FMO

06/12


2019

Prefeitura de São Paulo: Lula articula chapa com Haddad e Marta

Foto: Felipe Gonçalves/247 | Reuters | Senado/viaBrasil247

Do Estadão Conteúdo

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT vão trabalhar por uma chapa para a Prefeitura de São Paulo liderada pelo ex-prefeito Fernando Haddad e com a ex-prefeita Marta Suplicy como vice. Sem partido desde que deixou o MDB em agosto do ano passado, Marta tem dito a interlocutores que o retorno dela ao PT está praticamente descartado devido às resistências de setores da sigla.

Com isso, o PT espera que Lula pressione Haddad a entrar na disputa e que a ex-prefeita se filie a outro partido de centro-esquerda. Duas legendas estão conversando com Marta: o PDT e o Solidariedade. No primeiro caso o ex-presidenciável Ciro Gomes se opõe à ideia da dobradinha.

O maior entrave para a concretização da chapa, no entanto, é a resistência de Haddad a disputar a prefeitura pela terceira vez. O ex-prefeito está irredutível. Ele tem alegado que, ao contrário de outros políticos, depende do emprego de professor no Insper para pagar suas despesas e que disputar a terceira eleição em apenas seis anos é um fardo muito pesado.

Além disso, Haddad avalia que a esquerda vai ter poucas chances na eleição do ano que vem. Segundo ele, a tendência é que a disputa fique entre um candidato da extrema direita, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, e outro de centro-direita.

De acordo com pessoas próximas, Haddad se irrita diante de especulações de que ele deseja se preservar para a disputa de 2022 e já chegou a sugerir registrar um documento em cartório se comprometendo a não ser candidato a presidente para estancar a boataria.
Petistas, no entanto, acreditam no poder de persuasão de Lula. O ex-presidente tirou alguns dias de férias e volta a São Paulo neste final de semana. Na agenda de Lula estão pedidos de reuniões com as bancadas municipal e estadual do PT para tratar de 2020.

Nestas conversas, Lula vai ouvir apelos pela candidatura de Haddad. Desde o início do ano, o PT, com o aval do ex-presidente, vem procurando um nome. O primeiro foi o de Haddad, que declinou. Depois vieram Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo, que também recusaram. Alexandre Padilha se colocou à disposição, mas sem entusiasmo. O maior interessado é o ex-deputado Jilmar Tatto, mas a baixa votação dele na eleição para senador no ano passado desanima os petistas.

O partido teme que, sem um nome forte, pode ser engolido à esquerda pela possível chapa Guilherme Boulos/Luiza Erundina (ambos do PSOL) e ao centro pelo ex-governador Márcio França (PSB), que também corteja Marta para vice. Tatto é outro também que quer Marta como vice e deve procurar Lula para pedir o apoio do ex-presidente a seu projeto eleitoral, que conta com a simpatia de Haddad.

Nos bastidores, pessoas próximas a Marta acreditam que Haddad pode deixar a Prefeitura em 2022 para disputar o Palácio do Planalto, o que abriria caminho para que ela voltasse a comandar a cidade que governou entre 2001 e 2004. Procurada, Marta não quis comentar.

Em conversas com interlocutores, porém, a ex-prefeita e ex-ministra admite ser vice de Haddad em nome da construção de uma frente ampla para combater o bolsonarismo na capital. Esse projeto seria um laboratório para a disputa presidencial de 2022. Marta e Lula ainda não conversaram sobre a proposta de dobradinha. A ex-ministra ouviu de dirigentes, no entanto, que seria viável construir a chapa mesmo com ela em outro partido.

De volta aos eventos

Depois de um período de reclusão após deixar o Senado e o MDB, Marta Suplicy voltou a frequentar eventos com políticos e se aproximou de quadros da esquerda. Na última terça-feira ela foi à festa de aniversário do sociólogo Fernando Guimarães em uma choperia em Pinheiros onde confraternizou com França e Boulos. Também estavam presentes ao evento dirigentes do PDT, além de integrantes do PT e da Rede.

