O presidente Lula já disse a ministros que resiste a uma eventual troca no Ministério do Esporte. Lula quer manter Ana Moser, apesar de o Centrão querer a vaga para o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos). A negociação ainda não fechou, mas interlocutores do presidente dizem que ele prefere mudar o Ministério das Mulheres, tirando Aparecida Gonçalves, do que tirar Ana Moser.
A negociação esbarra num desgaste óbvio que será gerado a partir da premissa de que um governo que diz querer aumentar a participação das mulheres cogitar mexer justamente na pasta que representa os direitos das mulheres. Mas o governo avalia o custo benefício dessa negociação e o martelo só será batido a partir de uma decisão maior, envolvendo cargos em outras pastas. As informações são do portal G1.
Leia maisO Centrão articula a mudança no Esporte, para acomodar Silvio Costa Filho, e sugeriu colocar Ana Moser na Presidência do Comitê Olímpico. O COB recebe recursos do governo, por lei. A legislação, de 2018, destina ao COB 1,7% do resultado da arrecadação bruta dos concursos de prognósticos e da loteria federal.
Colocar Ana Moser no comando do COB seria uma forma de compensá-la pela eventual perda do cargo de ministra do Esporte. A ideia é que ela coordene tudo relacionado as olimpíadas do ano que vem, que será na França. Na prática, é uma forma de mantê-la com algum vínculo com o governo, mas, com clara perda de poder. E, ao mesmo tempo, atender ao Centrão.
As negociações ainda estão em andamento e levam em conta essa saída política, de tirar um aliado, mas ter onde acomodá-lo. O martelo ainda precisa ser batido pelo presidente Lula, que estuda outras mudanças na Esplanada para atender o Centrão e só deve tomar decisões em agosto.
Leia menos