Raimundo de Bibi é oficializado candidato a prefeito de Ouricuri

Durante convenção realizada na noite deste sábado (3), em Ouricuri, o empresário Raimundo de Bibi (MDB) foi oficializado como candidato a prefeito da cidade. Ao seu lado, o ex-deputado estadual Antônio Fernando (MDB) como candidato a vice-prefeito. 

“Meu compromisso é com o povo de Ouricuri, que precisa de melhorias. Precisamos gerar empregos, precisamos ver nossas escolas para dar condições dignas às nossas crianças, e buscar novas soluções para trazer água para cidade e essa missão aqui eu vou entregar nas mãos do meu vice-prefeito Antônio Fernando, porque sei de seu compromisso com infraestrutura hídrica. Do jeito que fiz nas minhas empresas privadas, faremos em Ouricuri a maior geração de empregos da história da cidade que vai voltar a ser um polo da nossa região”, afirmou Raimundo.

Antônio Fernando, por sua vez, falou do compromisso da chapa com a zona rural, melhorando o acesso à água e a construção de barragens na cidade. “Eu tô com Raimundo porque vamos buscar coisas grandes e pequenas para nossa cidade. Vou ser vice não para esperar alguma coisa, mas para fazer junto com Raimundo. Nossa cidade vai voltar a ser o centro político da região”, declarou. 

A convenção do PSDB nem começou em Caruaru, mas o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol PE), comandado por Áureo Cisneiros, já está no local para, mais uma vez, pressionar a governadora Raquel Lyra (PSDB).

O grupo tem seguido a tucana pelo estado, realizando protestos não só em agendas oficiais do Governo de Pernambuco, como também nas convenções partidárias dos municípios que a tucana tem como prioridade, a exemplo de Garanhuns e Caruaru.

Com direito a faixas, gritos de guerra e até um caixão, a categoria cobra valorização por parte do Palácio do Campo das Princesas, que ainda não entrou em acordo com os policiais.

Do Blog Cenário.

Em Maceió, o grupo político liderado pelo senador Renan Calheiros (MDB) colocou o PT numa quase inacreditável saia justa. Os Calheiros apresentaram a candidatura majoritária do deputado federal Rafael Brito (MDB) à prefeitura da capital. Porém, a vice acabou sobrando para a vereadora Gaby Ronalsa (PV), uma das maiores expoentes do bolsonarismo em Alagoas, destacando que a única capital do Nordeste em que o ex-presidente venceu Lula foi justamente Maceió. Gaby, inclusive, fez defesa do polêmico projeto de lei que queria obrigar mulheres grávidas, vítimas de estupro, a verem cenas violentas de abortos.

A indicação irritou a esquerda, afinal o PT tinha um pré-candidato próprio na capital alagoana, o presidente estadual da legenda, Ricardo Barbosa. A executiva nacional, porém, preferiu caminhar com Renan Calheiros e mandou as pretensões de Barbosa para o saco. O PT se negou a indicar a vice, mas nenhum petista imaginava que a escolha seria justamente por uma representante da extrema direita. A chapa dos Calheiros vai enfrentar justamente o candidato do PL, o prefeito JHC, que tenta a reeleição. Bem avaliado, JHC pode liquidar a fatura já em primeiro turno, assumindo um protagonismo que o credencia a tentar o governo do Estado em 2026.

Em convenção realizada na noite deste sábado (4), o PP confirmou o prefeito Junior de Beto na disputa pela reeleição em Palmares. Durante o evento, que também foi prestigiado pela governadora Raquel Lyra, Neto Melo (PSDB) foi homologado como vice.

“Fizemos muita coisa por Palmares e temos certeza que com as bênçãos de Deus e a confiança do povo de nossa cidade, vamos continuar fazendo muito. Foram muitas viagens, reuniões, busca de recursos e hoje estamos vivendo em uma Palmares que está vivenciando a transformação e vivendo novos tempos” disse Junior. 

