Senhores das guerras brindam as mortes: tlim-tlim!

Por José Adalbertovsky Ribeiro*

MONTANHAS DA JAQUEIRA – Rápidas no gatilho, as potestades das armas e das guerras não se comoveram com o esplendor dos fogos do Réveillon e continuaram a detonar seus mísseis, artilharias e infantarias na Ucrânia, Kiev, Gaza, Israel, Somália, nos infernos do mundo. Jingle bell, enquanto os sinos tocavam na Nicarágua o terrorista Daniel Ortega acionava os órgãos de repressão para perseguir e prender padres e bispos católicos na Nicarágua. O Papa globalista disse que estava “muito preocupado” e rezou piedosas orações para serenar o coração dos senhores das guerras, das armas e das mortes.

Estou quase morrendo de saudades do falecido Papa anticomunista polonês Karol Wojtyla- João Paulo II, considerado “a maior autoridade moral e espiritual do século 20”, modéstia à parte. Aliás, o amado Karol Wojtyla permanece vivo no meu coração. Ao sentir as dores do mundo, ele foi lá, com a bravura do seu coração, e ajudou a desmontar as ditaduras comunistas da Europa Leste, a começar pelo Muro de Berlim. Os tiranos tremiam diante da grandeza moral de Karol Wojtyla.

Um super bombardeio explode as cabeças de 100 mil ucranianos. O kaiser (imperador) Vladimir Putin comemora. Mal comparando em relação ao nosso País, seria uma guerra entre o Brazil e São Paulo. Russos e ucranianos são irmãos de origem soviética. Descendentes de Caim, os senhores das guerras são apátridas.

Em meio aos beijos e abraços quando a abertura dos champanhes espocava nas festas de réveillon, o ditador da Coreia do Norte, Kim das quantas, brindou com seus camaradas ao ouvir “o emocionante barulho da explosão da primeira bomba de hidrogênio”, 50 vezes mais potente que a bomba atômica que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima em 1945.

O delírio da guerra faz parte da paranoia de poder comunista. Escravos da escassez e da pobreza, os norte-coreanos se emocionam ao ouvir o estrondo de uma bomba de hidrogênio, mas não desfrutam da emoção de possuir uma geladeira em casa ou calçar um pisante marca Reebok ou similar capitalista. O inferno são os outros, filosofava o francês Jean Paul Sartre, ao transferir as culpas da humanidade. O inferno são os capitalistas democráticos, proclama a caterva vermelha comunista. Os comunistas dizem que o comunismo não mais existe. Acredite se quiser!

Ex-colônia britânica, a Guiana ainda hoje faz parte da Commonwealth – Comunidade das Nações. O Reino Unido enviou um navio de guerra ao mar do Caribe para patrulhar as águas da Guiana e mandar um aviso ao ditador da Venezuela para deixar em paz o coração de Essequibo, pois se você, Nicolas Maduro, cometer o gesto tresloucado de invadir a Guiana, nem Vladimir Putin irá socorrê-lo.

O jogo de guerra envolve riquezas minerais e de petróleo. O fanfarrão Maduro vai falar mansinho diante do navio de guerra britânico. Até hoje ele conseguiu ludibriar o bananão Joe Biden. Já está escrito que as eleições presidenciais deste ano na Venezuela serão uma farsa.

*Periodista, escritor e quase poeta

Veja outras postagens

A bancada de oposição da Câmara Municipal do Recife escolheu o vereador Felipe Alecrim (NOVO) como lider durante o biênio 2025-2026. A definição aconteceu em reunião nesta quarta-feira (1º).

Em sua primeira declaração como líder da oposição, Felipe Alecrim destacou o compromisso com uma atuação transparente, técnica e responsável. “Nossa missão é ser uma oposição firme no combate aos abusos e descasos, atuando sempre em prol da transparência e da eficiência na administração pública”, afirmou.

O parlamentar também reforçou que sua liderança buscará um equilíbrio entre fiscalização rigorosa e propostas construtivas, apresentando projetos que tragam melhorias efetivas para áreas como saúde, educação e mobilidade urbana.

