Mais de 15 mandados judiciais estão sendo cumpridos, hoje, durante uma operação da Polícia Civil de Pernambuco nas cidades de Alagoinha e Pesqueira, no Agreste, e em Arcoverde, no Sertão. A ação tem como alvo uma organização criminosa investigada pelos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.
Estão sendo cumpridos um mandado de prisão, 15 mandados de busca e apreensão domiciliar e as medidas cautelares de suspensão do exercício de função pública, sequestro de bens e valores e bloqueio judicial de ativos financeiros, todos expedidos pelo juízo da Vara Criminal da Comarca de Pesqueira. Na execução estão sendo empregados 100 (cem) Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães.
A operação é a 17ª de Repressão Qualificada do ano, denominada “Pactum Amicis”, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), sob a presidência do Delegado Jeová Miguel, Titular da 3ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), unidade integrante do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).
As investigações foram iniciadas em abril de 2022, e assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), contando ainda com o apoio do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público (GAECO/MPPE), do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE).
Fastback Impetus híbrido: o que ela tem de diferente das outras versões?
Escolher um carro para comprar costuma deixar qualquer consumidor em dúvida. Ele tem que levar em conta preço, necessidade de uso, valorização, gosto pessoal, confiabilidade da marca e por aí vai. E quando essas dúvidas surgem quando ele decide a marca e o modelo e mesmo assim fica hesitante quanto à versão a optar? No caso do Fiat Fastback, ele pode escolher, por exemplo, motorização (1.0 ou 1.3 turbos), calibração diferente (caso da Abarth), tecnologia (híbrida ou a combustão) e possibilidades de customização quase infinitas.
A coluna Bigu testou por uma semana a Impetus, a mais equipada da linha e com motor turbo híbrido leve de 130cv de potência e 20,4kgfm de torque — e câmbio automático do tipo CVT com 7 simulação de sete marchas. A versão custa, no site Monte o Seu, da Fiat, 167.990 (ou R$ 10 mil a menos do cobrado pela Abarth). Ao optar por um cor metálica (muito bonita, por sinal) como a cinza Silverstone com teto preto, o consumidor precisa acrescentar R$ 1.990. Incluir o Connect Me e sensor de ponto cego exige mais R$ 3.990. Por fim, com o teto solar, mais R$ 4.990. No final, e era assim a versão testada, o comprador tem que dispor de R$ 178.960. Sem falar na aba de ofertas tentadoras de acessórios, uma das mais completas do mercado.
Mas vale checar na concessionária de sua preferência: a versão está sendo ofertada com bons descontos. O SUV cupê foi lançado em 2022 e ganhou há três meses (na linha 2026) um leve redesenho. Na verdade, a Fiat apenas adotou uma nova grade frontal, com linhas mais retas e novo acabamento em preto brilhante nas entradas de ar dianteiras. Também passou a ofertar teto solar na Impetus. O sistema híbrido veio no fim de 2024 — e basicamente nem é percebido na condução diária, a não ser via quadro de instrumentos, que mostra a atuação do motor elétrico, a regeneração e a carga da bateria. Ah, e dependendo do comportamento do motorista, ele reduz as emissões e o consumo em até 10%, segundo a marca. E ainda garante desconto ou até isenção do IPVA.
Segurança – O pacote de segurança é bom para a relação padrão-preço. Mas, em vez de quatro airbags, a versão merecia seis. Vale ressaltar que a Fiat anuncia, e sempre reforça isso, que os 4 airbags são de seis zonas de proteção: frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros. Os sistemas de auxílio à condução (Adas) incluem frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, comutação automática de farol alto, monitoramento de ponto cego.
Vida urbana – Em função disso e de vários outros equipamentos de conforto e comodidade, a Impetus é a versão mais indicada para a vida urbana, para quem perde horas no trânsito em vias cada vez mais engarrafadas. Ela tem, por exemplo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores – bastante úteis para se estacionar em vagas minúsculas. Os bancos de couro são confortáveis; o carregador de celular por indução; por demais prático. Assim como o freio de estacionamento eletrônico com função auto hold. O painel de instrumentos digital tem tela de 7″ e o multimídia de 10″. A qualidade do som não empolga, mas também não decepciona.
Conveniências – O ar-condicionado é digital automático, mas poderia ser bizona. O porta-malas tem dimensões caprichadas, capazes de satisfazer até uma família-buscapé. São, oficialmente, 600 litros de capacidade. E, ainda, há um bom espaço interno, resultado do teto mais elevado na traseira e dos 4,44m de comprimento, e apesar das medidas do entre-eixos (2,53m) – que é menor do que o do T-Cross (2,65m). O desempenho do conjunto 1.0 híbrido é bom, principalmente nas saídas (não falei de acelerações bruscas, as clássicas arrancadas). Nas estradas, também passa segurança nas ultrapassagens.
