De bigu com a modernidade

Onix Plus Premier: números explicam sobre ele

O popular Chevrolet Onix acaba de chegar a uma marca histórica: 500 mil unidades produzidas em Gravataí, no Rio Grande do Sul. É o veículo de passeio líder em emplacamento na América do Sul e também o carro mais vendido da Chevrolet no mundo (exceto picapes) – em 10 anos de mercado. Mas, dos dez carros mais vendidos no primeiro semestre deste ano, só um foi sedã: exatamente o Onix Plus, com 26.941. Somente em setembro, o simpático modelo foi para 7.781 garagens de brasileiros. Foi a mesma quantidade da soma das vendas do Volkswagen Voyage e do Toyota Corolla: 3.360.

Apesar das análises pessimistas, de que a existência dos sedãs estaria ameaçada, o segmento sobrevive. No geral, o nono mês do ano trouxe dados bem positivos para ele: foram 25,8 mil emplacamentos, com uma elevação de pouco mais de 33% sobre igual período de 2021. Este colunista testou a versão Premier do Onix Plus, o queridinho da turma – que supera também em vendas o Fiat Cronos, o Hyundai HB20S, o Nissan Versa e por aí vai. O Onix vem ganhando boas atualizações tecnológicas. A versão topo de linha, a Premier, tem itens importantes de segurança. Vale a pena tê-lo? Por um preço sugerido de R$ 113.230?

Consumo – Dados do Inmetro mostram que o gasto médio de combustível (neste caso, gasolina) é de 12km/l nas vias urbanas. E de até 15,7km/l em estradas. Como o veículo só foi avaliado em vias urbanas, com muitos trechos sem semáforos e quase nenhuma ladeira, o consumo se manteve numa média muito boa, com até 16km/l registrados. Não é à toa, portanto, que o modelo seja tão benquisto por motoristas de aplicativos. Não foi avaliado o consumo com etanol, que muito raramente compensa financeiramente. Segundo o Inmetro, com etanol os números chegam a 8,6km/l e 10,9km/l (cidade e estrada, respectivamente).

Agilidade – O conjunto de propulsão do Onix Plus Premier testado se mostrou muito bom: o câmbio automático de seis marchas é suave e certeiro nas trocas e a versão é bem ágil. Lembremos do conjunto: motor 1.0 de três cilindros, recentemente calibrado por determinações legais do governo, e torque de 16,8kgfm de torque) gera 116cv de potência. Por isso, nem adianta reclamar do atraso por uma resposta mais ‘bruta‘ nas acelerações.

Quanto ao visual, ele continua um fator potencial para a compra – embora a linha 2023 tenha pouco mudado: ganhou novas rodas de liga-leve de 16’’, com acabamento diamantado e frisos cromados nas portas, por exemplo. Mas é o menos relevante.

Nele, relevantes – embora esse fator, infelizmente, seja subjetivo para o consumidor brasileiro – são a conectividade 4G Wi-Fi a bordo e, principalmente, o pacote de segurança ofertado. A versão pode até ter assistente de estacionamento, aquele que faz as manobras de forma automática, bastando ao motorista controlar os freios e o acelerador. O sistema de alerta de ponto cego, ótimo na vida urbana, é um dos equipamentos importantes (e agora vale para todas as versões). São seis airbags disponíveis. Além do controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e freios com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem. A direção, elétrica, é bem leve. Há outros itens convenientes, principalmente para profissionais como motoristas de aplicativos: indicador de nível de vida de óleo, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, carregador wireless e até entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento).

Curiosidades – O Onix é atualmente o veículo de passeio mais emplacado da região e é também o carro mais vendido da Chevrolet globalmente, excluindo as picapes e SUVs da marca. Um exemplar na cor branca, equipado com motor turbo e transmissão automática, representa o marco produtivo histórico e foi destinado aleatoriamente à rede de concessionárias para venda. Somando todas as gerações e versões do Onix desde 2012, o maior volume de produção concentra-se na fábrica em Gravataí, com mais de 2,2 milhões de unidades, ou 80% do volume global acumulado.

