De bigu com a modernidade

Tank 300: a ‘arma’ da GWM na ‘guerra’ dos SUVs híbridos off-road

A chinesa GWM pôs na última sexta (4) no ‘front’ do mercado brasileiro de SUVs o seu novo ‘carro de combate’: o Tank 300 Hi4T. E com a pretensão de vencer a guerra — ou, nesse caso específico, liderar o segmento de utilitários-esportivos on ou off-road na faixa de preços de R$ 300 mil para cima. Bem, o Tank 300 Hi4T demonstra, já de cara, capacidade de estratégia: mais de 250 brasileiros fizeram pré-reserva sem ao menos vê-lo ou sequer saber seu preço. E a meta era negociar 100 unidades. Com isso, só nesse processo arrecadou R$ 1,8 milhão. Bem, para acabar com a curiosidade: quem o reservar até o dia 30 de abril (mediante pequena entrada) vai pagar R$ 333 mil. O Tank 300 é do tipo híbrido plug-in (exige uso de tomada elétrico) e tem motor 2.0 turbo com 394 cavalos de potência, com torque de 76,4 kgfm.

Mesmo com suas 2,6 toneladas, vai de 0 a 100 em 6,2 segundos. Com nove marchas, faz 14,5km por litro na estrada e 12,5 na cidade, com os dois motores em funcionamento. O motor elétrico permite uma condução urbana bastante suave e garante pelo menos 100km de autonomia, obtida na regeneração de energia na redução da velocidade e frenagens. O SUV híbrido plug-in da GWM combina um motor 2.0 turbo a gasolina com um motor elétrico dianteiro, entregando 394 cv de potência e 750 Nm de torque. Sua bateria de 37,1 kWh garante autonomia elétrica de até 75 km (pelo padrão Inmetro) ou 106 km (pelo padrão WLTP). Com tração 4×4 (modos 2H, 4H e 4L), 9 modos de condução e condução semi autônoma nível 2+, o Tank 300 estabelece um padrão diferenciado de performance e segurança no segmento.

Ele lembra alguns off-roads que já estão no mercado, mas tem algo a mais: anda no asfalto, na lama e em outros tipos de terreno com o mesmo desempenho e com o conforto de um carro de luxo. Mas além de toda força, o Tank 300 tem um diferencial: é confortável. Não existe a possibilidade dele bater em um buraco ou qualquer outro obstáculo e passageiros e motoristas sentirem “a pancada”. Tem três camadas de vidro e de borrachas no fechamento de suas estruturas, para reduzir o ruído do motor e do próprio deslocamento do carro.

Strada e Argo lideram vendas em março – A Fiat encerrou o mês passado com dois modelos entre os mais vendidos do país. A Strada permanece na liderança, com 10.254 unidades emplacadas e 5,5% de market share, e o Argo conquistou a segunda colocação, com 8.248 emplacadas e 4,5% de market share. A Fiat segue como líder absoluta do mercado brasileiro, com 21% de market share e 38.875 unidades emplacadas em março, mais de 8 mil à frente da segunda colocada. Além da Strada, a Fiat também se destacou com outra picape, a Toro, que vendeu 3.629 unidades. Com isso, a Fiat lidera entre as picapes com 39,5% do segmento. No segmento hatch, além da conquista do Argo, o Mobi também foi destaque no mês de março. O modelo registrou 4.682 emplacamentos, colocando a Fiat na liderança da categoria, com 28,7% de segment share. A marca também liderou em vans, com a Fiorino sendo o veículo comercial mais vendido do mês, com 1.732 unidades e 77,2% entre as B-Van. 

O novo Mustang GT manual – A Ford revelou a primeira imagem externa do Mustang GT com transmissão manual, depois de divulgar um teaser da manopla do câmbio com a placa numerada que personaliza cada exemplar da edição limitada de 200 unidades. A nova foto, com o ícone visto de cima, indica que ele está mais próximo de chegar ao mercado. As faixas esportivas que percorrem toda a carroceria evidenciam as proporções clássicas com capô longo e traseira curta do Mustang. A transmissão manual é mais um item “raiz” para quem aprecia o prazer de dirigir e a emoção de se conectar de forma mais direta com a máquina. O novo modelo é mais uma inovação da sétima geração do Mustang, que comemorou 60 anos e continua sendo a expressão máxima do “muscle car”.

