De bigu com a modernidade

As montadoras e os nossos dados

A tecnologia tornou o acesso a nossos dados pessoais uma esculhambação, digamos assim: pegam nossas informações e as vendem, como as farmácias, e aí recebemos ligações, e-mails e informações via redes sociais sem pedirmos. As montadoras também usam esses “sistemas inteligentes”, recolhem informações sobre o que fazemos, para onde vão nossos carros etc. São dados importantes e valiosos que devem ser bem guardados e protegidos – ou pelo menos deveriam.

Levantamento do Motor 1 mostra que estudo recentemente publicado pela Mozilla Foundation revela que as montadoras oferecem pouca proteção quando se trata de garantir a privacidade dessas informações. O grupo pesquisou 25 marcas e classificou todas com o rótulo de advertência de privacidade não incluída da fundação. Na prática, significa que as montadoras fizeram um péssimo trabalho no gerenciamento de dados e no fornecimento de segurança.

Segundo a Mozilla, os carros foram classificados como a pior categoria de produtos já analisada. Ainda de acordo com o estudo, todas as montadoras pesquisadas coletam dados pessoais que vão além das informações necessárias para operar o veículo. Ou seja, captam detalhes sobre modo de condução, velocidade percorrida e destinos. Além disso, também extraem informações por meio dos serviços conectados usados ​​no carro, incluindo fontes terceirizadas de empresas como Google ou Meta, donas das principais redes sociais que usamos.

O levantamento mostrou que 84% das montadoras compartilham ou vendem dados de clientes a terceiros, incluindo prestadores de serviços, corretores de dados e outras empresas. Além disso, 56% dos fabricantes de automóveis afirmam que partilham informações com autoridades governamentais em resposta a ordens judiciais, mandados ou pedidos informais. É mole?

Novo Peugeot 208 1.0 turbo – E finalmente o simpático hatch 208 da Peugeot chega com o motor 1.0 turbo da Stellantis e – pela primeira vez num Peugeot vendido por aqui – com câmbio CVT. Serão três configurações com a nova motorização: a de entrada, a Allure, tem preços (promocionais, segunda a marca) a de R$ 100 mil. A Style parte de R$ 110 mil. A topo de linha Griffe custa R$ 115 mil. Como tem ocorrido com frequência no mercado, a Peugeot fixou as três primeiras revisões em R$ 530 (na soma). O 1.0 turbo de três cilindros já é usado em outros modelos das marcas Stellantis, como o Pulse, o Fastback e a Strada. Com injeção direta, ele entrega até 130 cv de potência e torque de 20,4 kgfm.

A primeira versão já vem central multimídia de 10,3” com conexão wireless (Android Auto e Apple CarPlay), ar-condicionado automático e digital, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, volante Sport Drive com comandos de som, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e de estabilidade, DRL em LED e as novas rodas Kanobi aro 16” com acabamento Black Diamond. O modelo ainda pode receber teto panorâmico, carregador por indução, iluminação interior traseira, revestimento em couro para volante, painel de porta, bancos e apoio de braço para o motorista e por aí vai.

Grand Cherokee vem aí – Lançado nos Estados Unidos no ano passado, onde custa a partir dos US$ 40 mil, o Jeep Grand Cherokee finalmente virá ao mercado brasileiro. E será numa versão eletrificada híbrida plug-in e, segundo a Stellantis, mais luxuoso, tecnológico e confortável. O modelo é baseado na plataforma 4xe, e combina um 2.0 turbo a gasolina de 274cv de potência a um elétrico de 136 cv – num total 380cv e 64,9 kgfm de torque. O câmbio é automático de 8 velocidades.

Ranger ganha versão de entrada – A nova geração da picape da Ford, que está nas concessionárias desde junho, agora tem uma versão mais simples, de entrada, por R$ 240 mil. É uma 2.0 turbodiesel XL 4×4 de 170 cavalos e câmbio manual. Assim, a linha da picape fica também com a XLS 4×2 automática, de R$ 235 mil, a XLS 2.0 automática com 4×4, a partir de R$ 260 mil e, por fim, a XLS V6 motor 3.0 V6 turbodiesel automática com 4×4, que sai por R$ 280 mil.  Esta última tem transmissão automática de 10 velocidades e gera 250 cv, com 61,2 kgfm de torque. Desde a versão XL 4×4, a Ranger tem um bom pacote tecnológico e de segurança, com sete airbags, multimídia com tela de 10” e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital configurável de 8”, ajuste elétrico de altura, piloto automático, limitador de velocidade e degrau de acesso à caçamba. Além (na versão de R$ 240 mil para cima) sistema de conectividade FordPass Connect, controle automático de descidas e preparação elétrica para reboque.

Mustang Mach-E no Brasil – E por falar em Ford, a marca prometeu para outubro no Brasil o novo Mustang 100% elétrico. Ele vem na versão topo de linha GT Performance, a missão de ser o primeiro modelo elétrico vendido pela marca – e é um dos dez lançamentos programados pela marca este ano no mercado brasileiro. O Mustang Mach-E já é um sucesso nos Estados Unidos e na Europa.