Lexus ES300h e UX250h – Os modelos da marca de luxo da Toyota chegam à linha 2023 mais modernos e equipados – e a preços de até R$ 357 mil. Ambos combinam motores a combustão com elétricos: o ES300h sai em versão única Luxury, agora com mais um item no pacote de segurança ativa (o farol alto adaptativo) e novo desenho de rodas. Internamente, o modelo traz o novo sistema de infotainment em tela sensível ao toque de 12,3 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. O ES 300h é equipado com um motor a combustão 2.5 de ciclo Atkinson, combinado com um propulsor elétrico mais compacto e potente, que geram 211 cavalos de potência. O crossover compacto UX 250h vem nas versões Dynamic e Luxury com preços a partir de R$ 271 mil. Lançado no Brasil em 2019, chega à linha 2023 com mais personalidade e modernidade, com itens de luxo exclusivos. Com design marcante e inconfundível, o UX 250h 2023 conta com ganhou novo painel com acabamento mais refinado em couro e nova central multimídia sensível ao toque com uma leve inclinação, facilitando ainda mais a visualização do motorista. O crossover combina um propulsor a gasolina 2.0 com um motor elétrico. Ambos entregam 184 cavalos de potência.

New HR-V: mais versões à venda – A Honda já pôs nas concessionárias mais duas opções do SUV: a Advance e a Touring têm o inédito motor 1.5 turboflex, totalmente de alumínio, com injeção direta de combustível. Segundo os engenheiros, eficiência é alta e prioriza a performance. Ele oferece 177cv de potência e 24,5kgfm de torque. O modelo também traz – como novidade – o myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca. Mas o importante mesmo é o pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor – algo que a Honda demorou, mas que agora passa a ser item de série em todas as versões.

Veja o preços

EX Honda Sensing: R$ 142.500

EXL Honda Sensing: R$149.900

Advance: R$ 176.800

Touring: R$ 184.500

Jeep Commander: 30 mil unidades – Modelo desenvolvido e produzido no Brasil, no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, acaba de registrar a importante marca de 30 mil unidades. Ele é líder dos chamados D-SUVs (os grandes) com 33,5% do segmento e tem apenas um ano no mercado brasileiro. O volume de emplacamentos foi de 2 mil unidades em agosto e setembro – e olhe que os preços vão de R$ 235 mil a R$ 315 mil.

Novo Volvo EX90: quase um computador – O próximo SUV totalmente elétrico da marca sueca Volvo terá uma grande tela central para dar acesso rápido à navegação, mídia e telefone – e ainda garantir controles e outras ações comuns. A imagem do interior do veículo foi divulgada esta semana. No geral, o sistema funciona assim: dependendo se você está estacionado ou dirigindo, ou em um telefonema, uma barra vai sugerir as ações que fazem mais sentido para a situação específica em que você está. Para informações mais focadas em condução, como velocidade atual e informações de alcance, há uma segunda tela menor logo atrás do volante. É também aqui que o carro contextualiza a mudança de um modo para outro, certificando-se de saber o que esperar do carro – e o que o carro espera de você. “É tudo sobre fornecer-lhe as informações certas na hora certa”, conta Thomas Stovicek, chefe de UX da Volvo Cars. “Queremos que a experiência de condução seja focada, simples e segura. Como o carro também entende seu entorno e você melhor do que nunca, podemos criar uma situação ainda mais segura reduzindo a confusão do modo, a distração e a sobrecarga de informações”.