Na semana passada, Marta participou do jantar de final de ano do grupo Prerrogativas, que reuniu mais de 300 advogados e lideranças de centro-esquerda em uma churrascaria, em São Paulo. Na ocasião ela disse que a criação de uma frente para se contrapor à extrema direita representada pelo governo Jair Bolsonaro passa pelas eleições de 2020 e ela está em uma “situação privilegiada” por não almejar cargos.

Além dela, estavam no encontro França, o ex-deputado Gabriel Chalita (que também está sem partido), Haddad; o deputado Marcelo Freixo (PSOL), pré-candidato à prefeitura do Rio; o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, e vários parlamentares como o deputado Rui Falcão (PT-SP). Marta e Falcão, que foi homem forte na gestão da ex-prefeita, se cumprimentaram gentilmente depois de muitos anos de rompimento político.
Em setembro a ex-prefeita esteve ao lado de integrantes de 16 partidos políticos e representantes da sociedade civil no evento “Direitos Já!” Fórum pela Democracia, no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (PUC). Sua presença nestes eventos é vista como uma reaproximação. Marta deixou o PT em 2015 atirando contra os escândalos de corrupção envolvendo o partido e votou pelo impeachment de Dilma Rousseff no ano seguinte.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE

05/12


2019

Toda unanimidade é burra

Em desabafo que postei, há pouco, o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, que não bebe da mesma fonte cristalina das águas de André de Paula, líder do PSD na Câmara dos Deputados, mesmo partido dele, recorre ao lugar comum dos políticos quando contrariados com uma notícia: diz que minha pena sai do campo jornalístico para o pessoal nas minhas postagens e na coluna da Folha de Pernambuco.

Ele não gostou quando informei, ontem, que Paulo Câmara esteve com André para uma visita no universo da ternura e do afeto, derivando para revelações, do próprio governador, de que a ação de Rodrigo na pasta estava se transformando num enfardo.

E olha que não contei tudo. Eu sei, por exemplo, que não existe uma só alma viva na base do Governo na Assembleia Legislativa que bata palmas para o secretário. Pelo contrário, destilam ódio. Dizem que ele só trabalha de olho num mandato federal, em 2022.

E que para alcançar o poder em Brasília o céu é o limite. Entra nas bases dos aliados governistas feito um trator, oferecendo até o manjar dos deuses.

Rodrigo chega a ser ridículo, se não fosse cômico, quando se reporta às minhas origens, iguais a dele, no Sertão, dando a entender que minha ex-mulher, a atuante vereadora do Recife, Aline Mariano, por ser filha de um ex-amigo dele, o ex-deputado Antônio Mariano, se pautava pela lealdade, enquanto eu seria desleal.

O secretário não sabe onde a banda toca. Quem se atreve a entrar na vida pública vive no sereno, propenso a sofrer críticas e bombardeios quando erra. A menos que, desavisados como ele, queiram unanimidade. Mas toda unanimidade é burra, já dizia Nelson Rodrigues.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Paulista

05/12


2019

Meu editorial no Frente a Frente – 05/12/2019

Se você perdeu o Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife, escute agora o meu editorial.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Ipojuca

05/12


2019

Indicado por Gel, Bodocó assume direção da Fusam

Blog do Mário Flávio

O Hospital Jesus Nazareno (Fusam), em Caruaru, tem novo diretor, trata-se de José Bezerra Bodocó. Ele assume a direção da unidade numa indicação do deputado estadual Tony Gel ao governador Paulo Câmara. Ele tem experiência em hospitais públicos e esteve à frente do Hospital Regional do Agreste.

A nomeação de Bodocó para o comando da Fusam, deixa claro que o deputado Tony Gel segue firme na base do Governo do Estado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/12


2019

Operação federal nas minas do rei do gesso

Araripina parou, hoje, atônita, para se inteirar de uma grande operação policial nas minas de gesso do verdadeiro rei do pedaço no Araripe, o empresário Tião do Gesso (SD), pré-candidato a prefeito do município nas eleições do ano que vem. Não se sabe ainda a motivação, mas as primeiras informações dizem respeito à sonegação de impostos. Houve também denúncias de trabalho escravo no local e, durante a ação, foram apreendidos carros sem documentação. Clique no vídeo e confira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Abreu e lima

05/12


2019

O desabafo de Rodrigo Novaes

Recebi, há pouco, do secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, o desabafo abaixo sobre a informação que postei, hoje cedo, dando conta da insatisfação da base do Governo com o seu trabalho na pasta, voltado muito mais em torno dos seus projetos pessoais no campo político do que mesmo para atender interesses do Estado e da base de sustentação do Governo na Assembleia. Segundo apurei, seu projeto é se eleger deputado federal e passar seu legado na Alepe a um primo.