O consumo registrado pelo próprio carro, sem que houvesse esforço ou preocupação do condutor para reduzi-lo, foi bom. O tanque, abastecido pela concessionária com etanol, nem esvaziou no período do teste, com um consumo de uns 9km/l a 10km/l (combinando com um trecho de 150km em rodovia). Com gasolina, segundo dados do Inmetro, o T200 híbrido faz 12,6 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada). De qualquer forma, por mais que se aponte possibilidades de melhoria, é um sucesso: no varejo (tirando fora as locadoras, por exemplo), é o segundo modelo mais vendido da marca, superando até os ‘populares’ Mobi e Argo.
O que é híbrido leve – O sistema da Stellantis é chamado pomposamente de BSG (ou Belt Starter Generator, numa tradução livre ‘gerador de partida de correia’). Trata-se de um sistema elétrico que substitui o alternador e o motor de partida, auxiliando nesta partida e no desligamento do motor a combustão. Por isso, é também conhecido como híbrido leve. Ele não faz nenhuma roda girar, mas ajuda na assistência das acelerações e, por alguns instantes, oferece potência, poupando o trabalho do motor a combustão. É alimentado por uma bateria adicional de 12V de íons de lítio (localizada sob o banco do motorista). Nem chega a acrescentar potência e torque ao carro. Na verdade, oferta uns 4cv e 1kgfm de torque a mais. Mas recupera energia durante as frenagens e desacelerações e recarrega as baterias. O sistema start-stop (desliga o motor a combustão em paradas e religa-o rapidamente por meio do elétrico) é meio chato por desativar o ar condicionado. Não, nem adianta tentar desabilitar o start-stop. Isso não é permitido.
GWM lança o Wey 07 por R$ 429 mil – O SUV híbrido plug-in de luxo com seis lugares da GWM estreia no Brasil esta semana em versão única recheada de equipamentos e acabamento premium, focado no segmento de luxo eletrificado. O preço de R$ 429 mil vale para uma potência combinada de 517cv e impressionantes 83,62 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. O Wey 07 é equipado com motor a gasolina 1.5 turbo com dois elétricos (um dianteiro e um traseiro). Isso garante tração integral (AWD). A transmissão dedicada híbrida de 4 marchas foi desenvolvida pela própria GWM para maximizar a eficiência energética e o conforto de rodagem.
O sistema opera em múltiplos modos automáticos, sempre em conjunto com os dois motores elétricos: EV, HEV, Esporte, Eco, AWD, Neve, Areia, Lama e Normal. Esse conjunto propulsor trabalha em sintonia com uma bateria de lítio de alta tensão com capacidade de 42,5 kWh, permitindo que o SUV tenha uma autonomia elétrica de 128 km, segundo o Inmetro. Como virou tradição entre os híbridos da GWM, o Wey 07 possui a opção de recarga rápida e lenta. No modo DC (corrente contínua), a potência é de até 60 kW, permitindo que a bateria seja carregada de 30% a 80% em apenas 26 min, enquanto que no modo AC (corrente alternada), a bateria vá de 15% a 100% em cerca de 6h30min graças à potência admitida de até 6,6 kW.
As proporções são imponentes: 5,15m de comprimento, 1,80 metro de altura e entre-eixos de 3,05m. A capacidade do porta-malas é de 239 litros com todas as fileiras em uso, mas chega a 1.040 litros com a terceira rebatida. O modelo conta com capacidade de reboque de até 750 kg e altura livre do solo de 180 mm, com inclinação máxima de rampa de 60% (31°).
Materiais nobres – O interior do Wey 07 combina design minimalista e materiais nobres. Os bancos dianteiros contam com 12 ajustes elétricos, 8 modos de massagem (com três níveis de intensidade), aquecimento, ventilação e memória de posição. O assento do passageiro da primeira fileira oferece ainda um recurso exclusivo chamado Gravidade Zero, que automaticamente reclina o banco até a posição de 110°, que alivia a pressão na coluna de tal modo que cria a sensação de estar flutuando. Por isso, o cinto de segurança é totalmente integrado ao assento para garantir não apenas o máximo conforto de ajuste ao corpo, mas principalmente toda a segurança necessária.
A segunda fileira traz bancos com 10 ajustes elétricos, apoios de pernas e lombar, dois modos de massagem com dois níveis de intensidade, ventilação e aquecimento independentes, persianas retráteis para privacidade e uma mesinha retrátil (posicionada atrás do encosto do banco do motorista). O modelo ainda oferece Wi-Fi que permite conectar até 8 dispositivos. O pacote de segurança inclui 22 sensores (5 radares, 12 ultrassônicos e 5 câmeras), entregando um sistema de condução semi autônoma de nível 2+. O sistema de som Hi-Fi de 1.670 W RMS tem 16 alto-falantes. O SUV também traz caixa térmica com função de aquecimento e refrigeração entre -6°C e 50°C. A função Vehicle-to-Load (V2L) permite utilizar a bateria de alta tensão para alimentar equipamentos elétricos externos de até 3.300 W, como cafeteiras, laptops ou grelhas, tornando o modelo ideal para lazer e viagens.
Pulse Abarth homenageia a série Stranger Things – A Fiat é uma das parceiras comerciais da 5ª e última temporada de Stranger Things, série que é um dos maiores sucessos na Netflix. E para celebrar a parceria, a Fiat acaba de lançar a edição especial do Pulse Abarth Stranger Things. Os apaixonados pela série agora poderão levar para casa um pedaço desse universo misterioso e eletrizante do “mundo invertido”. Ao todo, serão 511 unidades — referência ao número da protagonista Eleven — disponíveis para os fãs da marca e da série. A Abarth é uma divisão esportiva da marca, focada numa melhor performance.
A série, desenvolvida exclusivamente em alusão à produção da Netflix, conta com diversos detalhes especiais que remetem à história. Na parte interna, o Pulse Abarth Stranger Things ganhou vinil e costura preta como acabamento, placa com a numeração do carro, easter egg no painel de portas do motorista, além de bancos com bordado Stranger Things. Já no exterior, faixa adesiva nas laterais que representa as garras do Demogorgon, o monstro da série, acabamento da grade inferior, cortina de ar e retrovisores em vermelho ou preto (dependendo da cor da carroceria), placa com o nome da série no motor, soleira de porta Stranger Things e nova serigrafia nos vidros, com três easter eggs de detalhes icônicos sobre a série.
A série Stranger Things, lançada pelo serviço de streaming em julho de 2016, reúne milhões de fãs ao redor do mundo e é um dos maiores fandoms do serviço de streaming. Reconhecida por um enredo envolvente, ela se passa na década de 1980 e conta com personagens que, apesar de jovens, enfrentam os desafios do “mundo invertido” com coragem. A primeira parte da 5ª temporada estreia no dia 26 de novembro. O preço não foi divulgado. A versão estará disponível para compra no dia 30 de outubro. A edição especial também será comercializada na Argentina e México.
Linha 2026 do Tiggo 7: o que muda? – A Caoa Chery apresentou a linha 2026, com novidades tecnológicas como itens de série. A principal novidade é a central multimídia de alta definição, agora presente em todas as versões do Tiggo 7. O sistema recebeu uma interface renovada, mais intuitiva e fluida, com suporte sem fio para Android e CarPlay. Também vem com comando por voz inteligente, que amplia a praticidade no uso diário. Segundo a marca, o desempenho do sistema é garantido pelo novo chip SemiDrive X9, que oferece maior capacidade de processamento e garante respostas mais rápidas e operação mais estável — um avanço que melhora a experiência de conectividade e entretenimento a bordo. Os preços não mudaram. Confira:
Sport: R$ 139.990
Pro Max Drive: R$ 169.990
Pro Hybrid Max Drive: R$ 169.990
Pro PHEV: R$ 219.990
SQ6 Sportback e-tron custa R$ 685 mil – A Audi do Brasil iniciou as vendas do SQ6 Sportback e-tron no Brasil por R$ 685 mil. Construído sobre a plataforma elétrica premium (PPE), o SQ6 Sportback e-tron utiliza dois motores elétricos que entregam potência combinada de 517cv e 81,07kgfm de torque. Ele tem tração integral quattro e acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, tem velocidade máxima limitada a 230 km/h. A bateria de íons de lítio de 800 volts permite carregamento rápido de 10% a 80% em cerca de 20 minutos, e a autonomia chega a 428 km, segundo dados do Inmetro. O modelo traz o que a Audi chama de ‘palco digital’: telas de 14,5, 11,9 e 10,9 polegadas para motorista e passageiro e um sistema de som Bang & Olufsen Premium 3D com 16 alto-falantes e 705 watts.
Paralisação das montadoras – A Anfavea, a associação brasileira dos fabricantes de automóveis, admite que a produção de veículos no país pode parar devido à escassez crítica de semicondutores. Esse problema já afeta a produção em algumas fábricas automotivas na Europa e arrisca prejudicar as operações brasileiras em questão de semanas. “A nova crise dos chips se deve a disputas geopolíticas intensificadas neste mês, depois que o governo holandês assumiu o controle da Nexperia, subsidiária de um grupo chinês que atua naquele país”, destaca a Anfavea em seu comunicado. Em resposta, a China impôs restrições à exportação de componentes eletrônicos, o que já afeta montadoras europeias. O presidente da entidade, Igor Calvet, diz que, com 1,3 milhão de empregos em jogo em toda a cadeia automotiva, é fundamental que se busque uma solução em um momento já desafiador, marcado por altos juros e desaquecimento da demanda.
Cuidados com o compressor evitam falhas do ar-condicionado – Este equipamento deixou de ser apenas um item de conforto para se tornar um componente essencial nos veículos: garante bem-estar e segurança aos ocupantes, controlando a temperatura da cabine e ajudando a desembaçar os vidros em dias frios ou chuvosos. No entanto, seu bom funcionamento depende da manutenção correta do compressor, peça central do sistema de refrigeração. Negligenciar esse cuidado pode levar a falhas precoces e altos custos de reparo.
Para evitar isso, Pedro Valêncio, supervisor de suporte ao cliente da Delphi, explica quais os cuidados durante o uso e a manutenção do componente. “Muitas pessoas acreditam que basta recarregar o gás para manter o ar-condicionado funcionando”, diz Valêncio. “Na realidade, é preciso seguir um conjunto de procedimentos — que inclui limpeza, troca de filtros, verificação de anéis de vedação e, também, a lubrificação correta do compressor.” Se o ar-condicionado começar a fazer barulho ou não resfriar adequadamente pode indicar de que algo no sistema deve estar comprometido. A emissão de odores desagradáveis pode indicar a presença de fungos ou bactérias no sistema. Ao identificar esses sintomas deve-se realizar testes específicos com ferramentas adequadas, para evitar diagnósticos superficiais.
Melhores práticas de reparo – Para substituir ou reparar o compressor, alguns procedimentos são indispensáveis:
Troca do condensador e do filtro secador/acumulador: essas peças acumulam resíduos metálicos e umidade não podem ser simplesmente limpas. A substituição é a única maneira de garantir a remoção completa de contaminantes e evitar a falha do compressor.
Substituição de filtros: esses componentes são projetados para absorver a umidade e filtrar detritos do sistema. Uma vez que o sistema é aberto, a capacidade do filtro de absorver umidade é comprometida. Não os substituir pode levar à corrosão interna e ao acúmulo de contaminantes.
Limpeza do sistema com nitrogênio: previne a entrada de umidade e a consequente corrosão interna. Deve ser utilizado um produto de limpeza específico com nitrogênio, nunca com ar comprimido. O nitrogênio é um gás inerte e seco e que não introduz umidade no sistema, diferentemente do ar comprimido que pode conter vapor d’água e causar danos futuros.
Substituição dos anéis de vedação (O-rings): sempre substituir todos os O-rings que foram desconectados. Com o tempo, eles podem endurecer, rachar ou deformar, perdendo sua capacidade de vedação. Para o procedimento é recomendável o uso de peças específicas em HNBR (Borracha de Nitrila Butadieno Hidrogenada).
Vácuo adequado: realizar um vácuo no sistema por pelo menos 30 a 45 minutos para remover o ar e a umidade, já que qualquer presença residual pode congelar, bloquear a válvula de expansão e causar corrosão interna.
Carga correta de fluido e óleo: usar apenas o fluido refrigerante e o óleo lubrificante especificados pelo fabricante do veículo e do compressor. Misturar diferentes tipos pode levar a falhas do compressor.
A lubrificação do sistema é crucial: compressores novos precisam ser devidamente pré-lubrificados, com a quantidade e o tipo de óleo corretos.
“Assim como um motor precisa estar adequadamente lubrificado antes de ser acionado, o compressor também exige atenção especial”, alerta Valêncio. A pré-lubrificação é obrigatória para evitar ruídos e falhas prematuras. Existem compressores pré-lubrificados (com óleo) e modelos secos, que requerem a adição de óleo novo antes do funcionamento. Em ambos os casos, é essencial utilizar o tipo e a quantidade corretos, conforme especificado pelo fabricante.
Para oferecer um serviço confiável, a oficina deve investir em equipamentos e rotinas de manutenção:
Inspeção e calibração de ferramentas de diagnóstico e estações de carga de refrigerante;
Verificação de mangueiras, filtros e anéis de vedação;
Testes de vácuo profundo para garantir estanqueidade do sistema;
Substituição do filtro secador a cada dois anos ou sempre que o sistema for aberto.
A manutenção adequada do compressor não é apenas um detalhe técnico: é essencial para a durabilidade dos componentes e para a satisfação do cliente. Pular etapas pode parecer uma economia de tempo, mas pode resultar em retrabalho, custos adicionais e compromete a confiança do cliente no serviço prestado pela oficina. Por isso, é fundamental as instruções do fabricante em cada etapa do processo. Além disso, aplicar as melhores práticas da indústria — como lubrificação adequada, limpeza minuciosa e substituição preventiva de componentes — melhora a qualidade do serviço e ajuda a prevenir falhas futuras.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
Recife foi palco da 6ª Conferência Nacional Mapa Educação, realizada neste sábado (25), no Centro Cultural Cais do Sertão, com a presença de cerca de 300 jovens de todos os estados brasileiros. O prefeito João Campos (PSB) participou da abertura do evento ao lado da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), fundadora do Mapa Educação. Pela primeira vez no Nordeste, a conferência teve como tema “Educação, Juventudes e Tecnologia” e proporcionou um ambiente de escuta, diálogo e articulação entre jovens lideranças e gestores públicos.