Volvo EX30: para dobrar o tamanho da marca – A Volvo Car Brasil, pioneira na eletrificação em território nacional, acaba de abrir a pré-venda do seu novo Volvo EX30. O preço começa em R$ 220 mil. “O preço será competitivo na versão de entrada para chegarmos a novos clientes de carros a combustão”, destaca Marcelo Kronemberger, diretor Comercial Volvo Car Brasil. Revelado em junho, o EX30, conta com quatro versões: Core Single Engine (51 kWh), Core Single Engine Extended Range (69 kWh), Plus Single Engine Extended Range (69 kWh) e Ultra Single Engine Extended Range (69 kWh). Os valores vão até 280 mil. Quem comprar durante a oferta de pré-venda vai receber como benefício um carregador portátil e um wallbox de 7,4 kw.

O Volvo EX30 chega ao Brasil com uma série de novidades em relação aos outros veículos do mesmo segmento. Uma delas é o design do interior do carro. Os clientes poderão optar por quatro interiores personalizáveis, todos compostos de materiais reciclados e renováveis como jeans reciclado, linho e lã. O sistema de som é inspirado no design de áudio doméstico, reunindo vários alto-falantes e preenchendo toda a cabine com um som premium, para que músicas e podcasts possam ser ouvidos com excelente qualidade de áudio. O porta-luvas posicionado abaixo da tela central foi ampliado e colocado estrategicamente para que possa ser acessado tanto pelo motorista quanto pelo passageiro.

No quesito segurança, o EX30 vem equipado com a tecnologia Safe Space, que alerta em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motociclistas. Ele é equipado ainda com um novo sistema avançado de alerta de motorista. O carro conta com um sensor especial, que funciona com algoritmos poderosos e fica localizado atrás do volante. Ele é capaz de detectar movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13 vezes por segundo. Dessa forma, o carro pode tentar entender se você está distraído, sonolento ou desatento, mesmo que não tenha notado. O Volvo EX30 é o SUV mais compacto da Volvo, com 4,2m de comprimento e 1,8m de largura. Ele é apenas 0,2m menor em comprimento do que o outro modelo da marca, o XC40. Ele tem potência de 272 cavalos, com 35kgfm de torque e é capaz de fazer de 0 a 100 em 5,7s (versão de entrada).

EX30 Core Single (51kWh) – R$ 220 mil

EX30 Core Single (69kWh) – R$ 240 mil

EX30 Plus Single (69kWh) – R$ 265 mil

EX30 Ultra Single (69kWh) – R$ 280 mil

Financiamento de veículos – E os brasileiros estão gastando bastante para comprar carros (e principalmente motos) parcelados. Segundo a B3, as vendas financiadas de veículos em agosto somaram 550 mil unidades, entre novos e usados. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 11,8% em relação a julho deste ano e de 11,9% na comparação com agosto de 2022. No segmento de autos leves, a alta foi de 6,3% ante julho. Comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 8,2%. Já o financiamento de veículos pesados – o que indica aumento na atividade econômica – cresceu 15,8% na comparação com julho. O segmento que mais cresceu nos dois comparativos foi o de motos. O número de financiamentos em agosto foi 30,6% maior do que no mês anterior e 28,2% maior do que no mesmo período de 2022.

Indústria de motos volta aos níveis de 2012 – A produção de motocicletas no Brasil cresceu em agosto, segundo a Abraciclo, a associação que reúne os fabricantes. Foram 164.008 unidades saindo das linhas de montagem instaladas de Manaus, num volume 12,4% superior ao de julho (145.852 unidades) e 33,4% maior do que o registrado em idêntico mês do ano passado (122.923). A Abraciclo diz ter sido o melhor resultado para o mês desde 2012 e também o maior acumulado do ano em 11 anos. Foram fabricadas de janeiro a agosto total de 1.051.422 motos, evolução de 14% sobre o mesmo período de 2022 (921.921 unidades). A entidade mantém projeção de produzir 1.560.000 unidades até o final de 2023, alta de 10,4% na comparação com 2022. No varejo, os emplacamentos atingiram 142.770 unidades em agosto, crescimento de 20,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado (118.545) e de 16% em relação a julho (123.085 unidades). Foi o melhor resultado para o mês desde 2011, quando 181.539 motocicletas foram comercializadas no Brasil.

Tanque de gasolina consumiu 6,5% da renda – No segundo trimestre de 2023, encher o tanque de gasolina consumiu, em média, 6,5% da renda das famílias brasileiras. É o que mostra o Indicador de Poder de Compra de Combustíveis, calculado pela Fipe com base em dados da PNAD Contínua (IBGE). O indicador representa a proporção da renda domiciliar mensal que seria necessária para custear o abastecimento de um tanque de 55 litros com gasolina comum no trimestre de referência. Os resultados evidenciam as diferenças regionais relevantes no peso dos combustíveis no bolso dos brasileiros. De acordo com o levantamento, no segundo trimestre de 2023 esse peso era maior no Nordeste (10,6%), região representada por Maranhão (12,1%), Alagoas (11,7%) e Bahia (11,3%). Os três lideram o ranking de estados de acordo com o percentual da renda domiciliar necessário para arcar com o custo de um tanque de gasolina. 