Caro Magno,

Não sei nem te dizer como entrei em política. Alguns acreditavam que nunca conseguiria vencer uma eleição. Acho que só eu acreditava. Perdi a primeira eleição para deputado com 26 anos.

Fui vice-prefeito de Floresta. De classe média, meu pai deixou de ser parlamentar quando eu tinha apenas 10 anos de idade. Sertanejo, sem padrinho político, segui esse caminho difícil por me sentir vocacionado.

Nunca aprendi a passar por cima de ninguém para alcançar alguma coisa, nem nunca me arvorei do poder para construir o caminho verdadeiro ao lado das pessoas que acreditam no meu trabalho. A caminhada sempre foi difícil.

Foi com trabalho e honradez que construí amizades, e respeito do povo pernambucano. Nunca dependi de prestígio com quem quer que fosse, nem de estrutura, nem de cargo, para disputar minhas eleições.

Nesta última eleição, fui o segundo mais votado da coligação com mais de 65 mil votos, o quinto mais votado de todo o Estado. Estou tendo a oportunidade de servir ao Governo em uma nova experiência no executivo, o que tenho feito com dedicação absoluta, fidelidade e compromisso com a gestão do governador Paulo Câmara.

Não me parece justo sua colocação, mais uma vez, a meu respeito. Aprendi com meu velho pai, o ex-deputado Vital Novaes, que as pessoas não gostam de quem se dedica, de quem consegue reconhecimento por fazer as coisas com amor.

Isso causa angústia nos que não têm bom coração. Sigo estranhando tuas colocações a meu respeito. Estar no cargo somente como “trampolim político”? Sinceramente não entendo. Tenho respeito por você, pela sua origem sertaneja, por sua ex-mulher Aline Mariano, que era filha de um grande amigo da minha família.

Uso de argumentos pessoais também porque a maneira como você se coloca sobre mim é pessoal mesmo. Convivo bem com a crítica, mas tua palavra não é sobre minha gestão, sobre minhas posições políticas, é sempre ofensiva.

E mais, traz elementos inverídicos. Quem quero lançar candidato a deputado estadual? Um primo? Que primo? Paciência, Magno.

Deus te abençoe, amigo. Te dê muita luz.

Atenciosamente,

Rodrigo Novaes

Secretário de Turismo e deputado estadual licenciado


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

05/12


2019

Saudade de um grande empreendedor

Por Joel de Holanda*

Faz um ano e um mês que estamos sem Josimar, exemplo de cidadão íntegro, amigo leal e empreendedor obstinado.

De origem extremamente humilde, tornou-se empresário de sucesso ao implantar, em Caruaru, o moderno laboratório farmacêutico Hebron.

Os produtos Hebron estão presentes em farmácias e drogarias de todo o país e no exterior.

Ontem, ele recebeu bonita homenagem em Brasília na sede do Grupo FarmaBrasil, entidade que ele ajudou a criar e da qual foi presidente por quatro anos.

A ele nossa sentida homenagem:

“Quem quiser plantar saudade

trate de escaldar a semente.

Plante no solo bem duro,

onde o sol seja mais quente.

Pois se plantar no molhado, ela cresce e mata a gente”.

Saudades de Josimar Henrique!

*Ex-senador


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

05/12


2019

Eduardo da Fonte destina R$ 5 mi ao Hospital do Câncer

O deputado federal Eduardo da Fonte destinou, com recursos de emenda parlamentar, R$ 5 milhões, para o Hospital do Câncer adquirir equipamento moderno de radioterapia. O processo de liberação de recursos está na etapa final.

A aquisição de um acelerador linear surgiu após uma visita de Eduardo da Fonte à instituição no ano passado. "O trabalho do Hospital do Câncer é exemplar. Com essa nova máquina, tanto o Recife como todos os municípios do Estado serão beneficiadas", ressaltou Eduardo da Fonte.