Durante sua fala, o prefeito destacou a importância de políticas educacionais com planejamento de longo prazo. “Assumi quatro compromissos na educação e estamos cumprindo um a um. Duplicamos as vagas de creche, criamos um amplo programa de alfabetização na idade certa, ampliamos o ensino integral e lançamos o Embarque Digital, garantindo formação superior gratuita em tecnologia para jovens da rede pública. Se a gente faz essas quatro coisas, já fez mais do que quase todo mundo no Brasil. Mas além disso, é preciso ter um plano de voo de longo prazo e entregas rápidas que gerem credibilidade e tragam resultados práticos”, afirmou João Campos.
O gestor também ressaltou a importância do papel do terceiro setor na construção de soluções educacionais. “Hoje, o terceiro setor brasileiro da educação é o mais organizado. Temos uma espécie de cartilha, uma receita clara do que fazer. O gestor bem-intencionado sabe por onde começar. A tarefa é traduzir isso em algo palpável e garantir que vire agenda, de governo, de orçamento, de discurso. Quando vira prioridade, a cidade avança”, completou.
A deputada Tabata Amaral compartilhou sua trajetória pessoal e a motivação que a levou à política. “A educação é a principal razão pela qual entrei na política. Cresci na periferia, estudei em escola pública e fui beneficiada por políticas como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, idealizada por Eduardo Campos. Na universidade, conheci pessoas que também sentiam essa angústia com a desigualdade. Foi aí que nasceu o Mapa Educação. Eu acreditava que política era só corrupção e troca de votos, até entender que a boa política precisa ser ocupada por nós”, destacou a parlamentar.
A programação do evento segue até amanhã (26) com oficinas, rodas de conversa e atividades culturais, como o Festival da Educação. Além de João e Tabata, também participaram representantes do Conselho Nacional de Juventude, secretarias estaduais e municipais, organizações do terceiro setor e empresas ligadas à inovação e educação.
A Região Metropolitana de São Luís vive uma das semanas mais violentas dos últimos anos. Desde domingo (19), uma série de ataques ligados à disputa entre facções criminosas por território deixou ao menos sete mortos e mais de dez feridos em diferentes bairros da capital maranhense e de cidades vizinhas.
Os episódios se concentram principalmente na Cidade Operária, área de forte presença de grupos rivais. Tiros em sequência, tentativas de execução e ataques em via pública se tornaram rotina desde o início da semana, obrigando escolas, universidades e comércios a suspenderem as atividades. As informações são do portal Infomoney.
Entre as vítimas estão jovens de 17 a 26 anos, além de homens adultos. Os crimes seguem o mesmo padrão: disparos à queima-roupa feitos por ocupantes de veículos em movimento. Em alguns casos, as autoridades investigam se os ataques foram represálias diretas entre grupos que disputam pontos de tráfico.
Na terça-feira (21), um ataque a tiros deixou um jovem morto e outras cinco pessoas feridas, entre elas um adolescente de 13 anos. O grupo estava na frente de um comércio quando foi surpreendido por homens armados que fugiram em direção à Cidade Olímpica.
A escalada da violência paralisou parte da rede de ensino. Ao todo, 14 escolas estaduais e sete municipais interromperam as aulas, além de instituições como o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A retomada completa está prevista apenas para a próxima semana.
Reação das autoridades
Diante da situação, o governo estadual reforçou o policiamento na região. O Comandante-Geral da PM, coronel Wallace Amorim, afirmou que todas as forças de segurança estão nas ruas para garantir a ordem e que não há registros de ataques dentro das escolas.
O governador Carlos Brandão (PSB) declarou que o efetivo policial foi ampliado e que o Estado vai agir “com rigor contra qualquer ameaça à ordem pública”.
Já o secretário de Segurança, Maurício Martins, informou que cerca de 140 policiais militares, incluindo equipes do Bope, Rotam e Batalhão de Choque, estão em operação permanente na Cidade Operária e nos bairros vizinhos.
As investigações, conduzidas pela Polícia Civil, apontam que os ataques partem de células locais de facções que disputam o controle do tráfico e ordenaram os crimes como retaliação a prisões recentes.
Durante entrevista concedida na tarde deste sábado (25) nos estúdios da Rádio Integração FM, o prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), fez um apelo contundente à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), sua aliada política, em meio à grave crise hídrica enfrentada pelo município devido ao colapso da Barragem de Jucazinho. Em tom de desabafo, Chaparral destacou os esforços da gestão municipal para minimizar os impactos da falta d’água na cidade e na zona rural.
“Nós temos hoje 60 pontos de abastecimento com caixas d’água. Até o presente momento, já foram quase 1.500 carradas de caminhões nesses pontos, além de mais de 2.240 carradas em prédios públicos e outras mais de 3 mil nas casas do povo. Fizemos ainda a implantação de novos pontos de caixas e recuperamos seis poços, com instalação de bombas. Já está jorrando água. Enfim, eu tenho feito a minha parte nos quatro cantos do município”, afirmou o gestor.