Em contraste, as regiões Sudeste e Centro-Oeste apresentaram o menor percentual: o valor do tanque de gasolina correspondeu a 5,3% da renda domiciliar no segundo trimestre de 2023, destacando-se, nesse caso, o percentual calculado para aqueles que vivem e abastecem no Distrito Federal (3,5%). Estados do Sudeste e Sul completaram a lista de estados onde o custo de um tanque de gasolina representa a menor média da renda dos brasileiros, com percentuais apurados de 4,8%, em São Paulo, 5,3%, em Santa Catarina, e 5,4%, no Rio Grande do Sul. 

Comparativamente, entre as capitais, os percentuais encontrados são menores, em razão do maior nível de renda. No levantamento do segundo trimestre de 2023, a cidade de Porto Velho (RO) registrou o maior percentual no ranking, com 9,0%, seguida por Rio Branco (AC), com média de 7,6%, e Manaus (AM) com 8,3%. Já as capitais onde o custo de um tanque de gasolina comum pesou comparativamente menos no bolso dos brasileiros incluíram: Florianópolis, com 3,3%; São Paulo, com 3,5%, seguida por Brasília e São Paulo, ambas com 3,5%. Na média das capitais brasileiras, o custo de se abastecer um tanque de gasolina equivaleu a 4,2% da renda domiciliar mensal.

Na avaliação dos percentuais médios nos grandes centros urbanos, como é o caos das capitais, é importante notar que o consumo – e a frequência de reabastecimentos necessária em um mês, também tende a ser maior nessas localidades, visto que há uma diversidade de fatores, incluindo: maior dependência e intensidade no uso dos veículos para deslocamento, maiores distâncias percorridas (por exemplo, entre local de moradia e trabalho), maior incidência de congestionamento, tipo e modelo do veículo, condições do terreno, entre outros.

Trânsito: 3 dúvidas comuns dos motoristas – As leis de trânsito deveriam, mas não são simples. Há dúvidas a granel, tanto para motoristas experientes quanto para recém-habilitados. Afinal, são 341 artigos no Código de Trânsito Brasileiro e mais de 81 milhões de condutores habilitados, segundo dados do Ministério do Transporte. CEO da Help Multas, rede de franquias especializada em recursos de multas, Roberson Alvarenga esclarece alguns dos questionamentos mais comuns entre os motoristas.

O que é multa e o que é infração de trânsito? Há diferença?

Essa é uma das principais dúvidas dos condutores e, sim, são duas coisas diferentes. A infração é quando se viola as leis de trânsito enquanto a multa é uma das penalidades ocasionadas pela infração. Ou seja, uma resulta na outra. “Também é comum surgirem dúvidas sobre autuação e penalidade. A autuação é um documento preenchido por um agente de trânsito sobre alguma infração cometida pelo condutor e a penalidade é a cobrança por essa infração cometida”, ressalta Alvarenga.

Em que casos ocorre a suspensão da CNH?

Suspensão da CNH é ter o direito de dirigir interrompido durante um determinado tempo. Essa medida não é definitiva e, após seu término, o condutor pode reaver sua CNH após o curso de reciclagem. “Um dos motivos mais comuns é o acúmulo de pontos, já que, uma vez atingidos 20 pontos dentro de 12 meses, o condutor pode ter sua carteira suspensa”, afirma o CEO. “A suspensão também pode ocorrer quando o motorista é flagrado na operação Lei Seca, em que a CNH e o veículo são apreendidos e o condutor sofrerá um processo de suspensão do direito de dirigir”, completa.

É possível recorrer a uma multa de trânsito?

Sim. De acordo com Constituição Federal Brasileira, todo cidadão tem direito à ampla defesa e recorrer às multas pode ficar mais fácil com a contratação de um serviço especializado. “Um profissional garante soluções ágeis para recorrer, já que possui eficácia em elaborar uma defesa administrativa, com os documentos necessários a serem apresentados aos Órgãos de Trânsito. Esse auxílio de alguém que entende sobre direito de trânsito é de extrema valia, já que o conhecimento sobre as leis e seus trâmites pode acelerar a solicitação do recurso”, destaca Roberson.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

Veja outras postagens

Mais um secretário censurado  

Um dos maiores entraves que os auxiliares do primeiro escalão têm com a governadora Raquel Lyra (PSDB) está na forma dela se comunicar com a sua equipe. A ex-secretária de Defesa, Carla Patrícia, dizem as paredes do Palácio das Princesas, largou a pasta porque a chefona não tinha tempo para discutir as diretrizes do plano de segurança pública.

Executivo gabaritado, Evandro Avelar, que atuou com êxito no Governo João Lyra Neto, pai da governadora, não conseguiu ficar três meses no cargo de secretário de Infraestrutura, em razão de ter sido ignorado o tempo todo, enquanto assistia o diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), órgão vinculado à sua pasta, ser tratado de forma diferenciada pela tucana.

Já o ex-secretário de Agricultura, Aloisio Ferraz, também teve uma passagem efêmera pelo Governo, porque nunca conseguiu nomear sequer um contínuo, nem muito menos ser recebido para um despacho protocolar. E os exemplos se sucedem em várias áreas. O mais recente caso de fritura é o do secretário de Educação, Alexandre Schneider, importado de São Paulo.

