Lira promete votação da reforma tributária para “antes do recesso”

As vésperas da votação do projeto do novo marco fiscal na Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP), afirmou que pretende pautar a reforma tributária para análise dos parlamentares ainda no primeiro semestre, antes do recesso do meio do ano.

“Depois da votação do arcabouço, nós teremos ainda junho e julho para terminarmos essas discussões e conseguirmos pautar no plenário da Câmara, ainda antes do recesso do fim de julho”, disse o presidente da Câmara. As informações são do Metrópoles.

Lira participou, na sexta-feira (19), no Rio de Janeiro, de uma reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reuniu governadores de estados das duas regiões. A reforma tributária foi o principal tema das discussões.

Para Lira, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa se empenhar para aprovar projetos importantes, como o marco fiscal e a reforma tributária, neste primeiro ano de mandato.

“Se um governo não fizer suas reformas no primeiro ano, ele não consegue mais fazê-las por causa dos calendários eleitorais, que são sempre divididos no país”, disse o deputado, referindo-se às eleições municipais de 2024.

Segundo o presidente da Câmara, “alguns temas mais árduos que viriam na discussão da reforma tributária podem ser antecipados nessa discussão pós-votação do arcabouço fiscal”.

Lira afirmou ainda que o Brasil precisa “simplificar e melhorar o sistema tributário”. Para ele, por se tratar de um projeto complexo que mexe com muitos interesses, “a melhor votação é a possível”.

“O que nós acertamos aqui foi que a pauta, que é o nosso dever, será agora no primeiro semestre. Eu não posso garantir a aprovação. Eu posso garantir uma discussão ampla e facilitar o debate”, concluiu.

Veja outras postagens

Dei uma passadinha, há pouco, nos estúdios onde vou fazer ao vivo a estreia do meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceria com a Folha de Pernambuco. Deu tudo certo. Confira!

Petrolina - O melhor São João do Brasil

Os deputados federais Eduardo da Fonte (PP), Lula da Fonte (PP), Júlio Arcoverde (PP/PI) e Átila Lira (PP/PI) participaram, ontem, de uma audiência no Ministério da Saúde com o ministro Alexandre Padilha para tratar de pautas estratégicas para a saúde pública do Nordeste. Entre os temas abordados, destaque para o pedido de interiorização da oncologia em Pernambuco, com foco na habilitação do serviço de cardiologia no Hospital do Câncer do Sertão do Araripe.

Localizada no Sertão pernambucano, a unidade tem potencial para atender pacientes de diversos municípios de Pernambuco, além de regiões do Piauí, Ceará e cidades vizinhas, ampliando o acesso ao tratamento oncológico em áreas historicamente desassistidas.

“Estamos trabalhando para que o tratamento contra o câncer chegue ao sertão com estrutura e dignidade. A interiorização da oncologia é um passo essencial para levar saúde pública de qualidade a quem mais precisa”, afirmou o deputado Eduardo da Fonte.

Além da interiorização, os parlamentares solicitaram a habilitação de 10 leitos de UTI pediátrica para o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), a redução da idade mínima para a realização de mamografias no SUS e informações atualizadas sobre os aparelhos de cobaltoterapia em funcionamento no sistema público de saúde.

“Nosso objetivo é garantir que os serviços oncológicos cheguem ao interior com a mesma qualidade dos grandes centros. Quem mora no sertão também tem direito a um atendimento de excelência, sem precisar percorrer longas distâncias para realizar seus tratamentos”, destacou o deputado Lula da Fonte.

Dulino Sistema de ensino

A base do prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), na Casa Plínio Amorim, ganhou um reforço significativo hoje, com a adesão do vereador Gabriel Menezes (PSD) ao governo municipal. A decisão marca um momento importante na trajetória política do parlamentar, que até então integrava a oposição. O movimento reforça a articulação do grupo político do prefeito e demonstra a consolidação da gestão no cenário local.

De acordo com o prefeito, essa aliança vem para auxiliar na articulação política, alinhar projetos e ações para o crescimento da cidade, além de somar aos vários apoios e parcerias importantes que estão chegando para fortalecer, ainda mais, o trabalho no município.

