Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog
Na ausência de um posicionamento do governo municipal, moradores de Jaboatão dos Guararapes se reúnem, de forma organizada, para tentar mudar a realidade da população que necessita dos serviços ofertados por uma agência do INSS na cidade.
Sem um posto de atendimento do INSS desde 2017, quando a única agência existente em Jaboatão Centro foi fechada, os moradores, muitos deles idosos, são obrigados a irem a Moreno para serem atendidos no local.
Leia mais“A ideia é que a agência, em princípio, volte para o prédio onde funcionava, que é próprio, mas que está com problema estrutural, precisa de reforma. Caso não possa ter essa reforma, que seja alugado um novo prédio. A solução técnica quem vai dar é o Instituto Nacional de Seguro Social, o que não pode hoje é o segundo município do Estado está sem agência do INSS. O prefeito do município infelizmente não se mexe para isso, a Câmara de Vereadores, também não se mexeu, então, é a própria população está se mexendo”, explica Alfredo Costa, morador de Jaboatão, em apoio ao movimento liderado por Jairo Lima, também morador do município.
Segundo Alfredo, o movimento que vem ocorrendo de forma sistêmica, busca colher assinaturas para um abaixo assinado. Até o momento, o documento que solicita ao INSS a abertura de uma agência em Jaboatão, já reúne cerca de 5 mil assinaturas.
“Ainda é muito pouco perante o problema do município. A ideia é chamar a atenção do INSS, abrir diálogo com a superintendência do INSS, já estamos, inclusive, tentando diálogo com o secretário executivo da Previdência, Wolney Queiroz, já temos um diálogo aberto com o senador Humberto Costa (PT) e com a senadora Teresa Leitão (PT). Estamos ainda tentando abrir o diálogo com o senador Fernando Dueire (MDB), além de com o deputado federal Carlos Veras”, complementa.
Leia menos