Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog
Anunciado com grande alarde pela governadora Raquel Lyra (PSDB), o pagamento da segunda parcela do precatório do Fundef para 50 mil beneficiários não passou de mais uma peça midiática das piores, até o momento.
Isto porque, as denúncias que chegam tanto ao Blog quanto ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), é de que a grande maioria não recebeu um só real nas contas cadastradas no portal criado pelo Executivo Estadual para recebimento, datado para a última sexta-feira (25).
Leia mais“Fiz tudo certinho, me cadastrei e fiquei dia 25 esperando feliz. Para minha angústia e tristeza, não recebi nada. Que coisa desumana desse Governo, quanta falta de organização. Quanta crueldade. A justiça deveria intervir e mandar esse Governo pagar a todos e não dividir em lotes”, revelou, nas redes sociais do Sintepe, um beneficiário que contava com o valor para realizar uma cirurgia que precisava.
Além da falta de pagamento, a ausência de transparência é outro ponto questionado pelos professores, que não têm certeza nem se as informações cadastradas no portal criado para inserir suas informações chegaram de fato à Secretaria de Educação.
“O ano passado, com menos de um mês, recebemos o valor da primeira parcela, sem nenhum problema. Agora, desde junho estamos sendo enrolados por esse governo desorganizado”, revela um professor da ativa ao Blog.
De acordo com o Sintepe, muitos professores ligaram para o Sindicato alertando que o depósito foi feito em suas contas poupança ou em investimentos, quando haviam cadastrado uma conta corrente na plataforma criada pelo Governo.
“Essa falta de transparência é um absurdo, pois cada beneficiário deveria ter a certeza se seu cadastro está correto ou não pela plataforma”, alerta o Sintepe.
Contudo, segundo o próprio Governo, mais de 48 mil beneficiários realizaram o cadastro na plataforma criada, portanto, deveriam ter recebido a segunda parcela do benefício neste primeiro lote. O segundo lote será pago no dia 15 de setembro. Até dezembro haverá seis lotes.
“O Sintepe já solicitou informações sobre o número de beneficiários que receberam no dia 25 de agosto, porque o número de reclamações que está chegando ao Sindicato é altíssimo”, revelou, o Sintepe, que vai protestar, logo mais, às 14h, em frente à Secretaria de Educação de Pernambuco, para cobrar respostas ao Governo.
Leia menos