Há meses, Wolney Queiroz, filho de José Queiroz, candidato do PDT a prefeito de Caruaru, articulava para levar Tonynho, filho do ex-prefeito Tony Gel, para compor a chapa de seu pai. Seu nome será anunciado na convenção que será realizada neste domingo (4). Atual integrante de uma diretoria na Copergas, Tony Gel vai entregar uma carta a Raquel, na qual pede seu desligamento do Governo. 

Tony Gel, inclusive, já foi parabenizado  por várias lideranças de peso, como o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, que estava na torcida por essa composição e disse a Tony que esse era o “caminho certo”.

Outra liderança que ligou para Tony Gel foi o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que tem admiração pela história de Gel e já torcia pela chapa Zé e Tonynho por saber que Tony era muito amigo do seu pai, Eduardo Campos. 

João Campos participará da convenção, na tarde de hoje, que vai oficializar a chapa em Caruaru. Na última sexta-feira, Tony Gel e Tonynho estiveram em reunião de duas horas com a governadora Raquel Lyra (PSDB), que não gostaria que os dois saíssem do seu grupo. 

No início da pré-campanha, Raquel pediu para que Tonynho conversasse com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), para unir os projetos. No entanto, ao chegar no encontro, o prefeito foi deselegante com Tonynho e se antecipou afirmando que Tonynho não teria sua vice, algo que o próprio não chegou a pedir. 

Após essa conversa considerada “desagradável” pelo grupo de Tony Gel, Rodrigo Pinheiro ainda foi a uma rádio local contar a inverdade de que Tonynho teria pedido a vice na chapa dele. Na semana seguinte, Tonynho desmentiu Rodrigo na mesma rádio.

Uma fonte palaciana disse a este blog que a governadora Raquel Lyra teria ficado “transtornada” com a postura de Rodrigo Pinheiro, com o tratamento que ele deu a Tonynho e que acabou fazendo com que ela perdesse o apoio de Tony Gel em Caruaru.

O PSB de Pernambuco conseguiu, por meio de um agravo regimental apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral, reverter uma decisão anterior que favorecia o grupo do prefeito de Água Preta, Miruca. Com a nova decisão, publicada na última quinta-feira, a comissão provisória do partido volta a ser liderada pelo grupo do pré-candidato a prefeito João Fernando Coutinho (Solidariedade).

De acordo com a decisão, “a direção estadual do PSB comunicou, por e-mail, à comissão provisória integrada pelos impetrantes a possibilidade de sua inativação caso não houvesse o adiamento da convenção partidária para o dia 05/08/2024”. A convenção anterior estava marcada para 01/08/2024, em desacordo com as diretrizes da direção estadual.

O Desembargador Frederico de Morais Tompson, que assinou a decisão, ordenou o restabelecimento da comissão provisória municipal do PSB em Água Preta, sob a presidência de Argentina Belarmina Nunes Carneiro, e invalidou os atos praticados pela comissão anterior, incluindo qualquer convenção partidária realizada após 24/07/2024.

Com informações do Blog do Silvinho.

Na convenção que oficializou ontem a candidatura de Clarissa Tércio (PP) para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o deputado federal e presidente do Progressistas em Pernambuco, Eduardo da Fonte, fez duras críticas ao ex-prefeito do município e presidente estadual do PL, Anderson Ferreira.

Eduardo da Fonte afirmou que “o pior desrespeito que Anderson fez com Jaboatão foi ter colocado um laranja para administrar a cidade”, uma referência ao atual prefeito, Mano Medeiros (PL). Assista:

Pelo menos até o momento, o ex-prefeito de Caruaru, Tony Gel (MDB), não comunicou à governadora Raquel Lyra (PSDB) que seu filho Toninho, até então na condição de pré-candidato a prefeito do município, havia batido o martelo como vice de José Queiroz, candidato do PDT, a ser homologado hoje em convenção.