Kwid 2026: veja mudanças e preços – Ainda estamos em abril, mas a Renault já anunciou a linha 2026 do compacto Kwid. São poucas novidades. Todas as versões saem de fábrica com mais dois alto-falantes na coluna C e uma entrada USB-C no lugar da tomada de 12V. Mas o Kwid 2026 perdeu alguns itens importantes. É o caso do rádio Continental, com Bluetooth, USB e entrada auxiliar, que deixou de ser oferecido na versão de entrada Zen. Agora, há apenas preparação para som. Além disso, a variante Intense perdeu as calotas que simulavam rodas de liga leve e agora tem as mesmas peças do Zen. Quanto às versões oferecidas, o antigo Pack Intense Biton sai de cena e dá lugar à inédita variante Iconic. A configuração tem detalhes externos pintados em amarelo (incluindo pontos da grade e frisos dos retrovisores) e rodas de liga leve de 14’’ escurecidas. A versão topo de linha Outsider recebeu detalhes em amarelo e trocou os protetores laterais das portas por adesivos. O motor é o mesmo 1.0 flex de até 71 cv e torque de 10 kgfm

Veja os preços e versões 

Kwid Zen: R$ 78.410

Kwid Intense: R$ 81.620

Kwid Iconic: R$ 85.0220

Kwid Outsider: R$ 85.140

Cronos ganha, enfim, atualização estética – O sedã compacto Cronos, o mais barato do país, finalmente vai ganhar sua primeira reestilização. Fabricado na Argentina há sete anos, ele terá uma forte remodelação da dianteira, segundo as primeiras imagens (ou meras silhuetas) divulgadas pela Fiat.

Os farois são Full LEDs, com uma assinatura luminosa de ponta a ponta – mas esse mimo só deve ser oferecido nas versões mais caras, obviamente. No ano passado, Cronos foi líder desse segmento com 44,4 mil emplacamentos, ou mais da metade da participação do mercado específico — e bem acima do HB20. 

Audi confirma a chegada do A6 e-tron – A Audi do Brasil vai trazer o inédito Audi A6 e-tron ao país. O novo modelo 100% elétrico da marca das quatro argolas é o segundo construído na Plataforma Elétrica Premium (PPE), possui uma nova bateria que oferece uma autonomia total de 445 quilômetros, de acordo com o Inmetro, e carregamento de 10% a 80% em apenas 21 minutos. Além disso, o modelo conquistou um recorde impressionante: ele se tornou o veículo mais aerodinâmico da história da fabricante, com coeficiente de arrasto (Cd) de 0,21. O A6 e-tron é também o primeiro modelo da plataforma com um conceito de piso plano. Ele mede 4.928 milímetros de comprimento e 2.137 milímetros de largura, com uma distância entre eixos de 2.946 mm. O modelo Sportback tem 1.487 milímetros de altura. O modelo chega no início do segundo semestre.

Yamaha lança novas MT-03 e MT-07 – As novas motos da Yamaha MT-03 e MT-07 enfim desembarcam no Brasil. As “naked”, como são chamadas aquelas que não têm quase nenhuma carenagem, são do segmento de entrada de média cilindrada e custam, respectivamente, R$ 34 mil e R$ 58 mil. As versões ganham painel digital, com boa conectividade com smartphone, e embreagem mais leve (assistida e deslizante, que evita trancos ao engatar as marchas, mesmo que o piloto solte a alavanca com rapidez). A MT-03 vem para concorrer com a Honda CB 300F Twister. Ela também ganhou novos faróis, com LDRs em LED divididas em dois segmentos e acima do farol (também de LED). O painel 100% digital com tela de LCD disponibiliza informações sobre velocidade, tacômetro, indicador de marcha, marcador de combustível, temperatura e relógio. A MT-07 só desembarca em maio, para enfrentar a Honda CB 650R.  O painel da nova MT-07 é de TFT de cinco polegadas, que também pode ser alterado entre os modos diurno e noturno e, como vantagem, mostra o mapa das ruas direto na tela, por meio do aplicativo Y-Connect — o que permite que o piloto se oriente olhando direto no painel.

Linha 2025 da SYM Cruisym – O scooter SYM Cruisym 150, da Dafra, chegou com algumas mudanças — como mais potência e tecnologia. Esse modelo, vale lembrar, representa 55% das vendas de scooter. O motor de 149,6cm³ com 2 válvulas evoluiu para 4 válvulas, ganhando 2cv de potência — e agora fica com 14,3 cv. O torque também foi melhorado de 1,22 kgfm para 1,38 kgf.m. O 150 agora contará com freios ABS de duplo canal, painel full digital LCD colorido. controle de tração,carregador USB e iluminação em LED etc. O preço especial de lançamento será de R$ 19.290 + frete, inferior ao preço praticado nos scooters de 160cc dos principais concorrentes. 

Preço médio do diesel cai após 8 meses – A mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, mostra que o diesel comum no país teve em março valor médio de R$ 6,50, registrando baixa de 0,31% na comparação com a média do mês imediatamente anterior. É a primeira vez desde junho de 2024 que se registra uma queda no preço do combustível. Já o tipo S-10 registrou preço médio de R$ 6,56 no terceiro mês de 2025, após queda de 0,61% na mesma comparação. Para o tipo S-10, a última baixa registrada havia sido em setembro. Após sucessivos meses apresentando alta, o preço do diesel mostrou uma pequena queda.

