais, considerando somente no mês de março de 2025 as exportações cresceram 5,5%, comparado o mês de março/2025 (US$ 29,18 bilhões) com março/2024 (US$ 27,66 bilhões). Em relação às importações, houve crescimento de 2,6% na comparação entre o mês de março/2025 (US$ 21,02 bilhões) com o mês de março/2024 (US$ 20,49 bilhões).

Já nos comparativos totais considerando o período de janeiro a março de 2025, nas exportações, comparado o valor de janeiro a março de 2025 (US$ 77,3 bilhões) com o de janeiro a março de 2024 (US$ 77,7 bilhões), houve queda de -0,5%. Já em relação às importações, houve crescimento de 13,7% entre o valor do período de janeiro a março de 2025 (US$ 67,3 bilhões) comparado com o período de janeiro a março de 2024 (US$ 59,2 bilhões).

Exportações por Setor e Produtos

As exportações no mês de março de 2025, comparando com igual mês do ano anterior, o desempenho dos setores foi o seguinte: crescimento de US$ 1,13 bilhão (16,0%) em Agropecuária e de US$ 1,4 bilhão (10,1%) em produtos da Indústria de Transformação e queda de US$ 0,99 bilhão (-15,3%) em Indústria Extrativa.

No acumulado de janeiro a março 2025, comparando com igual período do ano anterior, o desempenho dos setores foi o seguinte: crescimento de US$ 0,74 bilhão (4,6%) em Agropecuária e de US$ 2,26 bilhões (5,6%) em produtos da Indústria de Transformação e queda de US$ 3,42 bilhões (-16,7%) em Indústria Extrativa.

já nas importações no mês de março de 2025, comparando com igual mês do ano anterior, o desempenho dos setores foi o seguinte: crescimento de US$ 0,11 bilhão (22,8%) em Agropecuária e de US$ 0,88 bilhão (4,8%) em produtos da Indústria de Transformação e queda de US$ -0,47 bilhão (-33,0%) em Indústria Extrativa.

No acumulado de janeiro a março 2025, comparando com igual período do ano anterior, o desempenho dos setores foi o seguinte: crescimento de US$ 0,33 bilhão (24,1%) em Agropecuária e de US$ 8,53 bilhões (15,9%) em produtos da Indústria de Transformação e queda de US$ -0,79 bilhão (-20,9%) em Indústria Extrativa.

Exportações por Bloco e Países

Em março de 2025, aumentaram as exportações, principalmente para os seguintes países:

• Ásia (Exclusive Oriente Médio) (7,5 %): China (+ 11,1%, com aumento de US$ 0,9 bilhão); Coreia do Sul (+35,9%, com aumento de US$ 0,2 bilhão); Paquistão (+ 509,7%, com aumento de US$ 0,1 bilhão); Vietnã (+33,2% com aumento de US$ 0,1 bilhão).

• Europa (18,71 %):  Alemanha (+ 37,4%, com aumento de US$ 0,2 bilhão); Turquia (+ 72,4%, com aumento de US$ 0,2 bilhão); França (+ 30,9%, com aumento de US$ 0,1 bilhão); Noruega (+ 87,1%, com aumento de US$ 0,1 bilhão); Reino Unido (+ 24,4%, com aumento de US$ 0,1 bilhão).

• América do Sul (17,24 %): Argentina (+ 43,3%, com aumento de US$ 0,5 bilhão); Uruguai (+ 38,7%, com aumento de US$ 0,1 bilhão).

• América Central e Caribe (9,47 %): Panamá (+ 167,5%, com aumento de US$ 0,1 bilhão).

• Oceania (38,81 %).

Caíram as exportações, principalmente para os seguintes países:

• América do Norte (-7,75 %): Estados Unidos (-13,3%, com queda de US$ 0,5 bilhão); México (-20,3%, com queda de US$ 0,2 bilhão).

• Oriente Médio (-23,97 %): Barein (-51,7%, com queda de US$ 0,1 bilhão); Emirados Árabes Unidos (-34,7%, com queda de US$ 0,1 bilhão); Irã (-51,7%, com queda de US$ 0,1 bilhão); Israel (-60,7%, com queda de US$ 0,1 bilhão).

• África (-0,83 %).

De janeiro a março de 2025, aumentaram as exportações, principalmente para os seguintes países:

• Europa (21,25 %):  Espanha (+ 20,5%, com aumento de US$ 0,4 bilhão); Turquia (+ 51,6%, com aumento de US$ 0,4 bilhão); Países Baixos (Holanda) (+ 11,2%, com aumento de US$ 0,3 bilhão); Bélgica (+ 29,6%, com aumento de US$ 0,2 bilhão); Itália (+ 21,6%, com aumento de US$ 0,2 bilhão).