A governadora está se sentindo traída, segundo uma fonte palaciana. E Tony Gel, que hoje ocupa uma diretoria na Copergás, com salário acima de R$ 20 mil, será “convidado” a perder a boquinha.

Após várias especulações de quem será o vice de Zé Queiroz em Caruaru, parece que agora o martelo foi batido: Tonynho Rodrigues (MDB) deve ser oficializado durante convenção do PDT, que será realizada neste domingo (4).

Segundo o Blog Cenário, a informação foi confirmada por uma fonte do MDB nacional, partido de Tonynho.

Antes desta confirmação, Raffiê Dellon (UB) e Douglas Cintra (PSB) estavam na disputa pela vaga. Raffiê, inclusive, havia retirado a sua pré-candidatura. Havia uma expectativa do próprio União Brasil de que ele seria escolhido por Queiroz.

O ex-prefeito Júlio Lóssio anunciou, neste domingo (4), o vereador Elismar Gonçalves como seu candidato a vice na chapa do PSDB em Petrolina. A decisão pega de surpresa o mundo político e demonstra a fraqueza da oposição na cidade sertaneja. O nome cotado para compor com Julio, inclusive sob pressão da governadora Raquel Lyra, era o ex-deputado federal Guilherme Coelho, que não aceitou a ordem e nem apareceu para a convenção dos tucanos.

Guilherme havia sido exonerado no limite do prazo eleitoral pela governadora. O movimento criou a expectativa de uma candidatura a prefeito patrocinada por Raquel. Guilherme não topou e o plano B passou a ser Júlio Lóssio na cabeça de chapa com o ex-deputado na vice para tentar levar a eleição ao segundo turno, e dessa forma, enfraquecer o grupo político de Miguel Coelho, que hoje tem Simão Durando no comando da prefeitura.

As incertezas sobre o nome da oposição aumentaram ao longo da semana. Guilherme silenciou-se e o PSDB sequer divulgou uma nota informando se haveria ou não convenção partidária. De última hora, após várias negativas de Guilherme, Lóssio convenceu o vereador Elismar Gonçalves a abrir mão de uma reeleição encaminhada, para compor a chapa tucana. O partido acabou realizando uma coletiva às pressas e uma simples convenção virtual, criando um clima de constrangimento entre os aliados e candidatos a vereador do PSDB.

A lambança da oposição de Petrolina se concretiza em mais uma derrota política de Raquel Lyra. Guilherme, que é o presidente do PSDB na cidade sertaneja, ao não aceitar ser cabeça de chapa nem vice, demonstra que não estaria a fim de ir para um sacrifício apenas para agradar a governadora. O ex-deputado não quis se desligar da presidência da Abrafrutas, uma poderosa associação nacional dos produtores de frutas, para uma disputa com poucas chances. Com tamanha trapalhada, Raquel fica ainda mais fragilizada na cidade mais populosa do interior de Pernambuco.

Enquanto isso, Simão Durando (UB) encaminha uma reeleição sem atropelos no primeiro turno. Na última sexta, o atual prefeito de Petrolina fez uma convenção gigantesca, lotando uma casa de shows com mais de 5 mil apoiadores. Se Júlio não emplacou Guilherme, Simão colocou na vice outro representante da família Coelho, Ricardo, neto do ex-prefeito Geraldo Coelho. O candidato à reeleição ainda conta com apoio do restante do clã, como o ex-senador Fernando Bezerra, o ex-prefeito Miguel Coelho, os deputados Antônio e Fernando Filho. O palanque ainda tem o apoio do prefeito do Recife, João Campos, e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Na manhã deste domingo (4), o ex-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Petrolina, Júlio Lóssio (PSDB), anunciou o vereador Elismar Gonçalves (PSD) como seu vice.

O movimento representa uma mudança na chapa que havia sido formada anteriormente. Na última quinta-feira (1º), foi anunciado que o ex-prefeito Guilherme Coelho tinha fechado para ser o vice de Lóssio.