Porém, ao olhar individualmente para cada região, é possível ver comportamentos diferentes para o preço de ambos os tipos do diesel. Os preços de diesel comum e S-10 mais altos do país em março foram registrados no Norte, onde custaram, em média, R$ 7,07, após baixa de 0,14%, e R$ 6,93, após aumento de 0,29%, respectivamente. A maior alta regional registrada para o preço médio do diesel comum foi no Centro-Oeste, onde o valor médio do combustível subiu 0,76%, sendo vendido a R$ 6,62. Em contrapartida, a maior baixa entre as regiões foi no Nordeste. Os motoristas nordestinos viram o preço médio do combustível cair 0,91%, chegando a R$ 6,53. Em relação ao diesel S-10, o maior preço médio registrado em março também foi do Acre: R$ 7,87, após uma alta de 0,77% ante fevereiro. Em Pernambuco foi identificado o menor preço médio do mês: R$ 6,37, após redução de 1,85% no valor do combustível no estado.  

Os jovens e os carros elétricos – Pesquisa da consultoria Economist Impact em 15 cidades dos cinco continentes feita a pedido da Nissan comprova o que já se imaginava, que os jovens estão mais abertos aos veículos elétricos. Na verdade, essa preferência por pessoas de 18 a 30 anos vai aumentar pelo menos 50% nos próximos dez anos. O estudo inclui moradores de São Paulo e de lugares como Bangkok, Londres, Los Angeles, Melbourne, Cidade do México etc. Os jovens urbanos têm conhecimentos sobre as novas tecnologias de eletrificação e metade dos pesquisados deixa claro que elas vão influenciar em suas escolhas de mobilidade. O levantamento também mostra que um terço dos 3,7 mil participantes espera dirigir um veículo elétrico próprio — sendo que a maior demanda aparece nas cidades emergentes. “A constatação sobre a preferência das gerações mais jovens pelos veículos elétricos reforça o trabalho contínuo da Nissan em matéria de eletrificação e seu compromisso com soluções sustentáveis, para satisfazer necessidades em constante mudança”, ressaltou a montadora.

Segundo a pesquisa, 57% dos jovens que vivem em centros urbanos estão dispostos a mudar seus hábitos de transporte para reduzir sua pegada de carbono, enquanto que aqueles que vivem em cidades emergentes veem as preocupações ambientais como um tema urgente para suas escolhas de mobilidade. A Nissan estima que a porcentagem de proprietários de veículos elétricos entre os pesquisados aumente dos 23% atuais para mais de 35% na próxima década. Nas cidades emergentes, 44% dos entrevistados prevêem dirigir seu próprio elétrico nos próximos cinco anos, em comparação com os 31% das cidades desenvolvidas.

Buracos no asfalto: como reduzir riscos e prejuízos – Seis das dez piores rodovias do Brasil estão localizadas no Nordeste. Figuram no ranking os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte com as PE-545; PE-096; PE-177; PB-400; PB-066 e RN-118. Enfim: a maior parte de suas estradas é regular, ruim ou péssima. Do total de 29.802km avaliados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apenas 13,3 km estão em ótimas ou boas condições contra os 16,4 mil km em qualidade mediana ou inferior. A característica também é observada nos estados da região: dos nove, somente Alagoas, Pernambuco, Piauí e Sergipe não tiveram mais de 50% de suas rodovias no grupo das três piores. Por isso, elencamos aqui os efeitos dessa calamidade de gestão nos seus veículos. Afinal, danos causados por buracos podem afetar severamente os componentes mecânicos, além de causar acidentes.