"Nós conseguiremos atender a demanda de tratamento de radioterápico dos pacientes da instituição com mais celeridade e qualidade. Haja vista que o acelerador é um equipamento de especificações superior ao que temos hoje (cobalto). Sobre o deputado Eduardo da Fonte, tivemos toda a assistência que precisamos. Sempre nos foi dado apoio absoluto", destacou Milene Dantas, assessora da Superintendência Geral do Hospital do Câncer.

Com o acelerador linear, o Hospital do Câncer vai expandir o atendimento de pacientes em tratamento. O HCP poderá atender em média 120 pacientes por dia. Atualmente, para tratamentos de radioterapia, o hospital possui um equipamento próprio cobalto, fabricado em 1963, e outro acelerador linear alugado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

05/12


2019

Bivar senta com a esquerda

Época

Após o turbilhão envolvendo seu partido, o presidente do PSL, Luciano Bivar, tem sentado do lado esquerdo do plenário da Câmara, usado geralmente pelos deputados da esquerda, e do lado oposto ao usado pelo PSL. Na foto, por exemplo, ele está ao lado do deputado petista Rubens Otoni.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/12


2019

Meus pitacos na fronteira com a Paraíba

Meu amigo Heron Cid, que costumo me referir a ele como o Geraldo Freire da radiofonia paraibana, pelo fato de ser bombado em audiência, passou a ancorar uma nova rede de rádios no vizinho Estado, depois da sua bem-sucedida passagem pelos grupos Correio e Arapuan, até então líder em audiência na Paraíba. E me convidou para participar do seu programa, com flashes e comentários ao vivo, direto de Brasília.

O programa Hora H, pilotado por Heron Cid desde a última segunda-feira, em companhia do jornalista Wallison Bezerra, que conheci, recentemente, no Salão Verde da Câmara dos Deputados, é transmitido por uma rede de 12 emissoras de rádio na Paraíba.

O programa se traduz no novo projeto de Heron, apresentador e analista político, transmitido em conexão estadual por uma rede de rádios, de segunda à sexta-feira, das 18h às 19h.

O programa forma uma rede híbrida e autônoma de informação da Paraíba, a partir da capital do Estado e em conexão com Brasília, a Rede Mais Conteúdo.

Ele é gerado a partir dos estúdios do Portal MaisPB, na capital paraibana. A cabeça de rede é a Rádio Pop FM 89,3, em João Pessoa, emissora mais jovem e de audiência crescente em toda a região metropolitana.

Confira a lista completa:

Rádio Pop 89.3 FM (João Pessoa)

Rádio Cariri 101.1 FM (Campina Grande)

Rádio Pop 105.3 FM (Areia)

Rádio Constelação 92.1 FM (Guarabira)

Rádio Caruá 90.1 FM (Soledade)

Rádio Ind 107.7 FM (Serra Branca)

Rádio Princesa 92.5 FM (Princesa Isabel)

Rádio Conceição 100.3 FM (Conceição)

Rádio Bom Sucesso 101.7 FM (Pombal)

Rádio Progresso 610 AM (Sousa)

Rádio Itatiunga 102,9 FM (Patos)

Rádio Independência 94.7 FM (Catolé do Rocha)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/12


2019

PSB pode ter candidato em Caruaru

Em entrevista ao blog do Mário Flávio, o vereador de Caruaru Marcelo Gomes (PSB) disse que a decisão sobre o futuro do partido será tomada pelo contexto da legenda. O socialista disse ainda que, se for convocado pelo partido, vai entrar na disputa para prefeito.

Ainda de acordo com Marcelo, existe uma proximidade ideológica com o deputado estadual Zé Queiroz (PDT) e isso poderia facilitar uma possível aliança, como aconteceu nos dois últimos governos dele, quando Jorge Gomes foi o vice.

Marcelo esclareceu ainda, que houve uma aproximação com o deputado estadual Tony Gel (MDB), e que existe ainda também uma conversa com o PT de Caruaru, que recentemente renovou o diretório. Mas, de acordo com ele, tudo será decidido ano que vem. A conferir.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores