Raquel diz que vai antecipar investimentos da PPP do Saneamento

Em conversa com moradores no Alto José do Pinho, Zona Norte do Recife, a candidata ao Governo de Pernambuco pelo PSB, Raquel Lyra, afirmou que se eleita, vai repactuar o contrato da PPP do saneamento.

“A gente vai antecipar os investimentos da PPP da Compesa, que o atual Governo do Estado jogou para 2037. Garantir a ampliação da oferta de água e saneamento para a população é prioridade e é algo que não pode ser adiado”, afirmou Raquel.

De acordo com a tucana, a Compesa só enxerga a comunidade na hora de cobrar a conta. “Nós vamos concluir as adutoras e as barragens para, com isso, fazer com que o rodízio desrespeitoso e desumano que a Compesa submete hoje a nossa população seja apenas parte da história do passado. A gente precisa cuidar de gente. Foi assim que a gente fez em Caruaru, como prefeita, é assim que nós vamos fazer em Pernambuco também”, garantiu.

Veja outras postagens

Moradores do Agreste do Estado que usam a frota de ônibus da Astrotur foram pegos de surpresa, ontem, após a empresa afirmar que não irá mais operar na região a partir do dia 18 de maio. Até essa data, a empresa continuará a operar as seis linhas que levam os passageiros de Garanhuns para as cidades de Arcoverde, Bom Conselho, Calçado, Correntes, Jurema e Poção.

A justificativa para o encerramento das atividades da empresa no Agreste, segundo o Assistente de Tráfego da companhia em Garanhuns, Lucas Vilela, é a concorrência desleal.

“Ao logo dos anos, o nosso faturamento vem caindo em consequência da concorrência desleal que existe com transportes alternativos que operam de forma irregular na região”, explicou Vilela.

Embora a direção da Astrotur tenha tentado ao longo do tempo pedir uma fiscalização por parte dos órgãos públicos competentes, até o momento nada foi feito, o que levou na decisão de encerrar as atividades. “Infelizmente, serão, em média, 2,5 mil pessoas atingidas, além de 35 funcionários que trabalham em Garanhuns demitidos”, lamenta o analista de tráfego.

Paulista - No ZAP

Em vídeo postado há pouco em suas redes, a vereadora Célia Galindo (PSB) criticou o veto do prefeito Wellington Maciel (MDB) feito hoje, 20 dias após aprovação da emenda que garantiria reajuste de 12% aos professores da rede municipal de educação. Segundo ela, na próxima segunda-feira, a Câmara Municipal irá trabalhar para que o veto seja derrubado. Confira o relato indignado da vereadora.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

Mirella Almeida (PSD) é a primeira pré-candidata em Olinda a ser multada na Justiça Eleitoral por propaganda extemporânea. A multa foi confirmada pelo TRE, em julgamento realizado hoje, e fixada em R$5 mil.

O caso analisado pela Tribunal envolvia o uso de camisas dos guias de turismo de Olinda com os nomes de Mirella Almeida e Saulo Holanda, que teve parecer do Ministério Público e sentença pelo reconhecimento de propaganda extemporânea e multa.

‘’A Justiça Eleitoral reconheceu a propaganda extemporânea. Não é um caso simples, isolado, mas relevante esse caso das camisas dos guias de turismo, em Olinda. Estaremos ajuizando uma AIJE sobre esse assunto, que poderá levar a pré-candidata a outras penalidades, com a finalidade de frear o uso deliberado da máquina pública’’, comentou o pré-candidato Antônio Campos pelo PRTB.

Ipojuca - Minha rua top

Os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preferem apoiar o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), do que o candidato do PT na eleição municipal, aponta pesquisa Atlas/CNN divulgada nesta sexta-feira (26).

Segundo o levantamento, 74,6% dos eleitores que votaram em Lula em 2022 manifestam intenção de votar em Campos. As informações são da CNN.

Já o deputado estadual pelo PT João Paulo conta com 13,7% da preferência entre os eleitores de Lula em 2022. Colega do parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Dani Portela (PSOL) vem na sequência, com 7,7%.

No campo da direita, a pesquisa Atlas/CNN identificou que 58% dos recifenses que votaram em Jair Bolsonaro (PL) em 2022 pretendem votar no ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) neste ano. Machado ocupou o cargo no governo Bolsonaro.

Logo atrás de Machado, aparece o próprio prefeito João Campos, com 31,1%. O advogado Tecio Teles (Novo), com 5,4%, e o secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD), com 3,2%, vêm na sequência.

Entre os lulistas, 2% ainda não sabem em quem votar e 0,2% indicam voto nulo ou branco. Já entre os bolsonaristas, as porcentagens se invertem.

A pesquisa Atlas/CNN foi registrada no TSE sob o número PE-05351/2024. Foram entrevistados 827 moradores do Recife, por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 18 e 23 de abril. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Caruaru - Geracao de emprego

Caro Magno,

Com imensa satisfação venho desejar vida longa ao seu blog, e parabenizar pelos seus 18 anos (chegou à maioridade) no qual me delicio todas as manhãs. Como dizia o bordão do Jô Soares, não vá pra cama sem ele, digo: Não saia da cama sem ler o blog do Magno.

