O renascimento da picape Titano: veja o que mudou e como ficaram os preços

Quando foi lançada, em março do ano passado, a Fiat Titano enfrentou algumas críticas. A suspensão, por exemplo, foi o principal alvo. A direção, mal calibrada, idem. O conjunto, no fim, era desconfortável. A picape teve uma gestação complicada: nasceu como Peugeot Landtrek, em 2020, e com foco na África e na Ásia, e já como Fiat começou a ser montada no Uruguai. Agora, a picape média renasce.
Primeiro, começou a ser produzida na Argentina — e é o primeiro produto do novo hub de picapes da Stellantis em Córdoba, reforçando de certa forma o protagonismo da Fiat na América do Sul. Segundo, ganhou novo motor: o Multijet 2.2, que deixa a picape mais potente e econômica, com 200 cv de potência e 45.9kgfm. Isso fez com que o consumo no ciclo urbano, que era de 8,5 km/l, passasse a ser de 9,9 km/l, numa economia de 16%. Já na estrada, a Titano passa a fazer 10,8 km/l, 17% melhor se comparado aos 9,2 km/l do motor anterior. A aceleração de 0 a 100 km/h passou de 12,4 km/h para impressionantes 9,9 km/h, ou seja, 20% de melhora.
Por fim, a Titano ganhou nova calibração de suspensão, novo sistema de tração e novo câmbio de oito velocidades nas versões automáticas. A capacidade off-road do modelo, segundo os engenheiros da marca, foi elevada. A versão Ranch passa a ter o pacote Adas, pacote de segurança com recursos como frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo, deixando a condução mais segura.
Leia maisA picape também passa a contar com freios a disco nas quatro rodas e novo sistema de tração integral permanente (AWD) – que permite a troca automática entre a tração traseira (2H) e a tração integral (4X4), garantindo mais segurança em qualquer tipo de superfície. A Titano conta com seis airbags, sete alças de apoio e diversos sistemas avançados de assistência ao condutor — como alerta de saída de faixa, assistente de descida, detector de pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de tração e um sistema que melhora a estabilidade nos reboques.
O interior da Titano ganhou elementos que lhe remetem mais sofisticação, a começar pelo console central, com alavanca de câmbio mais moderna, tipo manche, e o novo freio de mão eletrônico. O quadro de instrumentos é também novo, com tela colorida de 7’’, para a versão Ranch. A central multimídia de 10” pode ser personalizada e facilita o acesso às várias configurações do carro, contando com uma página exclusiva para condução fora de estrada (Off-Road).
Com Apple Carplay e Android Auto, a central foi aprimorada, agora com conexão sem fio para smartphones. Ainda falando na central, a câmera 360° off-road continua como um diferencial importante. Além de auxiliar o motorista na hora de estacionar, é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados durante a direção. Tudo isso graças às quatro câmeras distribuídas no exterior do veículo, que garantem que esteja pronta para enfrentar qualquer terreno.
Confira os preços sugeridos:
Endurance – R$ 233.990
Volcano – R$ 263.990
Ranch – R$ 285.990

Linha 2026 da S10 – E por falar em picapes, a Chevrolet apresentou a linha 2026 da picape S10. Não são muitas as novidades (com as novas opções de acabamento, por exemplo), mas traz algo importante: a introdução do sistema auxiliar de permanência em faixa em todas as versões equipadas com transmissão automática. A tecnologia, já usada em outros modelos concorrentes, usa uma câmera frontal para monitorar as marcações da pista e atua de forma ativa sobre o volante, realizando correções sutis quando detecta uma saída não intencional da faixa de rodagem. O sistema contribui para uma condução mais segura, desde que em rodovias que tenham faixa pintada, claro.
Outra novidade é a extensão do alerta de tráfego cruzado traseiro para mais versões da picape. Antes exclusivo da configuração topo de linha High Country, passa a ser item de série em todas as versões cabine dupla. Ideal para manobras de ré em locais com visibilidade limitada, como garagens e vagas perpendiculares, o recurso utiliza sensores de radar instalados na traseira do veículo para detectar a aproximação lateral de veículos em movimento. Os alertas são emitidos de forma visual na tela do sistema multimídia Chevrolet MyLink e por meio de sinais sonoros, reduzindo o risco de colisões traseiras transversais.