A nova liderança de Alecrim marca uma fase em que a oposição se fortalece na Casa, com o aumento da bancada do PL. “Seremos incansáveis na fiscalização e firmes na cobrança por uma gestão pública eficiente e justa”, concluiu o vereador.

Com essa definição, a oposição no Recife promete atuar de forma intensa e propositiva nos próximos dois anos, visando garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados e que as demandas da sociedade sejam ouvidas.

Do Blog da Folha.

Conheça Petrolina

O cantor sertanejo Gusttavo Lima vai se candidatar à Presidência da República. Faltando um ano e meio para as eleições e ainda sem partido, o artista contou com exclusividade ao Metrópoles que resolveu colocar o próprio nome à disposição do eleitorado nas eleições gerais de 2026.

“O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi. Vim de uma condição bastante humilde, cheguei a perder três dentes, mas, claro, tive condições de me tratar, condição que muita gente não tem”, afirmou Gusttavo.

Apesar de sempre ter apoiado publicamente Jair Bolsonaro (PL), Gusttavo Lima não confirma a esta altura ter as bênçãos políticas do ex-presidente da República. “Chega dessa história de direita e de esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população”, disse o cantor.

Sobre o fato de não estar filiado a uma legenda, Gusttavo Lima afirmou que começa a conversar a partir de agora com grupos políticos que dialoguem com seus planos de entrar para a política.

“Conheço muita gente e, embora eu nunca tenha ocupado nenhum posto político, eu sou um empreendedor. Montei muitas empresas e sei como fazer para a roda girar. A gente tem que desburocratizar para o país funcionar melhor. Os pobres estão sem poder de compra, e o setor do agronegócio não aguenta mais pagar impostos e não ter benfeitorias para investir em seus próprios negócios. Eu acho que posso ajudar, talvez mude de ideia até 2026, mas hoje a minha disposição está muito inclinada para me tornar um candidato à Presidência da República em 2026”, afirmou.

Recentemente, o cantor se envolveu em um escândalo que ganhou grandes proporções. Gusttavo Lima foi investigado por suspeita de lavagem de dinheiro por meio de empresas de apostas on-line. O Ministério Público do de Pernambuco (MPPE), entretanto, pediu para arquivar as apurações que tinham como alvo o sertanejo e os sócios da Vaidebet, por falta de provas que justificassem ação penal contra eles.

Camaragibe Avança 2024

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), começa a segunda gestão em posição muito confortável na Câmara de Vereadores, com uma base de 15 vereadores do PSB, ou 40% da composição. Um deles é o presidente da Casa José Mariano, o vereador Romerinho Jatobá, reeleito com 36 votos para a função.

Além dos socialistas, há ainda aqueles que não integram o PSB, mas são aliados do grupo do prefeito, como Osmar Ricardo (PT), que só assumiu uma vaga porque João Campos chamou o vereador Marco Aurélio Filho (PV) para ser secretário de Direitos Humanos e Juventude, abrindo espaço para a suplência da federação.

Mais aliados

Outros aliados são os vereadores do MDB (Samuel Salazar, Tadeu Calheiros e Fabiano Ferraz), partido que saiu bem contemplado no secretariado de João Campos, com duas pastas (Relações Institucionais e Cidadania).

Mas a base da Frente Popular na Casa José Mariano conta ainda com os vereadores do Republicanos (Ana Lúcia e Rodrigo Coutinho), do Avante (Alcides Teixeira Neto), do PRD (Gilberto Alves), do PCdoB (Cida Pedrosa) e do PV (Flávia de Nadegi).

Há ainda as duas vereadoras do PT (Liana Cirne e Kari Santos). O partido faz federação com PV e PCdoB e pode orientar votação favorável aos projetos de João Campos, embora as duas petistas não tenham cravado apoio total ao prefeito.

O que diz o presidente

Questionado se a sociedade pode confiar na fiscalização que a Câmara fará da administração de João Campos, o presidente Romerinho Jatobá afirmou: “Com certeza, fiscalização é um papel e um dever do vereador. Nós fomos base de situação desde que entramos aqui e nunca nos furtamos do nosso trabalho. Diversas comissões foram criadas com o intuito de aproximar a fiscalização do Poder Executivo. É o que a gente vai continuar fazendo. Temos a maioria da base, mas ela não se furta de cumprir o seu papel de fiscalizar o Executivo”.