• América do Sul (16,86 %): Argentina (+ 50,8%, com aumento de US$ 1,4 bilhão); Uruguai (+ 19,2%, com aumento de US$ 0,1 bilhão).

• América do Norte (0,92 %): Canadá (+ 44,0% com aumento de US$ 0,6 bilhão).

• Oceania (22,93 %).

Caíram as exportações, principalmente para os seguintes países:

  •  Ásia (Exclusive Oriente Médio) (-9,35 %): China (-13,4%, com queda de US$ 3,1 bilhões); Malásia (-36,2%, com queda de US$ -0,4 bilhão); Indonésia (-26,2%, com queda de US$ -0,3 bilhão); Singapura (-13,6%, com queda de US$ 0,3 bilhão); Filipinas (-29,4%, com queda de US$ 0,2 bilhão).
  • América Central e Caribe (-12,98 %): Cayman, Ilhas (-97,8%, com queda de US$ 0,1 bilhão); Costa Rica (- 54,9%, com queda de US$ 0,1 bilhão); Jamaica ( -80,9%, com queda de US$ 0,1 bilhão); República Dominicana (-33,0%, com queda de US$ 0,1 bilhão).
  • Oriente Médio (-19,96 %):  Emirados Árabes Unidos (-37,5%, com queda de US$ 0,5 bilhão); Israel (-63,6%, com queda de US$ 0,2 bilhão); Barein ( -17,5%, com queda de US$ 0,1 bilhão); Irã (-14,0%, com queda de US$ 0,1 bilhão).
  •  África (-4,47 %):  Marrocos (-36,4%, com queda de US$ 0,1 bilhão); África do Sul ( -15,5%, com queda de US$ 0,1 bilhão).

Importações por Bloco e Países

Em março de 2025, aumentaram as importações, principalmente dos seguintes países:

• Ásia (Exclusive Oriente Médio) (9,19 %): China (+ 9,4%, com aumento de US$ 0,4 bilhão); Índia (+ 32,4%, com aumento de US$ 0,1 bilhão); Indonésia (+ 49,6%, com aumento de US$ 0,1 bilhão); Japão (+ 15,8%, com aumento de US$ 0,1 bilhão).

• Europa (5,02 %): Dinamarca (+ 70,7%, com aumento de US$ 0,1 bilhão); Finlândia (+ 106,6%, com aumento de US$ 0,1 bilhão); França (+ 30,1%, com aumento de US$ 0,1 bilhão) ; Rússia (+ 17,7%, com aumento de US$ 0,1 bilhão).

• América do Norte (12,77 %): Estados Unidos (+17,6%, com aumento de US$ 0,5 bilhão).

• América Central e Caribe (4,04 %).

Caíram as importações, principalmente, dos seguintes países:

• América do Sul (-9,95 %): Argentina (-17,5%, com queda de US$ 0,2 bilhão); Guiana (-100,0%, com queda de US$ 0,1 bilhão).

• Oriente Médio (-58,84 %): Coveite (Kuwait) (-100,0%, com queda de US$ 0,2 bilhão); Emirados Árabes Unidos (-87,8%, com queda de US$ 0,2 bilhão); Omã (-94,6%, com queda de US$ 0,1 bilhão).

• Oceania (-69,24 %): Austrália (-70,2% com queda de US$ 0,1 bilhão).

• África (-3,89 %):  Gabão (-74,3%, com queda de US$ 0,1 bilhão); Gana (-56,2%, com queda de US$ -0,1 bilhão).

De janeiro a março 2025, por origem das importações, aumentaram as compras, principalmente dos seguintes países:

• Ásia (Exclusive Oriente Médio) (27,99 %): China (+ 34,9%, com aumento de US$ 4,9 bilhões); Índia (+ 44,2%, com aumento de US$ 0,6 bilhão); Japão (+ 21,5%, com aumento de US$ 0,3 bilhão); Indonésia (+ 43,8%, com aumento de US$ 0,2 bilhão); Coreia do Sul (+ 11,6%, com aumento de US$ 0,1 bilhão).

• Europa (4,44 %): França (+ 21,1%, com aumento de US$ 0,3 bilhão); Alemanha (+ 4,0%, com aumento de US$ 0,1 bilhão); Bélgica (+ 13,9%, com aumento de US$ 0,1 bilhão); Dinamarca (+ 21,8%, com aumento de US$ 0,1 bilhão); Finlândia (+ 43,4%, com aumento de US$ 0,1 bilhão).