Conforme o blog apurou em postagem da repórter Larissa Rodrigues, Schneider foi vítima de uma censura explícita e vergonhosa por parte da governadora. Na ânsia de agradar candidatos aprovados em concurso para professor no Estado, gravou um vídeo informando sobre a nomeação de 4,6 mil novos profissionais da área.

Mas, em seguida, a sua fala, estranhamente, sumiu das redes sociais. O que se comenta nos bastidores é que o paulista importado levou um tremendo puxão de orelha da governadora, porque jamais poderia ter anunciado a boa nova antes dela, que concentra em suas mãos, pelo Instagram, toda a comunicação do Governo, papel que caberia, neste caso, ao titular da pasta, que, como os demais, não tem autonomia sequer para informar uma boa nova da sua área.

É por essas e outras que o secretariado de Raquel, em geral, sem nenhuma exceção, morre de medo da cara feia dela, do seu estilo extremamente concentrador.

CHOROU, MAMOU! – Os aviões no Brasil só andam abarrotados, mas as companhias aéreas vivem reclamando que operam no vermelho. Mais uma vez, o Governo está se curvando às pressões do setor.  Enviou ao Congresso proposta que destina R$ 4 bilhões em recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) ao socorro financeiro das empresas aéreas. A engenharia para atender as companhias de aviação foi aprovada em agosto pelos parlamentares e sancionada em setembro pelo presidente Lula (PT). A previsão é de que os empréstimos sejam operacionalizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Dueire na queda de braço – Na coluna de ontem, cometi um lapso: o senador Fernando Dueire, que sucede a Jarbas Vasconcelos na Casa Alta, não é carta fora do baralho em 2026. Seu partido, o MDB, vai para uma queda de braço com o Republicanos para ocupar a segunda vaga de senador na chapa da oposição ao Governo do Estado, provavelmente liderada pelo prefeito João Campos (PSB), já que a primeira está reservada para Humberto Costa, candidato à reeleição pelo PT. Dueire vai medir forças com o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho (Republicanos).

Reforma e duas etapas – Ouvi, ontem, em Brasília, que o presidente Lula fará a primeira reforma do seu Ministério após as eleições municipais de segundo turno, marcadas para o próximo dia 27. Nesta, a senadora pernambucana Teresa Leitão (PT) seria promovida a ministra da Mulher, para abrir vaga no Senado ao primeiro suplente Sílvio Costa. Já a segunda etapa, bem mais ampla, se daria após o resultado da eleição de renovação das mesas diretoras do Senado e da Câmara, marcada para fevereiro. Em ambas, Lula abrirá mais espaço para o Centrão.

Nunes fisga eleitorado de Marçal – O favoritismo do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que aparece na dianteira em todas as pesquisas de segundo turno, tem uma explicação: 74% dos eleitores de Pablo Marçal (PRTB) migraram para ele, segundo a pesquisa Quaest. O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, conta com o apoio de 13% dos paulistanos que votaram no empresário e influenciador no primeiro turno das eleições municipais. Entre os eleitores de Tabata Amaral (PSB), o psolista lidera com 54% das intenções de voto, enquanto 23% preferem votar no atual prefeito.

A mão salvadora de Raquel – Tão logo tome posse, em 1º de janeiro, o prefeito de São José do Egito, Fredson Brito (Republicanos), terá o primeiro desafio na mesma semana: promover com sucesso a Festa dos Reis, a mais tradicional e popular do município, que atrai uma multidão em toda região do Pajeú. Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, ele disse, entretanto, que já conseguiu a mão estendida da governadora Raquel Lyra (PSDB), a quem apoiará na reeleição em 2026, para pelo menos cobrir as despesas com as atrações musicais.

CURTAS

NÃO DISPUTA – Mendonça Filho (UB) diz que Raquel Lyra tem em caixa R$ 5 bilhões para obras nos próximos dois anos e que diante da “revolução” que a tucana fará no Estado, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), arquivará o seu projeto de disputar o Governo do Estado em 2026.

PIROU – Ao ser informado das conjecturas de Mendonça, o deputado Waldemar Borges (PSB), um dos mais combativos opositores de Raquel na Alepe, assim reagiu: “Mendoncinha pirou. Está manifestando apenas o medo de Raquel de enfrentar João, que saiu das urnas fortalecido e tende a dar uma surra histórica na governadora”.

ALÉM DE PE – Quem imaginava que o prefeito João Campos fosse concentrar seus esforços para eleger aliados apenas em Paulista e Olinda, se enganou. Já esteve em Fortaleza, num ato do petista Evandro Leitão, e já confirmou sua presença, amanhã, no palanque da petista Natália Bonavides, em Natal.

Perguntar não ofende: Boulos ainda tem chances de reverter as pesquisas adversas em São Paulo, agora contando com Lula em seus atos?

Conheça Petrolina

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

Embora o PL tenha optado por permanecer oficialmente neutro no segundo turno em Olinda, integrantes da legenda começam a apontar que a candidatura de Mirella Almeida (PSD) terá o apoio de membros do partido. O PL disputou o primeiro turno com Izabel Urquiza na cidade.