João Campos garante transparência e respeito às instituições

Embora com uma base que pode impor um rolo compressor no Legislativo, o prefeito João Campos garantiu respeito às instituições e transparência. “A gente, que está conduzindo um mandato no Executivo, valoriza as instituições e o diálogo é sempre harmônico, não só com a Câmara, mas com os órgãos de controle interno e externo, de outras esferas para além da esfera municipal, sempre com muito respeito e transparência”, afirmou o prefeito, durante conversa com jornalistas antes da cerimônia de posse, ontem (1°).

Segundo Campos, a transparência é um pilar fundamental do seu grupo. “Não é à toa que o Recife ficou em segunda posição entre as capitais do Brasil no ranking da transparência, através da Controladoria. Isso é muito importante. É papel da oposição também (cobrar transparência). A gente espera um papel que possa ser cumprido com respeito e diálogo. Fazer oposição não significa ser irresponsável nem desrespeitoso”, enfatizou Campos.

Confira quem são os 15 veraadores do PSB:

Romerinho Jatobá (PSB)
Eriberto Rafael (PSB)
Aderaldo Pinto (PSB)
Rubem Rodrigues (PSB)
Chico Kiko (PSB) – na vaga de Andreza Romero (PSB), licenciada
Carlos Muniz (PSB)
Eduardo Mota (PSB)
Felipe Francismar (PSB)
Hélio Guabiraba (PSB)
Júnior de Cleto (PSB)
Luiz Eustáquio (PSB)
Natália de Menudo (PSB)
Rinaldo Junior (PSB)
Wilton Brito (PSB)
Zé Neto (PSB)

Em Surubim, o prefeito recém-empossado Cleber Chaparral (União Brasil) começou o mandato com uma agenda movimentada. Após uma posse que atraiu uma multidão em clima de campanha, com direito a paredões e grande participação popular, Chaparral realizou um café da manhã com os trabalhadores da limpeza urbana nesta terça-feira (2).

Durante o encontro, além de distribuir novos fardamentos para a equipe, o prefeito anunciou que os trabalhadores terão café da manhã oferecido pela prefeitura diariamente.

Aliados da atual administração de Araripina, comandada pelo prefeito Evilásio Mateus, denunciaram a situação de abandono encontrada no prédio da Companhia de Abastecimento e de Armazéns Gerais de Pernambuco (Cagep) e em outros equipamentos públicos do município. O local, segundo a nova gestão, foi transformado em um verdadeiro lixão durante a administração anterior.

Além do estado crítico do prédio, diversos veículos e maquinários da prefeitura foram encontrados em condições precárias. Quatro ônibus escolares estavam completamente sucateados, dois caminhões de coleta de lixo tinham pneus gastos e peças danificadas, e três patrols apresentavam lâminas avariadas. Retroescavadeiras e motos de fiscalização também estavam inutilizáveis, ilustrando, segundo os denunciantes, o descaso da gestão anterior, liderada pelo ex-prefeito Raimundo Pimentel.

“Recebemos o município na bagaceira total. Isso aqui é o lixo que o prefeito deixava dentro de uma garagem. O prédio da Cagep, que na minha época foi um grande investimento conseguido junto a Jarbas, virou depósito de lixo. Máquina quebrada, trator, caçamba, tudo acabado. Uma verdadeira herança maldita”, declarou uma fonte ao blog, em tom de indignação.

O governo brasileiro divulgou nota de repúdio sobre o atropelamento que deixou pelo menos 15 pessoas mortas e mais de 30 feridas em Nova Orleans, no estado de Lousiana, nos Estados Unidos.

O Itamaraty reforça que repudia qualquer ato de violência cometido sob qualquer pretexto e expressa solidariedade às famílias das vítimas.

