BYD apresenta o elétrico Dolphin Mini por R$ 115.800
Os brasileiros que querem entrar no mundo dos carros elétricos e não têm como (por razões financeiras ou não), aguardavam, com certa expectativa, a chegada do novo compacto Dolphin Mini, da chinesa BYD. Afinal, por preços semelhantes o consumidor só consegue versões intermediárias de hatches a combustão. Mas, de forma agressiva, ela vai vender o primeiro lote aos primeiros ansiosos – apenas pelo Mercado Livre – por R$ 105 mil e ainda ‘dar’ um carregador rápido. Isso já garantiu, segundo a montadora, quase 7 mil pedidos em quatro dias. Hoje, o elétrico mais barato do país é o também compacto Renault Kwid E-Tech, cotado a R$ 99.800. A autonomia oficial (pelo Inmetro) do charmoso carrinho é de 280 km. A velocidade máxima, por sua vez, é de 130 km/h – e aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,9s. Traz como opções de condução os modos ‘Normal’, ‘Eco’, ‘Sport’ e de terrenos de baixa aderência, mas é, obviamente, um carro urbano para ser usado nos deslocamentos entre casa e trabalho.
A potência é de 75cv – e o torque, sempre instantâneo, como em qualquer 100% elétrico, é de 13,7 kgfm. A bateria tem capacidade de 38 kWh e o tempo de recarga entre 30% e 80% é de 30 minutos – em um carregador rápido (DC), é sempre importante ressaltar (os vendedores e anúncios não costumam fazê-lo). As medidas são, claro, bem compactas: tem 3,78 metros de comprimento, mas consegue ser 10cm maior do que um Renault Kwid a combustão, e um entre-eixos de 2,50m. Por isso, e houve bom-senso nisso, o Dolphin Mini só foi homologado para apenas quatro passageiros. Finalmente, no quesito medidas, o porta-malas, que tem capacidade para 230 litros. Em suma: é um carro semelhante aos hatches compactos Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.
O interior tem acabamento de qualidade – embora, e seja compreensível, haja muito plástico rígido. Destaque para os bancos dianteiros – que parecem mais sofistificados do que efetivamente o são com seu formato anatômico. O painel de instrumentos tem uma tela de sete polegadas e a central multimídia, de 10,2’’. Esta, como em todos os modelos BYD, pode ser rotacionada verticalmente. O espelhamento sem fio é possível apenas nos smartphones equipados com Android. O carro vem com um carregador para tomadas convencionais (quase um dia para abastecê-lo) e não tem pneu estepe – nem mesmo aquele fininho, temporário. O jeito é se virar com o kit selante de furos. O modelo possui 8 anos de garantia para as baterias.
Novo CR-V: híbrido, tração integral e R$ 353 mil – A Honda acaba de confirmar a chegada do seu terceiro modelo híbrido no Brasil (depois do Civic e Accord): a sexta geração do SUV CR-V Advanced Hybrid tem tração integral automática e custa caros R$ 352.900. Ele cresceu 75 mm no comprimento (4.706 mm), sendo 40 mm no entre-eixos, que foi aos 2.700 mm. O sistema de propulsão é o mesmo do Civic e do Accord: motor 2.0 aspirado, com injeção direta de gasolina, de 147 cv e 19,4 kgfm, e dois elétricos com 184 cv e 34,2 kgfm. Mas o CR-V tem tração integral, que envia força para o eixo traseiro por uma caixa de transferência 60/40 e câmbio e-CVT. Em relação ao visual, faróis finos, full LEDs, na dianteira – acompanhados de uma grade destacada em preto brilhante. A traseira tem lanternas em formato L ajustando-se à tampa. Internamente, tudo semelhante aos sedãs, com bons materiais, e bom espaço. O porta-malas tem capacidade para 581 litros, com abertura/fechamento da tampa automática com chave presencial.