Nesta quinta-feira (17), o deputado estadual Renato Antunes (PL) afirmou, em debate em uma rádio, que mesmo com ressalvas votaria em Mirella. Ele disse que não há o mínimo de chances de apoiar a candidatura de Vinicius Castello (PT).

“Todos sabem que eu estive em Olinda caminhando e apoiando a candidata Izabel. Além de ser um quadro do meu partido, Izabel optou por fazer uma campanha propositiva, com sentimentos, mas com propostas reais para melhorar a cidade. É competente demais, um dos melhores quadros políticos de Pernambuco”, afirmou Antunes.

“Neste segundo turno, o partido optou pela neutralidade em Olinda, e eu concordo, mas não votaria no candidato do PT. Mesmo com alguns questionamentos e ressalvas, creio que Mirella é o melhor nome nesta disputa”, acrescentou.

A declaração do deputado Renato Antunes chega em um momento em que a candidatura de Mirella Almeida vem recebendo diversos apoios e gestos de líderes evangélicos e mais alinhados com a direita em Olinda. O deputado Alberto Feitosa (PL) foi à tribuna da Assembleia Legislativa esta semana criticar postagens antigas de Vinicius Castello que vazaram e tem cunho sexual.

Mirella é apoiada pela governadora Raquel Lyra (PSDB), enquanto Castello tem o apoio do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e do presidente Lula (PT).

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

O secretário de educação de Pernambuco, Alexandre Schneider, precisou apagar do Instagram um vídeo no qual informava a nomeação de 4.600 professores concursados, determinada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com fontes do blog, a ordem para apagar o vídeo teria sido da governadora Raquel Lyra (PSDB), para que os avisos de convocação sejam feitos somente pelo canal oficial do Governo do Estado, ficando apenas ela com a visibilidade e, como de costume na gestão tucana, o secretário permaneça sem holofotes.

Nos comentários do Instagram do secretário, várias pessoas questionam o motivo pelo qual ele apagou a postagem. Em um vídeo anterior, publicado há dois dias parabenizando os professores pelo dia dedicado à categoria, Alexandre Schneider menciona que iria anunciar em um próximo vídeo a entrada de novos professores na rede. Anunciou, mas apagou.

Pernambuco sem moral?

Um outro detalhe chama atenção no perfil do secretário: ele não se autodenomina como secretário de educação de Pernambuco. Na sua descrição (confira a imagem abaixo), ele prefere se apresentar como “ex-secretário municipal de educação de São Paulo, pesquisador e palestrante”.

Os advogados Almir Reis e Fernanda Resende realizaram, na tarde desta quinta-feira (17), a inscrição para as eleições da Ordem de Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE). O lançamento da candidatura da chapa “Renovação” foi realizado na sede da OAB, na Rua Imperador Pedro II, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, e reuniu centenas de apoiadores.

Esta não é a primeira vez que Almir Reis se lança como candidato a presidente da OAB de Pernambuco. Em 2021, ele obteve 49,25% dos votos da categoria, ficando a apenas 0,075% da vitória. Agora, ele volta com mais força e com uma base de apoio ainda maior, com foco na defesa da advocacia militante.

Antes de formalizar a candidatura, Almir e Fernanda se reuniram com os apoiadores e discursaram sobre a importância de trazer renovação e representatividade para presidência da OAB-PE.

“Eu estou feliz, entusiasmado e energizado. E olha que nem começou ainda, mas daqui a pouco minutos a gente vai entrar naquela porta [da OAB] e vai escrever os momentos mais importantes da história da advocacia pernambucana. Chegou a hora de renovar”, registrou Almir Reis, puxando um coro pedindo por renovação.

Em seu discurso, Fernanda Resende destacou a representatividade feminina na OAB-PE e convocou as mulheres advogadas. “Chegou a hora de devolver o nosso órgão de classe para a advocacia militante. As mulheres vão liderar este movimento. As mulheres vão em frente com a gente, as advogadas militantes, as advogadas autônomas, advogados do interior do Estado que vieram pessoalmente para esse momento histórico, advogadas celetistas e as advogadas mães. Aqui tem representatividade feminina real”, afirmou Fernanda.

O crescimento de Almir Reis na advocacia pernambucana ocorre diante da defesa por uma OAB mais moderna e transparente. As eleições estão previstas para o dia 18 de novembro de 2024 e serão eletrônicas e on-line pela primeira vez.

Os advogados irão escolher a diretoria e o conselho que conduzirão a OAB-PE e as 29 Subseções no triênio 2025 a 2027.

Do Diario de Pernambuco

Nesta quinta-feira (17), Mirella Almeida (PSD), candidata à Prefeitura de Olinda, concedeu uma entrevista ao jornalista Thiago Raposo, da TV Jornal, na qual reforçou sua trajetória e propostas para impulsionar o empreendedorismo no município. Durante a conversa, a postulante destacou sua experiência como secretária de Desenvolvimento Econômico e a atuação para a garantia da geração de mais empregos na cidade. 