“Hoje, é com grande satisfação que celebramos esse momento importante. A chegada do vereador Gabriel Menezes à nossa base na Câmara de Vereadores tem um grande impacto pela sua luta por diversos segmentos da sociedade e sua experiência. Estamos unidos para trabalhar incansavelmente por Petrolina, com mais força, mais compromisso e mais dedicação. Tenho certeza de que, com o apoio do vereador Gabriel, vamos continuar construindo a melhor cidade para se viver no Nordeste”, destacou o prefeito.

Gabriel Menezes, que também é radialista, está em seu segundo mandato como vereador. Ele exerceu o cargo entre 2017 e 2020 e retornou ao Legislativo municipal neste ano. Conhecido por sua postura firme, o parlamentar justificou sua decisão destacando o compromisso com o desenvolvimento da cidade. “Minha missão sempre foi representar os interesses da população e cobrar melhorias para Petrolina. Após diálogos e reflexões, percebi que, neste momento, estar ao lado da gestão municipal é o caminho mais eficaz para garantir avanços e conquistas para nossa cidade. Chego para somar, contribuir e continuar lutando pelo bem da nossa gente”, declarou Menezes.

Ipojuca No Grau

MaisPB

O jornalista Magno Martins estreia, hoje, o podcast “Direto de Brasília”. O projeto, que conta com parceria editorial da Folha de Pernambuco, tem como objetivo promover entrevistas e análises aprofundadas sobre o cenário político nacional. A estreia será marcada por uma entrevista com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). O primeiro episódio será transmitido às 18h e terá duração de uma hora.

A iniciativa reúne importantes redes de rádio e canais de televisão do Nordeste, ampliando o alcance do conteúdo jornalístico. Na Paraíba, a entrevista será retransmitida pela Rede Mais Rádios, durante o programa Hora H, apresentado por Heron Cid e Wallison Bezerra para 25 emissoras de rádio em todas as regiões do estado.

O novo podcast mantém sintonia com o tradicional programa Frente a Frente, comandado por Magno Martins há 18 anos e retransmitido por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia. Com o lançamento, a distribuição do conteúdo será ampliada, incluindo duas novas redes de rádio: a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, e a Rede Francês de Alagoas, com 16 emissoras.

Além do rádio, “Direto de Brasília” também será exibido na televisão a cabo por meio da Gazetta News (AL) e da MaisTV (PB). O conteúdo estará disponível nas plataformas digitais da Folha de Pernambuco e no canal do jornalista no YouTube, garantindo um alcance ainda maior.

Com vasta experiência no jornalismo político e profundo conhecimento do Nordeste, Magno Martins pretende transformar o novo podcast em uma referência nacional. A proposta é oferecer entrevistas exclusivas e conversas francas com personalidades que influenciam diretamente os rumos do país, consolidando o programa como um espaço essencial para a análise política no Brasil.

Caruaru - São João na Roça

Na manhã de hoje, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), em parceria com o Sesc e a Fecomércio, realizou a assinatura da ordem de serviço para a requalificação da praça localizada em frente ao Sesc Piedade. O evento deu início a mais um avanço na revitalização da orla e dos espaços públicos do município, promovendo lazer e qualidade de vida para a população. 

“A parceria entre o poder público e entidades como a Fecomércio é essencial para transformar nossa cidade em um lugar mais acolhedor e acessível. Estamos investindo na revitalização de espaços que promovem o convívio social e o bem-estar das pessoas”, destacou o prefeito Mano Medeiros.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, destacou a realização de mais um investimento no município. “Graças a essa parceria com o prefeito Mano Medeiros e sua gestão, estamos fazendo mais esse investimento. A pedido do prefeito, vamos juntos fazer essa pracinha, em homenagem a um dos pescadores que convivia aqui. Estamos muito felizes em fazer parte de mais uma iniciativa dessa”, destacou Bernardo. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, representantes da Fecomércio, além de pescadores e moradores da região, que celebraram a melhoria da infraestrutura.

Camaragibe Cidade do Trabalho

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado definiu, hoje, que fará 6 debates sobre o projeto que estabelece um novo Código Eleitoral. A proposta consolida em um texto a legislação existente e cria novas normas eleitorais e para funcionamento dos partidos políticos.

O relator do projeto, Marcelo Castro (MDB-PI), apresentou um novo relatório sobre o tema. São 465 páginas que tratam sobre temas como cota feminina nas eleições, inelegibilidades, regras de propaganda política e crimes eleitorais. As informações são do portal Poder360.

Castro queria que o projeto fosse votado na comissão já na próxima semana, mas senadores pediram mais tempo para análise e que o colegiado fizesse sessões para debater pontos do texto.

