Chuvas: Camaragibe registra quedas de árvores e deslizamentos, mas sem vítimas

A Prefeitura de Camaragibe divulgou, nesta quarta-feira (5), um balanço das ocorrências registradas devido às fortes chuvas que atingiram o município. De acordo com relatório técnico da Secretaria de Defesa Civil, apesar de quedas de árvores, alagamentos e deslizamentos de barreiras, não houve registro de vítimas. A pasta informou que equipes seguem atuando em ações de prevenção e monitoramento das áreas de risco. Entre os principais registros, destacam-se duas quedas de árvores, sendo uma na Estrada de Aldeia e outra na Vila da Fábrica, onde três residências foram atingidas. Além disso, foram contabilizados alagamentos em três pontos e deslizamentos em seis bairros, como Tabatinga, Areeiro e Jardim Primavera.

Como parte das medidas emergenciais, a Defesa Civil já instalou lonas de proteção em cinco áreas vulneráveis e prevê a aplicação de 800 metros quadrados de material até o final do dia. Além disso, dois pontos de abrigos foram preparados para receber possíveis desabrigados. Os índices pluviométricos registrados em Camaragibe nas últimas 24 horas chegaram a 141,84 mm no Jardim Primavera e 136,56 mm em Timbi, superando a média histórica para o mês, que é de 123 mm. O município segue em alerta, com monitoramento contínuo das áreas mais afetadas.

Veja outras postagens

Com foco em garantir a inclusão e oferecer um atendimento cada vez mais capacitado e humanizado, a Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria de Educação e Juventude, através da Gerência de Desenvolvimento Educacional (GDE), segue promovendo formações continuadas para os servidores que atuam nos equipamentos educacionais do município.

Na última quarta-feira (30), foi realizada uma formação voltada para os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para os funcionários do Centro de Desenvolvimento Cognitivo e Psicomotor (CEDECOP), com o objetivo de aprimorar práticas pedagógicas e estratégias de apoio aos estudantes. Já na sexta-feira (1), a formação foi direcionada aos profissionais de apoio escolar da Escola Municipal de Paudalho (CMP), fortalecendo o preparo técnico e pedagógico da equipe para oferecer suporte adequado às demandas diárias dos alunos.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Cinco guardas municipais de Olinda, dos oito aprovados, receberam, nesta segunda-feira (4), o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF), após aprovação em um treinamento rigoroso promovido pela Polícia Federal. A entrega simbólica dos documentos aconteceu no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura, com a presença da prefeita Mirella Almeida, do vice-prefeito Chiquinho, do secretário de Segurança Cidadã, coronel Pereira Neto, e do assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado, professor Lupércio.

O curso envolveu etapas criteriosas, como avaliação psicotécnica, treinamentos com 280 disparos, sendo 236 voltados à prática e 44 aplicados em prova com a supervisão direta da Polícia Federal, garantindo que os agentes estejam plenamente capacitados para o uso responsável da arma.

“O uso da arma de fogo exige um processo rigoroso de habilitação. Nossos agentes passaram por avaliações psicológicas, técnicas e práticas, com a devida supervisão da PF. A arma é sempre a última alternativa, usada apenas quando esgotados todos os outros meios de controle. Isso demonstra o compromisso com a legalidade e com a proteção da população”, destacou o coronel Pereira Neto.

A prefeita Mirella Almeida ressaltou o papel da Guarda na segurança pública. “A Constituição prevê que a segurança é dever do Estado, mas é no município que as demandas acontecem. É onde a população vive, precisa de creches, serviços, iluminação, limpeza. Segurança também é isso. Por isso, fortalecer a Guarda Municipal é cuidar da nossa cidade de forma completa”, afirmou a gestora.

Começou, há pouco, o lançamento oficial e a noite de autógrafos do livro ‘Os Leões do Norte’ em Buíque, no Agreste. O evento acontece no auditório da Escola Técnica Estadual (ETE) Jornalista Cyl Gallindo e conta com a presença do prefeito, Túlio Monteiro.

‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. ‘Os Leões do Norte’ homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.