“Eu fui secretária de Desenvolvimento Econômico e enquanto secretária eu tive a oportunidade de trazer grandes empreendimentos para dentro da cidade. A gente conseguiu gerar mais de 10 mil empregos de uns três anos para cá, fomentando não apenas a vinda e a oportunidade de novos negócios na cidade, mas fomentando principalmente o empreendedor local”, afirmou a candidata.

Mirella ressaltou a importância da capacitação como base para a empregabilidade e a valorização do potencial econômico local. A candidata contou que sua gestão deu atenção especial ao empreendedorismo das mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão social e retorno ao mercado de trabalho por meio de cursos e iniciativas de formação.

Entre as propostas de destaque, ela mencionou o Programa Consuma Local, que busca incentivar os moradores de Olinda a valorizarem os produtos e serviços da própria cidade, e a ampliação da Sala do Empreendedor, que visa oferecer apoio direto para microempreendedores nas comunidades, incentivando a formalização e o crescimento dos pequenos negócios locais.

Mirella também apresentou iniciativas como a capacitação e microcrédito, que oferecerão treinamentos e linhas de microcrédito para microempreendedores, ampliando suas oportunidades de desenvolvimento. Além disso, a candidata destacou o papel do hub tecnológico no Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, e os Polos de Economia Criativa e o projeto Olinda Digital, que visam promover inovação e o fortalecimento do setor de tecnologia na cidade.

No plano de governo de Mirella, há ainda um foco importante no turismo e na requalificação de áreas comerciais, com incentivos para a criação de polos gastronômicos, a instalação de centros empresariais e a captação de eventos nacionais e internacionais, como forma de fomentar a economia local e gerar novas oportunidades de negócios para Olinda.

“A gente vai continuar capacitando as pessoas, principalmente trabalhando no centro de capacitação para as mulheres do município. Quando a gente capacita, a gente coloca ela na realidade, de volta ao mercado de trabalho”, pontuou Mirella, destacando a importância de políticas públicas voltadas para o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico da cidade.

O desembargador Bartolomeu Bueno, que também é poeta e compositor, criou um samba enredo – junto com Carlos Monteverde -, para concorrer ao samba enredo da Gigante do Samba em homenagem ao Maestro Forró no Carnaval de 2025.

Confira:

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

As mensagens antigas do Twitter do candidato à Prefeitura de Olinda, Vinicius Castello (PT), com palavras duras contra o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não devem abalar a relação atual entre os dois. João Campos tem ajudado Castello na campanha para o segundo turno e vai seguir colaborando com o aliado.

Em conversa com o blog, socialistas próximos ao prefeito do Recife, reeleito com ampla vantagem no primeiro turno, afirmaram que interpretaram as mensagens com tranquilidade e naturalidade, porque o contexto era outro, e que as mudanças de cenários e de visões sobre as pessoas mudam com o tempo.

Eleições 2020 e apoio a Marília Arraes

Nas eleições de 2020, Castello era aliado da ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), que concorria pelo PT para a Prefeitura do Recife, contra João Campos. Castello postou no Twitter que João era um “moleque”, além de também ter afirmado que o PSB estava fazendo uma “campanha vergonhosa”.

“Tenho certeza de que hoje essa não é a visão que Vinicius tem de João”, comentou uma pessoa do entorno de Campos. O próprio presidente estadual do PSB, o deputado Sileno Guedes, também saiu em defesa de Castello.

“Vinicius, hoje, representa um projeto político para Olinda que é o mesmo de João Campos para o Recife. Temos maturidade de saber que era outro contexto. Esse resgate de coisas do passado é mais uma tentativa de tumultuar o processo. Inclusive, Vinicius tem a representatividade de um projeto que une todo mundo”, afirmou Guedes.

Mais vazamentos e homofobia

Na última segunda-feira (14), Vinicius Castello desativou o Twitter, após mensagens antigas de cunho sexual também terem sido vazadas. O candidato afirmou no Instagram que tem sido vítima de ataques homofóbicos na campanha.

A coligação Frente Popular de Olinda (PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL e Rede) já entrou com 18 representações na Justiça Eleitoral contra disseminadores dessa estratégia nas redes sociais. Vinicius poderá ser o primeiro prefeito LGBTQIA+ de Olinda, caso vença as eleições.

Dos 18 processos, 11 resultaram em liminares favoráveis para Castello e estão em vigência, motivando a retirada de conteúdos e proibindo os donos das contas de postarem informações difamatórias sob pena de multa. Duas outras representações foram desfavoráveis à coligação. As demais estão em análise.

Na sessão plenária desta quarta-feira (16), da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a deputada estadual Rosa Amorim (PT) denunciou os recentes conflitos nas áreas rurais de Jaqueira, na Mata Sul, e em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano. 

“É uma onda de violência que vem se alastrando pelo estado de Pernambuco envolvendo famílias de trabalhadores rurais e famílias que lutam pela terra. São verdadeiras operações de guerra montadas para tirar as famílias do campo. São dezenas de viaturas, helicópteros, caminhões, que usam sua força em uma operação violenta e desumana que expulsou crianças, mulheres e idosos das terras do Acampamento Nova Boa Vista”, afirma a deputada.