Complementando esse pacote de segurança ampliado, todas as versões automáticas da S10 passam a contar também com o alerta de colisão frontal e com o sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres. Eles combinam sensores frontais e uma câmera de alta resolução para identificar riscos iminentes de impacto com veículos ou pedestres. Já no Chevrolet Trailblazer 2026, a novidade é a adoção do sistema auxiliar de permanência em faixa nas versões LT, voltada a frotistas, e High Country, de perfil mais sofisticado. Confira os preços:
WT Chassi MT: R$ 243.290
WT cabine simples manual: R$ 253.290
WT cabine dupla manual: R$ 272.890
WT cabine dupla automática: R$ 292.090
Z71: R$ 309.690
LTZ: R$ 319.990
100 Anos: R$ 325.69
High Country: R$ 334.190
Hilux 8ª Geração: a mais vendida – A picape Toyota Hilux 8ª Geração é o automóvel usado mais vendido por meio da OLX entre os carros que completam uma década de lançamento, segundo levantamento da OLX. Foram analisados cinco modelos. O da fabricante japonesa lidera as vendas entre janeiro e maio com 38% de participação. Em segundo está o Jeep Renegade, com 28%; em terceiro o Honda HR-V, com 24%. O quarto lugar é dividido pelo Peugeot 2008 e Renault Oroch, com 5%. “A Hilux teve crescimento de 27% em vendas, enquanto o Jeep Renegade registrou alta de 18% nos cinco primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2024”, comenta Flávio Passos, VP de Autos do Grupo OLX. A oitava geração da Toyota Hilux também lidera na lista de mais procurados, com 52% de participação dentre os automóveis avaliados. O HR-V vem em segundo, com 20% e o Renegade em terceiro, com 19%.
Os SUVs compactos mais valorizados – A Mobiauto, site de vendas de veículos usados, verificou os índices de valorização e desvalorização dos SUVs compactos vendidos no Brasil no último ano. O levantamento se baseou em dados de veículos novos e usados anunciados na plataforma por concessionários, lojistas e vendedores particulares. De acordo com o levantamento, o Hyundai Creta apresentou a maior alta nos preços (9,09%) entre maio de 2024, quando era 0km, e maio de 2025, como seminovo. Na segunda posição da lista, o Honda HR-V apontou valorização média de 5,22% no período. O Fiat Pulse, na terceira colocação, valorizou 3,16%, em média.
O Renault Kardian, lançado em março do ano passado, teve alta de 2,67%. No lado oposto do estudo, o Kia Stonic aparece como o SUV compacto mais desvalorizado no período (-9,24%), seguido pelo Citroën C3 Aircross (-8,14%) e a geração antiga do Peugeot 2008 (-6,84%). A pesquisa avaliou a variação de preços entre maio de 2024, quando os modelos eram 0km, e maio de 2025, após um ano de uso, como seminovos. O preço médio na Tabela Fipe , o histórico e os dados de vendas do modelo no mercado, a quilometragem e a condição geral do veículo anunciado na Mobiauto também foram levados em consideração no estudo.

BYD Song Pro GS ganha mais segurança – Para comemorar a abertura da fábrica de Camaçari, na Bahia, a BYD fez algumas algumas mudanças nos seus dois principais modelos. O Dolphin Mini ganha uma nova cor, mas o que vale é a promoção: a BYD tirou quase R$ 3 mil na versão de 5 lugares, e agora o Dolphin sai de R$ 122.800 por R$ 119.990. Já o Song Pro GS gganhou pacote completo Adas 2 na lista de itens de série, que traz os auxílios à condução controle de velocidade adaptativo; assistência de permanência em faixa; frenagem automática de emergência; e alerta de ponto cego. O Dolphin GS, por sua vez, agora também vem com carregador de celular por indução de 50 W; ajustes elétricos no banco do motorista; rebatimento elétrico dos retrovisores; ajuste de profundidade e mais ajustes de altura do volante; partida inteligente; e vidros com função um-toque para subir e descer.