  • Juliano Caretta, especialista da DRiV, lembra que os buracos estão entre as principais causas de avarias e acidentes de trânsito. Mais do que um simples incômodo ao dirigir, eles podem causar danos reais aos veículos, gerar prejuízos financeiros e, ainda, comprometer a segurança dos motoristas. Por isso, é importante adotar uma condução segura e responsável ao se transitar em vias esburacadas. Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da DRiV, referência global em soluções para o mercado de reposição, alerta para as causas e consequências desse problema e indica as principais atitudes para enfrentá-lo.
  • “Na batalha entre carros e buracos, infelizmente estes últimos levam vantagem”, comenta Juliano Caretta. Desde pneus e rodas danificadas, problemas de alinhamento, até a quebra de componentes da suspensão e de direção, incidentes do tipo podem afetar demais itens, como o sistema de escape, coxins do motor e do câmbio, além de pôr em risco a segurança ao dirigir.
  • Como prevenção, Juliano reforça alguns hábitos que contribuem para a redução de danos: “Manter a agenda de revisões periódicas é fundamental. Peças desgastadas ou avariadas perdem sua funcionalidade e não oferecem mais a proteção esperada em condições adversas. 
  • Amortecedores, componentes de suspensão e direção devem estar em dia, assim como faróis e limpadores de pára-brisa, para permitir a melhor visibilidade em quaisquer condições de viagem. 
  • Evitar rodar com excesso de peso no carro, assim como manter os pneus devidamente calibrados contribui com o funcionamento do sistema de amortecimento e reduz chances de avarias”.
  • Além disso, é importante redobrar a atenção ao trafegar, principalmente em situações de risco, como durante e após uma chuva intensa. Nesses casos, a visualização de um buraco fica mais difícil e se torna uma ameaça oculta. Caretta recomenda reduzir a velocidade, permitindo que, dessa forma, haja tempo hábil para se evitar um possível impacto. 
  • Não havendo essa possibilidade, o ideal é tirar o pé do acelerador, segurar firmemente a direção e passar sobre o obstáculo em linha reta. Ao contrário do que muitos pensam, frear nesse momento pode agravar o impacto. Isso porque o peso do veículo se desloca para a dianteira, reduzindo a capacidade da suspensão de absorver o choque.

O executivo também traz dicas para identificar possíveis danos provocados após um incidente com um buraco:

  • Perda de estabilidade, excesso de balanço, ruídos, estalos e desvio forçado da direção: podem indicar danos aos pneus, rodas e sistemas de suspensão e direção.
  • Volante desalinhado: possível falha no sistema de direção.
  • Trepidação do volante: pode ser sinal de bolhas nos pneus ou rodas empenadas.
  • Ruído excessivo do motor: rachaduras e quebras no sistema de escape.
  • Vazamento de fluidos: furos ou quebras de mangueiras e conexões.

Embora não seja possível eliminar todos os riscos, manter a manutenção do veículo em dia e adotar uma direção defensiva são as melhores formas de minimizar danos ao encontrar um buraco na estrada. 

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

Veja outras postagens

Hoje tem Bolsonaro no podcast

Três dias após liderar na Avenida Paulista, em São Paulo, mais uma expressiva manifestação pela anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participa, hoje, do meu segundo podcast “Direto de Brasília”, em parceria com a Folha de Pernambuco. A entrevista vai ao ar das 18 às 19 horas, no mesmo horário do Frente a Frente, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio.

Da mesma forma da estreia, na semana passada, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), será transmitido pelo Youtube da Folha de Pernambuco e o do blog, incluindo outras redes sociais, como o Instagram deste blog. Se integram ainda na transmissão a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, incluindo a Mais-TV, a TV Gazeta News, em Alagoas, e a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras.

Bolsonaro virou réu no Supremo Tribunal Federal no processo julgado pela Primeira Turma daquela corte, há dez dias, sob acusação de tentativa de golpe de Estado em 2022. O julgamento final caberá também à Primeira Turma, da qual fazem parte os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin.

Relator do processo, Alexandre de Moraes disse, na última segunda-feira, em entrevista à revista americana New Yorker, que não vê “a menor possibilidade” de Bolsonaro reverter sua inelegibilidade antes de 2030, em processo que o ex-presidente recorreu ao próprio STF e aguarda julgamento. Ele teve seus direitos políticos cassados por oito anos por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.

Tudo por causa de um encontro com embaixadores estrangeiros no qual levantou suspeita sobre o resultado das eleições e do voto eletrônico. Quatro meses depois, foi igualmente condenado por abuso de poder político e econômico nas cerimônias que marcaram as comemorações do 7 de Setembro de 2022.

“É possível que Bolsonaro seja absolvido no processo criminal, porque o julgamento está apenas começando, mas ele tem duas condenações no TSE nas quais ficou inelegível. Então, não há possibilidade do seu retorno, porque ambos os casos já foram apelados e agora estão no STF. Somente o STF poderia revertê-los, e não vejo a menor possibilidade de isso acontecer”, disse Moraes.

CIDADÃO OLINDENSE – A Câmara de Vereadores de Olinda aprovou, ontem, por 14 votos a favor e apenas um contrário, a concessão do Título de Cidadão Olindense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta, de autoria do vereador Alessandro Sarmento (PL), foi alvo de protestos dentro e fora do plenário da Câmara. Apesar disso, a concessão do título seguiu adiante, sem grandes obstáculos, e agora Bolsonaro será formalmente homenageado na Marim dos Caetés. O decreto legislativo que propôs a concessão do Título de Cidadão Olindense foi breve e conciso, com apenas três linhas, motivo pelo qual foram gerados os protestos.