Grande abraço e até a comemoração.

Atenciosamente,

Marcilio Jota Gomes – Engº. Eletricista

Camaragibe Agora é Led

Por Cláudio Soares*

Maurílio Feitosa é um sertanejo de alma vibrante e coração apaixonado pela vida, emerge como uma figura de destaque na política local de Paulista. Natural de Pesqueira, Maurílio é um homem de hábitos simples, enraizado na cultura nordestina e entusiasta da poesia repentista.

Com uma trajetória marcada por sua atuação ao lado do então deputado federal Inocêncio Oliveira, Maurílio demonstrou seu comprometimento com o crescimento e desenvolvimento das cidades, direcionando recursos federais para diversas áreas, desde a educação até a cultura, passando pela saúde e infraestrutura.

Sua experiência no setor público, aliada à sua atuação como empresário no ramo de vendas atacadistas de pescados, proporciona-lhe uma visão abrangente dos desafios e oportunidades que permeiam a administração municipal.

Ao assumir a presidência do PRTB em Paulista, Maurílio reforça seu compromisso com a comunidade local, buscando criar um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Sua pré-candidatura a prefeito é o próximo passo nessa jornada, onde ele pretende aplicar sua expertise em gestão pública e sua paixão pelo bem-estar das pessoas em prol do crescimento e prosperidade de Paulista.

Com uma postura respeitosa e uma reputação de integridade, Maurílio Feitosa emerge como uma figura promissora na cena política local, pronta para liderar Paulista em direção a um futuro próspero e sustentável.

*Advogado e jornalista

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu, ontem, que o Supremo Tribunal Federal (STF) arquive inquérito que apura se o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) receberam R$ 5 milhões de suposta propina em troca de aprovar no Congresso leis que beneficiassem a Novonor, a antiga Odebrecht.

O inquérito foi aberto em 2017 a partir de delações premiadas de ex-diretores da empresa. Os colaboradores afirmaram que a empresa fez os pagamentos porque queria alcançar benefícios fiscais que favoreceriam subsidiárias no exterior. As informações são do portal G1.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, os elementos reunidos na investigação não são suficientes para o oferecimento de denúncia contra os políticos e não há novas linhas de investigação para serem exploradas. “A investigação não logrou êxito em comprovar concretamente a solicitação ou recebimento de vantagem indevida pelo parlamentar Renan Calheiros, no montante de cinco milhões de reais em espécie, consoante relatado unilateralmente pelos colaboradores”, afirmou.

Gonet citou que o ministro Dias Toffoli, do STF, anulou as provas do acordo de leniência, espécie de delação de empresas, e também dos dois sistemas que seriam usados pela então Odebrecht para registrar os pagamentos de propinas para políticos. Portanto, esses dados não podem ser usados.

“As oitivas de colaboradores expõem a história e a dinâmica de funcionamento do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, para que as ilicitudes praticadas por pessoas vinculadas ao mencionado grupo pudessem ser realizadas. Porém, apesar de esclarecerem esta estrutura ilícita e sua utilização para lavagem de dinheiro e pagamento de vantagens indevidas, não contribuem para a confirmação e a elucidação dos relatos e informações relativas aos supostos pagamentos de vantagens indevidas aos agentes políticos investigados”.

Vitória Reconstrução da Praça

Caro Magno,

Há 18 anos, o seu blog é leitura obrigatória de quem faz ou gosta de política e gestão pública. Conhecedor dos atores e da cena política, você traz comentários inteligentes, precisos e atuais sobre a realidade de Pernambuco e do Brasil.

Crescentes sucessos! 

Murilo Guerra – superintendente do SEBRAE

O pré-candidato a prefeito de Belém de Maria pelo PP, Alexandre Neto, realizou, ontem, uma reunião estratégica com vereadores, lideranças e pré-candidatos ao Legislativo local nas eleições deste ano. Alexandre, que está em seu segundo mandato e atualmente ocupa o cargo de presidente da Câmara de Vereadores da cidade, destacou: “Estamos realizando uma pré-campanha baseada no diálogo. Sempre que ando pela cidade, percebo o sentimento de fazer a diferença na vida das pessoas. Temos uma equipe forte e comprometida com Belém de Maria”, pontuou Alexandre que, além do PP, conta com o apoio do PSB em sua pré-campanha.

Nota oficial

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) vem a público expressar seu veemente repúdio e profunda preocupação com os trágicos acontecimentos registrados na madrugada desta sexta-feira (26), no Hospital da Restauração (HR), a maior unidade de urgência e emergência do Estado de Pernambuco. Durante o plantão noturno, um episódio de violência sem precedentes resultou na morte de um vigilante e de um paciente, chocando toda a sociedade.