Carro sustentável com IPI zerado – O Ministério do Desenvolvimento e Indústria, liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, topou para si o anúncio do programa em que veículos compactos com alta eficiência energética-ambiental e fabricados no Brasil terão o IPI zerado. Para ter direito ao IPI zero, o carro sustentável deve atender a quatro requisitos: emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser fabricado no Brasil (com etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem no país) e se enquadrar em uma das categorias de carro compacto. Há, também, o programa IPI Verde, que reduz alíquotas do IPI para modelos mais leves e econômicos, movidos a energia limpa e que atendam a requisitos de reciclabilidade e segurança veicular. O governo garante que não haverá impacto fiscal, pois as montadoras já investiram R$ 190 bilhões. Boa parte das montadoras já ‘lançaram’ seus carros sustentáveis, dando descontos significativos. Vejam dois exemplos:
Modelo | Preço/tabela | Preço/desconto | Redução |
Renault Kwid Zen | R$ 80.690 | R$ 67.290 | – R$ 13.400 |
Fiat Mobi Like | R$ 80.990 | R$ 67.990 | – R$ 13.000 |

Carro nos EUA? Conheça as diferenças nas regras de trânsito e evite imprevistos – Explorar os Estados Unidos de carro é uma ótima opção. Além de estradas bem sinalizadas e belas paisagens, as rodovias norte-americanas são famosas por sua ótima estrutura. Mas, antes de sair dirigindo estrada afora, é fundamental conhecer as regras locais de trânsito, que por sinal, são bem diferentes do Brasil. O especialista Diego Moralles, fundador e CEO da CFO Auto Group, concessionária e locadora de automóveis nos Estados Unidos, elencou os principais pontos de atenção para evitar multas, pontos na carteira e, claro, acidentes.
Ultrapassagens – Assim como no Brasil, a mão de direção é pela direita, porém as ultrapassagens podem acontecer tanto pela esquerda quanto pela direita nas rodovias, o que exige atenção redobrada, especialmente em vias de várias faixas.
Placas de ‘Stop’- A placa “Stop” significa parada obrigatória total, de pelo menos dois segundos, mesmo que não haja outros veículos. Ignorar isso pode render multa, com valor de US$ 165 na Flórida, por exemplo. Em cruzamentos com quatro ‘Stops’, vale a ordem de chegada: quem pára primeiro, passa primeiro.
Pedestres são preferência – Ao contrário do Brasil, em que muitas vezes atravessar a rua é um desafio, por lá os pedestres são prioridade total. Motoristas devem parar em todas as faixas de travessia sinalizadas, com ou sem semáforo. É obrigatório, sempre que alguém estiver aguardando para atravessar.
Controle rigoroso de velocidade – Independentemente do estado, todas as rodovias são controladas pela polícia rodoviária. É indispensável respeitar os limites impostos pelas sinalizações, pois as punições são rigorosas e podem resultar em multas ou até suspensão da permissão para dirigir.
Zero para álcool – No Brasil, a política de tolerância para álcool e direção é de tolerância zero – o que significa que qualquer quantidade de álcool detectada no organismo de um motorista, mesmo em níveis muito baixos, pode resultar em penalidades. A legislação americana também é rígida em relação a dirigir sob efeito de álcool. Porém, o limite legal geralmente é de 0,08% de álcool no sangue. Mas atenção, em alguns estados qualquer quantidade configura-se como infração grave.
Dicas para aluguel – A CNH brasileira é aceita na maior parte dos estados, mas recomenda-se a permissão internacional para dirigir, a chamada PID, para evitar contratempos. Outro ponto é que, nos EUA, o seguro básico contra terceiros é indispensável. Verifique as coberturas adicionais recomendadas. Se for a sua primeira vez alugando no país, vale priorizar locadoras que oferecem suporte em português e orientação sobre as regras locais. Algumas empresas atuam especialmente junto ao público brasileiro e oferecem esse cuidado extra.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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