Lula já mudou dez ministros – Com a saída do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ontem, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completou dez trocas na equipe ministerial desde o início deste mandato, em janeiro de 2023. Juscelino decidiu entregar o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em uma investigação sobre desvio de emendas. Ele nega irregularidades. A investigação envolve dinheiro enviado à cidade de Vitorino Freire, no Maranhão – onde a irmã dele, Luanna Rezende, também do União Brasil, era prefeita. Na época, Juscelino Filho era deputado federal.

Quem caiu – Eis a lista dos dez: General Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Daniela do Waguinho (Turismo), Ana Moser (Esportes), Márcio França (Portos e Aeroportos), Flávio Dino (Justiça), Nísia Trindade (Saúde), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Juscelino Filho (Comunicações). Entre estes, alguns foram remanejados para outras pastas, como Padilha (Saúde) e Márcio França (Microempresa), além de Flávio Dino, escolhido para o STF. 

Tirar na bala – O vereador Dhiego Serra, da bancada do PL na Câmara de Petrolina, abriu uma grande polêmica, ontem, durante uma entrevista. Afirmou que a polícia deveria agir com violência para retirar integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Fazenda CopaFruit, localizada na zona rural do município. “Tem que tirar vagabundo invasor na bala. Se fosse na minha casa, eu mandava bala”, declarou o parlamentar. A fala de Serra foi motivada pela ocupação da fazenda ocorrida no último domingo, quando cerca de mil famílias ligadas ao MST ocuparam o local como parte da jornada nacional “Abril de Lutas”.

Nomeado por Raquel é preso – A Polícia Federal prendeu, ontem, André de Araújo Albuquerque, ex-secretário executivo de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e ex-superintendente de Segurança Prisional do Estado já na gestão da governadora Raquel Lyra (PSD). Na residência do ex-gestor, no bairro do Prado, Zona Oeste do Recife, os agentes apreenderam uma arma funcional, aparelhos celulares e uma caminhonete modelo Amarok. Ele é acusado da prática de crimes como corrupção ativa e passiva, prevaricação, tráfico de drogas, facilitação da entrada de objetos ilícitos no sistema prisional e participação em organização criminosa.

CURTAS

ACUSAÇÕES – Entre as irregularidades, André de Araújo Albuquerque responde por repasse de vantagens indevidas, arrecadação sistemática de recursos ilícitos e violações graves às normas de segurança e legalidade do presídio. A prisão dele ocorreu durante a segunda fase da Operação La Catedral, que investiga um esquema de corrupção no sistema prisional de Pernambuco.

SEGUNDA PRISÃO – André era diretor do Presídio de Igarassu, considerado o mais superlotado do Estado. O gestor já havia sido preso em fevereiro na primeira fase da Operação La Catedral. A atuação do grupo criminoso tem como principal foco o Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

GESTÃO PASSADA – Albuquerque também ocupou cargos de chefia na administração anterior, comandada por Paulo Câmara. Em 2022, chegou a assumir interinamente o cargo na Ressocialização, que passou a ter status de secretaria com a reforma administrativa implementada em 2024.

Perguntar não ofende: Por que o Brasil não reagiu como a China, que taxou os produtos americanos em 34%? 

Jaboatão dos Guararapes - UBS Pet Massangana

A soma das penas para os crimes citados da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-ministro das Comunicações Juscelino Filho pode variar entre 10 e 38 anos de reclusão, dependendo dos agravantes e da aplicação específica das penas. Juscelino pediu demissão do cargo nesta terça-feira e nega as acusações.

Ao denunciar o antigo titular da pasta, a Procuradoria apontou os crimes de pertencimento a organização criminosa, agravado pelo exercício de comando e majorado pela participação de funcionário público, fraude licitatória, peculato e corrupção ativa. As informações são do Jornal O Globo.

Somando as penas mínimas dos crimes de organização criminosa (3 anos), fraude licitatória (3 anos), peculato (2 anos) e corrupção ativa (2 anos), a soma é de 10 anos. As penas máximas de cada um, organização criminosa (8 anos), fraude licitatória (6 anos), peculato (12 anos) e corrupção ativa (12 anos) somam 38 anos.

A investigação que motivou a investigação trata de uma emenda parlamentar indicada por ele quando era deputado federal a Vitorino Freire, cidade do Maranhão que na ocasião era comandada por sua irmã, Luanna Rezende. Em nota, Juscelino afirmou que é inocente e que confia na Corte para rejeitar a denúncia. Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que 80% da estrada custeada pela emenda beneficiou propriedades dele e de seus familiares na região.

Juscelino foi indiciado em junho do ano passado pela Polícia Federal pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Em nota, a defesa do ex-ministro disse que não foi notificada da denúncia, que, caso confirmada, será um “indício perigoso de estarmos voltando à época punitivista do Brasil”.

