Crise de Eduardo fortalece Flávio Bolsonaro como presidenciável da direita em 2026

Por Bela Megale – O Globo

Flávio Bolsonaro passou a ganhar apoio entre expoentes do Centrão e da base de seu pai para concorrer à Presidência em 2026.

Aliados do senador afirmam que ele resiste à ideia e que vai trabalhar para a reabilitação política de Jair Bolsonaro, que está inelegível, e pela sua reeleição no Legislativo. Eles dizem, porém, que, nos bastidores, Flávio chegou a admitir que pode “ir para o sacrifício” se for uma ordem do pai e se as pesquisas lhe derem segurança.

Em conversas recentes e a portas fechadas, o próprio Jair Bolsonaro passou a colocar Flávio como opção para disputar o Palácio do Planalto, segundo lideranças políticas que conversaram com o ex-presidente.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O ex-deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) declarou em entrevista a Francisco José, no programa Opinião, da Rádio Grande Rio AM (680), que está “pré-candidatíssimo” ao Senado e que, se for autorizado a concorrer, repetirá o desempenho que obteve em 1982. “Se deixarem eu ser candidato, vai acontecer o que aconteceu em 82… no lugar de 7 mil, eu tirei 15.252 votos”, afirmou Patriota, ao recordar o apoio que recebeu em áreas como o sertão de São Francisco, o Araripe e o Pajeú, onde ficou conhecido como “advogado dos pobres, dos agricultores”.

O político também avaliou o cenário eleitoral atual, ressaltando que a multiplicidade de candidaturas pode beneficiá-lo. “Quanto mais candidatos, melhor ainda para mim”, disse, e sugeriu que eleitores votem “em Miguel e em Gonzaga, que tem duas vagas”. Assista:

Toritama - Tem ritmo na saúde

Uma estátua em homenagem a Reginaldo Rossi, o Rei do Brega, foi instalada na entrada do Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, por iniciativa do proprietário do Mercadinho e Padaria Sol e Mar. O monumento, feito em cimento e revestido com verniz para garantir durabilidade, substitui uma versão anterior em tecido que se desgastou com o tempo. “Reginaldo Rossi representa muito para a nossa música e cultura. Ele não era só de Recife, era do Brasil e do mundo. E essa homenagem é uma forma de mostrar que o povo também sabe valorizar seus artistas”, afirmou o empresário local.

O autor da escultura, o advogado e historiador Saulo Duarte, explica que o trabalho de três metros e meio de altura e cerca de 1,5 tonelada foi concebido para retratar as principais fases da carreira do cantor. “Fiz inspirado nas três fases dele: a Jovem Guarda, a década de 1970 no estilo romântico e, da década de 1980 em diante, a fase brega. Usei argamassa, cimento com pó de mármore e finalizei com resina para proteger da maresia”, detalhou Saulo.

Além de ponto turístico e de memória, o Mercadinho e Padaria Sol e Mar virou espaço de encontro e resistência cultural na ilha. O proprietário ressalta que o local vai muito além da venda de pães e produtos: “É um ponto de prosa, de memória e de afeto. Aqui, ele é lembrado com carinho todos os dias.”

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Depois de uma reunião com empresários americanos, os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Carlos Viana (Podemos-MG) mencionaram nesta segunda-feira (28) a possibilidade de uma carta endereçada à Casa Branca pedindo a prorrogação do prazo de aplicação das tarifas de 50% aos produtos brasileiros pelos Estados Unidos.

A alíquota é maior do que a aplicada à União Europeia — que chegou no último domingo (27) a um acordo de 15% — e do que a tarifa global, que pode atingir até 20%. O governo americano confirmou que a taxação entrará em vigor ainda esta semana, no dia 1º de agosto. As informações são da CNN Brasil.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O coronel do Exército Fabrício Moreira de Bastos confirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a existência da “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro” e disse que recebeu ordens de seu superior no Centro de Inteligência do Exército (CIE) para receber e repassar o documento.

Integrante das Forças Especiais do Exército, os “kids pretos”, O militar é réu no núcleo 3 da ação penal da trama golpista, e foi interrogado nesta segunda-feira pelo juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes. As informações são do jornal O Globo.

Palmares - Natal Encantado 2025

O Poder

Morreu aos 74 anos o jornalista Marcelo Beraba, o principal idealizador e também um dos fundadores da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), nesta 2ª feira (28.jul.2025), no Rio, vítima de um tumor no cérebro. Estava internado no Hospital Copa D’Or. 

Nascido em 29 de abril de 1951, no Rio, Beraba iniciou a carreira em 1971, aos 20 anos, como repórter de cidades e cultura do jornal O Globo. Formado em Jornalismo pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, construiu uma trajetória de quase cinco décadas na imprensa brasileira.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por O Poder

Com uma longa trajetória de serviços prestados no campo da preservação do patrimônio histórico e cultural, escritor e pensador, Roberto Pereira acaba de ser eleito para a Academia Pernambucana de Letras, na vaga deixada por Marcos Vinícius Vilaça.

Currículo

Roberto Pereira foi secretário de Educação e Cultura do Recife e, depois, de Pernambuco, tendo se destacado por realizar projetos de fomento da cultura.

Foi presidente da Fundarpe onde cumpriu um imenso programa de restauração dos monumentos históricos de nosso Estado, também um vasto projeto de editoração, atingindo, nos quatro anos, uma média de 1,5 livros/mês.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (28), o projeto de lei que cria o programa Acredita Exportação.

A iniciativa visa ampliar a base exportadora de micro e pequenas empresas (MPEs), por meio da devolução de tributos federais pagos ao longo da cadeia produtiva de bens industriais destinados à exportação.

A partir de 1º de agosto, essas empresas poderão receber o equivalente a 3% de suas receitas com vendas ao exterior, por meio de compensação com tributos federais ou ressarcimento direto. As informações são da CNN Brasil.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comemorou, nesta segunda-feira (28), a saída do Brasil do mapa da fome. Os números foram divulgados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO).

Segundo dados, a taxa de pessoas desnutridas no país é inferior a 2,5% da população nacional, um índice considerado como baixo. Na América Latina, a taxa é de 5,1%, contra uma média mundial de 8,2%.

De acordo com o ministro, os índices refletem o compromisso do Governo Federal com a justiça social e o combate à fome.

Por Wanessa Campos*

Eu me lembro bem: Governo Eraldo Gueiros. Na Casa Civil, não se falava outro assunto, a não ser a Missa do Vaqueiro que iria acontecer em julho e o comando estava com o então secretário Francisco Perazzo, deputado estadual pelo PSD. Acompanhei tudo, apesar de novata no ramo, era assessora de imprensa do secretário. As primeiras providências, como seria o espaço, o formato do altar etc. A ideia foi de Perazzo, sertanejo do Pajeú. O altar seria em forma de ferradura, pois remetia ao Sertão, ao vaqueiro.

O local ficava distante, Serrita, Sertão Central, precisamente no Sítio das Lages, mais de 540 km do Recife. E de repente fui “convocada” para viajar até Serrita ver os preparativos e fazer uma matéria. Fui. Encontrei o altar pronto, a cruz grande e branca no meio do altar, numa área imensa e descampada. Terra seca arrodeada de mandacarus e facheiros e, foi nesse cenário sertanejo aos pés da cruz que conheci o padre vaqueiro João Câncio.