No entanto, segundo o blog do Edenevaldo Alves, Guilherme voltou atrás e não topou entrar nas disputas eleitorais deste ano.

Inclusive, segundo divulgado pela assessoria de Júlio Lóssio, o nome de Elismar para a vice foi referendado pelo próprio Guilherme Coelho e pela governadora Raquel Lyra.

A chapa Júlio (PSDB) e Elismar (PSD) será confirmada logo mais, em convenção protocolar realizada pela coligação que conta também com quase 60 candidatos a vereador. 

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

Não é segredo para ninguém que o deputado estadual João Paulo (PT) discorda da postura do partido no Recife sobre a aliança com o prefeito João Campos (PSB). Inúmeras vezes, o ex-prefeito deixou claro que achou que o PT estava sendo menosprezado por João Campos na questão da vice na chapa à reeleição.

Também não é segredo a aproximação de João Paulo com a governadora Raquel Lyra (PSDB), algo que já rendeu até uma brincadeira do ex-deputado federal Silvio Costa (Republicanos). “Silvão”, como é chamado por alguns no meio político, disse recentemente que João Paulo estava inaugurando um novo petismo, o “raquelismo”.

Coincidência ou não, João Paulo apareceu, ontem, na convenção do PT em Jaboatão com uma camisa lilás, que é a cor usada por Raquel Lyra em praticamente todos os eventos políticos dos quais tem participado, a fim de apoiar candidatos nas convenções partidárias.

João Paulo e João Campos dividiram o mesmo palco para defender o nome de Elias Gomes a prefeito de Jaboatão. Como a política é feita de gestos, aparecer no local de lilás, quando as lideranças do PT estavam de vermelho em sua maioria (como sempre), abre margem para a interpretação de que havia um recado a ser passado naquele ambiente: João Paulo fez o dever de casa, foi ajudar a oficializar Elias como opção do PT para Jaboatão, mas não quer dizer que está, também, do lado de João Campos. Nessa polarização, o lado dele é o de Raquel.

Novo Blazer elétrico chega com autonomia de 481km 

A Chevrolet começa uma nova fase no Brasil com os veículos 100% elétricos. Na quinta-feira (1º), apresentou o SUV Blazer EV, produzido no México. Ele chega às lojas em setembro, quando, por sinal, o preço será divulgado. O Blazer EV chega em versão única, a RS, de visual mais esportivo. Vem com motor traseiro com 347cv e 44,9kgfm de torque e bateria de 102 kWh. Isso garante um 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, com máxima de 190 km/h limitada eletronicamente. A autonomia, segundo avaliação do Inmetro, é de 481cv. A marca quer que ele concorra com modelos premium elétricos como o BMW iX3 e o Porsche Macan. O Blazer EV é o primeiro modelo no Brasil com a plataforma Ultium – base elétrica que chega, na recarga, aos 22 kW em corrente alternada (AC) e 190 kW em carga alta (DC), com tempo melhores que a média das tradicionais. 

O modelo vem equipado com boa lista de equipamentos. A começar pelo sistema de som Bose e um sistema multimídia – com o Google Built-In e aplicativos dedicados na tela de 17,7″. O pacote de segurança inclui alerta de colisão com frenagem automática para carros, pedestres e bicicletas, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro e alerta de ponto-cego com função de alerta de abertura de portas. Não precisa de chave nem de botão (a ignição é automática, basta pressionar o pedal). Também não é necessário parear um smartphone para projetar aplicativos na tela do veículo, pois a sincronização de dados feita previamente é automática. O carro é capaz de reconhecer compromissos da agenda, sugerir o trajeto e indicar um ponto de recarga, caso a energia da bateria seja insuficiente. 