O ataque ocorreu ontem (1º), quando um ex-militar norte-americano atirou uma caminhonete contra uma multidão que celebrava o Ano Novo na Bourbon Street. O incidente ocorreu às 3h15 (horário local) perto do cruzamento das ruas Canal e Bourbon, um destino turístico histórico no Bairro Francês da cidade, conhecido por atrair grandes multidões com sua música e bares.

De acordo com informações da Reuters, uma bandeira do Estado Islâmico foi encontrada no veículo, o que levou a uma investigação sobre possíveis ligações com organizações terroristas, informou o FBI em um comunicado. O FBI disse que o veículo parecia ter sido alugado.

O autor do ataque, Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, foi morto no local, após disparar contra a polícia.

Ele dirigiu de Houston para Nova Orleans em 31 de dezembro e postou cinco vídeos no Facebook entre 1h29 e 3h02 da manhã do ataque, nos quais dizia apoiar o Estado Islâmico, o grupo militante islâmico com combatentes no Iraque e na Síria, informou o FBI.

Da Agência Brasil.

Por Vitória Floro
Do Blog da Folha

Um dia depois de ser empossado como vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB) também foi empossado como secretário de Infraestrutura na cerimônia de posse do novo secretariado do Recife, que aconteceu na última quinta (2). Relativamente desconhecido do grande público, Victor usou o momento para destacar sua disposição para se aproximar da população, reforçando que seu trabalho será focado em atender às demandas mais urgentes da cidade, especialmente nas áreas periféricas.

“A minha expectativa é excelente. Assumir a Secretaria de Infraestrutura é um desafio enorme. A cidade não espera, a infraestrutura não espera, e quem mora em zona de morro tem pressa. É preciso muito trabalho e dedicação para tirar do papel ações que já estão previstas, como obras de encostas, pontes e intervenções que fazem diferença na vida das pessoas”, afirmou durante a cerimônia de posse.

Diálogo

O secretário e vice-prefeito enfatizou que a Secretaria de Infraestrutura é uma das pastas mais dinâmicas da gestão, sempre em contato direto com as necessidades da população. “Essa é uma secretaria que está na rua, perto do povo, ouvindo e resolvendo problemas. Meu compromisso é dialogar com a população e garantir que as demandas sejam atendidas. Não podemos perder de vista quem está na ponta, que são as pessoas que mais precisam dos serviços públicos”.

Entre as prioridades da nova gestão, ele destacou a execução de obras em áreas de risco e a preparação da cidade para o período chuvoso. “Nos próximos três meses, vamos lançar a maior Ação Inverno da história do Recife. Precisamos preparar a cidade para enfrentar as chuvas, garantindo segurança para quem vive em áreas vulneráveis”.

Experiência

Formado em engenharia civil, Victor reforçou que sua escolha para a pasta foi baseada em sua experiência técnica e na sua atuação nos últimos quatro anos, período em que participou diretamente da gestão João Campos como Chefe de Gabinete.

“Tenho amplo conhecimento de gestão e sei que posso contribuir muito nessa secretaria. Nos últimos anos, mergulhamos em áreas fundamentais, como educação, saúde e infraestrutura, sempre pensando em quem está na ponta. É isso que quero trazer para este novo desafio.”

Entregas

Marques destacou ainda os avanços alcançados no primeiro mandato, como a duplicação das vagas de creche, a ampliação da rede de atenção básica e o investimento recorde em áreas periféricas.

“Mais de 70% dos recursos da gestão foram direcionados às áreas periféricas. Fizemos creches, parques, ruas pavimentadas, encostas, escadarias e barreiras. O desafio agora é manter esse ritmo e entregar ainda mais.”

Ele finalizou reconhecendo a alta expectativa da população em relação à nova gestão, mas reafirmou sua disposição em trabalhar para corresponder a essa confiança.

“As pessoas esperam que entreguemos serviços de qualidade e que estejamos ainda mais presentes. Ninguém espera menos de nós do que aquilo que já foi feito nos últimos anos”.

O prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo (PSB), foi preso pela Polícia Federal e pela Polícia Civil do Ceará na tarde de ontem (1º) pouco antes de tomar posse para seu segundo mandato.