O prefeito, no entanto, cobrou maior sensibilidade e ação efetiva por parte do Governo do Estado. “Tenho ido incontáveis vezes ao Palácio do Campo das Princesas, mas infelizmente quem está na Casa Civil não está tendo a devida sensibilidade com essa situação. Eu sou aliado da governadora, mas preciso dizer isso aqui: o problema de água em Surubim não é apenas da prefeitura, é também do Governo do Estado. Estou fazendo até o que não precisava fazer”, disparou Chaparral.
Segundo o gestor, apesar das solicitações formais e reuniões com representantes estaduais, o município ainda não recebeu o apoio necessário. “Dentre os 184 municípios de Pernambuco, não está havendo sensibilidade do governo Raquel Lyra com relação à crise hídrica de Surubim. Já estive lá pedindo convênio para contratar mais caminhões-pipa, mostramos que a população está sofrendo, mas até agora não tivemos nenhum tipo de ajuda efetiva do Estado”, relatou.
Chaparral também revelou ter buscado apoio direto da própria governadora e de integrantes da Casa Civil. “A governadora tem conhecimento de tudo isso. Já mandei mensagem pra ela, falei com o secretário estadual da Casa Civil [Túlio Vilaça] várias vezes. É uma pressão muito grande, muita gente procurando a prefeitura, mas não tenho condições de atender todas as demandas sozinho. Desde março venho cobrando apoio, e o que recebemos até agora é insuficiente diante do colapso de Jucazinho”, explicou.
O prefeito concluiu ressaltando a gravidade da situação e a necessidade urgente de ações conjuntas. “Surubim é muito grande, tem lavanderias, comércios, e a situação está difícil. Só Deus mesmo mandando chuvas. A prefeitura segue fazendo sua parte, mas falta o Governo do Estado dar um empurrão. Recentemente, cheguei a apelar até ao assessor do senador Humberto Costa, pedindo ajuda ao Governo Federal, porque a situação não é fácil”, completou.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou o prazo de 24 horas para que a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas encaminhe à Corte o relatório integral de monitoramento do ex-presidente Fernando Collor. Ele está em prisão domiciliar desde 1° de maio.
Segundo o despacho de Moraes, o descumprimento da determinação poderá configurar “desobediência a ordem judicial”. A determinação foi feita após o envio de um relatório indicar a “violação por dispositivo desligado” da tornozeleira de Collor, entre 2 e 3 de maio, “por falta de carga na bateria”. Anteriormente, Moraes já havia dado prazo de 48 horas para que a secretaria explicasse a falha e o atraso de cinco meses na comunicação desta. As informações são da CNN Brasil.
Em resposta, a pasta informou realizar o “cumprimento integral das determinações e obrigações” e declarou que desde que Collor colocou o dispositivo eletrônico, em 1° de maio, “o referido monitoramento vem sendo realizado de forma contínua, efetiva e segundo os protocolos técnicos estabelecidos, com a devida elaboração regular dos relatórios de acompanhamento”.
Ainda segundo a pasta alagoana, o envio dos relatórios de monitoramento foi “prejudicado, uma vez que na Decisão Judicial encaminhada por essa Suprema Corte, não especificava os endereços eletrônicos de desno (sic) ou canais de comunicação institucional” para envio dos documentos.
Além do prazo, a decisão de Moraes também estabelece que a PGR (Procuradoria-Geral da República) seja informada da situação.
Collor foi condenado, em 2023, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro à penal total de oito anos e 10 meses de reclusão, em regime fechado. Aos 75 anos, no entanto, teve a prisão domiciliar humanitária, com uso de tornozeleira eletrônica, concedida por Moraes no início de maio.
Na época da decisão, Moraes determinou que a secretaria de Ressocialização e Inclusão Social enviasse relatório circunstanciado semanal com dados “pertinentes à referida monitoração”.
A condenação de Collor também estabeleceu o pagamento de multa e de R$ 20 milhões por danos morais coletivos. Ele foi condenado pelo esquema de corrupção na empresa de combustíveis BR Distribuidora, atual Vibra Energia.
A operadora CVC Viagens divulgou os destinos mais procurados para o verão de 2025, com destaque para Porto de Galinhas (PE) entre os nacionais e Orlando (EUA) no internacional. No ranking nacional, Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) completam o pódio, enquanto, no exterior, Punta Cana (República Dominicana) e Portugal aparecem logo após Orlando.
Segundo a CVC, o interesse pelos destinos reflete tanto o apelo turístico quanto a diversidade de experiências que oferecem. Porto de Galinhas se destaca pelas praias paradisíacas e infraestrutura turística, enquanto Orlando atrai visitantes interessados em parques temáticos e opções de lazer para toda a família.
A operadora ressalta que a procura por viagens de verão continua aquecida, impulsionando o setor de turismo nacional e internacional e movimentando a economia dos destinos mais buscados.
Durante a Vaquejada do Parque Fernando Lucena 2025, Caruaru se destaca mais uma vez como polo de eventos e turismo no Nordeste. O tradicional evento, iniciado no dia 21 e que segue até amanhã (26), tem atraído artistas, influenciadores, empresários e políticos, que desembarcam constantemente na Capital do Forró.
