De bigu com a modernidade

Nissan Versa: espaço e conforto para ser Uber Black

Já virou lugar-comum dizer que o sedã Nissan Versa é o melhor carro para transporte de aplicativos. Para o cliente, pelo espaço e pelo acabamento sóbrio e bem cuidado – tem mais refinamento do que a geração anterior – para os padrões do segmento; para o motorista, principalmente, em razão de seu consumo comedido de combustíveis e confiabilidade oferecida pelo conjunto mecânico. Mas a Uber, maior empresa do setor, comete uma injustiça com o Versa: não o permite ser usado na categoria Black, apenas na Comfort. A empresa, claro, como é privada e livre de para definir suas regras, pode adotar o que quiser. No entanto, a versão Exclusive (topo de linha) do tradicional sedã da marca japonesa mereceria, sim, estar na lista – mesmo que os R$ 130 mil sejam, digamos assim, um valor elevado para o uso profissional. Este colunista testou o modelo importado do México por uma semana e constatou as razões.

Por exemplo: a versão Exclusive tem um bom pacote de equipamentos e itens de segurança ativa e passiva. Destaque para o sistema de visão 360° inteligente, o detector de objetos em movimento, o monitoramento de ponto cego e os alertas de atenção do motorista e de tráfego cruzado traseiro. Estão disponíveis também nesta versão seis airbags, controles eletrônicos de velocidade e de partida em rampa, assistente de frenagem de emergência e até alerta de objetos esquecidos no banco traseiro. Internamente também foram adotadas algumas mudanças – algumas bem perceptíveis, como os novos acabamentos e tecido ou couro e o confortável apoio de braços entre os bancos dianteiros. O ar condicionado é bem eficiente – mas aí entra uma falha para quem deveria ser adotado pelo Uber Black: faltam saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro (embora, e isso não é comum no segmento dos compactos, tenha saída USB do tipo C). Para o motorista desse ‘aplicativo’, há um carregador sem fios, mas aí vem outro problema: o espalhamento com Android e IOS exige um cabo. 

Motor – O modelo mantém o motor 1.6 aspirado – o que ainda é um atraso na era dos turbinados, espalhados por todos os segmentos. Mas, pelo menos, a Nissan já anunciou, conforme divulgado nesta coluna, que vai fabricar motores turbo em Resende, no interior do Rio, principalmente para o Kicks. Quem sabe não é uma mudança geral de estratégia? Mas, por enquanto, o condutor te m que conviver com os até 113cv com 15,3kgfm de torque. O câmbio é do tipo CVT. É aquele sistema que parece muito bem ajustado ao conjunto, produzindo força sem trancos e sem exigir altas rotações, mas que não empolga em saídas rápidas e retomadas. Por outro lado, mesmo esse fenômeno – rotação baixa, pouco torque disponível – faz os olhos dos motoristas de aplicativos (olhem eles de novo!) brilharem: dados do Inmetro mostram que o consumo de combustível do Versa está entre os melhores do seu segmento. São, por exemplo, 11,5 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada – com gasolina, claro. Em lugares com topografia plana, que dispensa rotações mais altas, o consumo pode ser bem melhor. O modelo não foi usado em estradas, e por grandes distâncias, mas em alguns momentos o painel chegou a marcar consumo instantâneo de 17,8 km/litro – com gasolina.

E mais

√ O Nissan Versa é confortável exatamente pelo tamanho: são quase 4,50 m de comprimento, sendo 2,62 m de entre-eixos – e isso garante um bom espaço interno, principalmente no banco traseiro (e ainda mais se o banco da frente estiver à frente). 

Essas medidas todas garantem um porta-malas caprichado, com 482 litros de capacidade – e o bom acesso é garantido por uma ampla área de abertura.

Para quem o usa com frequência (como os motoristas… de aplicativos), um mimo: o banco dianteiro tem uma tecnologia chamada Zero Gravity, que o torna mais agradável e confortável. 

A direção é elétrica, com regulagem de altura e profundidade da coluna de direção. 

A versão Exclusive tem os bancos e a parte central do painel em dois tons, combinando cinza escuro com branco ou azul. 

GM ainda não garante elétrico nacional – A montadora norte-americana General Motors, prestes a completar 99 anos de Brasil, anunciou na quarta-feira (24) um investimento de R$ 7 bilhões no país até 2028. O aporte, segundo a marca, faz parte de uma fase inicial do novo ciclo de investimento que, acreditam, será o período de maior transformação da marca no Brasil. Esse valor será destinado especialmente para promover a renovação do portfólio de veículos, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, a evolução das operações e a criação de novos negócios. Os dirigentes da empresa, que fizeram o anúncio direto ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, não garantiram, porém, que nesse tempo saia algum modelo 100% elétrico exclusivamente nacional (desenvolvido e produzido numa das suas quatro fábricas). 