BYD e Uber: 100 mil elétricos – A marca chinesa BYD e a Uber vão se unir para um ambicioso projeto. Os planos de ambas, segundo acordo assinado na semana passada, prevê a oferta, com facilidades para aquisição de impressionantes 100 mil veículos para os motoristas parceiros da plataforma de mobilidade. Hoje, os motoristas da Uber estão adotando veículos elétricos cinco vezes mais rápido do que os donos de carros particulares. Mas a própria BYD reconhece que o preço dos elétricos e a disponibilidade de financiamento são ainda as principais barreiras para uma mudança mais rápida. O pacote avalia vários incentivos. Como, por exemplo, descontos em carregamento, na manutenção e no seguro. Além, claro, de financiamento e leasing com condições que melhor atendam as demandas dos motoristas em cada país. Os planos afetam vários países, incluindo o Brasil – que deverá ter pelo menos 10 mil deles no programa.

Chega o Dolphin Mini 2025 na China – E por falar em BYD, a marca apresentou na quinta-feira (1º) a linha 2025 do subcompacto 100% elétrico Dolphin Mini – que ganhou pequenas alterações no visual e no acabamento. Mas, na China. Por enquanto, o modelo fica inalterado por aqui. A dianteira nada mudou. Na traseira, foi tirada a inscrição “Build Your Dreams” – substituída pelo logo “BYD”. 

Novos Mercedes-Benz elétricos – A marca alemã Mercedes-Benz acabou de trazer ao Brasil novos modelos 100% elétricos: o EQE 350+, nas versões sedã e SUV, e o EQS 450 4Matic, somente SUV. Preços? R$ 650 mil, R$ 700 mil e R$ 940 mil, respectivamente. Além do luxo e um avançado sistema de entretenimento, os MBs elétricos têm um caprichado pacote de segurança e auxílio à condução, como alertas de detecção de distração, frenagem de emergência, sensores de leitura de faixa e de limite de velocidade. A conectividade é outro fator de destaque, na qual o dono consegue, pelo celular, abrir e fechar as portas, detectar eventuais batidas e tentativas de furto, além de receber atualizações de softwares online e agendar manutenções de forma totalmente automática. O EQE 350+ tem motor elétrico na traseira e gera 292cv, 44cv a mais em relação ao antecessor. Com bateria de íons de lítio com capacidade de 96 kWh (7kWh a mais) promete autonomia de 421 km pelo Inmetro. O EQS 450 4Matic, por sua vez, substituiu o EQS 450+. A maior novidade é a presença do sistema de tração integral. O carro traz dois motores que, juntos, geram 360 cv e torque de 800 Nm. A capacidade energética da bateria é de 118 kWh, o que promete autonomia de até 470 km.

Nissan, Honda e Mitsubishi se unem – As três empresas anunciaram na quinta (1º) que assinaram um memorando de entendimento para discutir em conjunto o contexto para os próximos sistemas de eletrificação e inteligência dos seus veículos. A Nissan e a Honda estão trabalhando para acelerar ainda mais as iniciativas com o objetivo de atingir a neutralidade de carbono e uma sociedade com um nível zero de acidentes de trânsito. Já estão sendo conduzidas discussões em grande escala em torno das áreas de colaboração, como tecnologias ambientais, tecnologias de eletrificação e desenvolvimento de softwares. A participação da Mitsubishi Motors vai  agregar novos conhecimentos e forças, além de contribuir para novas sinergias que só podem ser geradas pelas três empresas, bem como novas oportunidades de negócio.

Emplacamentos de caminhões crescem – Os licenciamentos do segmento de caminhões alcançaram 11 mil unidades, o melhor desempenho do ano, segundo balanço divulgado pela Fenabrave. Esse volume significa altas de 14,7% em relação a junho (9,6 mil) e de 36,8% sobre o mesmo mês do ano passado, quando anotou 8,1 mil emplacamentos. Segundo avaliação da federação que reúne os distribuidores de veículos, o resultado foi impulsionado pelo maior número de dias úteis em relação a junho – 23 dias ante 20 -, e também pela força de novos compradores. “O mercado segue com bons resultados e há ligeiro aumento nas compras de caminhões para locação, atividade que vem ganhando espaço no país”, observa Andreta Jr., presidente da Fenabrave. Com volume parcial de julho, as vendas de caminhões acumularam 66,5 mil unidades emplacadas, aumento de 13,9% na comparação com o volume anotado há um ano, de 58,4 mil licenciamentos.

