Setor produtivo do Brasil está cansado de confusão na política
Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
O senador Efraim Filho, líder do União Brasil na Casa Alta, tocou no ponto-chave da crise nacional do momento, com as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao País. Segundo Efraim Filho, a maior preocupação é com o setor produtivo, porque quem produz no Brasil já convive com um “custo Brasil” enorme.
“O Custo Brasil é fruto da nossa insegurança jurídica, da alta carga tributária e da burocracia interminável típica do Brasil. Agora, chega esse tarifaço de Donald Trump vindo do exterior”, lamentou Efraim Filho, durante o podcast Direto de Brasília, ontem (22), comandado pelo titular deste blog.
Leia maisEm outras palavras, quem produz não quer saber de confusão. Quem produz quer estabilidade e tranquilidade para trabalhar. Quem produz está cansado de ver seu esforço boicotado por políticos que só trabalham em prol de seus interesses particulares e, achando pouco a agitação social que provocam internamente, viajam a outros países para incitar medidas prejudiciais ao povo brasileiro.
Além de não ajudar em absolutamente nada nas reformas necessárias à nação, a família Bolsonaro ainda atrapalha e provoca tumulto. É assim desde quando estava no poder, depois que perdeu as eleições e não aceitou o resultado das urnas, até os dias atuais, quando está focada no seu plano de vingança contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e na anistia a golpistas. Qual a utilidade desse pessoal para quem produz no Brasil? Essa é a reflexão necessária neste momento.
Por outro lado, o Governo Federal precisa ter habilidade e diplomacia, como destacou o senador Efraim Filho. Na opinião dele, há equívocos na política internacional. “Isso justifica o tarifaço de Trump? Não. Mas não dá para passar pano e achar que o Brasil se conduz de forma correta ao se aproximar de Irã, Venezuela e Hamas, deixando, muitas vezes, o diálogo com os Estados Unidos, União Europeia e Israel, por exemplo, em segundo plano”, ressaltou.
De forma lúcida e equilibrada, o senador, que é presidente da Comissão de Orçamento do Congresso, defendeu a reação brasileira por meio do diálogo. Para ele, se o País tem nos Estados Unidos um grande cliente consumidor e um grande exportador de matérias necessárias ao Brasil, não é hora de ter a ideologia como motor dessa relação. “É hora de construir pontes e não muros”, enfatizou.
Relação com Governo Lula (PT) e 2026 – O senador ainda reforçou que o centrão não vai aceitar pressão do presidente Lula para apoiar a busca pela reeleição, em 2026. Segundo ele, o acordo com União Brasil, PP, Republicanos, PSD e MDB é de governabilidade, não de apoio prévio a uma candidatura petista.

O que disse Efraim – “Fomos consultados sobre a reforma ministerial e a palavra foi ‘governabilidade’. O governo queria um compromisso eleitoral, mas os partidos não toparam”, assinalou. Segundo ele, o centrão tem apoiado a agenda econômica, como nas votações da taxação das off‑shores, do arcabouço fiscal, da reforma tributária e da mudança nas regras do ICMS. Mas, a federação União e PP está mais próxima de uma candidatura de oposição do que de uma candidatura do PT. “Se anteciparem essa cobrança, haverá o desembarque”, declarou.
Ficou a dúvida – Na iminência de ser preso por descumprir as medidas cautelares impostas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu, por meio da sua defesa, detalhamento sobre o alcance da decisão que o proibiu de utilizar redes sociais de forma direta ou através de terceiros. De acordo com os advogados, Bolsonaro “jamais considerou” estar proibido de conceder entrevistas, já que as medidas não proibiam declarações à imprensa. A defesa argumenta que as entrevistas não poderiam ser violações, pois a replicação delas nas redes sociais de terceiros é algo que foge do controle do ex-presidente.
Sudene e UFPE estudam implementação de trem – A Sudene vai viabilizar, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dois estudos para a implantação ou revitalização de trechos ferroviários estratégicos em Pernambuco, entre Recife e Caruaru, no Agreste. As análises integram o esforço do Governo Federal para fortalecer a malha logística da região e impulsionar a competitividade dos arranjos produtivos locais. O anúncio foi feito pelo superintendente, Danilo Cabral, ontem. “É uma ação importante por envolver o polo têxtil, de confecções, além de contribuir significativamente do ponto de vista do turismo e melhorar a mobilidade da BR-232”, destacou.

Barragens abandonadas em PE – Este blog recebeu com exclusividade a informação de que técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca mandaram ofício ao titular da pasta, Cícero Moraes, denunciando a falta de fiscalização do Estado nas barragens pernambucanas. O descaso coloca a população em risco de vida, segundo os técnicos. A manifestação ocorreu após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) mandar ofícios à secretaria solicitando dados sobre barragens prestes a ruir.
CURTAS
Jaboatão moderna – A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, vai implantar um sistema de tecnologia moderna que visa desburocratizar, agilizar e tornar mais eficiente o processo de aquisição de bens essenciais, com ênfase inicial na área da saúde. Na próxima sexta (25), a partir das 9h, será realizada a cerimônia de lançamento do primeiro edital para implantação da Plataforma de Marketplace. O sistema facilitará a aquisição de medicamentos e materiais médico-hospitalares, atendendo diretamente às Unidades Básicas de Saúde (UBS). O evento será no auditório da Cespu Europa, na Estrada da Batalha, Jardim Jordão.
Compromisso no Agreste – O prefeito de Taquaritinga do Norte, no Agreste, Gena Lins (PP), recebeu o Selo de Transparência nos Festejos Juninos 2025, distinção concedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) às gestões municipais que se destacam pelo compromisso com a cultura nordestina e a responsabilidade na administração pública.
Os Leões do Norte bombando – Da mesma forma como se deu com o livro de Marco Maciel, escrito pelo titular deste blog, a nova obra, Os Leões do Norte, pela editora Eu Escrevo, é recordista de vendas nos postos Cruzeiro, em Tacaimbó e Arcoverde. O chefe está feliz da vida com a procura pelo livro e comemora o sucesso rumo ao Sertão para lançamentos nas cidades de Flores, Serra Talhada e Floresta.
Perguntar não ofende: Se Lula disparar nas pesquisas, o centrão desembarca mesmo assim e apoia uma candidatura da direita em 2026?
Leia menos