Apesar de o hospital contar com vigilância armada, é alarmante constatar que o efetivo e as medidas de segurança adotadas foram insuficientes para prevenir esta fatalidade. Esta ocorrência destaca uma grave falha no sistema de segurança que precisa ser urgentemente revisada e fortalecida.

É preciso destacar, também, que a superlotação crônica, agora agravada, enfrentada pelo HR pode ter sido um fator contribuinte para este trágico desfecho. Corredores e alas abarrotadas de pacientes dificultam a efetiva supervisão e controle por parte das equipes de segurança, criando um ambiente onde tragédias como esta podem ocorrer.

O Simepe também repudia a contínua exposição ao risco enfrentada por médicos, demais profissionais de saúde e pacientes, que diariamente se veem em meio a condições de trabalho e atendimento precárias, agora agravadas por atos explícitos de violência.

Diante desta inaceitável situação, o sindicato exige e cobra do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) ações imediatas e efetivas que garantam a segurança e a integridade de todos os que frequentam o Hospital da Restauração e demais unidades da rede estadual. É essencial que medidas robustas sejam implementadas para garantir um ambiente seguro onde a saúde possa ser prestada com a dignidade que a população pernambucana merece.

O Simepe se solidariza com as famílias, pacientes e com todos os profissionais de saúde afetados por esta tragédia. Reafirmamos nosso compromisso em defender a integridade física e psicológica de nossos médicos e demais membros do corpo clínico, insistindo na necessidade urgente de rever e reforçar as estratégias de segurança em nossas unidades de saúde.

Caruaru agora tem um complexo olímpico para chamar de seu. A cidade passa a contar com o maior equipamento esportivo, no âmbito de escolas municipais, do Norte/Nordeste, o Complexo Olímpico Rei Pelé. A inauguração foi comandada, ontem, pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, que esteve ao lado de secretários, vereadores e autoridades.

“Um sonho se tornou realidade. Caruaru agora conta com um espaço que será ocupado pelo nosso povo, pelos nossos esportistas e estudantes. Enquanto o gestor passado pensava em vender o terreno para a iniciativa privada, nós tivemos a coragem de transformar esse espaço num imponente complexo esportivo de padrão internacional, pensando na qualidade de vida dos caruaruenses”, falou Pinheiro aos presentes.

O prefeito também adiantou que Caruaru vai contar com um importante evento para as pessoas com deficiência. “Após retomarmos os jogos escolares, que a gestão passada parou por dois anos, vamos criar as Olimpíadas Escolares Paralímpicas aqui do município. Isso é inclusão e cuidado com as pessoas”, finalizou.

Implantado numa área de dois hectares, que fica localizada na ETI Álvaro Lins, o Complexo incentivará a prática esportiva por parte dos estudantes da rede municipal e estadual de ensino, bem como impulsionará as realizações de competições profissionais, de âmbito até nacional, no solo caruaruense. O investimento foi de quase R$ 5 milhões, com execução em um ano e cinco meses.

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

A cada dia que passa, tem ficado mais evidente o tratamento de comadre dado pelo Governo Raquel Lyra (PSDB) a aliados políticos de primeira hora. É o caso da cidade de Vicência, na Mata Norte, administrada por Guilherme Nunes, conhecido popularmente por Guiga, que em seu segundo mandato, prepara o terreno para passar o bastão para o seu vice, Eder Walter, já oficializado pré-candidato à prefeitura pelo PSDB.

Por lá, dentro do Pernambuco sem Fome, lei instituída em dezembro do ano passado pela gestão da tucana, que visa combater a fome e a insegurança alimentar no Estado, pelo programa Bom Prato, instalou em Vicência, não uma, mas duas cozinhas comunitárias.

Mas, de acordo com anúncio recente do próprio prefeito, Vicência se prepara para inaugurar a terceira. Ou seja, será que o projeto de matar a fome do povo só é prioridade quando as cidades em que as cozinhas comunitárias são instaladas são geridas por aliados da governadora

“Aproximadamente 500 pessoas são atendidas diariamente nas nossas duas Cozinhas Comunitárias e estamos em busca de uma terceira para aprimorar mais ainda o serviço, diminuindo a insegurança alimentar e melhorando os índices do município”, afirmou o prefeito, em suas redes, há dois dias.

Chama atenção, porém, que em Vicência há uma população de 26 mil moradores, o que, na prática, não teria outro motivo se não ser impulsionar as entregas no município visando tão somente atrair eleitores para o projeto de continuidade da atual gestão. Até porque, segundo pesquisas recentes, o pré-candidato oficial do prefeito tem amargado uma grande desvantagem em relação ao pré-candidato da oposição, o empresário Neto de Dija (PSB).

A interpretação tem como base o fato de que na mesma região, cidades como Buenos Aires, Aliança, Nazaré da Mata e Orobó, que têm praticamente os mesmos índices de pessoas vivendo em situação de pobreza, critério para participar do Bom Prato, estão a ver navios até o momento.