Braguinha, como é conhecido no município, é investigado por suspeita de envolvimento com uma facção criminosa de origem carioca, que teria atuado em favor da sua chapa nas eleições municipais de 2024.

Após a prisão do prefeito, a Câmara de Vereadores elegeu, por 7 votos a 6, a chapa presidida pelo vereador Joel Barroso para compor a nova Mesa Diretora. Joel é filho de Braguinha e, como presidente da Câmara, foi empossado prefeito interino do município.

O vice-prefeito do município, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PSB), conhecido como Gardel Padeiro, também é investigado no mesmo processo por envolvimento com uma facção criminosa. Ele não chegou a ser preso, mas foi impedido de tomar posse no lugar de Braguinha.

Da GloboNews.

Por César Felício
Do Valor Econômico

A posse nesta quarta-feira dos 5.568 prefeitos eleitos no ano passado dá início, na prática, ao processo eleitoral de 2026 nos Estados. A demonstração de força da continuidade em outubro, quando 82% dos prefeitos que tentaram um segundo mandato conseguiram a recondução, colocaram os administradores das grandes e médias cidades no mapa das disputas majoritárias estaduais.

É o caso de pelo menos dois prefeitos reeleitos, Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro e João Campos (PSB ) no Recife, cotados para disputar os governos do Rio e de Pernambuco.

Paes e Campos se reelegeram sem dificuldades e colocaram aliados incondicionais na vice. Negociarão em posição de força a vaga de candidato a governador em uma eventual aliança lulista em 2026, sobretudo no momento em que a prioridade do PT e do governo federal é assegurar candidatos competitivos ao Senado, que renova dois terços de sua composição. A Paes e Campos pode se somar Antonio Furlan (MDB), de Macapá, conhecido como Doutor Furlan e reeleito com 86% dos votos.

No Maranhão, o prefeito reeleito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), é forte opção para o governo estadual contra o vice-governador Felipe Camarão (PT). O atual governador, Carlos Brandão (PSB), não pode mais se reeleger. Mesmo prefeitos de grandes centros do interior entram no tabuleiro. No Pará, doutor Daniel (PSB), de Ananindeua, é citado como a a opção da oposição ao grupo político do governador Helder Barbalho (MDB), cujo partido elegeu 85 dos 144 prefeitos do Estado.

No caso de São Paulo, o destino do prefeito Ricardo Nunes (MDB) está atado ao do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos) a quem em última instância deve a eleição. Ao montar seu novo secretariado Nunes sinalizou que pode se credenciar a uma disputa majoritária em 2026, na hipótese de Tarcísio disputar a presidência das República, possibilidade hoje tida como pouco provável no mundo político. O governador de São Paulo tem dito que pretende disputar a reeleição em 2026.

O prefeito reeleito de São Paulo compôs a equipe com ex-prefeitos de grandes cidades da região metropolitana, como Orlando Morando (São Bernardo do Campo), Rogério Lins (Osasco) e Rodrigo Asiuchi (Suzano), o que mostra a construção de uma teia política nos municípios vizinhos. Caso se desincompatibilize no próximo ano, Nunes entrega a prefeitura de São Paulo para o coronel Ricardo Mello de Araújo (PL), que entrou na chapa por imposição do ex-presidente Jair Bolsonaro. Passa a interessar ao PL, portanto, uma candidatura majoritária de Nunes, em um cenário de disputa paulista sem Tarcísio.

Em Curitiba e Goiânia, a presença no comando das capitais de Eduardo Pimentel (PSD) e Sandro Mabel (União Brasil) fortaleceu os governadores Ratinho Júnior (PSD) e Ronaldo Caiado (União Brasil), que são desafiados no Paraná e em Goiás por bolsonaristas.

Caiado quer concorrer à Presidência e deve apoiar o vice-governador Daniel Vilela (MDB) para a sua sucessão. A opção bolsonarista é o senador Wilder Moraes (PL), que mediu forças com Caiado nos principais municípios do Estado. O PL perdeu também em Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio eleitoral, onde foi eleito Leandro Vilela, do MDB.