Tiggo 7 Sport por R$ 135 mil – A Caoa Chery resolveu lançar uma versão de entrada, e mais barata, claro, do seu SUV Tiggo 7. Ela retirou alguns equipamentos, passou a usar o motor 1.5 turbo de 150 cv e reduziu o preço em R$ 35 mil. Com isso, fez com o que o modelo tenha um bom custo-benefício. A versão perdeu teto-solar panorâmico, câmera 360° e os assistentes de condução – controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e alerta de colisão com frenagem automática de emergência. Ficou ruim, claro, em termos de segurança. Mas manteve os seis airbags, painel de instrumentos digital de 12,3″, central multimídia de 10,25″, câmera de ré, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, ar-condicionado digital, carregador sem fio para smartphone, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, espelhos laterais com ajuste elétrico e rebatimento e outras amenidades.
Range Rover Evoque é reestilizado – A linha 2024 do SUV Discovery Sport foi anunciada pela Land Rover com atualizações tecnológicas e mais equipamentos de conforto e segurança. Os preços começam em R$ 434.490. Agora, o sistema de entretenimento vem com tela curva de 11,4 polegadas e o console mudou de forma, ganhando espaço extra para armazenamento. A manopla de câmbio ficou menor. O conjunto de motor não muda e oferece duas opções: um 2.0 turboflex de 250 cv e um 2.0 turbodiesel de 204 cv. Este último é auxiliado por um sistema híbrido leve com motor de arranque acionado por correia e um conjunto de baterias. Dessa forma, a energia perdida na desaceleração é coletada, retroalimentando uma bateria de 48 volts para aumentar o desempenho e reduzir o consumo de combustível.
Novo Mustang GT 2024 chega ao Brasil – A Ford anunciou o lançamento da sétima geração do Mustang no Salão de Detroit (EUA) de 2022. Desde então, especula-se sobre a chegada do icônico modelo ao Brasil. Agora, a data parece estar perto: as primeiras unidades do esportivo desembarcaram esta semana no Porto de Vitória, no Espírito Santo. Todas são da versão topo de linha GT Performance, equipada com o motor Coyote V8 mais potente de todos os tempos. A cor é o Vermelho Zadar, tom vibrante que realça o espírito indomável do veículo. A chegada da nova geração também tem um caráter especial por coincidir com os 60 anos do Mustang, que serão comemorados durante o ano com várias ações. Em 2023, o Mustang completou o oitavo ano seguido como cupê esportivo mais vendido do mundo. E ela inaugura mais um capítulo na história do “muscle car”, avançando no estilo, no som e na tecnologia. Feito para venda em mais de 100 mercados globais, o Mustang global estreou no segundo semestre do ano passado nos Estados Unidos. O visual moderno valoriza elementos clássicos do modelo original dos anos 60, como o teto baixo, capô de três seções e perfil elegante com traseira curta, além de uma nova luz de assinatura de três barras na traseira.
Tesla Roadster: 0km/h a 100km/h em 1 segundo – A segunda geração do Tesla Roadster deve finalmente chegar ao mercado em breve, talvez em 2025, publicação no X (antigo Twitter) de Elon Musk, dono da marca automobilística e da própria rede social. Ele garantiu que o Roadster deverá acelerar de 0 a 60 milhas por hora (cerca de 97 km/h) em menos de 1 segundo e se estabelecer como um dos mais rápidos do mundo. “Nunca haverá outro carro como este, se é que você poderia chamá-lo de carro. Acho que tem a chance de ser a demonstração de produto mais alucinante de todos os tempos”, disse. O Roadster será posicionado como o modelo mais esportivo de todos os tempos da Tesla e equipado até como motor de foguete. A velocidade máxima estimada é de 400 km/h e, graças a novas baterias, terá autonomia de mais de 1.000 km.
Vendas de carros usados – O segmento de carros usados se mostrou bastante competitivo durante janeiro, mantendo um desempenho semelhante ao de dezembro de 2023. Segundo dados da Auto Avaliar, o tíquete médio apresentou leve queda em relação a dezembro, baixando de R$ 79.257 mil para R$ 78.139. Porém, a margem bruta aumentou de 10,4% para 10,9% no primeiro mês de 2024. Isso apesar de o giro de estoque ter aumentado de 35 para 38 dias. Janeiro tem características diferentes de dezembro por se tratar de um mês em que os consumidores estão preocupados com o pagamento de dívidas contraídas no final do ano anterior, além do recebimento de outros boletos referente a IPVA, IPTU, entre outros, que reduzem o poder de compra. Mesmo assim, o mês foi competitivo com a comercialização de 891 mil carros e comerciais leves usados, o que equivale a 13,6% de aumento sobre igual período de 2023, segundo informações da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias.