O enfático discurso anterior de que não fabricaria híbridos – pulando de motores a combustão diretamente para a produção de 100% elétricos – foi amenizado. “Acreditamos que o mercado deva ser testado, se haverá transição e onde ela será mais lenta ou não”, comentou o presidente da General Motors International, Shilpan Amin. O pacote de investimentos chega num momento em que a GM brasileira chegou a passar maus momentos, tendo que demitir em três fábricas – depois transformando a ação em um plano voluntário, no final do ano passado. Até boatos sobre o fechamento de unidades e até sobre a saída da companhia do Brasil foram ventilados, agora veementemente negados: “O Brasil é importantíssimo para nossos negócios, sendo pólo exportador para a América do Sul e centro de desenvolvimento de engenharia”, disse Chamorro. 

Novo Spin no BBB até março – O Novo Spin, crossover (ou minivan) de sete lugares de maior sucesso do mercado nacional, vai estrear no Brasil ainda no primeiro trimestre de 2024, dentro do reality show Big Brother Brasil, da TV Globo. A General Motors promete que ele dará um salto evolutivo com inovações de design, conteúdo e performance. “O Spin sempre se destacou por atributos como o amplo espaço interno e a relação custo-benefício”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul. “Agora, mexemos inclusive na parte estrutural do Novo Spin, mas mantendo virtudes como a versatilidade”, diz a executiva. 

O modelo continuará sendo oferecido em versões de sete lugares e de cinco lugares – que se diferencia pelo maior porta-malas entre os veículos de passeio de produção nacional. Nas projeções oficiais do novo Spin recém-divulgadas vê-se uma parte dianteira completamente nova, com faróis Full LED e um capô mais elevado – uma tendência entre os SUVs. Seguindo este mesmo princípio, o Novo Spin fica ligeiramente mais alto, devido a ajustes na suspensão. Há mudanças ainda na calibração do conjunto propulsor e da direção, que proporcionam uma dinâmica veicular e uma performance mais refinada ao produto, com ganhos relevantes também em eficiência energética.

Pulse: 100 mil emplacamentos – O SUV Pulse, o primeiro da Fiat totalmente desenvolvido no Brasil, chegou à marca de 100 mil unidades emplacadas. O modelo ajudou a Fiat a fazer sucesso nesse segmento, a ponto de, no ano passado, garantir a terceira posição, com 11% de participação (ou  86 mil unidades vendidas). E o Pulse traz outro pioneirismo: ser responsável pela estreia do motor turbo flex T200, um 1.0 de 130 cavalos e 20,4kgfm de torque, e da transmissão automática do tipo CVT. Hoje, são seis configurações em cinco versões distintas – e a partir dos R$ 103 mil, embora a versão topo de linha (Abarth) chegue aos R$ 150 mil. 

Golf, 50 anos: o que vem aí? – O Golf celebra seu quinquagésimo aniversário em 2024 e a Volkswagen, para celebrar a data, acaba de apresentar a versão aprimorada de seu carro mais vendido. Na Europa, os clientes poderão encomendar o novo modelo dentro de algumas semanas. Ele impressiona pela nova central multimídia de última geração, com conceito de operação mais intuitivo, além do design exterior mais marcante na dianteira e traseira. Agora, as opções híbridas plug-in alcançam autonomia de, aproximadamente, 100 quilômetros apenas com motor elétrico. E, pela primeira vez, a grade dianteira de um Golf recebe o logotipo iluminado da Volkswagen. Não há informações sobre a chegada dele ao Brasil. 

Harley-Davidson: novidades para este ano – A fabricante norte-americana Harley-Davidson apresentou durante a semana suas principais novidades para a linha 2024, tendo como destaque as renovadas Street Glide e Road Glide – que tiveram design bastante alterado e, com isso, melhoria na aerodinâmica. As duas levam motor de 1.923 cm³, aprimorado com um novo sistema de refrigeração. Com isso, reduz-se o calor emitido pelo motor e eleva-se a potência de 102 cv para 106 cv, agora com torque de 17,9 kgfm. De lançamento, a Road Glide ST CVO – uma versão caprichada da empresa de costumização da marca, que comemora o 25º aniversário. Este seria o modelo de alto desempenho mais rápido, veloz e sofisticado já produzido pela Harley-Davidson. Um assento solo profundo e um riser de seis polegadas combinado com um guidão especial colocam o piloto em uma posição agressiva e ereta, com estilo custom californiano. 

Transporte escolar: o seu está regular? – Início do ano letivo exige que pais, mães e responsáveis gastem dias com as pendências para resolver antes que as crianças e adolescentes retornem às aulas. Além do material escolar e o uniforme, o transporte escolar costuma ser uma das causas de grande preocupação nessa época do ano. A Federação Nacional da Inspeção Veicular (Fenive) alerta que os veículos que fazem esse serviço precisam, obrigatoriamente, comprovar que estão adequados para poder operar. Além disso, as informações sobre a regularidade desses veículos devem ser públicas e acessíveis a todos os usuários. De acordo com a legislação brasileira, somente podem realizar o transporte escolar no Brasil os veículos que passaram por inspeções veiculares semestrais, comprovando que estão com todos os documentos e dispositivos de segurança regulares, evitando riscos aos estudantes.