Ratinho Júnior patrocinou em Curitiba uma aliança do PL com o PSD , mas a divisão da direita no Paraná é profunda. Pimentel ganhou com dificuldade da outsider Cristina Graeml (PMB) e Ratinho não tem assegurado o controle da própria sucessão em 2026.

O presidente Lula aposta nos ministros do União Brasil para tentar amarrar o partido à sua coligação na eleição de 2026, quando deve disputar a reeleição. O partido tem como pré-candidato o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, mas conta com uma ala com tendência governista.

No partido, os ministros do Turismo, Celso Sabino, e das Comunicações, Juscelino Filho, não escondem que defendem a reeleição de Lula.

Sabino, em especial, vem sendo prestigiado pelo presidente com a liberação de emendas e a promoção de uma campanha publicitária para o programa Conheça o Brasil.

No final do ano passado, o Ministério do Turismo foi o que mais teve emendas de comissão liberadas pelo Executivo.

Essa modalidade não é de cumprimento obrigatório pelo governo. A pasta teve direito a R$ 441 milhões, e ficou à frente de Cidades (R$ 335 milhões), Saúde (R$ 330 milhões) e Esporte (R$ 308 milhões).

Da Folha de São Paulo.

O Sextou de amanhã presta homenagem ao rei Roberto Carlos. Entrevistei o seu maior biógrafo, o escritor e pesquisador Paulo César de Araújo, autor de ‘Roberto Carlos em Detalhes’, um dos melhores livros sobre a trajetória do cantor, mas que acabou numa pendenga judicial por ter sido proibido pelo rei.

Depois de passar por todas as instâncias judiciais, o processo movido por Roberto Carlos contra o biógrafo chegou ao Supremo Tribunal Federal e foi julgado em 15 de junho de 2015. A batalha jurídica entre os dois começou em 2006, quando Paulo César lançou pela editora Planeta a biografia “Roberto Carlos em Detalhes”. O cantor reivindicava a proibição do livro justificando a defesa do seu patrimônio: a sua história pessoal. O julgamento culminou com a vitória de Paulo César e a liberação de biografias e cinebiografias não autorizadas.

Mesmo com toda essa situação, Paulo César diz não guardar mágoa do então ídolo. Em 2014, ele lançou o livro “O réu e o rei: minha história com Roberto Carlos em detalhes”, em que conta a polêmica proibição. Fã ardoroso de Roberto, Paulo César lançou mais um livro sobre o artista.

No Sextou, o consagrado biógrafo do rei fala dos grandes clássicos gravados pelo artista, seu envolvimento com a Bossa Nova e a Jovem Guarda. O programa vai ao ar amanhã, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife.

O prefeito reeleito de Garanhuns, Sivaldo Albino, e seu vice, Eraldo Ferreira, tomaram posse, ontem, de forma oficial, na Câmara dos Vereadores, em cerimônia presidida pela vereadora Luzia da Saúde, com o plenário lotado e telões instalados em outros em outros ambientes. Com o Palácio Celso Galvão ainda iluminado com o brilho dos Encantos do Natal de Garanhuns, a solenidade de Assunção de Posse reuniu centenas de autoridades, convidados e população em geral.

Antes de sua fala, o prefeito Sivaldo Albino deu posse ao secretariado, com a assinatura da portaria 001/2025, e apresentando o time ao público presente. Sivaldo Albino se emocionou várias vezes em seu discurso, quando fez uma prestação de contas das ações do seu primeiro mandato como prefeito, e registrou praticamente todos os investimentos, em todas as áreas, desde o início difícil, de pandemia, de recursos escassos, município no CAUC, obras abandonadas da gestão anterior, e o descrédito de parte da população, até chegar ao fim de sua primeira gestão com mais de 80% de aprovação popular.

Sivaldo agradeceu a Deus, à família, aos amigos, mas também a cada um que saiu de casa naquele domingo de outubro para ratificar a continuidade de seu governo. “O futuro a gente faz agora, com trabalho, fé e humildade! Garanhuns segue com a vocação para o alto, “Ad Altiora Tendere”, como traz o verso de seu hino”, disse o prefeito.