Por acordo, serão feitas 3 audiências públicas, cada uma com 2 temas, em um total de 6 debates. As discussões estão pré-agendadas para 8, 15 e 22 de abril, às 9h. Caberá aos senadores indicarem os convidados e os temas que serão tratados. Pelo combinado, a leitura do relatório será feita em 7 de maio, e a votação ficará para 14 de maio.

O líder da Oposição na Casa Alta, Rogério Marinho (PL-RN), sugeriu os seguintes temas:

  • tratar de mudanças sobre partidos políticos;
  • cotas, sobras e fundos eleitorais;
  • registro digital de votos, contagem pública, materialização de voto;
  • desincompatibilização e inelegibilidades;
  • crimes eleitorais e fatos inverídicos.

A expectativa é que a proposta seja aprovada no Senado e na Câmara até outubro, a fim de que as novas normas valham nas eleições de 2026.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025

Um dos grandes nomes da música popular brasileira, o pianista, cantor e compositor Benito Di Paula chega a João Pessoa com a turnê “Do Jeito que a Vida Quer”. O cantor divide o palco do Teatro Tobias Barreto, dia 16 de agosto, às 21h, com o filho Rodrigo Vellozo, também cantor, compositor e pianista.

No repertório, estão as canções mais conhecidas de Benito recriadas por novos e inventivos arranjos que iluminam e ampliam toda a riqueza da obra construída por Benito em toda sua carreira. As informações são do portal MaisPB.

“Do Jeito que a Vida Quer”, “Retalhos de Cetim”, “Mulher Brasileira”, “Charlie Brown”, “Além de Tudo”, “Vai ficar na Saudade” são alguns dos sucessos que não vão ficar fora do roteiro. O show traz ainda músicas inéditas dos mais recentes álbuns, “Infalível Zen”, de Benito e “O Mestre Sala da Minha Saudade”, de Rodrigo Vellozo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site “Ingresso Digital” e pelas Óticas Rocha.

Toritama - Prefeitura que faz

Desde o início da sua gestão como prefeito de João Alfredo, em 2021, o gestor Zé Martins faz questão de realizar a entrega dos kits escolares para os estudantes do município. “Só sabe o valor desses kits escolares quem um dia não tinha condição de adquirir esses materiais para estudar. Por isso, faço questão de distribuir, com muito afeto e amor, mais de 4 mil kits escolares para os estudantes do nosso município”, afirmou.

Palmares - Outlet

O Sertão do Pajeú celebra mais uma grande conquista acadêmica! A advogada, procuradora de Carreira do município de Carpina e integrante da Advocacia Pública da OAB-PE, Aurislene Olegário de Morais Barros, acaba de ser aprovada em sua dissertação de mestrado em Direito Constitucional. Com uma trajetória marcada por dedicação, amor à causa pública e luta incansável pela justiça, Aurislene agora ostenta o título de Mestre em Direito, um marco histórico para sua carreira e para a região.

A dissertação, que teve como tema “A Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e o Acesso aos Cargos Públicos”, apresenta uma abordagem inovadora e essencial para a efetiva garantia dos direitos das pessoas com TEA no Brasil. O estudo analisa as barreiras enfrentadas por essa parcela da população no ingresso e permanência no serviço público, propondo soluções que promovam maior inclusão e acessibilidade, sempre com embasamento constitucional e normativo.

A aprovação na dissertação não apenas fortalece sua carreira jurídica, mas também reforça o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Seu trabalho é um verdadeiro presente para o Sertão do Pajeú e um exemplo inspirador para todos aqueles que acreditam na educação como ferramenta de transformação social.

Ontem, o deputado federal Coronel Meira (PL), diretor de defesa no campo da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), participou de evento que reuniu a imprensa para apresentar dados sobre o crescimento das invasões de terra no Brasil. Os parlamentares demonstraram como políticas públicas e incentivos financeiros fortalecem grupos que promovem ocupações ilegais e comprometem a segurança no campo.

Meira alertou sobre a intensificação de invasões em áreas rurais neste mês por conta do movimento abril vermelho. “Hoje é Dia da Mentira. Queria que fosse o Dia da Mentira do abril vermelho, mas não é. É uma realidade que vamos enfrentá-la e estamos enfrentando da melhor maneira possível dentro da legalidade que requer. Lá em Pernambuco nós temos um instrumento muito bom que é o Invasão Zero (IZ) Pernambuco, criado desde o ano passado, até hoje só tivemos uma invasão de terra no meu estado. Hoje temos 368 produtores rurais cadastrados que contribuem com o IZ”, afirmou.