• América do Sul (2,32 %):  Argentina (+ 7,7%, com aumento de US$ 0,2 bilhão); Chile (+ 15,8%, com aumento de US$ 0,2 bilhão).

• América do Norte (12,03 %):  Estados Unidos (+ 14,7%, com aumento de US$ 1,3 bilhão).

• América Central e Caribe (28,51 %): Bahamas (+ 76.906,2%, com aumento de US$ 0,1 bilhão); Trinidad e Tobago (+ 81,4%, com aumento de US$ 0,1 bilhão).

• África (16,1 %): Costa do Marfim (+ 233,1%, com aumento de US$ 0,2 bilhão); Egito (+ 99,2%, com aumento de US$ 0,1 bilhão); Marrocos (+ 45,5%, com aumento de US$ 0,1 bilhão); África do Sul (+ 33,7%, com aumento de US$ 0,1 bilhão).

Caíram as compras, principalmente, dos seguintes países:

• Oriente Médio (-19,27 %): Coveite (Kuwait) (-83,8%, com queda de US$ 0,2 bilhão); Emirados Árabes Unidos (-63,9%, com queda de US$ 0,2 bilhão).

• Oceania (-40,76 %): Austrália (-42,0%, com queda de US$ 0,2 bilhão).

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes convoca os 117 aprovados no concurso público de 2024 para o cargo de Guarda Municipal a participarem da etapa de investigação social, de caráter eliminatório. A convocação será publicada neste sábado (5) no Diário Oficial Eletrônico do município.

Os candidatos devem preencher, rubricar, assinar e enviar digitalmente o Formulário de Informações Confidenciais do Candidato (FIC) para o e-mail corregedoriainvestigacaosocial@gmail.com entre os dias 10 e 25 de abril. Também será possível entregar o documento presencialmente, de 26 de abril a 10 de maio, na Sede da Corregedoria da Guarda, em Piedade.

“Além da oportunidade de emprego, criamos uma relação de confiança. Vamos trabalhar juntos pelo bem de Jaboatão”, declarou o prefeito Mano Medeiros. O concurso, organizado pela Fundação Carlos Chagas, ofertou 1.592 vagas em 63 cargos de níveis médio, técnico e superior.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor Markinhos Moura ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

O governo quer usar R$ 15 bilhões do FGTS para implementar a faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), uma novidade no programa habitacional que será destinada à classe média. A meta é contratar 120 mil unidades para o segmento neste ano. A verba vai se juntar aos R$ 15 bilhões do fundo social do pré-sal, somando R$ 30 bilhões para a modalidade.

Além disso, os bancos que quiserem operar a linha terão que entrar com recursos próprios, como captação da poupança e Letra de Crédito Imobiliário (LCI). A contrapartida será equivalente à metade do valor financiado pelos fundos públicos. As informações são do Jornal O Globo.

Os técnicos ainda discutem como colocar a linha em funcionamento porque os recursos virão de fontes de recursos com regras diferentes. O FGTS, por exemplo, só pode ser usado para comprar o primeiro imóvel. Quando são utilizados recursos de mercado não existe esse tipo de restrição.

A expectativa do Ministério das Cidades, responsável pela elaboração da nova faixa, é que a linha comece a operar a partir de 2 de maio. As novas regras deverão ser aprovadas pelo Conselho Curador do FGTS em 15 de abril.

A faixa 4 do programa vai atender famílias com renda entre R$ 8 mil e R$ 12 mil na compra de imóveis de até R$ 500 mil. A taxa de juros será de 10,5% ao ano, um pouco abaixo dos 12% cobrados pelo mercado, dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que reúne recursos do FGTS e da poupança.

O MCMV é voltado hoje para famílias de baixa renda, com juros entre 4% ao ano e 8,16% ao an para imóveis de até R$ 350 mil. A inclusão da classe média no programa é uma promessa do presidente Lula e foi acelerada no momento de queda de popularidade do governo.

Os R$ 15 bilhões do FGTS virão de remanejamento do orçamento aprovado pelo Conselho Curador para habitação neste ano, de R$ R$ 126 bilhões. Conselheiros temem que faltem recursos para as faixas de renda mais baixas no segundo semestre.

Atualmente são três faixas de renda familiar: faixa 1 (até R$ 2,640 mil); faixa 2 (até R$ 4,4 mil) e faixa 3 (até R$ 8 mil). Até a Faixa 2, o FGTS concede desconto no valor do contrato de até R$ 55 mil para as famílias com condições de assumir um financiamento.