Tebet diz que tentaram puxar seu tapete no MDB

A candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, disse, hoje, em entrevista ao Jornal Nacional, que “tentaram puxar” seu tapete no MDB, em referência à oposição que ela teve dentro do partido para confirmar a candidatura. Ela também defendeu políticas para as mulheres e propôs acabar com o que chamou de “presidencialismo de cooptação”.

Logo no início da entrevista, a candidata disse que quase teve o tapete puxado dentro do próprio partido. Ela se referiu à oposição que teve no MDB contra a sua candidatura. “Tentaram puxar meu tapete até pouco tempo atrás. Se tivesse um tapete aqui, eu acho que eu já tinha caído da cadeira também. O que me trouxe até aqui? Tive que vencer uma maratona com muitos obstáculos. Nós tivemos oito candidatos, e eu permaneci”, afirmou Tebet.

Tebet, primeira líder da bancada feminina do Senado, também abordou políticas para mulheres. Ela defendeu um projeto para estabelecer salários iguais entre mulheres e homens.

“Se eu virar presidente, o primeiro projeto que eu vou pedir para pautar na Câmara dos Deputados é igualdade salarial, salarial entre homens e mulheres. A mulher ganha 20% menos que o homem exercendo a mesma função, a mesma atividade. Se for negra, se for preta, ela recebe 40% menos. Me explique qual a lógica disso”, afirmou a candidata.

O deputado federal André Janones (Avante) usou seu perfil no Twitter para esclarecer que está “ciente dos riscos envolvidos” em apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde que o congressista se aliou ao petista, tem feito fortes críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores. Na sequência de post, publicados hoje, Janones disse que comunicar é falar a língua do povo.

“Comunicar para mim é falar com o povo a língua do povo, com o profissional do direito, o “juridiquês”, com o intelectual, de forma acadêmica e assim por diante”, afirmou.

“Se Deus quiser vou poder me apresentar melhor e contribuir de forma propositiva com o bem do país! O tamanho de um homem, não se mede pelos seus pontos em pesquisas de intenção de voto, mas sim pelo papel que ele se dispõe a desempenhar em um processo”, disse Janones.

“Por favor, eu preciso de verdade que vocês leiam esse fio até o final. Estou vendo muita gente por aqui, ‘preocupada’ com a minha imagem e com o quanto estou me expondo neste processo eleitoral, principalmente porque até ontem, eu era um presidenciável”, afirmou.

Milhares de pessoas lotaram, ontem, o Persone Recepções, em Arcoverde, para prestigiar o lançamento oficial da candidatura de Zeca Cavalcanti a deputado estadual. Ao lado de Miguel Coelho, candidato ao Governo e de Fernando Filho, deputado federal, Zeca mostrou a sua força em Arcoverde e região. Ele, que já foi prefeito de Arcoverde duas vezes e deputado federal, entra na disputa agora para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa.  A noite teve homenagem à cultura com apresentação do grupo de Coco Trupé. Arcoverde é conhecida como a terra do Samba de Coco. Ainda se apresentaram grupos culturais de boizinhos e maracatu.

Fazendo dobradinha com Zeca, em Arcoverde, o deputado federal Fernando Filho, que tenta reeleição para a Câmara Federal, elogiou a lealdade e firmeza de Zeca Cavalcanti, que abraçou a candidatura de Miguel Coelho e Fernando sem desacreditar na sua postulação. “Temos o reconhecimento a você. Sua correção, firmeza e da sua lealdade. É difícil encontrar gente na política feito você, é muito difícil, Zeca. A gente agora precisa, por justiça, Zeca, retribuir tudo que você já deu a Arcoverde, tudo que você tem contribuído para este projeto, a gente lhe deve o mandato de deputado estadual para que você volte a defender Pernambuco”, frisou Fernando Filho, que foi ratificado em discurso pelo senador Fernando Bezerra Coelho.