“De toda forma, o ministro reafirma sua total inocência e destaca que o oferecimento de uma denúncia não implica em culpa, nem pode servir de instrumento para o MP pautar o país. O julgamento cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF), em quem Juscelino Filho confia que rejeitará a peça acusatória diante da sua manifesta ausência de provas”, completa a nota.

Com a chegada da denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF), a tramitação do caso passa a depender do relator do caso, ministro Flávio Dino – a quem compete abrir prazo para que os advogados dele apresentem argumentos. Só depois é que a Primeira Turma irá analisar se recebe ou não a denúncia.

Nessa fase processual, o colegiado apenas verifica se a denúncia atende aos requisitos legais, com a demonstração de fatos enquadrados como crimes e de indícios de que os denunciados foram os autores desses delitos. Ou seja, a Turma avaliará se a acusação trouxe elementos suficientes para a abertura de uma ação penal.

Dulino Sistema de ensino

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) promove nesta quinta-feira (10), às 18h, na Casa da Indústria, no Recife, uma palestra com o economista e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, Marcos Troyjo. Com o tema “Cenário Econômico Global: Desafios e Oportunidades para a Indústria”, o encontro integra o programa FIEPE Internacional e tem como foco empresários, gestores e profissionais interessados em compreender os impactos do ambiente internacional na economia brasileira.

O evento contará com moderação de Renato Cunha, vice-presidente da FIEPE e presidente do Sindaçúcar-PE, e pretende oferecer uma análise estratégica sobre as transformações econômicas em curso e suas consequências para o setor produtivo. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link: sympla.com.br/evento/fiepe-internacional-cenario-economico-global-desafios-e-oportunidades-para-a-industria/2831454.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

O deputado estadual Antonio Coelho (UB) repudiou, nesta terça-feira (8), as invasões promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Petrolina, especialmente na Fazenda CopaFruit, no projeto de irrigação Nilo Coelho. Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o parlamentar classificou a ação como arbitrária e prejudicial ao desenvolvimento econômico do município, destacando os riscos à segurança jurídica, à geração de empregos e à atração de investimentos para a região.

Antonio Coelho enfatizou que a propriedade privada é um direito fundamental assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal, e que desapropriações devem ser conduzidas pelo Estado, com justa e prévia indenização, nunca por ações unilaterais de grupos organizados. “A ação do MST é uma agressão ao Estado Democrático de Direito e uma tentativa de usurpar competências exclusivas do Estado brasileiro”, afirmou.

Ao final de sua fala, o deputado apelou à governadora Raquel Lyra para que adote medidas urgentes e mobilize as forças de segurança do Estado a fim de garantir a reintegração de posse. Segundo ele, a omissão do governo em um caso como esse seria “catastrófica” para a economia local. “A segurança pública é dever do Estado, conforme a Constituição, e deve ser exercida para preservar a ordem e os direitos de todos”, concluiu.

Ipojuca - IPTU 2025

O Tribunal Pleno do TJPE prestará uma homenagem ao desembargador Bartolomeu Bueno de Freitas Morais nesta sexta-feira (11), às 16h. Decano da Corte, Bartolomeu atuou por 42 anos na magistratura pernambucana e decidiu antecipar sua saída do cargo, embora ainda tivesse cinco anos de exercício como desembargador, com todas as prerrogativas do posto. A solenidade será aberta ao público e reunirá colegas de toga, servidores, advogados e representantes da sociedade para celebrar sua trajetória.

Caruaru - São João na Roça

Do Jornal O Poder

Um novo gigante deve percorrer lentamente as estradas da Paraíba e provocar novas interdições. Um segundo transformador gigante de energia eólica deverá ser transportado do Porto de Suape, em Pernambuco, até o município de Nova Palmeira, no Seridó da Paraíba, a partir do mês de maio.

O equipamento

O equipamento, que já está em Suape desde o mês de março, também fará parte do Complexo Eólico Serra da Palmeira.

O tamanho

O equipamento tem 250 toneladas e 1,2 metros de comprimento. Também tem 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. Ele foi produzido na China e transportado ao país pela CTG Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.

A função

Segundo a CET Brazil, o equipamento tem como função transformar energia eólica em elétrica, levando tal tipo de energia para o sistema elétrico nacional. O equipamento foi produzido na China e chegou ao país por meio de navio

A carreta

Assim como ocorreu com o primeiro transformador, este segundo equipamento deverá ser transportado pela ‘carreta gigante’ que acabou ficando conhecida como ‘carreta do transformador’.
A carreta tem 113,7 metros de comprimento e todo o comboio pesa 600 toneladas.

Percurso

O percurso da ‘carreta do transformador’ terá cerca de 400 km, partindo do Porto de Suape, no município de Cabo de Santo Agostinho, na região do Grande Recife. Até chegar em Nova Palmeira, no Seridó, ela deve passar pelas BRs 101 e 230, além da PB-177, esta última entre Soledade e Nova Palmeira.

