Para não dizer que não fez
Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
O que deveria ser prioridade absoluta do Governo do Estado, o reforço na segurança pública, se transformou no velho e conhecido conceito de “para não dizer que não fiz”. Para não dizerem que Pernambuco passaria o Carnaval de 2025 sem câmeras de videomonitoramento, a gestão Raquel Lyra (PSDB) anunciou, ontem (21), a instalação de 40 equipamentos.
As câmeras serão colocadas no Bairro do Recife, no Sítio Histórico de Olinda e em um trecho do percurso do Galo da Madrugada, no centro da capital. O restante do Estado não terá direito às instalações para o período da folia de momo e ficará sem esse apoio nas ações de segurança.
Leia maisVale ressaltar que as 40 câmeras só começam a funcionar na quinta-feira (27) da semana que vem. Mas os festejos no Marco Zero do Recife, por exemplo, já tiveram início desde ontem, inclusive com os shows patrocinados pelo Estado no palco montado para receber o Festival Pernambuco Meu País.
O número de equipamentos é irrisório tanto para monitorar a quantidade de pessoas que circula no Estado durante o Carnaval e também quando se compara com o total de câmeras previsto no contrato entre a gestão e o fornecedor.
Ao todo, são 2 mil câmeras contratadas a serem instaladas em Pernambuco, após 15 meses de espera, depois que a gestão Raquel Lyra desativou os equipamentos anteriores. Significa que o Poder Executivo só conseguiu instalar para o Carnaval 2% do total de câmeras já contratadas.
Este blog já tinha revelado que as novas câmeras de videomonitoramento da Secretaria de Defesa Social (SDS) só seriam instaladas depois do Carnaval. O próprio Governo havia confirmado que as primeiras câmeras só seriam colocadas 30 dias após a assinatura do contrato, realizada na última segunda-feira (17).
Com a repercussão negativa da revelação feita por este blog, o Governo negociou com o fornecedor a minúscula antecipação da chegada dos equipamentos. Para não dizerem que não fez.
O QUE DIZ O SECRETÁRIO – “O contrato com a empresa foi assinado na última segunda-feira e eles teriam um prazo de 30 dias para fazer a instalação, mas nós negociamos e conseguimos antecipar a instalação de cerca de 40 câmeras no Bairro do Recife, no Sítio Histórico de Olinda e em um trecho do percurso do Galo da Madrugada. Já contaremos a partir de quinta-feira, pré-Carnaval, com essas câmeras. E o processo de implementação segue nos próximos meses para Pernambuco ter 2 mil novas câmeras de segurança da tecnologia mais moderna que existe”, informou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Tecnologia – Ao todo, apenas 40 câmeras de alta resolução e visão de 360º ficarão dispostas nos 20 totens que serão instalados no Recife e em Olinda. As estruturas, com duas filmadoras cada, serão instaladas nas ruas onde há grande circulação de pessoas. O objetivo, segundo o Estado, é proporcionar mais precisão e agilidade no trabalho das Forças de Segurança para que haja proteção aos cidadãos e um Carnaval de paz.
Silvinho voando – O presidente Lula é só amor com o ministro pernambucano Sílvio Costa Filho (Republicanos). Ontem, o chefe do Executivo disse: “De vez em quando a gente erra, mas na maioria das vezes a gente acerta e escolhe um ministro de qualidade. Um menino pernambucano, que tem dado um show no trabalho dele. Só trabalha para fazer as coisas acontecerem”, declarou Lula, sobre Silvinho. A fala do presidente foi no Porto de Itaguaí, na Baía de Sepetiba, em cerimônia para a assinatura do contrato de concessão de um terminal portuário de minério de ferro.
Marçal inelegível – O ex-coach Pablo Marçal (PRTB) foi condenado, na tarde de ontem (21), pela Justiça Eleitoral de São Paulo por abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação social e captação ilícita na campanha eleitoral de 2024 à Prefeitura de São Paulo. Cabe recurso. O juiz Antônio Maria Patiño Zorz, da primeira Zona Eleitoral da capital, tornou o ex-candidato a prefeito inelegível por oito anos, a contar de 2024. O magistrado analisou dois conjuntos de ações, ajuizadas pela coligação encabeçada pelo PSOL, partido de Guilherme Boulos, e pelo PSB. A decisão refere-se à divulgação de Marçal de um vídeo no qual venderia seu apoio a candidatos a vereador de “perfil de direita” em troca de doação para sua campanha. Marçal informou que não há provas e que vai recorrer.

Bolsonaro no Recife – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca no Recife na próxima segunda-feira (24), em uma visita organizada em meio a um cenário político conturbado para a oposição. A viagem acontece poucos dias após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar Bolsonaro e mais 33 aliados por tentativa de golpe de Estado. Na capital, a agenda do ex-presidente inclui um café da manhã com aliados e uma entrevista de rádio. Em seguida, Bolsonaro deve seguir para uma visita à Usina Petribu, em Carpina, na Mata Norte, onde participará de um almoço. No final da tarde, ele vai até Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, onde receberá o título de cidadão do município antes de retornar a Brasília.
CURTAS
Queiroz cobra construção de terminal – O ex-prefeito de Caruaru, no Agreste, Zé Queiroz (PDT), voltou a defender a urgência da construção do Terminal Oeste de Passageiros, no terreno da antiga Cagep. Em vídeo publicado em sua conta no Instagram, Queiroz argumentou que a obra vai fortalecer o comércio e a economia local, atraindo pessoas de cidades vizinhas e possibilitando que elas venham buscar serviços e produtos em Caruaru. “É uma obra importantíssima para a mobilidade e organização do trânsito. Mas, acima de tudo, é garantia de uma estrutura adequada para passageiros e motoristas”, explicou.
Rosa Amorim 1 – Depois de viralizarem imagens de desperdício de alimentos por produtores e empresas na última semana, uma onda de revolta tomou conta das redes sociais. Com isso, a deputada estadual Rosa Amorim (PT) protocolou os projetos de lei n⁰ 2601/2025 e o n⁰ 2597/2025 para proibir o descarte de alimentos e a destruição de safra ainda em condições de consumo por motivos exclusivamente financeiros.
Rosa Amorim 2 – A parlamentar, que coordena a Frente Parlamentar de Combate à Fome, comentou a importância de combater o desperdício. “Nós queremos comida no prato do povo e não no lixo. Essas imagens são lamentáveis em um país em que mais de 8 milhões de pessoas passam fome. Por isso, protocolamos os projetos de lei pelo combate ao desperdício e ao descarte de comida, para pensarmos juntos como avançarmos nas políticas de alimentação no Brasil através da redução do desperdício”, destacou.
Perguntar não ofende: quem vai botar mais blocos na rua no Carnaval 2025? Raquel Lyra ou João Campos?
Leia menos