Na tarde de ontem (24), a movimentação no Aeroporto de Caruaru chamou atenção. O fluxo de pousos e decolagens foi intenso, refletindo o impacto econômico e turístico da vaquejada. O evento tem aquecido o comércio local e atraído visitantes de diferentes regiões.
Além do tráfego aéreo, o aeroporto tem se tornado ponto de encontro para fãs ansiosos pela chegada de seus ídolos. Pessoas se reúnem nas áreas próximas ao terminal para tentar fotos ou acenos dos artistas que chegam e saem durante todo o dia. Com informações do portal CNF.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu convocar o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, para uma reunião após ficar sabendo que o banco vai lançar um sistema de apostas esportivas próprio neste fim de ano. O encontro deve acontecer assim que Lula regressar da Ásia. As informações são do jornal O Globo.
Vieira já havia expressado, no ano passado, o desejo de a Caixa de se tornar um dos principais players do mercado de bets no país. Em entrevista ao Globo publicada no último dia 16, o presidente da Caixa confirmou o plano e revelou sua expectativa de lançá-la no fim de novembro.
“É um mercado novo, e a Caixa é um entrante. Queremos ser um player importante. A estimativa de arrecadação é entre R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões para o ano que vem”, disse ao Globo, na ocasião, ao ser questionado sobre a concorrência das apostas eletrônicas com as loterias do banco.
Na última segunda-feira, ele repetiu o plano de lançar a “bet da Caixa” em entrevista ao site Money Times, repetindo o cronograma e a expectativa de arrecadação. No entanto, aparentemente o presidente Lula não estava informado.
A casa de apostas da Caixa já foi aprovada pela Secretária de Prêmios e Apostas, do Ministério da Fazenda, órgão responsável por analisar se as empresas cumprem os requisitos para atuar no mercado de apostas esportivas. A análise da secretaria, no entanto, foi de teor formal e técnico, sem entrar no mérito político.
O incômodo de Lula com a iniciativa da Caixa foi confirmado por auxiliares do presidente e também por fontes da cúpula do banco. Segundo aliados, a criação de uma casa de apostas por um banco público federal vai na contramão do discurso crítico que o governo tem adotado em relação às apostas esportivas, alvo de uma proposta de aumento de impostos do Ministério da Fazenda.
Após o anúncio de Vieira, indicado ao cargo pelo deputado e ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), o governo Lula passou a ser alvo de críticas de parlamentares da oposição, como os senadores Cleitinho (PL-MG) e Damares Alves (Republicanos-DF), mas também de influenciadores mais alinhados com a esquerda, como a economista Nath Finanças.
Lula tem insistido na necessidade de aumentar as alíquotas dos impostos das casas de apostas. O governo decidiu enviar novamente ao Congresso, nos próximos dias, uma proposta que amplia a taxação das bets e fintechs.
O prefeito de Itaíba Pedro Pilota e a ex-prefeita e pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde receberam, nesta semana, a visita do presidente da Adagro, Moshe Dayan, e do gerente regional de Garanhuns, Eldo Novaes, em Itaíba, no Agreste Meridional. A comitiva conheceu o novo projeto de piscicultura implantado pelo município, que tem produção estimada em 500 quilos de tilápia por mês. A iniciativa vai abastecer as cozinhas comunitárias e programas sociais, reforçando a segurança alimentar e a geração de renda local.
Durante a visita, o grupo também conheceu a queijaria Serra Grande, do produtor Leizinho Marques, referência na produção de queijos e derivados com identidade regional. O prefeito Pedro Pilota destacou o reconhecimento da Adagro e o impacto positivo das ações voltadas ao campo. “Esse projeto é um passo importante para Itaíba. Ele une sustentabilidade, segurança alimentar e desenvolvimento rural”, afirmou.
Regina da Saúde, que iniciou o processo de regularização das queijarias em sua gestão, comemorou o avanço dos projetos e destacou o papel do município no fortalecimento da economia rural. Após o encontro, ela seguiu para o Torneio Leiteiro Tradição & Qualidade, na Pedra, onde conversou com produtores e lideranças locais. Em ritmo de pré-campanha, Regina tem ampliado sua presença política no Sertão e na Região Metropolitana do Recife, defendendo a ampliação da representação feminina na Assembleia Legislativa. Com informações de A Folha das Cidades.
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), apontou uma série de irregularidades graves na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, durante vistoria realizada no dia 29 de setembro de 2025. O relatório nº1158/2025, assinado pelo médico fiscal Dr. Sylvio de Vasconcellos e Silva Neto, CRM-PE n°10589, foi motivado por denúncia do Ministério Público de Pernambuco e por solicitação do Sindicato dos Médicos (Simepe).