RN: gasolina 6,47% – O valor do litro da gasolina no Brasil caiu, em outubro, 0,67% em comparação com o mês anterior, com valor médio de R$ 5,158. Porém, alguns estados registraram alta, sendo a maior delas no Rio Grande do Norte (6,47%). No Distrito Federal, o preço ficou em R$ 5,120 – ou 1,26% maior que o registrado em setembro, segundo levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas. Entre junho e setembro deste ano, a Petrobras reduziu quatro vezes seguidas o valor, para as distribuidoras, da gasolina – e três de diesel. Além disso, o ciclo de queda dos preços dos combustíveis foi alimentado pela limitação do ICMS sobre esses produtos nos estados, instituída pela Lei Complementar 194/22, de 24 de junho. Os dados de outubro mostram que os estados brasileiros que registraram as maiores quedas foram Paraíba (-2,95%), Acre (-2,57%) e Pará (-2,38%). Os outros que apresentaram aumento foram Sergipe (1,56%) e Bahia (1,27%). Considerados os preços médios praticados nos estados, o maior valor foi registrado em Roraima, a R$ 6,113; já o menor valor médio foi de R$ 4,860, no Rio Grande do Sul.

Nova Panigale V4 R: 240cv de potência – A Ducati anuncia que a supermoto Panigale V4 R estará à venda no Brasil só a partir de encomendas – e cada uma numerada com plaqueta. Não há preço definido por aqui, mas nos Estados Unidos será cobrado US$ 45 mil (cerca de R$ 240 mil). Ela gera até 240cv em configuração de pista, com limitador a 16.500rpm, e adota soluções técnicas anteriormente reservadas para MotoGP e Superbike, como bielas e pistões de titânio “perfurados”. Juntamente com o motor, foi desenvolvido um óleo de desempenho, derivado das formulações utilizadas nas corridas, que contribui para atingir o pico de potência máxima.

Já pensou em alugar um caminhão? Pois bem: a Scania anunciou esta semana a criação de uma nova empresa apenas para atuar no ramo de aluguel de caminhões no Brasil. As primeiras entregas serão a partir de fevereiro de 2023, sendo contemplados os futuros caminhões da nova linha P8/Euro 6, a nova gama Super, incluindo os veículos movidos a gás natural e/ou biometano. A iniciativa da Scania vai oferecer, além do produto corretamente especificado para a necessidade do cliente e suas tecnologias, gestão inteligente com solução de serviços e apoio de serviços financeiros da marca. No pacote, poderão contar com conectividade, programas de manutenção, Scania FIT (que permite monitorar os caminhões e entender qual a melhor maneira de otimizar a performance daquela operação) e assistência técnica 24 horas.

Volks lança nova família Constellation – Os novos modelos Volkswagen Constellation 27.260 6×4, 31.320 6×4, 32.380 6×4 e 33.480 6×4 Tractor acabar de estreiar no mercado. Ganham nova identidade visual: adesivos laterais e frontais e as luzes de posição em LED, luzes de condução diurna (DRL, na sigla em inglês) integrado ao farol e lanternas em LED. O para-choque metálico, antes disponível apenas para a versão Tractor, agora se estende para as versões 31.320 6×4 e 32.380 6×4 com proteção nos faróis e o VW 27.260 ganha o para-choque metálico curto. O novo pacote Off-Road está disponível para os modelos acima de 31 toneladas e é composto pelo volante multifuncional, banco com novo revestimento e cinto integrado, rádio com bluetooth, ar-condicionado e trio elétrico de série. Além disso, estão equipados com a nova transmissão automatizada V-Tronic de 12 marchas e com funções exclusivas para a operação para as versões 32.380 e 33.480: off-road, que proporciona trocas de marchas rápidas de acordo com a velocidade, estabilidade e mais tração; e a rock-free, que auxilia a saída de atolamentos e buracos.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

Veja outras postagens

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) se reuniu, hoje, em Brasília, com o diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão. O encontro serviu para tratar das intervenções do órgão na BR-423. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da rodovia, Fernando Rodolfo tem acompanhado a iniciativa desde que chegou à Câmara Federal, em 2019.