O primeiro chegou ao destino

O primeiro transformador de energia eólica de 250 toneladas que percorreu as estradas da Paraíba por quase 15 dias, chegou, ao seu destino final, o Parque Eólico Serra da Palmeira, localizado no Seridó paraibano, no último final de semana. Ao todo, foram 19 dias de transporte, desde Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.

O trajeto

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trajeto nas BR’s totalizou aproximadamente 348 quilômetros, de Cabo de Santo Agostinho até Soledade, quando o comboio entrou nas rodovias estaduais e passaram a ser responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Desse total, 222 quilômetros foram em território paraibano.

As mudanças no caminho

Quando saiu de Soledade, o transporte do transformador seguiu pela PB-177 para Nova Palmeira, onde será instalado, uma distância de aproximadamente 50 quilômetros. Assim, somando o total de quilômetros do trajeto nas BR’s e o caminho pela rodovia estadual, o caminho percorrido foi de quase 400 quilômetros.

Camaragibe Cidade do Trabalho

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pediu demissão nesta terça-feira. O auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o décimo ministro a deixar o cargo no atual mandato do petista, mas o primeiro após um caso de suspeita de corrupção. Mais cedo, ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de desvio de emendas parlamentares.

“Hoje tomei uma das decisões mais difíceis da minha trajetória pública. Solicitei ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva meu desligamento do cargo de ministro das Comunicações. Não o fiz por falta de compromisso, muito pelo contrário. Saio por acreditar que, neste momento, o mais importante é proteger o projeto de país que ajudamos a construir e em que sigo acreditando”, escreveu Juscelino na carta de demissão.

Segundo Juscelino, a decisão pela saída seria “um gesto de respeito ao governo e ao povo brasileiro”. A informação de que ele deixaria o governo foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim, do GLOBO.

Mais cedo, Juscelino afirmou à ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que deixaria o cargo para não criar constrangimento ao governo. O ministro também afirmou que irá se concentrar em sua defesa.

Em reunião, Juscelino também pontuou que pediria afastamento para não comprometer o trabalho à frente do ministério. Segundo interlocutores, a decisão do ministro foi espontânea.

A posição de Juscelino foi comunicada a Gleisi em almoço na casa do presidente do União Brasil, Antônio Rueda. Também estavam presentes Alcolumbre e o líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas.
“Preciso me dedicar à minha defesa, com serenidade e firmeza, porque sei que a verdade há de prevalecer. As acusações que me atingem são infundadas, e confio plenamente nas instituições do nosso país, especialmente no Supremo Tribunal Federal, para que isso fique claro. A justiça virá! Retomarei meu mandato de deputado federal pelo Maranhão, de onde seguirei lutando pelo Brasil. Com o mesmo compromisso, a mesma energia e ainda mais fé”, completou o agora ex-ministro.

A demissão de Juscelino chegou a ser discutida em junho do ano passado, quando a Polícia Federal apresentou seu indiciamento. Na ocasião, pressionado pelo União Brasil, partido do político, Lula decidiu mantê-lo, mas traçou uma eventual denúncia como linha de corte para que a saída ocorresse.

— O que eu disse para ele: só você sabe a verdade. Se o procurador indiciar (denunciar) você, você sabe que tem que mudar de posição. Enquanto não houver indiciamento (denúncia), ele fica como ministro. Se houver indiciamento (denúncia), ele será afastado — afirmou o presidente duas semanas após a Polícia Federal apresentar o relatório apontando os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

O inquérito da PF apontou o envolvimento de Juscelino no desvio de recursos de emendas parlamentares para pavimentação de ruas de Vitorino Freire, no interior do Maranhão. A cidade era comandada por sua irmã, Luanna Rezende, até o ano passado.

A defesa de Juscelino nega irregularidades e afirma que o papel do então deputado foi o de indicar as emendas parlamentares, sem ingerência sobre a contratação e a execução da obra.

Juscelino Filho tem 40 anos, é médico e empresário em São Luís (MA), e se licenciou da Câmara, onde cumpria seu segundo mandato como deputado federal, para assumir o Ministério das Comunicações em janeiro de 2023. Sua indicação ao governo Lula foi costurada pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), hoje presidente da Casa.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

O ator, pesquisador e arte educador Gilberto Trindade lança nesta quarta-feira (9), às 10h, na Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus, seu livro “O Circo da Viúva: noites no Barcelona”. O evento contará com um bate-papo sobre a obra, que mergulha no universo circense, além da exibição de um curta-metragem inédito que retrata sua trajetória artística. A entrada é gratuita.

Trindade é conhecido por sua atuação na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e pelo trabalho à frente do projeto Circo da Trindade, criado há 20 anos. O espaço se consolidou como um complexo cultural que integra arte e meio ambiente. A trupe que lidera é composta por artistas de múltiplas habilidades, engajados em atividades nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade.