Padronização – O engenheiro mecânico Daniel Bassoli, diretor executivo da Fenive, critica a falta de padronização entre os órgãos de trânsito estaduais com relação aos serviços habilitados para fazer essa avaliação. Segundo ele, em algumas unidades da federação, a inspeção veicular só pode ser realizada em organismos credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que são as estruturas preparadas e qualificadas para isso. “No entanto, em boa parte do país não há rigor algum sobre o serviço ou o profissional responsável pela inspeção dos veículos de transporte escolar. Assim, qualquer pessoa pode validar. Isso dá brecha para que a segurança das crianças seja colocada em segundo plano ou sujeita a interesses comerciais”, alfineta.

Transparência – Bassoli pontua, ainda, a dificuldade que as famílias dos estudantes encontram para saber se os veículos contratados estão em conformidade com as exigências da legislação. É preciso que os Detrans facilitem a transparência desses dados – como a placa do veículo ou o nome completo do motorista. “Muitos municípios do Brasil sequer fazem a inspeção veicular. Para agravar esse cenário, há um problema de rastreabilidade em muitos lugares e os familiares não têm acesso às credenciais do transportador para saber se ele está regular, de fato. Muitas vezes, o usuário conta somente com uma autorização em papel, afixada no interior do veículo, o que não é garantia de que realmente o veículo está regular”, enfatiza.

Legislação – O serviço de transporte escolar no Brasil está regulamentado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O diretor da Fenive destaca que, além disso, ônibus, micro-ônibus e vans que transportam estudantes precisam cumprir todos os requisitos exigidos na NBR 14.040 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é a norma brasileira para inspeção veicular. Para ampliar a segurança e o rigor sobre o transporte escolar, em 2023 a ABNT publicou a norma NBR 17075, que complementa a NBR 14040. A nova regra estabelece os itens e acessórios veiculares que precisam estar adequados aos padrões de segurança para a execução do serviço, além dos procedimentos para inspeção, seus equipamentos e recursos necessários.

Estatísticas – “Os acidentes com o transporte escolar no Brasil são pouco divulgados. Quase sempre são computados nas estatísticas gerais dos acidentes de trânsito. É urgente fazer a padronização desses serviços no país para evitar mais vítimas entre os estudantes”, reforça o engenheiro. Não existem estatísticas oficiais do número de estudantes da rede privada brasileira que utiliza o transporte escolar, uma vez que as informações são descentralizadas. Mas os dados do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação (MEC), mostram que existem cerca de 8,5 milhões de estudantes matriculados na educação básica da rede pública que dependem do transporte escolar fornecido pelo poder público – a maior parte deles (7,4 milhões) de ônibus ou micro-ônibus, mas também de barco e até de bicicleta.

Dicas na hora de contratar – Confira os dados do motorista. O condutor do veículo deve ter mais de 21 anos, carteira de habilitação para dirigir veículos na categoria D, ter passado por curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar e possuir matrícula específica no Detran para realizar o transporte escolar;

– Ônibus, micro-ônibus e vans devem apresentar autorização especial do Detran para realizar o transporte de escolares. Essa autorização deve estar fixada na parte interna do veículo, em local visível.

– Verificar se a autorização afixada no veículo é autêntica e recente. Os veículos devem passar por inspeção a cada semestre.

– Os veículos que fazem o transporte escolar devem, obrigatoriamente, apresentar a inspeção veicular em dia, em cumprimento às exigências estaduais, municipais e federais 

– Monitore o serviço diariamente e esteja atento ao comportamento do seu filho, faça perguntas e preste atenção aos relatos que ele apresenta. 

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

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O dia que Lula nunca mais esquecerá 

O susto foi grande, até pelas manchetes que varreram o noticiário online pela madrugada e o raiar do dia de ontem, mas, felizmente, o presidente Lula superou mais um episódio grave de saúde. Estampadas em todos os sites e blogs, presente em todos os telejornais pela manhã, o noticiário dizia que Lula havia sido socorrido às pressas com hemorragia na cabeça e submetido a uma cirurgia de emergência.

No primeiro boletim do hospital Sírio-Libanês, divulgado de madrugada, por volta de 3h20, a equipe médica informou que o presidente havia passado mal ainda em Brasília, que havia feito um exame de imagem após sentir fortes dores de cabeça, ainda na unidade de Brasília. Segundo o boletim, a ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar em 19 de outubro.

E completou: “O presidente foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade de São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências”. Mais tarde, por volta das 9 horas, o médico Roberto Kalil Filho, chefe da equipe que atendeu o chefe da nação, deu uma entrevista ao lado de colegas que o ajudaram no procedimento e tranquilizou o País.

Disse que o paciente estava absolutamente estável e que seguiria internado por mais alguns dias. “O presidente encontra-se estável, conversando, se alimentando e ficará em observação nos próximos dias”, disse o médico Roberto Kalil. De acordo com ele, a previsão é que o presidente fique por mais dois na UTI e em observação no hospital por uma semana, devendo retornar a Brasília no começo da próxima semana.

Lula passou a última segunda-feira se sentindo sonolento e com mal-estar, mas cumpriu a sua agenda, inclusive recebeu os presidentes da Câmara e do Senado, já no início da noite, para tratar de uma problemática: a pressão dos deputados pela liberação das emendas parlamentares, o que, certamente, só aumentou a sua dor de cabeça.

Apesar de lúcido e orientado, o presidente estava reclamando de dores. Mas seguiu tocando os compromissos. “Ele só se entregou na última agenda”, disse uma fonte que acompanhou o dia do presidente. Chegou a resistir, mas acabou convencido ainda em seu gabinete presidencial. Do Palácio do Planalto foi direto ao hospital Sírio-Libanês, unidade de Brasília.

Ali, depois de um exame, a equipe achou melhor transferir o paciente para a unidade de São Paulo. Lula foi levado num avião presidencial com itens de UTI, que não precisaram ser usados. Houve restrição de passageiros. Foram somente os imprescindíveis: a primeira-dama Janja da Silva, seguranças e equipe médica, que contou com um neurocirurgião. Lula viajou o trajeto acordado, calmo e calado.

TREPANAÇÃO No Sírio, em São Paulo, Lula se submeteu a uma trepanação, intervenção cirúrgica em que um pequeno furo é feito no crânio do paciente. Em seguida, é inserido um dreno para sucção de hematoma. Inicialmente, o boletim médico de Lula apontou que o presidente havia sido submetido a uma craniotomia. No entanto, o termo foi corrigido para trepanação durante coletiva da equipe médica que monitora o presidente. Segundo o neurocirurgião Mauro Suzuki, que participou da coletiva, “não é que esteja errado [o termo craniotomia], é que geralmente a gente usa esse termo para aberturas maiores”.

Felizmente, sem sequelas – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não teve nenhum machucado ou lesões no cérebro em decorrência da cirurgia. “O hematoma está entre o crânio, entre o osso, e o cérebro. Ele não tem machucado no cérebro. A gente fez o procedimento para que esse hematoma não comprima o cérebro. Então ele fica sem sequelas, o cérebro está livre de qualquer compressão ou lesão”, afirmou o neurologista Rogério Tuma durante coletiva de imprensa. Ainda de acordo com o médico, o hematoma foi totalmente drenado.

Retorno a Brasília – De acordo com a equipe médica que monitora Lula, o chefe do Executivo pode retornar a Brasília no início da próxima semana. Apesar disso, os médicos não estipularam um prazo para a alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “O tempo de internação, se tudo ocorrer bem, como está ocorrendo, ele deve retornar a Brasília no começo da próxima semana. Tudo depende da evolução, mas a previsão é que o presidente esteja em Brasília na semana que vem”, afirmou o médico pessoal de Lula, dr. Roberto Kalil Filho, em coletiva na manhã de ontem.

Covid, suspeita inicial – O exame preliminar do presidente mostrava um quadro levemente febril. Cogitou-se até mesmo covid. Mas a escolha dos médicos foi por fazer todos os exames na sede do Sírio em Brasília, já que Lula vinha sendo monitorado constantemente por conta da lesão recente que teve na cabeça, após cair no banheiro. Foi no exame de ressonância magnética, segundo o hospital, que se confirmou o sangramento intracraniano que levou o presidente à mesa de cirurgia. Embora o Sírio-Libanês disponha de uma estrutura completa em Brasília, foi Kalil quem insistiu em transferir Lula para a sede do hospital em São Paulo. Afinal, a sede do hospital na capital paulista possui uma estrutura muito mais robusta, além da equipe de confiança do cardiologista. Tudo aconteceu muito rápido. Mas o trajeto no avião presidencial foi marcado por muita tensão.

Rapidez salvou presidente – Lula, segundo os relatos, manteve-se calmo durante todo o trajeto. Mas não era o Lula brincalhão que costuma fazer piada até mesmo nos momentos difíceis. Afinal, o presidente estava de fato se sentindo muito mal. E, assim como seus médicos, estava preocupado. Mas o clima tenso não se restringia ao interior da aeronave. Kalil aguardava ansiosamente a chegada de Lula na pista de pouso do aeroporto de Congonhas. Ele recebeu Lula na porta do avião. O quadro de Lula está controlado e sua recuperação será completa, de acordo com a equipe médica. Mas a rapidez na tomada de decisões foi determinante para evitar que o desfecho fosse grave. Para os médicos do presidente, 12 horas a mais mudariam tudo.

CURTAS

TRAUMA – Mas por que o sangramento na cabeça do presidente Lula aconteceu mais de um mês depois do acidente doméstico no Palácio da Alvorada? “Esse tipo de hematoma, que é decorrente de um trauma, pode acontecer algum tempo depois da queda”, explica Gisele Sampaio, neurologista e professora da Unifesp.

GOTEJANDO – Felipe Barros, neurologista da Clínica DFV Neuro, afirma que o sangramento pode nem aparecer nos primeiros exames ou até ser diagnosticado no início, mas ainda de forma discreta. Em ambos os casos, é só depois que ele aumenta, como uma “torneira que ficou um tempo gotejando”.

CONGRESSO – A governadora Raquel Lyra (PSDB) abre hoje, pela manhã, em Triunfo, o último congresso de 2024 da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), com quórum altíssimo. Amanhã, farei palestra no evento. Vou falar sobre o tema “O recado das urnas”, uma avaliação das eleições municipais.  

Perguntar não ofende: E se Lula dependesse do SUS?

Jaboatão dos Guararapes - Matriculas 2025

Os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Celso Sabino (Turismo) e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciaram nesta terça-feira (10), em Brasília, o lançamento do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) para 2025. Com investimento de R$ 63,6 milhões, o objetivo é atrair 500 mil novos assentos em voos internacionais no próximo ano, com editais que começam a ser publicados em janeiro. A primeira fase do programa foca na captação de voos internacionais para o Nordeste, com aporte inicial de R$ 24 milhões.

O ministro Silvio Costa Filho destacou a importância histórica do programa: “É a primeira vez na história que o Brasil tem um grande programa de captação de voos internacionais.” Ele também ressaltou o crescimento da presença de turistas estrangeiros no Nordeste. “Em 2024, tivemos um crescimento de quase 38% no número de turistas internacionais no Nordeste.”

O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatizou a relevância do programa para o desenvolvimento do turismo no Brasil. “Estamos virando a chave da economia do nosso país. Em 2023, os turistas estrangeiros gastaram mais de R$ 34 bilhões no Brasil, e não tenho dúvida de que estamos fazendo história com programas como o PATI.” Ele também elogiou o trabalho do Ministério de Portos e Aeroportos na melhoria da infraestrutura do país.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, celebrou os resultados alcançados em 2024 e projetou avanços ainda maiores. “Vamos bater todos os recordes de entrada de divisas internacionais, o dinheiro que os turistas deixam no Brasil e que ajuda a gerar emprego e renda. O PATI vem para continuarmos crescendo.” Freixo destacou que o programa teve retorno de R$ 23,60 para cada R$ 1 investido na edição-piloto e prevê que a nova etapa amplie ainda mais os benefícios econômicos para o país.

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O deputado estadual Waldemar Borges aprovou, nesta terça-feira (10), três emendas aditivas apresentadas ao Projeto de Lei Ordinária Nº 2456/2024 do Executivo, que institui o Programa de Aquisição de Tênis para os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Pernambuco. O parlamentar disse que o PLO veio muito vago e por isso resolveu apresentar as emendas. “O projeto como estava seria quase tudo regulado por decreto, então o que fizemos foi garantir a transparência”, ressaltou.

“O objetivo é que a Assembleia Legislativa possa cumprir sua atividade fim que é a de legislar em benefício da população pernambucana”, acrescentou o deputado. Em uma das justificativas, Borges diz que, dada a importância do uso de tênis nos colégios e levando em consideração o princípio da impessoalidade na Administração Pública, a emenda busca garantir que o apoio público para a compra do tênis se dê de maneira integral, abarcando todos os alunos da rede estadual de ensino desde o início da operacionalização do programa. “Queremos que sejam entregues os tênis de forma integral e simultânea a todos os alunos da rede estadual”, explicou.

Para garantir uma adequada utilização dos recursos públicos e assegurar a observância dos princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa, estabeleceu-se ainda que o estado não poderá definir empresas ou marcas específicas para a aquisição dos tênis.

A CCLJ fez ainda uma subemenda colocando que a Administração Pública poderá realizar processo auxiliar de credenciamento para cadastrar estabelecimentos comerciais que participarão do Programa. “Qualquer pessoa jurídica interessada em comercializar os itens de material escolar poderá requerer seu credenciamento, conforme condições de inscrição, participação e credenciamento definidos por edital de credenciamento”, acrescenta a subemenda.

O deputado destaca ainda na justificativa de uma das emendas que a transparência na gestão de programas governamentais é crucial para o bom funcionamento do Estado, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e que a confiança da população nas instituições governamentais seja construída. “Por esse motivo, propomos a inclusão de regras que obriguem o Estado a divulgar periodicamente informações como o total de gastos do programa e o número de estudantes beneficiados”, concluiu.

Jaboatão dos Guararapes - Natal Solidário 2024

Antonio Lavareda renovou seu contrato com a CNN Brasil e estará à frente de um programa mensal que aprofundará o debate sobre a política brasileira até a corrida eleitoral de 2026. A partir de fevereiro, o fundador do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) combinará análises detalhadas e discussões para explorar os temas que vão movimentar a próxima campanha. 

Com o projeto, a CNN Brasil sai na frente e fortalece sua grade já no início de 2025 com 

informações qualificadas e completas sobre o próximo ciclo eleitoral. “Vamos mapear o caminho dos pré-candidatos para as próximas eleições gerais, analisando a corrida presidencial e as disputas por governos estaduais, Câmara e Senado. Ofereceremos uma visão detalhada sobre os cenários eleitorais em formação e as estratégias das principais candidaturas”, afirma Lavareda. 

A cada edição, o cientista político apresentará um painel inédito com todas as pesquisas de 

aprovação presidencial, permitindo visualizar as oscilações na popularidade do governo. Será dado destaque aos momentos de alta e baixa, relacionando-os com acontecimentos políticos e econômicos que marcaram o noticiário.  

O programa trará também uma síntese das ações mais relevantes do Congresso Nacional e do Judiciário, além das estratégias da situação e oposição e um debate aprofundado sobre as agendas e perspectivas de aprovações relevantes nas Casas legislativas.

Além do programa na TV — com transmissão em tempo real nas plataformas digitais — o cientista político estreará uma coluna mensal no site da CNN Brasil, com insights sobre a política brasileira e análises baseadas em dados. O material aprofundará discussões e complementará as análises apresentadas no programa da TV.   

Na nova fase, Antonio Lavareda reafirma sua posição como uma das principais vozes na análise política nacional, consolidando a parceria com a CNN Brasil e ampliando o acesso do público a conteúdo de alta qualidade e relevância. 

E, antes da estreia, Lavareda conversará no CNN Entrevistas com jornalistas da CNN Brasil para abordar a reforma política, alvo de debates no país há ao menos duas décadas. O programa será veiculado em janeiro (sábado), às 21h, na TV e no YouTube. 

Lavareda, o maior especialista brasileiro em eleições, comandou neste ano a análise do Índice CNN, agregador de pesquisas eleitorais compiladas pelo Ipespe Analítica que integrou os resultados de 100 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores, incluindo capitais. 

O agregador foi o que mais se aproximou do resultado do 2º turno das eleições de 2024 em oito das 15 capitais onde foi realizado, projetando a intenção de voto para prefeito a partir dos levantamentos feitos por diversos institutos em todo o Brasil. 

A Prefeitura do Paulista iniciou, nesta terça-feira (10), a fresagem do último trecho das obras de duplicação da Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite (PE-01). A intervenção ocorre entre o Residencial Morada do Mar e a rotatória da PE-22, marcando a fase final de uma obra que promete melhorar a mobilidade urbana na cidade.

Coordenados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e executados pela empresa Ancar, os trabalhos incluem a remoção do asfalto antigo para aplicação de uma nova camada. Além disso, outras atividades, como a imprimação da base, estão em andamento. O projeto completo, que abrange o trecho do Conjunto Beira Mar até a confluência com a PE-22, tem investimento de R$ 17 milhões.

Por Letícia Lins
Do Oxe Recife

Nem só de praças e jardins (que são geridos pelo município) vive a vegetação ressecada do Recife, nesses tempos de verão em que a devida aguação não é efetuada. Pessoas que caminham e praticam esportes pela manhã no campus da Universidade Federal de Pernambuco reclamam que o bonito gramado verde desapareceu nesses dias quentes. E, claro, caminhar no meio de um um mato seco, não dá o mesmo prazer que a gente sente quando anda cercado de verde por todos os lados.

Como se não bastassem alguns parques e praças da cidade, o antes exuberante campus da UFPE está de fazer pena. Seus canteiros só mostram folhas secas. Tirando as árvores já adultas que seguram o tranco do verão, as plantas decorativas, as mudas e a grama já eram. Uma das pessoas que lamenta a paisagem é o aposentado Carlos Alberto Alves da Silva, que costuma caminhar por ali e que tem a saudável mania de plantar mudas por onde passa.

Já foram mais de mil, boa parte delas no campus da UFPE, onde chega a ser confundido com professor da entidade, diante de tanta dedicação. “Os pontos mais críticos são o canteiro central, a porta de entrada da UFPE e a pista de Cooper”, reclama. Ele tem razão, passei por lá nesta semana e vi a desolação. Está feio mesmo. No canteiro central inclusive não existem torneiras, e a aguação era feita com um mini pipa puxado por um tratorzinho. Mas o que se apurou é que o tratorzinho está quebrado.

O equipamento está fora de circulação há dois anos. Sem manutenção, sobra para os jardins e canteiros, também sem manutenção. Tem mais, pode até ter água na torneira. Mas algumas estão quebradas, como ocorre na pista de Cooper. Das oito, só duas funcionam. E não há mangueiras para a água correr. Triste com o que vê, inclusive o padecimento das mudas que plantou com tanto carinho, Carlinhos – como é chamado pelos amigos – resolveu molhar as plantas mais necessitadas. “Nâo consigo dar conta, o campus é enorme”, lamenta,enquanto tenta salvar, pelo menos, o que plantou. Mas, garante, está difícil.

Ele diz que há alguns oásis, como os jardins do Centro de Informática. Visto como “cricri”, quando o assunto é defesa do verde (eu também sou cricri…) ele já apelou para todas as esferas da UFPE para evitar que as plantas dos canteiros morram de inanição. De sede. Mas a desculpa é que o orçamento da UFPE está muito limitado. “Já fui a quase todas as esferas denunciar, a última foi a Ouvidoria”. O #OxeRecife encaminhou os questionamentos à assessoria de imprensa da UFPE na semana passada. Mas até o momento a resposta ainda não chegou.

Em 2022, depois de muito caminhar pelo campus, publiquei uma postagem aqui no Blog chamando a área verde tão exuberante de “Central Park da Zona Oeste do Recife”. Infelizmente, já não podemos dizer o mesmo. Na última vez em que lá estive até o famoso laguinho, um dos locais mais pitorescos da Universidade, estava quase seco. Uma pena. Não é brincadeira, gente, nesses tempos de mudanças climáticas e aquecimento global, a manutenção do verde da cidade não pode ficar em segundo plano. Tanto na iniciativa pública quanto na privada. É o verde que garante o ar que eu, você, todos nós respiramos.

A Sala do Empreendedor de Serra Talhada recebeu, nesta terça-feira (10), o Selo Ouro de Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae. O reconhecimento nacional destaca a qualidade dos serviços prestados pela iniciativa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que tem apoiado micro e pequenos empresários locais com consultorias, orientações para formalização de negócios e acesso a linhas de crédito, impulsionando o fortalecimento econômico da cidade.

“Essa conquista é prova do comprometimento de nossa equipe com cada empreendedor que passa pela Sala. Parabenizo o secretário Elyzandro Nogueira e todos os colaboradores por esse grande reconhecimento”, celebrou a prefeita Márcia Conrado. Para o secretário, a premiação reflete o trabalho árduo da equipe e o compromisso com o empreendedorismo local. “sse reconhecimento é um reflexo do trabalho árduo e da dedicação de toda a equipe da Sala do Empreendedor. Nosso objetivo é continuar sendo um suporte essencial para os empreendedores de Serra Talhada, promovendo um ambiente de negócios cada vez mais favorável”, afirmou.

O deputado estadual Izaías Régis (PSDB) celebrou os anúncios feitos pela governadora Raquel Lyra sobre o lançamento das licitações para importantes obras de saúde em Garanhuns. As iniciativas incluem a construção do Hospital Mestre Dominguinhos e de uma maternidade no município, atendendo a solicitações apresentadas pelo parlamentar ao Governo do Estado.

De acordo com a governadora, a licitação para o Hospital Mestre Dominguinhos será lançada em janeiro, enquanto o processo para a construção da maternidade será aberto nos próximos dias. Além disso, Raquel Lyra reforçou o compromisso com a instalação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) em Garanhuns, uma antiga demanda da população local. Embora ainda não haja um projeto finalizado para o IML, a governadora garantiu que a obra é prioridade para a atual gestão.

Para Izaías Régis, as ações representam um marco para Garanhuns e região. “Essas obras são fundamentais para a população e, desde o início do meu mandato, venho lutando para que elas saiam do papel. Agradeço à governadora Raquel Lyra por atender essas demandas, que irão transformar Garanhuns em um verdadeiro polo de saúde e segurança para o Agreste Meridional”, destacou o parlamentar.

Por Igor Maciel
Do JC

Para que ninguém seja pego de surpresa e fique refém das narrativas políticas interessadas no futuro próximo, seria bom começar a imaginar a possibilidade de uma eleição em 2026 sem Lula (PT) e sem Bolsonaro (PL).

A coluna já levantou aqui a hipótese de o atual presidente não ser candidato à reeleição, e nunca teve nada a ver com a situação de saúde dele. A questão é o risco de ser derrotado e encerrar o percurso biográfico de sua trajetória em rejeição eleitoral.

Saúde
Mas, agora, as questões de saúde, por mais que se espere e que se torça pela pronta recuperação do presidente e por mais que os médicos digam e certifiquem sua boa condição, começam a fazer parte do ambiente eleitoral e jogam mais uma dúvida à sua disposição para uma campanha.

Não é fácil enfrentar uma maratona cheia de viagens aéreas, em 26 estados e no Distrito Federal, passando por dezenas de cidades para pedir voto. Esse desgaste, para alguém com idade já avançada, é muito grande.

Acredita-se, por exemplo, que o atual problema resolvido com uma nova cirurgia na cabeça se deu por causa da viagem realizada ao Uruguai há alguns dias. Imagine uma eleição.

Cansado
Lula já enfrentou e venceu um câncer, o da Laringe, e quando chegar o período da eleição de 2026 terá ultrapassado os 80 anos, chegando em 81.

Os próprios auxiliares do presidente, que despacham com ele, costumam dizer que Lula demonstra cansaço com muito mais frequência. É preciso que se tenha muito cuidado para que ele não seja candidato apenas pela falta de opção do PT e da esquerda.

Seria ruim para ele, um sacrifício cruel, e também seria muito ruim para o Brasil.

Bolsonaro
Do outro lado, Bolsonaro (PL) está inelegível e seguirá assim, principalmente depois do que foi exposto em relação à tentativa de golpe de 2022. Toda a argumentação que havia sobre pacificar as relações culminando numa anistia terminou submersa, afogada pelo inquérito da Polícia Federal.

É bem possível que o ex-presidente esteja preso ou perto de ser preso até meados de 2026.

Fogo no inimigo
Nos próximos meses, a movimentação do PT para dentro e para fora do partido será essencial para entender o que acontecerá. A tendência é que os petistas ataquem bastante os possíveis candidatos da oposição, tentando abatê-los antes que voem mais alto, evitando que iniciem a corrida mais cedo.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) é um alvo potencial exatamente por isso. Quanto mais ele for criticado, maior é o indício de que Lula não será candidato e o PT está tentando ganhar tempo para viabilizar um oponente.

Vantagem
Acontece que se Lula não for candidato à reeleição esta será uma decisão a ser tomada já na reta final do atual mandato. Não vai dar tempo de preparar alguém com muita antecedência. Tarcísio, que governa o maior estado do país, seria o potencial candidato com a maior chance de ser eleito no país porque partiria com muito mais vantagem que qualquer petista.

Fogo no amigo
Por outro lado, Lula não ser candidato abriria uma avenida no campo da esquerda para um sucessor. Hoje, o potencial sucessor de Lula é Fernando Haddad (PT). O ministro da Fazenda, não por acaso, tem sido alvo de muito fogo amigo.

Quanto maior for a crise interna do PT, que ainda está na briga para indicar o substituto de Gleisi Hoffmann (PT) na presidência nacional, mais evidente fica que existe espaço para a sucessão lulista, com os petistas acreditando que ele não será mais candidato e lutando por suas oportunidades.

Risco
Sem Bolsonaro, e com Lula sendo uma dúvida para um novo mandato, a eleição de 2026 ficaria completamente aberta. E aí, tudo pode acontecer.

Há gente falando em Campos Neto, atual presidente do Banco Central. Há quem diga que seria, finalmente, a chance de Ciro Gomes. Há quem diga que é a oportunidade para o centrão ocupar o Executivo e até quem acredite que seria o momento para mudar o sistema de governo, a Constituição, e migrar para o parlamentarismo.

As possibilidades são muitas e o risco de não se discutir a possibilidade de uma eleição sem os dois principais representantes do polos antagônicos da política brasileira é a sociedade ser pega de surpresa e voltar a decidir eleições escolhendo no susto, tendo que lidar com as consequências negativas depois.

Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte receberam, nesta terça-feira (10), o conselheiro distrital de Fernando de Noronha, Milton Luna, e o cantor e compositor Marrom Brasileiro, que será homenageado no Carnaval do Recife 2025. O encontro ocorreu na sede do Partido Progressistas, no Recife, e abordou temas relevantes para a economia e o desenvolvimento de Noronha.

Durante a reunião, foram discutidas ações para fortalecer o turismo na ilha, ampliar as opções de voo e implementar políticas habitacionais, além de melhorias no porto local. “Estamos tratando de pautas importantes para Noronha. Os deputados estão engajados em articular em Brasília para acelerar essas ações e garantir avanços concretos para a população da ilha”, afirmou Milton Luna.

Na ocasião, Marrom Brasileiro, um dos homenageados do Carnaval 2025, encantou os presentes ao interpretar sucessos como “A Vida Inteira Te Amar” e “Arrea Lenha”. Eduardo da Fonte destacou a importância do turismo para o estado. “Fernando de Noronha é um patrimônio que precisa de atenção especial, e estamos determinados a conquistar mais avanços para a ilha e para Pernambuco”, ressaltou o parlamentar.

A família de uma promotora de Justiça do Ministério Público estadual que estava grávida, perdeu o bebê e morreu em decorrência da aplicação da vacina da Astrazeneca contra a Covid receberá R$ 1,1milhão de indenização por danos morais da empresa farmacêutica. Thais Possati tinha 35 anos, estava com 23 semanas de gestação, tomou a vacina em 23 de abril de 2021 e, já no dia seguinte, desencadeou uma série de complicações que evoluíram para um quadro de AVC hemorrágico associado a trombose de seio venoso.

A promotora foi a primeira grávida brasileira a morrer em decorrência da vacina astrazeneca. Após o ocorrido, o governo brasileiro suspendeu a sua aplicação grávidas, e o laboratório teria admitido que não havia testado o imunizante em gestantes. A decisão é do juiz Mauro Nicolau Junior, da 48ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Do Jornal O Globo.

O município de Paulista se tornou o primeiro no estado a proibir armas de bolas de gel após o Projeto de Lei (PL) que veta sua comercialização ser sancionado pelo prefeito Yves Ribeiro (PT), nesta terça-feira (10).

De autoria do vereador Eudes Farias (MDB), o PL nº 154/2024 proíbe a fabricação, distribuição e comercialização de armas com bolas de gel no município.

A nova lei determina que os estabelecimentos que comercializarem tais objetos estarão sujeitos a sanções, suspensa do alvará de funcionamento e multas.

As armas de gel vêm sendo destaque negativo no estado nas últimas semanas.

Em entrevista nesta segunda (9), a SDS-PE informou que, por dia, mais de 10 ocorrências são atendidas devido as armas. A secretaria ainda pediu aos pais que controlassem os filhos quanto ao uso desses objetos.

A Fundação Altino Ventura (FAV), no Recife, também fez um alerta contra as armas de bolas de gel após registrar 63 casos de vítimas com lesões nos olhos entre 30 de novembro e esta terça.

Pernambuco ainda não adotou leis específicas sobre o assunto. Um projeto lei foi apresentado na Assembleia Legislativa (Alepe) na última semana, mas ainda não começou a ser discutida.

Enquanto isso, as ‘blasters’ estão disponíveis para compra no Centro do Recife, em feiras populares e em barracas, com valores entre R$ 90 e R$ 150.

Do Diario de Pernambuco.