Veículos financiados – Como o crédito no Brasil está mais disponível para o consumidor comum, o número de veículos financiados em janeiro foi o maior para o período desde 2013. Entre novas e usadas, foram financiadas 562 mil unidades – alta de 27,1% em comparação a janeiro de 2022. Dados da B3 mostram que esse número só perde para o registrado no primeiro mês de 2013 (571 mil).
Consórcios automotivos – O sistema de consórcio de veículos terminou 2023 com crescimento em todos os seus indicadores e segue em 2024 em alta. As adesões avançaram 6% em janeiro com relação ao primeiro mês do ano passado. Foram vendidas, respectivamente, 287 mil e 270,6 mil novas cotas. O aumento do número de consorciados de veículos leves, motocicletas e pesados contribuiu para uma alta de 21,3% dos negócios, com o volume de créditos comercializados chegando a R$ 15,1 bilhões no mês passado, ante os R$ 12,4 bilhões de um ano antes.
Nordeste: maior alta do país no preço da gasolina – E os novos dados do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, apontaram que na região Nordeste o preço médio da gasolina fechou fevereiro a R$ 6,01 – com aumento de 0,33% em relação à primeira quinzena do mês. Já o etanol foi encontrado a R$ 4,29 depois de obter alta de 0,23%. O diesel comum foi comercializado à média de R$ 6,13 na região, com aumento de 0,16%, e o S-10 a R$ 6,15, após baixa de 0,32%.
5 dicas para descobrir se seu veículo foi “maquiado” – É óbvio que você sabe: no momento da compra de um veículo seminovo ou usado, a verificação de sua procedência é indispensável. Por isso, e para assegurar uma transação livre de contratempos e garantir a integridade do veículo, é necessário realizar um laudo cautelar minucioso, acompanhado de uma avaliação estética abrangente do automóvel. Luca Cafici, CEO da InstaCarro, destaca a importância dessas verificações. “A segurança e a satisfação dos consumidores devem ser prioridade para os vendedores de veículos. Algumas pessoas podem tentar esconder que os carros sofreram alguma colisão importante, com dano na parte estrutural do veículo, com uma estética, aparentemente, impecável. Para evitar surpresas desagradáveis, incentivamos os compradores a realizarem laudos cautelares antes de concluir qualquer transação”, diz ele. O executivo destacou também 5 verificações que devem ser feitas para identificar quaisquer reparos escondidos:
Verificação da pintura – Examine a pintura sob diferentes ângulos de luz e note se há diferenças de tonalidade de cor ou mesmo de textura.
Alinhamento das peças – Analise o alinhamento de portas, capô e porta-malas. O vão entre as peças deve ser padrão em todas. Desalinhamentos podem indicar que o veículo passou por reparos não documentados.
Confira o estado das soldas – Inspecione as soldas nas emendas de chapas (abaixo das borrachas de vedação das portas) e também nas áreas críticas do veículo, como nas longarinas. Reparos mal feitos podem apresentar sinais visíveis nessas regiões, como presença de ferrugem ou pontos de solda diferentes na mesma peça.
Atente-se a sinais de revestimentos – Observe a presença de adesivos ou revestimentos não originais. Eles podem estar ali não para “enfeitar”, mas para esconder imperfeições na pintura – atitude, infelizmente, muito comum entre alguns vendedores.
Analise o interior – Verifique o interior do veículo em busca de diferenças de cor, textura ou mesmo de cheiros. Volante e painel com aspecto estranho podem indicar que o airbag foi deflagrado (em uma possível colisão). cheiros incomuns podem indicar que o veículo é recuperado de enchente. Enfim: a realização de um laudo cautelar tornou-se essencial para os consumidores que buscam adquirir um veículo usado com tranquilidade e segurança. Através dele, os compradores asseguram que seus veículos estão em bom estado, evitando fraudes, prejuízos e até mesmo acidentes. Ao optar por um laudo completo, que pode até mesmo incluir fotos feitas por especialistas, é possível fazer uma compra segura de usado ou seminovo.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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