Empresa do Recife é destaque global em prontuário eletrônico hospitalar

A multinacional brasileira MV, especializada na transformação digital da saúde, aparece como a quinta maior fornecedora mundial de sistemas de prontuário eletrônico hospitalar (EHR), segundo o relatório global 2025 da consultoria KLAS Research. Com atuação em 894 hospitais, a companhia lidera o setor na América Latina, à frente de nomes como Philips, SPDATA e TOTVS.

O relatório posiciona a MV ao lado de gigantes do setor, como Epic, Oracle Health, Dedalus e MEDITECH. Entre 2019 e 2023, a empresa conquistou 154 novos hospitais e afirma investir mais de R$ 80 milhões por ano em tecnologia. A presença da MV no ranking é vista por especialistas como reflexo do avanço da transformação digital da saúde na região.

A MV foi fundada em 1987, em Porto Alegre, pelo empresário gaúcho Paulo Magnus, e logo no ano seguinte estabeleceu sua sede administrativa e fábrica de softwares no Recife. A capital pernambucana é referência em procedimentos clínicos e cirúrgicos, possuindo o segundo maior polo médico do país, atrás apenas de São Paulo. Além disso, abriga o maior parque tecnológico urbano e aberto do Brasil, o Porto Digital, instalado na região central da cidade.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Top 10
Petrolina - Destino

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 112/2024, de autoria do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que obriga instituições financeiras a informar a existência de saldos em contas bancárias inativas a familiares ou representantes legais de clientes falecidos.

A medida altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) e a Lei dos Registros Públicos (Lei nº 6.015/1973), estabelecendo que os bancos supervisionados pelo Banco Central devem comunicar, mediante solicitação e apresentação de documentação, os saldos existentes em contas inativas há mais de 12 meses, em caso de falecimento do titular.

“Nosso objetivo é garantir transparência e respeito às famílias, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar valores que são de direito”, explicou Eduardo da Fonte. A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), em caráter conclusivo.

Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos) celebrou, na última sexta-feira (18), a assinatura do contrato para a construção de 49 unidades habitacionais no Quilombo Ponta da Serra, na zona rural de Serra Talhada. A iniciativa integra o programa “Minha Casa, Minha Vida Rural”, do Governo Federal, e representa um passo importante na promoção de moradia digna para comunidades tradicionais.

Ao lado da prefeita Márcia Conrado (PT), Fernando reforçou seu compromisso com as populações do Sertão. “Essa ação garante mais dignidade para as famílias da zona rural e é fruto de muito trabalho e articulação política. Nosso esforço é para transformar a vida das pessoas que mais precisam”, afirmou o parlamentar.

As obras serão executadas com recursos viabilizados junto ao Ministério das Cidades, comandado pelo ministro Jader Filho, que foi elogiado por Fernando Monteiro pela sensibilidade com as demandas do Nordeste. A expectativa é que as novas moradias contribuam para a permanência das famílias no campo, com mais qualidade de vida e segurança. O Quilombo Ponta da Serra é uma das comunidades reconhecidas por sua importância cultural e histórica, e a conquista das moradias representa também um avanço no respeito aos direitos dos povos quilombolas.

Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

Como parte da reestruturação da segurança pública de Pernambuco, o Governo do Estado anunciou a construção de mais um Complexo da Polícia Científica (CPC), desta vez no município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. É o 5º equipamento do tipo divulgado este mês em municípios diferentes. Os outros quatro serão erguidos em Vitória de Santo Antão (Zona da Mata Norte), Garanhuns (Agreste Meridional), Ouricuri (Sertão do Araripe) e Petrolina (Sertão do São Francisco).

O CPC é responsável pela produção da prova pericial, e por isso é considerado importante para a elucidação de crimes. O equipamento em Arcoverde terá Instituto de Criminalística e Instituto de Medicina Legal. O edital de licitação para contratação de empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado.

“A entrega de mais um Complexo de Polícia Científica, desta vez em Arcoverde, representa um avanço histórico para a segurança pública do Sertão pernambucano. Com essa nova estrutura, a governadora Raquel Lyra garante mais um equipamento que trará agilidade nas perícias criminais, atendimento de qualidade à população e melhores condições de trabalho para os nossos profissionais. Um equipamento moderno, estratégico, que fortalece o combate à criminalidade e aproxima ainda mais o Estado da população sertaneja. Seguimos com nosso compromisso de levar a segurança a todas as regiões de Pernambuco, com investimentos concretos como esse”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

O Governo do Estado vai investir R$ 5,3 milhões para a construção do CPC de Arcoverde. O equipamento será erguido em um terreno de 3,4 mil m² no bairro de São Cristóvão e terá 740m² de área construída. A obra será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e tem um prazo de oito meses, contados a partir da data de emissão da ordem de serviço.