JC Online
Com os olhos do mundo voltados para a Copa do Catar, o jornalista Fernando Rêgo Barros vai aproveitar que no próximo mês o assunto principal no País é a busca do hexa da seleção brasileira para lançar o seu mais novo livro “1958: Como ganhamos a Copa da Suécia”, que relata justamente o início da hegemonia do Brasil no futebol, quando conquistou o seu primeiro título Mundial. O lançamento da Cepe Editora acontecerá na próxima quarta-feira (30), às 19h, na Livraria Leitura do Shopping RioMar.
A conquista da Copa do Mundo de 1958 é simbólica para o futebol brasileiro. Além de significar a superação da derrota do time nacional para o Uruguai, em pleno Maracanã, na final de 1950, o campeonato em solo sueco mostrou ao planeta os dribles de Garrincha, a elegância de Pelé e a criatividade do inventor da “folha seca”, Didi.
Leia maisNas mais de 200 páginas do livro, Fernando Rêgo Barros relata a importância de jogadores como Didi, Pelé e Garrincha e revela que a primeira estrela estampada no uniforme Canarinho não foi obra do acaso. Ele conta a história utilizando diversos recursos, de relatos a imagens e fichas de jogos.
Nos cerca de dois anos de pesquisa, o jornalista bateu à porta dos campeões ainda vivos e entrevistou Zito, Pepe, Dino Sani e Zagallo. Contextualizou o momento histórico, com o Brasil governado por Juscelino Kubitschek e o planeta sob a tensão da Guerra Fria. Foi à procura de imagens da época e garimpou gravações originais da partida Brasil x Suécia. “Assisti a esse jogo mais de 20 vezes”, revelou Rêgo Barros.
Serviço:
Lançamento do livro 1958: Como ganhamos a Copa da Suécia
Dia: 30 de novembro
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Livraria Leitura do Shopping RioMar
Preço do livro: R$ 75,00 (impresso) e R$ 30,00 (e-book)
Leia menos