O despejo do Acampamento Nova Boa Vista, na Zona Rural de Santa Maria da Boa Vista, aconteceu no último dia 9 e chocou pela truculência e abuso da Polícia Militar de Pernambuco, que prendeu dois militantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). As dívidas do latifúndio da Farm Fruit, onde o Acampamento se instalou, superam o valor da terra e da indústria instalada, que está sucateada há mais de 20 anos sem uso produtivo. Depois desse despejo, as famílias reocuparam as terras.

Já no fim do mês de setembro, na Comunidade do Barro Branco, localizada na Zona Rural do município de Jaqueira, homens armados invadiram a comunidade e dispararam tiros contra agricultores e agricultoras. Os pistoleiros só saíram das terras no dia seguinte, depois que policiais chegaram ao local. Três pessoas foram baleadas, mas ninguém foi detido. As 1500 famílias já vivem e trabalham nas terras há gerações e tem direito às propriedades como posseiros. 

Rosa ressalta que o legislativo não deve se omitir diante dos casos. “O Estado precisa tomar parte, investigar e responsabilizar os culpados. A Comissão de Direitos Humanos recebeu hoje a denúncia de que policiais militares estão participando das ações contra a comunidade. Temos que cobrar do Estado os encaminhamentos, um deles a promoção de uma audiência pública para discutir os graves conflitos agrários que estão acontecendo no estado”, finaliza a parlamentar.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, ontem (16), o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Brega. A iniciativa, de autoria do deputado federal Pedro Campos (PSB), segue agora para trâmite no Senado Federal.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao segmento com objetivo de pensar e implementar políticas públicas que fortaleçam o movimento brega na cena nacional. A data 14 de fevereiro, aniversário de Reginaldo Rossi, foi sugerida pelo autor do projeto para celebrar anualmente o estilo musical.

“Hoje é um dia para celebrar. O movimento brega é uma potência cultural, mas por vezes é estigmatizado e marginalizado. Esse projeto tem como objetivo dar voz ao movimento, impulsionar debates e expandir ainda mais o fomento de políticas públicas que coloque o brega e toda sua cadeia cultural e econômica em lugar de destaque no cenário nacional. Precisamos escutar, em Brasília, os movimentos, para que eles nos apontem o caminho que devemos seguir”, afirmou Pedro Campos, autor do projeto.

Para o pesquisador Thiago Soares, a aprovação da matéria na Câmara dos Deputados é fundamental para o movimento do brega,  gênero musical que representa a cultura brasileira e que está presente ao longo de mais de 60 anos no Brasil. “O Dia Nacional do Brega endossa importância cultural de um movimento subalternizado ligado às comunidades periféricas. A iniciativa representa um olhar do poder público sobre uma cultura marginalizada e traz à tona um debate mais amplo na sociedade, sobretudo, para reduzir os estigmas das formas culturais periferizadas, um acolhimento sob respaldo de lei”, afirmou o pesquisador.

Para o relator na CCJC, o deputado federal Felipe Carreras (PSB), o projeto de lei visa homenagear um gênero musical que, efetivamente, possui relevância cultural no Brasil. “O Dia Nacional do Brega faz uma justa homenagem a um gênero de grande importância cultural, com grande relevância na formação da identidade cultural brasileira e seu impacto significativo na música popular”, afirmou Carraras em parecer. 

Com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios no Estado, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (17), o fim da exigência do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF). A medida foi detalhada durante reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), que contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, e do presidente da FIEP, Bruno Veloso. O pleito antigo do empresariado foi atendido a fim de aumentar a competitividade de Pernambuco em relação a outros estados, criando um ambiente mais favorável ao desenvolvimento econômico e à atração de novos investimentos.

O Projeto de Lei com a implementação das mudanças no FEEF será enviado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nos próximos dias. “A extinção do FEEF foi construída com muito diálogo com os representantes da indústria. Desenhamos o melhor cenário possível, com a redução de maneira escalonada já a partir do próximo ano. Com o fim do Fundo, a indústria será mais estimulada a investir mais em Pernambuco e garantir mais competitividade para o nosso mercado interno. Temos a certeza de que depois de tantas negociações, vamos ter aprovação por ampla maioria na Alepe para fazer de Pernambuco um estado bom para fazer negócios e empreender, gerando emprego e renda para toda a população”, ressaltou Raquel Lyra.

A extinção do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) ocorrerá de forma escalonada. A redução gradual da alíquota será de 2% ao ano, saindo de 10% para 8% em 2025, e de maneira sucessiva passará para 6% em 2026, 4% em 2027 e 2% em 2028; sendo zerada no ano de 2029. De acordo com a Secretaria da Fazenda, o valor pago mensalmente a partir de janeiro de 2025 não será superior ao valor pago no mesmo mês de 2024, proporcionando maior previsibilidade para o planejamento financeiro das empresas.