Emocionado, o anfitrião do ato político, Zeca Cavalcanti, agradeceu o reconhecimento dos apoiadores e se colocou como um instrumento na Alepe para ajudar Miguel a governar. “Tenho compromisso, primeiramente, com Arcoverde e Pernambuco. E depois com esta chapa Miguel, Carlos e Fernando. Tenho palavra e tenho lado. O lado escolhido por mim para fazer um Pernambuco Melhor para se viver é este. Experiência e vontade não nos faltam para mudar a vida dos pernambucanos”, pontuou Zeca, lembrando os feitos de Miguel como prefeito de Petrolina e de Fernando Filho, como deputado federal. “Se vocês confiam em Zeca, confiem em Miguel e Fernando Filho”, finalizou citando as cidades que estão lhe apoiando.

A política é feita de gestos. E Miguel, publicamente, agradeceu a Zeca a sua atitude amiga e coerente em prol da sua candidatura. “Entre outros motivos, se hoje eu estou aqui para ser o próximo governador de Pernambuco eu tenho que reconhecer que eu devo muito a Zeca Cavalcanti por ter confiado e me ajudado. Não vamos medir esforços para fazer justiça a esta história de um homem honrado, corajoso e decente de poder colocar Zeca no lugar que ele merece que é na Assembleia Legislativa para ser o próximo deputado estadual”, concluiu Miguel.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, permitiu, hoje, a veiculação parcial da campanha publicitária do governo federal sobre os 200 anos da Independência. Decisão anterior do magistrado, de 23 de agosto, determinava a proibição da campanha. As informações são do portal Poder.

Segundo o magistrado, houve “erro material” na decisão do dia 23. O despacho teria sido publicado incorretamente no sistema do TSE, de acordo com o Tribunal. Com isso, valeria só a decisão que entrou no sistema da Corte hoje. Nela, Moraes autoriza a veiculação da campanha, mas determina a exclusão do trecho que diz: “E essa luta também levamos para o nosso cotidiano, para a proteção das nossas famílias e sobretudo, para a construção de um Brasil melhor a cada dia”. Também veta menções ao governo federal.

“Na hipótese, o requerente demonstra o viés educativo e informativo da campanha, relacionada à história nacional, com personagens relevantes dentro desses 200 anos”, diz o ministro. A decisão de 23 de agosto, que teria sido lançada incorretamente, foi criticada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele soube da restrição durante entrevista ao vivo ao programa Pânico, da Jovem Pan. Bolsonaro criticou Moraes e chamou a decisão de “absurda”. “Ordem absurda não se cumpre, se for verdade isso daí, ordem absurda não se cumpre”, afirmou.

A coligação “Pernambuco na Veia”, encabeçada pela candidatura de Marília Arraes (SD) ao Governo do Estado, requereu à Justiça Eleitoral a suspensão da liminar concedida esta da semana à Frente Popular por conta da suposta distribuição de camisas com símbolo da Juventude PT. A peça de defesa apresentada ao TRE-PE argumenta que não foram apresentadas provas concretas da acusação e que a iniciativa cerceia a liberdade de expressão e manifestação política.

“As camisas não foram distribuídas pela coligação de Marília, e sim utilizadas de forma espontânea por integrantes da Juventude PT que declararam apoio à sua candidatura, divergindo livremente da decisão do partido de coligar-se, em nível estadual, com a Frente Popular”, explicou o advogado.

Com base na legislação federal, o advogado da coligação, Walber Agra, lembrou ainda que o Solidariedade – partido de Marília Arraes – está oficialmente coligado em nível nacional com o PT e apoia a candidatura presidencial de Lula, o que permite a reprodução dessa aliança na propaganda local. “Muito embora a iniciativa de utilização das camisas não tenha partido da coligação Pernambuco na Veia”, reforçou Agra, que pediu o julgamento pela improcedência da ação também pela inexistência de ato que caracterize propaganda eleitoral irregular.

Por último, a defesa questionou a aplicação de multa, que pela lei só caberia no caso de descumprimento da decisão judicial, o que não ocorreu, já que as camisas questionadas foram recolhidas imediatamente após o anúncio da liminar. O recurso da coligação “Pernambuco na Veia” deverá ser julgado nos próximos dias pelo TRE-PE.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora, compositora e cirandeira Lia de Itamaracá ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!