Frota cresce 40% em 10 anos – O Brasil está, aos poucos, se tornando um país de motocicletas, não de carros. Segundo levantamento da AutoIndústria a partir de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a frota nacional de motocicletas já chegou a 33,96 milhões de unidades. Isso significa um número equivalente a 28% dos veículos que circulam no Brasil. A frota atual é 40% maior do que há dez anos. Algumas regiões, em particular, cresceram acima dessa média. É o caso dos sete estados do Norte, que, somados, avançaram 52,5%, a maior variação positiva do período. Hoje, a região conta com 3,4 milhões motos registradas. O Sudeste, porém, segue como a detentora do maior número de motocicletas registradas. São quase 12,8 milhões de unidades, 37%, que rodam por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O Nordeste tem o segundo maior número de motos, 9,8 milhões, seguido pelo Sul, com quase 4,6 milhões, e pelo Centro-Oeste, cuja frota está próxima de 3,39 milhões, pouca coisa a menos do que o Norte. O crescimento de motos nas ruas guarda, em certa medida, relação também com o maior número de pessoas autorizadas a conduzir veículos motorizados de duas e três rodas. A Abraciclo, a associação dos fabricantes, apurou que as carteiras de habilitação cresceram também 39% em dez anos, para 39,2 milhões. A faixa etária com maior número de motociclistas, 53,5%, está entre 31 e 50 anos. Apesar de responderem por ainda 24,7% dos habilitados, o número de mulheres com a CNH na categoria A aumentou 60% em uma década, quase o dobro da variação dos homens, de 33,3%, que atingiram 29,5 milhões de habilitados.

CNH para menores de 18 anos? – O projeto de lei 314/23 está tramitando na Câmara dos Deputados para reduzir de 18 anos para 16 anos a idade mínima para obter a Permissão para Dirigir. O autor da proposta, o deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC), lembra que maiores de 16 anos já podem votar e participar ativamente da vida política nacional. Diante disso, ele considera “incongruente que ainda perdure a proibição de que jovens de 16 anos venham a conduzir carros ou motocicletas”. Pelo texto em análise, segundo a Agência Câmara, ao candidato aprovado será conferida a Permissão para Dirigir, válida por dois anos. Para os maiores de 18 anos, a permissão continuará a ser válida por um ano, como ocorre hoje. A Carteira Nacional de Habilitação será entregue ao condutor ao término do prazo da Permissão para Dirigir, desde que, no período, ele não tenha alcançado a contagem de pontos estipulada no Código de Trânsito para a suspensão do direito de dirigir. O código prevê a suspensão do direito de dirigir sempre que o infrator atingir, no período de 12 meses: 20 pontos, caso constem duas ou mais infrações gravíssimas na pontuação; 30 pontos, caso conste uma infração gravíssima na pontuação; 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima na pontuação. “O jovem que não demonstrar bom comportamento no trânsito deverá aguardar a maioridade para voltar a dirigir”, destaca o parlamentar. Ainda segundo a proposta, os adolescentes portadores de Permissão para Dirigir estarão sujeitos às disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Câmara já analisa outro projeto que autoriza maiores de 16 anos, desde que emancipados, a obter habilitação de motorista.

