Centrais sindicais homenageiam Patriota

O ex-deputado federal Gonzaga Patriota recebeu, nesta quinta-feira (6), uma homenagem de várias entidades sindicais por seus serviços “ao lado e em defesa das principais causas dos trabalhadores brasileiros”. O Diploma de Agradecimento foi subscrito pelos presidentes das Centrais Sindicais CGTB; CTB; FORÇA SINDICAL; NCTS e UGT, assinado pelos seus presidentes Antonio Neto, Wagner Gomes, Paulinho da Força, José Calisto Ramos e Ricardo Patah, respectivamente.

Patriota recebeu em sua Consultoria Jurídica, em Brasília, o jornalista Evaldo Costa e o vice-presidente nacional da CTB, Joilson Cardoso, que lhe homenagearam pela defesa dos trabalhadores.

Do Estadão

Uma coalizão de 27 frentes parlamentares do Congresso resolveu se unir para pedir ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que devolva a medida provisória editada pelo governo para limitar as compensações de créditos de PIS/Cofins como forma de bancar a desoneração da folha de pagamento.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (6) as frentes falam em “graves consequências” da MP para o setor produtivo, principalmente industrial, agroindustrial, petroquímico, de alimentos, de medicamentos e outros segmentos exportadores. Os parlamentares dizem que as empresas, ao serem surpreendidas com a medida, podem suspender operações e reavaliar contratos.

“A impossibilidade de compensar créditos de PIS e Cofins terá um impacto significativo no fluxo de caixa das empresas, que precisarão substituir essa compensação pelo pagamento em dinheiro, recursos que poderiam ser usados para investimentos”, afirma a nota. As frentes também afirmam que, da forma como foi proposta, a MP é inconstitucional.

Além da FPA, também estão entre os 27 signatários do manifesto, a Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), a Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS), a Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio) e a Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo (FPBC), entre outras.

No documento, as frentes dizem ainda que a limitação das compensações tributárias resultaria em uma arrecadação “ilícita” do Estado e “apropriação indébita” do dinheiro do contribuinte.

“A mudança abrupta nas regras tributárias, sem uma consulta prévia com a sociedade e os setores afetados, criou um ambiente de incertezas e insegurança jurídica e política”, diz a nota.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) já se mobilizava para pedir a devolução da MP por avaliar que o agronegócio será um dos setores mais afetados pela limitação das compensações de créditos de PIS/Cofins.

A Fazenda quer compensar a desoneração da folha de 17 setores da economia e de alguns municípios, que continuará valendo em 2024 na íntegra e acabará gradualmente nos próximos anos, com a limitação da compensação de créditos de PIS/Cofins de forma geral e de créditos presumidos de PIS/Cofins não ressarcíveis. Essas iniciativas tramitam por meio de MP, que tem efeito imediato, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até quatro meses.

A devolução da MP cabe a Pacheco porque o senador é também o presidente do Congresso.

Com alegria, retribui, hoje, durante almoço no Leite, na companhia do meu amigo comendador Braga Sá, a gentileza do tratamento vip e apoio no lançamento da biografia de Marco Maciel em Goiânia, a charmosa capital de Goiás, ao jornalista e escritor Valterli Guedes, presidente da Associação de Imprensa do Estado de Goiás.

Ele está em viagem de férias entre Pernambuco e Paraíba, na companhia de alguns amigos, entre eles o cineasta Sinésio Dioliveira e o comandante Rubens Ferreira de Assis. Nosso encontro, extremamente agradável, cheio de boas histórias e bastidores políticos, contou também com a presença do procurador-geral da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Hélio Lúcio Dantas.

Conheci Valterli, figura emblemática da Imprensa de Goiás, através do comendador Braga Sá, que não apenas estendeu o tapete vermelho para nosso amigo comum, como se revelou um anfitrião de mão cheia.

Braga é um gentleman!