A reunião contou ainda com a presença de presidentes das Comissões do Congresso Nacional, que reforçaram a preocupação com a escalada da criminalidade rural. Estiveram presentes os deputados Paulo Azi, Rodolfo Nogueira, Paulo Bilynskyj e o senador Zequinha Marinho.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) analise um pedido de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta obstrução de Justiça ao convocar apoiadores para a manifestação do último dia 16 de março.

Na ocasião, o ex-presidente comandou um ato no Rio de Janeiro que pedia a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e alertou para a necessidade de enfrentar o que seria uma perseguição política a ele e seus aliados.

O pedido de prisão preventiva de Bolsonaro foi protocolado pela vereadora do Recife Liana Cirne (PT-PE) e por Victor Fialho Pedrosa. “Por meio de suas redes sociais e declarações públicas [nos dias 9, 10 e 14 de março], [Bolsonaro] convocou seus apoiadores para participarem de uma grande mobilização em favor da anistia de indivíduos condenados ou investigados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, a quem chama de ‘reféns do 8/jan’”, escreveram.

Moraes enviou o pedido à PGR no dia 18 de março, dois dias após o ato no Rio, segundo apurado hoje pelo site Metrópoles. No pedido enviado ao procurador-geral Paulo Gonet, Moraes pede uma manifestação sobre:

  • O possível cometimento, pelo Noticiado [Bolsonaro], dos delitos de obstrução da justiça, incitação de crimes contra as instituições democráticas e coação no curso do processo;
  • Cabimento da prisão preventiva do Noticiado a fim de garantir a ordem pública e a instrução processual;
  • Aplicação de medidas cautelares para restringir a atuação do Noticiado em novas convocações que possam incitar atos antidemocráticos.

À época, Moraes deu um prazo de cinco dias para a manifestação da PGR. No entanto, até a atualização desta reportagem, nenhum andamento foi registrado após o encaminhamento.

“Ao questionar a legalidade das condenações e fomentar a narrativa de perseguição, politizando a atividade jurisdicional e a aplicação da lei, o Noticiado cria um ambiente de instabilidade institucional, estimulando seus apoiadores a agir contra as decisões judiciais e trâmites legais estabelecidos pelo ordenamento jurídico brasileiro”, disse Liana Cirne no pedido.

Ela afirmou, ainda, que as convocações realizadas por Bolsonaro nas redes sociais “configuram tentativa inconteste de delito de obstrução da Justiça e incitação a novos atos que comprometam a ordem pública e a estabilidade democrática, bem como coação no curso do processo”.

Liana pediu também a aplicação de medidas cautelares para “restringir a atuação de em novas convocações que possam incitar atos antidemocráticos”.

Por Antônio Campos*

O céu é o mar de Brasília, já dizia Lúcio Costa. Ir à Capital Federal sempre é algo que surpreende. Nesta ocasião, despachei no Supremo Tribunal de Justiça, o Tribunal da Cidadania, visitei o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), a nossa Harvard no Brasil, visitei a OAB Nacional e presenteei o presidente, Beto Simonette, com um livro meu. Simonette e eu fomos conselheiros federais na OAB no mesmo período.

Também estive numa bela exposição de um artista plástico tcheco, em diálogo com o genial Kafka, no Centro Cultural Banco Brasil. Visitei uma das sedes da Nova Acrópole, entidade de estudos de filosofia, e tive a oportunidade de conversar com Lúcia Helena Galvão, mulher de grande cultura.

Jantei na Tratoria do Rosário, restaurante italiano. Cumprimentei os ministros Silvio Costa Filho e Rui Costa, que lá também jantavam. A agenda continua hoje, farei uma visita à ministra Maria Elizabeth, presidente do Supremo Tribunal Militar. Irei ao Supremo Tribunal Federal, e terei um encontro com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, de origem paraibana.

Em outra visita ao STJ, despacharei uma medida cautelar para suspender ou revisar a cláusula de indenização de Pernambuco ao Grupo CSN, no caso da Transnordestina.

Sou um incansável defensor dos interesses maiores de Pernambuco!

*Advogado