Transporte de crianças em veículos – O Ministério da Saúde mostra que os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de crianças entre 0 e 14 anos de idade no Brasil. Em média, três crianças nesta faixa etária perdem a vida todos os dias no trânsito – e outras 29 são hospitalizadas devido a estes acidentes. O único modo de garantir a segurança no transporte de bebês e crianças em carros é fazer o uso de dispositivos de retenção veicular infantil – que podem ser o bebê conforto, a cadeirinha ou o assento de elevação. Para ajudar a diminuir esses números, a Zapay, fintech de tecnologia e pagamento de débitos veiculares, bolou uma pequena cartilha com algumas informações para conscientizar motoristas e pais ao transportarem os pequenos.

Nova Lei da Cadeirinha – Embora a utilização dos equipamentos de retenção infantil seja obrigatória desde 2008 para o transporte de crianças em automóveis, de acordo com a Resolução Contran 277/2008, ela foi atualizada em 2021 com o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Na legislação anterior, apenas crianças de até sete anos e meio de idade precisavam usar a cadeirinha. Agora, a cadeirinha é obrigatória para crianças de até 10 anos de idade que não tenham atingido a altura mínima de 1,45m. Porém, vale lembrar que as cadeirinhas devem ser adequadas para a idade, peso e altura das crianças. É importante lembrar que a lei prevê que a cadeirinha infantil esteja no banco de trás do veículo e com o cinto de segurança. Os bancos e cintos de segurança dos veículos protegem adequadamente apenas pessoas com mais de 1,45 metro de altura, por isso é indispensável que as crianças com altura inferior sejam transportadas com um assento de elevação. Dessa forma, o cinto de segurança realmente pode proteger.

Crianças em motos – A lei proíbe que crianças menores de 10 anos ou que não sejam capazes de cuidar da própria proteção sejam transportadas neste tipo de veículo, pois não é possível assegurar a locomoção segura dessas crianças nessa fase em motocicletas, motonetas ou ciclomotores.

Cadeirinha ideal para cada idade – Para os recém-nascidos, é necessário ter o bebê-conforto para viagem no veículo. Segundo o Contran, estes são os tipos adequados de dispositivo de retenção para crianças a partir de 1 ano de idade:

  • Bebê conforto ou conversível para crianças com até um ano de idade ou com peso de até 13 kg, conforme limite máximo definido pelo fabricante do dispositivo.
  • Cadeirinha para crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos ou com peso entre 9 a 18 kg, conforme limite máximo definido pelo fabricante do dispositivo.
  • Assento de elevação para crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio ou com até 1,45 m de altura e peso entre 15 a 36 kg, conforme limite máximo definido pelo fabricante do dispositivo.
  • Cinto de segurança do veículo), para crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos ou com altura superior a 1,45m.

Algumas exceções – Além disso, crianças maiores de quatro e menores de sete anos e meio, excepcionalmente, podem ser transportadas utilizando cinto de segurança de dois pontos sem o dispositivo denominado ‘assento de elevação’, quando o veículo, originalmente, só tiver estes cintos. Crianças menores de 10 anos podem ser transportadas no banco dianteiro de carros com air bag usando dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura. Para isso, é preciso respeitar a regra: o dispositivo de retenção deve estar posicionado no sentido da marcha do veículo. É importante relembrar que o banco do passageiro dotado de airbag deve ser ajustado em sua última posição de recuo ao transportar crianças, exceto que haja outras instruções específicas do fabricante do veículo. O uso correto das cadeirinhas e demais dispositivos de retenção reduz em 71% o risco de morte causada por acidente de trânsito, segundo estudos de entidades ligadas à segurança no trânsito, portanto, é de suma importância observar as orientações da legislação para preservar a vida das crianças. Além disso, o descumprimento das regras resulta em multa gravíssima para o condutor do veículo, no valor de R$ 293,47 e adição de sete pontos à CNH.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

O PT oficializou a candidatura de Elias Gomes a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, na noite deste sábado, em convenção que contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Elias Gomes, que foi prefeito de Jaboatão por dois mandatos, chegou ao local acompanhado do candidato a vice na chapa, Rafael Arruda (MDB), de João Campos, da ex-deputada federal Marília Arraes (SD) e dos senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT).