Da Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (6) um programa de manutenção do emprego que prevê o pagamento de dois meses de salário mínimo a mais de 430.253 trabalhadores com carteira assinada de empresas do Rio Grande do Sul afetadas diretamente pelas enchentes de maio. O anúncio foi feito pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, durante a quarta visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao estado.

A medida abrange, de acordo com o ministro, trabalhadores em regime CLT (326.086), estagiários (36.584), trabalhadores domésticos (40.363) e pescadores artesanais (27.220). O programa deve pagar diretamente o salário aos beneficiados e, como contrapartida, as empresas deverão manter os empregos por mais dois meses, totalizando uma estabilidade de quatro meses.

Para viabilizar a medida, o presidente Lula e o ministro do Trabalho assinaram uma Medida Provisória (MP), que entra em vigor de forma imediata, mas precisará ser aprovada pelo Congresso Nacional. O ministro do Trabalho também informou que o governo vai editar uma portaria para prorrogar a validade dos acordos coletivos de trabalho entre empresas e sindicatos.

O deputado federal Coronel Meira (PL) pediu, nesta quinta-feira (6), ao Tribunal de Contas da União que investigue a promoção do delegado da Polícia Federal, Thiago Rezende, que indiciou a família Mantovani, mesmo após a PF ter recomendado o arquivamento do processo, por não ter constatado de crime.

O deputado fez dois requerimentos, um para a Mesa, a ser encaminhado para o Ministério da Justiça e outro ao TCU onde solicita detalhes da promoção que levará o delegado e sua família para viver na Europa por dois anos. Meira solicita que a promoção seja suspensa até que a investigação seja concluída.

A família Mantovani teria supostamente xingado o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em Roma, enquanto esperavam para embarcar num voo da Itália para o Brasil, no ano passado. Mas a PF já havia concluído as investigações sobre esse caso, e o delegado responsável à época, Hiroshi de Araújo Sakaki, decidiu por não indiciar os acusados. Portanto, o recuo da PF com relação ao indiciamento, dias após a designação de Thiago Rezende para ocupar cargo na Europol, causou estranheza.

“Se as investigações já foram concluídas, por que a Polícia Federal recuou sobre do indiciamento dos acusados? A designação do delegado Thiago de Rezende para o cargo na Europol, tem relação com o indiciamento dos supostos agressores do ministro Alexandre de Moraes? Quais foram os critérios de seleção para este cargo, qual a remuneração? São questionamentos que faço e aguardo as respostas.”, disse o parlamentar pernambucano.

A cidade de Triunfo realizará, em agosto deste ano, o Congresso de Odontologia do Sertão (COS), nos dias 15, 16 e 17 daquele mês. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), reunirá destacados palestrantes nacionais e regionais, oferecendo aos participantes uma visão abrangente das mais recentes inovações e avanços tecnológicos na área.

As inscrições para o congresso são gratuitas, através do site www.even3.com.br/congressodontosertao. Os interessados devem validar a inscrição com a entrega de 1 kg de alimento não perecível em uma das unidades do CRO-PE.

“É uma oportunidade para os participantes atualizarem seus conhecimentos e se conectarem com colegas de profissão”, ressaltou o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos.

A obra emergencial de esgoto que está sendo executada na rua Jean Emile Favre, bairro do Ipsep, no Recife, será suspensa pela Compesa por dez dias, em atendimento a um pedido dos comerciantes que atuam na área de influência dessa intervenção. Eles solicitaram a interrupção da obra devido ao período junino, época de grande movimento comercial.

Aceita a solicitação dos comerciantes, a Compesa pediu autorização à Emlurb para interromper as atividades e nivelamento do prazo para o retorno. Mediante o acordo, no período 15 a 24 de junho, a BRK, executora da obra, não fará qualquer atividade no local, retornando apenas no dia 25, com o horário habitual de trabalho, de segunda a sábado, nos turnos diurno e noturno, com o objetivo de dar celeridade aos trabalhos e reduzir o impacto das intervenções na área.

A frente de obra da Compesa está concentrada nas imediações do número 1131, no lado direito da rua Jean Emile Favre, sentido Avenida Recife. As atividades ocupam um trecho das três faixas da via numa extensão de 15 metros. Mesmo com a interdição, está sendo possível a movimentação de veículos nos dois sentidos da via.

Na área, estão sendo substituídos 64 metros de tubulações de esgoto, com 350 mm de diâmetro e numa profundidade de 4 metros. Até o momento, já foram assentados 36 metros. A expectativa da Compesa é finalizar a obra no dia 15 de julho.

Com o objetivo de atender à Legislação Eleitoral sobre desincompatibilização, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, decidiu exonerar três secretários da gestão, nesta quinta-feira (06/06). Tratam-se do secretário de Comunicação, Severino Júnior (Avante), o secretário de Gestão Urbana, Odin Neves (Republicanos) (foto acima), e do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento, Chiquinho (Solidariedade), que também possui atribuições de secretário.

Com isso, os três nomes ficam aptos para compor a chapa em uma possível vice da pré-candidata à Prefeitura de Olinda, Mirella Almeida, que se desincompatibilizou nesta quarta.

Após cumprir mais uma missão na administração, Odin Neves deixa o cargo tendo acumulado passagens pelo comando da Secretaria de Desenvolvimento Social e na executiva de Patrimônio. Ele foi, ainda, presidente da OAB de Olinda.

Já Severino Júnior (foto ao lado) se desincompatibiliza depois de comandar por dois anos a Secretaria de Comunicação. Ele também presidiu o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) por três anos, sendo atualmente diretor da instituição e também da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Chiquinho também tem passagens de destaque na gestão. Além da diretoria-presidência da Agência de Desenvolvimento, ele foi secretário de Esportes e assessor especial do prefeito. Ex-jogador de futebol, Chiquinho atuou como comentarista esportivo por vários anos na TV.

Mesmo não atuando diretamente na gestão, também faz parte da lista de cotados para a vice o presidente do PSDB em Olinda, Evandro Avelar. Com vasta trajetória na política, ele foi secretário de Infraestrutura de Pernambuco, além de ter comandado a antiga EMTU (atualmente conhecida como Grande Recife) e presidido Suape. Em Olinda, Evandro comandou as pastas de Serviços Públicos e Governo.

Moradores de um condomínio na Rua Domingos Sávio, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, alertaram a Compesa sobre um vazamento que tem causado transtornos na via. O incidente se deu depois da passagem de um caminhão, que estourou o cano em trecho próximo à Avenida Ayrton Senna da Silva. Pela ocorrência registrada, a Compesa levará ao menos seis dias para conter o vazamento. Enquanto isso, a rua está sendo alagada, havendo desperdício de água.

Ao blog, um morador que preferiu não se identificar relata que a situação se dá pela fragilidade do asfalto que a BRK Ambiental colocou, após intervenções feitas pela empresa na rua. Há buracos na via por conta disso.

A BRK tem uma parceria público-privada com a Compesa e é responsável por explorar o serviço de saneamento no Grande Recife. Diante da inércia, o próprio condomínio tenta amenizar os transtornos causados. Em vão.

Outras vias de Piedade também têm sofrido com a buraqueira. Caso da Rua São Sebastião.

O deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta-feira (6), para defender uma proposta que pode transformar a agricultura no Estado, sobretudo, a familiar. O parlamentar solicitou estudos para a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de veículos de carga, máquinas agrícolas e equipamentos destinados aos produtores rurais.

“A agricultura é o pilar de sustentação de muitas das nossas comunidades rurais, e merece, sem sombra de dúvida, uma atenção especial por parte do poder público pernambucano,” destacou Queiroz Filho, acrescentando que o setor é responsável por grande parte dos alimentos que chegam às mesas das famílias pernambucanas, além de gerar empregos, promover a inclusão social e contribuir para a preservação ambiental. O parlamentar também elencou os principais desafios enfrentados pelo segmento, a exemplo do acesso limitado a tecnologias modernas e das dificuldades financeiras para adquirir equipamentos necessários.