TRE cassa mandato de vereadora do Solidariedade em Serra Talhada

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) anulou nesta segunda-feira (4) todos os registros de candidatura e diplomas dos membros do partido Solidariedade em Serra Talhada, no Sertão, por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. Com isso, a vereadora eleita Juliana Tenório perde o mandato e ficará inelegível pelos próximos oito anos, assim como as candidatas fictícias Jéssica Bianca e Silva e Ana Michele de Barros Silva — que não realizaram atos de campanha efetivos, simularam despesas e contratações — e o presidente do partido, Waldir Tenório Junior, responsável pela homologação das candidaturas. A decisão gera execução imediata, com recontagem de votos e redistribuição de cadeiras na Câmara, e cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, sem efeito suspensivo.

A relatora, desembargadora Karina Amorim, concluiu que as candidaturas de Jéssica Bianca e Ana Michele não passaram de instrumento para burlar a legislação de cota de gênero, uma vez que Jéssica “concentrou sua atuação em apoio à real postulante, Juliana Tenório, evidenciando desinteresse em concorrer”. Segundo a lei, a prática de fraude à cota acarretou a cassação de toda a chapa proporcional e a anulação de todos os votos do partido, impondo a inelegibilidade por oito anos aos envolvidos e abrindo caminho para o juiz eleitoral de Serra Talhada definir a nova composição da Casa.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Cinco guardas municipais de Olinda, dos oito aprovados, receberam, nesta segunda-feira (4), o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF), após aprovação em um treinamento rigoroso promovido pela Polícia Federal. A entrega simbólica dos documentos aconteceu no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura, com a presença da prefeita Mirella Almeida, do vice-prefeito Chiquinho, do secretário de Segurança Cidadã, coronel Pereira Neto, e do assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado, professor Lupércio.

O curso envolveu etapas criteriosas, como avaliação psicotécnica, treinamentos com 280 disparos, sendo 236 voltados à prática e 44 aplicados em prova com a supervisão direta da Polícia Federal, garantindo que os agentes estejam plenamente capacitados para o uso responsável da arma.

“O uso da arma de fogo exige um processo rigoroso de habilitação. Nossos agentes passaram por avaliações psicológicas, técnicas e práticas, com a devida supervisão da PF. A arma é sempre a última alternativa, usada apenas quando esgotados todos os outros meios de controle. Isso demonstra o compromisso com a legalidade e com a proteção da população”, destacou o coronel Pereira Neto.

A prefeita Mirella Almeida ressaltou o papel da Guarda na segurança pública. “A Constituição prevê que a segurança é dever do Estado, mas é no município que as demandas acontecem. É onde a população vive, precisa de creches, serviços, iluminação, limpeza. Segurança também é isso. Por isso, fortalecer a Guarda Municipal é cuidar da nossa cidade de forma completa”, afirmou a gestora.

Caruaru Avança

Começou, há pouco, o lançamento oficial e a noite de autógrafos do livro ‘Os Leões do Norte’ em Buíque, no Agreste. O evento acontece no auditório da Escola Técnica Estadual (ETE) Jornalista Cyl Gallindo e conta com a presença do prefeito, Túlio Monteiro.

‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. ‘Os Leões do Norte’ homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares