Ministério da Saúde vai começar 2023 com menos dinheiro e muitos desafios

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau

A Polícia Federal fará uma varredura antigrampo em ao menos três edifícios que serão ocupados pelo governo Lula a partir de janeiro. O Palácio do Planalto, onde presidente despacha, o Palácio do Alvorada, onde vai morar, e o Ministério da Justiça.

Os procedimentos serão feitos pelos policiais sob coordenação do delegado Andrei Rodrigues, escolhido como diretor-geral da PF. A orientação para que a varredura seja feita é da própria equipe de segurança.

A avaliação de integrantes do governo Lula é que a medida seria praxe, mas, em se tratando de um antecessor como Bolsonaro, o cuidado precisa ser “redobrado”.

O presidente pode continuar hospedado no Hotel Meliá no mês de janeiro ou ir para a Granja do Torto, que até esta sexta-feira era ocupada pelo ministro da Economia Paulo Guedes. Outros ministérios também podem passar por varredura antigrampo se o procedimento for solicitado à PF. As informações são da colunista Bela Megale, do O Globo.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Uma análise realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), divulgada nesta sexta (16/12), revelou fragilidades nos controles da Receita Federal, incluindo acesso indevido a dados fiscais de pessoas expostas politicamente e risco de vazamento de relatórios de inteligência financeira produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). 

Realizada pela Secretaria de Controle Externo da Gestão Tributária e Supervisão de Contas do TCU, a verificação possui o objetivo de avaliar os procedimentos e os controles desenhados para preservar os dados de pessoas politicamente expostas mantidos em bases de dados da Secretaria Especial da Receita Federal e do Coaf, além das informações utilizadas no processo de comunicação de fatos entre os dois órgãos. 

A fiscalização também expôs a necessidade de ampliar a abrangência da base de dados mantida pela Controladoria-Geral da União (CGU), contemplando autoridades do Poder Judiciário e do Ministério Público. Também foi constatada a fragilidade no controle estabelecido pela Receita para defender acessos indevidos aos dados expostos por meio do Sistema Midas. 

Em decorrência do resultado da análise, o TCU determinou que a RFB avalie e apresente as devidas providências para implantar controles internos preparados para impedir o acesso indevido a dados de sigilo de pessoas expostas politicamente. 

Correio Braziliense entrou em contato com a Receita Federal e com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), e até o momento de publicação desta matéria, não obteve resposta. 

Caruaru Avança

O presidente da Fundaj, Antônio Campos, lamentou a morte da escritora brasileira Nélida Piñon, hoje, em Portugal. “Com profundo pesar soube do falecimento dessa grande inteligência e figura humana, Nélida Pinón. Esse ano ela nos deu a honra de fazer uma palestra na Fundaj sobre os laços do Brasil com Portugal e Espanha. Trouxe Nélida a uma Fliporto. Enorme perda para o Brasil e o mundo ibérico. Somos todos seus aprendizes, parafraseando seu livro Aprendiz de Homero.”

Toritama - Tem ritmo

Os estudantes da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes que participaram do Programa Jaboatão Prepara 2022 tiveram, neste sábado (17), a aula de encerramento na quadra da Escola José Rodovalho. Os alunos estão no 9º ano do Ensino Fundamental e frequentaram os aulões aos sábados, desde o mês de abril, como preparação para os vestibulares das escolas técnicas estaduais e federal.

Todos os anos, a média dos aprovados nas provas é de 85% e esses resultados foram reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, com o prêmio de Excelência em Gestão Pública na área da Educação. O percentual de aprovados deste ano será conhecido após a ETE divulgar os resultados oficiais.

O prefeito Mano Medeiros destacou a importância dessa preparação visando ao futuro dos jovens. “O papel da escola não pode ficar restrito a ensinar, mas também de formar cidadãos e prepará-los para o futuro. Cada um que está aqui sonha em ter uma profissão, vencer na vida e dar melhores condições às famílias. O curso técnico é uma porta que se abre para essa juventude e cabe à nossa gestão ajudar cada um a encontrar seu rumo. O Jaboatão Prepara tem cumprido esse papel, tanto que a média de aprovação é de 85% e virou referência para o mundo. Todos aqui estão de parabéns pelo empenho e dedicação ao longo do ano. Agora é encarar e vencer os novos desafios”, salientou.

Palmares - Forró Mares