O secretário estadual da Fazenda Wilson José de Paula afirmou que o fim do Fundo de Equilíbrio Fiscal corresponde ao momento de crescimento econômico do Estado. “Esse é um pleito histórico do setor produtivo de Pernambuco e esse trabalho que a governadora fez tem como objetivo alcançar o equilíbrio das contas de Pernambuco. O FEEF visava ao equilíbrio fiscal do Estado num período muito difícil. Mas agora, nesse momento de retomada de crescimento de Pernambuco, a governadora entendeu que é hora de dar um fim a essa exigência do fundo de forma gradual”, explicou.

Além disso, as empresas terão a oportunidade de regularizar possíveis pendências referentes ao FEEF por meio de um parcelamento em até 60 meses, sem comprometer sua saúde financeira. Essa ação integra a política de conformidade fiscal, reforçando a importância da adesão aos programas de regularização tributária como ferramenta de apoio ao crescimento sustentável.

O presidente da FIEP, Bruno Veloso, ressaltou que a extinção do FEEF foi uma construção com diferentes atores. “Com a medida anunciada hoje, chegamos ao que consideramos um entendimento possível e viável para todos. A indústria recupera parte da sua competitividade, Pernambuco fortalece seu ambiente de negócios para manutenção e atração de investimentos e a sociedade próspera com mais oportunidades para geração de emprego e renda. Uma construção baseada no diálogo entre empresários, deputados estaduais e Governo do Estado”, considerou.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, afirmou que a iniciativa garante maior sustentabilidade econômica para o Estado. “Este Fundo foi instituído em caráter temporário até que os estados encontrassem equilíbrio fiscal. E Pernambuco conseguiu equilibrar suas contas a partir da gestão feita pela governadora Raquel Lyra. Essa é uma medida de justiça fiscal, de melhoria do ambiente de negócios e fortalecimento do tecido industrial de todo o Estado”, comentou.

Durante uma hora, o prefeito eleito de Buíque, Túlio Monteiro (MDB), ao lado da vice-prefeita eleita, Miriam Briano (PSDB), do prefeito Arquimedes Valença e do ex-prefeito Blesman Modesto, utilizou os microfones da rádio Buíque FM para agradecer os mais de 16 mil votos conquistados no último dia 6 de outubro e reafirmar compromissos de trabalho. Foi a primeira entrevista concedida após a vitória e já anunciou que o Carnaval 2025 será uma de suas prioridades nesse início de gestão. 

“Estou honrado de receber o bastão de seu Arquimedes e tenho um compromisso de honrar com o prefeito e o povo de Buíque toda a confiança depositada em nosso nome. Agradeço a toda a militância, a jacarezada, amigos, familiares e ao povo buiquense. Sei da responsabilidade que tenho pela frente e serei prefeito não apenas dos 16 mil eleitores, mas de todo o Buíque para dar sequência ao trabalho e avançar com o desenvolvimento de Buíque”, afirmou Túlio.

Sobre a formação da equipe de transição e de governo, Túlio afirmou que nos próximos dias apresenta a equipe que vai conduzir o processo. Já sobre o secretariado, afirmou que a composição em breve será conhecida pela população, afirmando que em “time que se ganha se busca melhorar ainda mais”.

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (16), requerimento de autoria do deputado Antônio Moraes (PP), estabelecendo a criação de uma Comissão Parlamentar Especial (CPE) para celebração do Bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), que será comemorado no dia 11 de junho de 2025. 

O colegiado tem como objetivo principal atuar em conjunto com representantes do Governo do Estado, da Secretaria de Defesa Social e da própria PMPE, além de organismos da sociedade civil, na realização de debates, audiências públicas e solenidades comemorativas em homenagem aos 200 anos de existência da instituição.

De acordo com a proposta aprovada, a comissão parlamentar visa enaltecer a importância da Polícia Militar, agregando ao colegiado os deputados ligados de alguma forma à área de segurança. O próprio Moraes é delegado especial aposentado e, além dele, cumprem mandato na Assembleia Legislativa outros delegados, comissários e agentes da Polícia Civil, assim como oficiais e soldados reformados da PMPE. Como autor do requerimento, o próprio Moraes já tem assento garantido como membro titular do colegiado, que será composto por dez parlamentares, indicados pelos líderes das bancadas.

“Para ressaltar a relevância dos serviços prestados ao povo pernambucano pela Polícia Militar ao longo de dois séculos de existência, a comissão parlamentar especial promoverá ao longo de 120 dias vários debates, audiências públicas, sessões solenes e eventos com alunos da rede pública que estimulem estudos e redações sobre a história da instituição. Quem sabe, até podemos editar um livro sobre a trajetória da gloriosa PMPE, ou reeditar algum material já existente”, explicou Antônio Moraes.

A Polícia Militar foi fundada em 1808, inicialmente como Corpo de Polícia, passando em seguida por outras denominações, como Força Pública e Força Policial. A instituição passou por várias mudanças e modernizações até que, em junho de 1825, recebeu a denominação de Polícia Militar de Pernambuco, incorporando novas tecnologias e práticas. Hoje, a PMPE está presente em todos os 184 municípios do Estado, como símbolo da segurança pública. “Nos últimos anos, a PMPE vem enfrentando novos desafios, como a violência urbana e necessidade de adaptação permanente às transformações socioculturais e às frequentes demandas da sociedade”, concluiu Antônio Moraes.