A fiscalização, realizada sem aviso prévio, constatou que o hospital não possui diretor técnico médico, condição obrigatória para o funcionamento de qualquer unidade de saúde segundo o Decreto Federal nº20.931/1932. O último responsável técnico, Dr. Carlos Alberto Anez Bello, havia pedido demissão no início de fevereiro e até a data da vistoria nenhum substituto havia sido nomeado. As informações são do Correio de Notícias.
O relatório revela que a maternidade funciona 24 horas por dia e realiza atendimentos de obstetrícia, mastologia e ultrassonografia. Apesar da rotina intensa, o local não conta com Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA), item obrigatório para unidades com centro cirúrgico e também não possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os fiscais ainda constataram problemas de infraestrutura, como infiltrações, trincas e climatização inadequada no centro cirúrgico, onde a temperatura é considerada “elevada e desconfortável”. A maternidade também não possui comissões obrigatórias de Controle de Infecção, Ética Médica, Revisão de Óbitos e Segurança do Paciente.
Na área de urgência e emergência, a situação é considerada crítica. O Cremepe registrou ausência de equipamentos básicos, como desfibrilador, oxímetro, aspirador de secreções e fonte de oxigênio, e falta de medicamentos essenciais para estabilização de pacientes graves, o que fere diversas resoluções do Conselho Federal de Medicina e da Anvisa.
O documento também alerta que médicos plantonistas estão acumulando funções, sendo responsáveis tanto pelos atendimentos de emergência quanto pelas intercorrências de pacientes internados e transferências, o que contraria normas éticas e de segurança assistencial.
De acordo com o relatório, a maternidade realizou 845 atendimentos obstétricos em janeiro, incluindo 44 partos e 53 internações, mas não dispõe de equipe exclusiva para pacientes internadas. Durante a inspeção, foram identificadas ainda falhas de higiene e manutenção, como pia sem funcionamento na triagem obstétrica e apenas uma torneira no lavabo do centro cirúrgico. Entre as recomendações, o Cremepe cobra a regularização imediata da direção técnica médica, melhorias na infraestrutura física e climatização, criação das comissões obrigatórias e fornecimento de insumos e medicamentos de emergência.
O órgão alerta que a continuidade do funcionamento da unidade nessas condições pode comprometer a segurança de gestantes e recém-nascidos e fere o Código de Ética Médica e normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em nota, a assessoria do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou que, após a realização de duas fiscalizações, ocorridas nos dias 24 de fevereiro de 2025 e 29 de setembro de 2025, na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, aguarda a devolutiva das respostas solicitadas à gestão da unidade, dentro do prazo estipulado pela autarquia. “Nas referidas fiscalizações, a Maternidade foi notificada em razão da constatação de diversas irregularidades, detalhadas nos relatórios de vistoria disponíveis no Portal do Conselho (clique aqui e aqui). Os devidos encaminhamentos referentes ao processo fiscalizatório do sistema conselhal terão prosseguimento somente após o recebimento da mencionada devolutiva.
O Partido dos Trabalhadores de Petrolina (PT) realizou neste sábado (25) mais um importante encontro dentro da nova proposta de atuação da gestão do professor Herlon Bezerra, atual presidente do diretório municipal. A proposta de Herlon é construir, de forma participativa, o plano político e as estratégias de atuação do partido na maior cidade do Sertão e terceira maior de Pernambuco.
O Seminário de Construção do Plano de Ação do PT Petrolina começou às 8h30, na sede do Sintepe, localizada na Avenida Souza Filho, no Centro da cidade, próximo ao Banco Santander.
Segundo o presidente Herlon Bezerra, o evento marca o início de uma nova fase para o PT local. “Vamos fazer juntos essa caminhada. A união de filiados, apoiadores e simpatizantes será a marca dessa nova etapa do nosso partido em Petrolina. Queremos fortalecer o diálogo e a construção coletiva, princípios que sempre fizeram parte da história do PT, o maior partido de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo”, destacou Herlon.
A secretária de Organizações Populares da sigla, Domícia, reforça o convite à participação ativa de todos os segmentos. “Vamos juntos construir o nosso plano de ação. Cada contribuição é importante — ideias, sugestões e participação. O PT é isso: diálogo, união e construção coletiva”, ressaltou.
Uma ponte de madeira que liga os municípios de Fernando Falcão e Mirador, no interior do Maranhão, desabou ontem (24) enquanto um caminhão de carga atravessava o rio Alpercatas, nas proximidades da MA-272. O acidente foi registrado por moradores e rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver o momento em que a estrutura, já bastante comprometida, cede completamente, fazendo o veículo cair no rio. Testemunhas relataram que a ponte apresentava sinais de desgaste havia pelo menos três meses. Após o colapso, o caminhão chegou a ser arrastado pela correnteza.
O motorista sofreu ferimentos leves, foi resgatado com vida e encaminhado a um hospital da região, onde recebeu atendimento e não corre risco de morte.
Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA) informou que técnicos estão realizando um levantamento no local para a elaboração de um projeto de construção de uma nova ponte sobre o Rio Alpercatas.