Também estavam com Elias o ex-deputado federal Silvio Costa (Republicanos) e a deputada estadual Rosa Amorim (PT).

As candidaturas de Clarissa Tércio (PP) à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e de seu vice, Charles Rodrigues (Podemos), foram oficializadas neste sábado, em convenção realizada no Colégio Sandra Maria, em Prazeres. O evento foi realizado pela coligação “Mudança de Verdade”, formada pelos partidos Progressista, Agir e Podemos.

Estiveram presentes o deputado estadual Pastor Adalto Santos, a deputada federal Michelle Collins, o deputado estadual licenciado Pastor Cleiton Collins, o deputado estadual Pastor Júnior Tércio e os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, presidente e vice-presidente do PP no Estado, respectivamente.

“Vamos tirar Jaboatão da lama e colocar a nossa cidade no rumo do desenvolvimento. Chega de migalhas para os jaboatonenses. Eles merecem o melhor”, declarou Clarissa em discurso.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a Polícia Federal (PF) ouça, em até cinco dias, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para apurar esclarecimentos sobre supostas declarações feitas pelo político, mencionadas em reportagem publicada pela revista Veja em 27 de julho de 2024. A publicação informou que Valdemar declarou à Justiça da Flórida, nos Estados Unidos, em processo contra a ex-mulher Maria Christhina, que o PL era perseguido pelo STF e por um dos seus ministros em especial, sem citar nomes.

Na decisão de Moraes, tomada em 30 de julho e ainda sob sigilo, o comandante do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro teria atribuído “condutas inverídicas” aos magistrados da Corte e a delegados da PF. Valdemar ainda não foi ouvido pela corporação e não se manifestou sobre a mais nova determinação do STF contra ele. Moraes cita o trecho da reportagem creditado ao líder partidário, que embasou a sua determinação: “Dada a natureza trivial das acusações, eu acredito, e é até de conhecimento geral no Brasil, que essa prisão teve motivação política”.

Valdemar foi preso por posse ilegal de arma em 8 de fevereiro de 2024, quando era alvo de busca e apreensão na operação Tempus Veritatis, que investiga suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, por portar uma arma de fogo sem registro. Ele foi solto em 10 de fevereiro. O desdobramento judicial, com a ordem de Moraes para a PF colher depoimento de Valdemar, é mais uma pressão do STF sobre o político. Impedido pelo ministro de manter contato com Jair Bolsonaro desde a Tempus Veritatis.

Valdemar acompanhou neste sábado (3) a convenção do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), isolado dos políticos. Ele discursou no evento pouco antes da chegada de Bolsonaro, por volta das 10h. Em sua fala, o presidente do PL lamentou a proibição de manter contato com o ex-presidente da República.

A Operação Tempus Veritatis, deflagrada em fevereiro por autorização do ministro do Alexandre de Moraes, apura uma suposta organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção no poder do então presidente Bolsonaro. O PL foi o maior prejudicado pela operação, pois os impedimentos criaram dificuldades para a organização de ações voltadas às campanhas eleitorais de 2024.

Da Gazeta do Povo

O Partido Novo reafirmou seu apoio à reeleição do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) durante a convenção municipal realizada na tarde deste sábado, em Caruaru. Além dos candidatos ao cargo de vereador, o encontro contou com a presença de lideranças do partido, como o presidente municipal, Professor João Antonio, e o presidente estadual, Felipe Nóbrega.

João Antonio destacou a importância afirmou que “manter a atual gestão é importante para garantir a continuidade dos projetos em desenvolvimento na cidade”.

O pré-candidato Rodrigo Pinheiro, que esteve acompanhado da sua pré-candidata a vice-prefeita Dayse Silva, agradeceu o apoio e desejou sorte aos candidatos, afirmando que “a união de forças e o apoio de partidos comprometidos com o desenvolvimento da cidade são essenciais para a continuidade dos nossos trabalhos em prol da população”.