“A ordem de serviço para a duplicação foi assinada em novembro de 2023, mas desde então pouco vimos de avanço para as obras. Havia questões de licenciamento, que solicitamos a celeridade ao governo do estado, e em breve esperamos que seja iniciada a terraplanagem. A previsão do contrato com a empresa é para finalizar até setembro de 2026, vamos acompanhar, mas estamos esperando que a obra iniciei ainda neste primeiro semestre, pois a população tem cobrado bastante, e com razão”, destacou o parlamentar.

A duplicação da BR-423, cujo processo teve início ainda no governo Bolsonaro, envolve 83 quilômetros. A primeira etapa será entre São Caetano e Lajedo. O DNIT prevê que o segundo trecho, de Lajedo a Garanhuns, comece ainda em 2024. Os dois lotes terão investimento público de R$ 554 milhões.

Toca Jabô

Fruto da CPI do MST, o movimento “Invasão Zero” tornou-se Frente Parlamentar e teve o deputado Coronel Meira (PL-PE) diplomado coordenador em Pernambuco, juntamente com Zé Antônio de Melo, eleito como presidente estadual. A diplomação ocorreu tarde de hoje, durante reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Para Meira, esse é um momento importante para o agro brasileiro. “A FPA e a Comissão de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural, se posicionaram fortemente, num trabalho sério que foi iniciado pelo deputado Zucco, na CPI do MST. Agora, tendo em mãos todos os dados e informações apuradas na CPI, passaremos a preparar os Estados brasileiros para o enfrentamento preventivo, de ideias e de trabalho a esse grupo do MST”, afirma.

“Estou muito feliz por representar esse movimento em Pernambuco e conto com a participação de todos os deputados estatuais e federais de Pernambuco, em especial com a participação do Coronel Feitosa, eleito membro do movimento em nosso Estado, convoco também o homem do campo, o agricultor, o pecuarista a se engajarem conosco nesse propósito de mostrar que o MST não tem espaço em Pernambuco”, complementa.

Paulista - No ZAP

Prezado Magno Martins,

A respeito da sua publicação, abordando as declarações do jornalista Dárcio Rabelo, venho aqui esclarecer que, por parte do mesmo, houve a distorção de determinadas coisas que eu afirmei, quando fui cumprimentá-lo, na tarde da última segunda-feira, 22 de abril.

Como já evidenciei em nota publicada hoje, a nossa gestão municipal tem sido constantemente o alvo do “quanto pior, melhor” aqui no município, que utiliza de mentiras para difamar um trabalho sério, que apesar dos vários desafios enfrentados, vem se sobressaindo e apresentado resultados positivos.

Mesmo que, em determinados casos, problemas estruturais da cidade não sejam resolvidos no tempo em que as nossas equipes deveriam efetivar, temos respaldo para responder que, quando a população registra as suas solicitações, os nossos esforços vão sempre para a resolução dos diversos problemas que Arcoverde agrega e que, na maioria dos casos, não foram concretizados em gestões passadas.

Quando, de forma sensacionalista, um determinado veículo ou comunicador tenta fazer, em cima de fatos cotidianos, um trampolim político, aí sim, deve-se entender que, por trás de suas condutas profissionais, existem interesses ocultos. E, desta forma, quem incentiva determinadas condutas deve arcar com o peso de falsas acusações, comprovando perante a justiça que uma determinada afirmação mal colocada seja a verdade absoluta.

Tendo em vista que, diante de sermos o constante alvo enquanto poder público, estamos com o nosso setor jurídico trabalhando para que, a partir de agora, todas as publicações ou transmissões de rádios que alegarem supostas falhas que não existem, comprove-as de imediato. Na vida pública, não basta apenas gerar especulações com base em falácias, é necessário ter a credibilidade para argumentar que o que se quer defender realmente se trata de algo concreto.

Portanto, caro Magno, tudo que de forma deliberada fugir ao campo da verdade será submetido à apreciação do Poder Judiciário.