Toritama - Prefeitura que faz

Os aprovados no concurso da Polícia Científica de Pernambuco tentam abrir um diálogo com o Governo do Estado para que boa parte dos candidatos não seja descartada, após a convocação para o Curso de Formação. Segundo membros da comissão que representa os aprovados, o temor é de que eles tenham desperdiçado um ano de suas vidas se dedicando ao concurso e acabem sem entrar para a equipe da Polícia Científica.

De acordo com a comissão, o edital deixou lacunas e não criou um cadastro de reserva, de maneira que somente os que forem chamados para o Curso de Formação terão oportunidade. Conforme o atual edital, há a previsão de 60 vagas para médicos legistas, 77 vagas para peritos criminais (diversas áreas) e 76 vagas para agentes de Medicina Legal, todas para ocupação imediata. No entanto, não há a previsão de cadastro reserva para os cargos ofertados.

A comissão representante argumenta que o edital estipulou um quantitativo de vagas abaixo do que se precisa no Estado, inclusive porque a governadora Raquel Lyra (PSD) deu ordem de serviço para a construção de vários complexos, da capital ao interior.

No total, o edital prevê 213 vagas. Existem 358 candidatos excedentes. “A gente tem documentos comprovando que os servidores efetivos em funções como médico legista, por exemplo, só tem 50% em ação. Estamos procurando a administração pública, já protocolamos ofícios para as secretarias de Defesa Social, Administração e Casa Civil. Estamos tentando contatar a própria governadora para uma conversa, para saber qual o posicionamento dela. Nosso pleito é a ampliação das vagas”, destacou um dos membros da comissão.

“Ninguém reprovou em nenhuma das fases do concurso, mas só irá fazer o curso de formação quem estiver dentro do número de vagas que ela ofertou no edital. No entanto, a governadora já ampliou o número de vagas para as polícias Civil e Militar. Gostaríamos de ter uma oportunidade de diálogo, porque quem não for convocado para o Curso de Formação será eliminado automaticamente. Está todo mundo indignado, porque a gente perdeu tempo, gastou dinheiro, estudou. Já faz um ano desse processo seletivo, a administração não se importa e a governadora vai nos eliminar”, lamentou o candidato.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O prefeito do Recife, João Campos, tomou posse como vice-presidente de Relações Institucionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) durante a 87ª Reunião Geral da entidade, realizada ontem (8), em Brasília. Ele integrará a Diretoria Executiva da FNP no biênio 2025-2027, em um movimento que reforça o protagonismo do Recife nos debates sobre políticas públicas e a defesa da autonomia municipal no cenário nacional.

A nova diretoria será presidida pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e contará ainda com nomes como Sebastião Melo (Porto Alegre), na 1ª vice-presidência, Cícero Lucena (João Pessoa) e Rodrigo Neves (Niterói), entre outros gestores de capitais e municípios de médio porte.

A FNP reúne prefeitos de cidades com mais de 80 mil habitantes e atua para fortalecer a presença dos municípios nas decisões federativas e na formulação de políticas públicas. A presença de João Campos na diretoria executiva da FNP é vista como estratégica para ampliar a articulação institucional do Recife em temas como saúde, mobilidade, educação e infraestrutura.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, foi empossado como vice-presidente temática de Empreendedor Individual, Emprego e Renda da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), durante a 87ª Reunião Geral da entidade, realizada ontem (7), em Brasília. A escolha reconhece o desempenho da gestão municipal no estímulo ao empreendedorismo e na criação de oportunidades de trabalho. A nova diretoria da FNP foi eleita para o biênio 2025/2027, reunindo gestores de diversas regiões do país.

Após a cerimônia, Pinheiro recebeu, no Gabinete Avançado de Caruaru em Brasília, o deputado federal Fernando Monteiro e os vereadores Jorge Quintino e Hugo Chaves, que parabenizaram o prefeito pela nova função e reiteraram apoio à gestão. “Assumo essa missão com muito compromisso, representando nossa cidade e o Nordeste em uma pauta tão importante para o desenvolvimento econômico e social”, afirmou o gestor caruaruense.

Faleceu na noite desta terça-feira (8), aos 70 anos, o ex-prefeito de São Caetano e ex-deputado estadual Esmeraldo Santos. Internado na UTI do Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, ele não resistiu ao agravamento do seu estado de saúde. A causa da morte não foi divulgada oficialmente.

Com trajetória destacada na política do Agreste pernambucano, Esmeraldo exerceu dois mandatos como prefeito de São Caetano e também representou a região na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Conhecido por sua postura conciliadora e pela dedicação ao desenvolvimento regional, ele foi uma das principais lideranças locais por décadas. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. Com informações do Blog do Mário Flávio.