Wellington Maciel – prefeito de Arcoverde

Jaboatão - Toca Jabô

O pré-candidato à Prefeitura de Bonito pelo MDB, Ademir Alves, esteve reunido, hoje, com o presidente da Compesa, Alex Campos, e foi informado sobre a liberação da obra de reforma da Estação de Tratamento de Água do distrito de Alto Bonito. Esta conquista é um desdobramento da visita técnica, realizada pelo mesmo, no último mês, na sede da Compesa, e solucionará o problema da falta de água da população local.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

O lançamento da pré-candidatura de Madalena e Gilsinho à prefeita e vice-prefeito de Arcoverde, respectivamente, também marcou a confirmação do apoio dos ex-prefeitos Julião Guerra, Erivânia Camelo e Rosa Barros a pré-campanha da socialista. Os três estavam presentes no evento realizado na noite da sexta-feira, no Persone. Em seus discursos exaltaram a experiência de Madalena e a juventude de Gilsinho para recolocar Arcoverde no caminho certo.

“Madalena, o povo de Arcoverde clama pela sua volta. Nossa cidade precisa voltar a crescer, a ouvir o povo, a construir um futuro com justiça social, trabalho e seriedade. Você é a eterna prefeita dessa cidade e o povo saberá decidir na hora certa a sua volta à prefeitura. Esse é o começo de uma grande caminhada, uma caminhada que vai unir o povo de Arcoverde”, disse Julião Guerra.

Ipojuca - Minha rua top

O ministro da Pesca, André de Paula, confirmou, há pouco, em Brasília, durante audiência em seu gabinete, sua presença na festa dos 18 anos do blog, marcada para o dia 23 de maio, a partir das 20 horas, no Mirante do Paço, no Recife Antigo. “Fui em todas as comemorações do seu blog e jamais poderia deixar de compartilhar este momento tão importante”, disse André.

Informei ao ministro que tudo está sendo organizado para ficar marcado como um dos maiores eventos institucionais do ano na área da comunicação. Disse que, para alegrar o ambiente, a grande atração será a Super Oara, do meu amigo Beto, hoje comandada pelo seu filho Elaque, artista de mão cheia.

No palco, subirão muitos artistas de renome para dar uma canjinha e homenagear o blog, entre eles Alcymar Monteiro, o rei do forró autêntico. Para trazer frevo, nosso ritmo mais efervescente, dois astros: André Rio e Almir Rouche. Também irão soltar a voz Josildo Sá, Irah Caldeira, João Lacerda, Daniel Bueno, Novinho da Paraíba, Cristina Amaral, Fabiana, a Pimentinha do Nordeste, e Walquiria Mendes.

Será uma festa de adesão!

Caruaru - Geracao de emprego

Menos de um mês após um micro-ônibus do sistema transporte complementar da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes ter atropelado fiéis que participavam de uma procissão, no Domingo de Páscoa, no bairro de Marcos Freire, tragédia que resultou na morte de cinco pessoas, outro acidente envolvendo um veículo da frota foi registrado, na manhã de hoje. De acordo com relatos de passageiros, o automóvel teria “perdido os freios” enquanto tentava subir uma ladeira no Ibura e atropelado um grupo de motoqueiros ao descer de ré.

Ex-prefeito do município, Elias Gomes criticou o atual governo municipal, sob gestão do prefeito Mano Medeiros (PL), ao apontar omissão da prefeitura na fiscalização do transporte público. E disse ser necessário “mudar sistematicamente” as políticas para o setor a partir de um plano que preveja a renovação e organização da frota.

“É preciso assumir responsabilidades. Jaboatão amanheceu diante de uma nova quase tragédia anunciada, que por pouco não resultou em algo mais grave. Hoje a cidade se vê no mais completo isolamento político-administrativo, sem zeladoria. Estamos todos nos perguntando sobre o que falta para que a prefeitura promova as mudanças necessárias”, observou Elias.

Camaragibe Agora é Led

O livro “Uma noite em Anhumas” é uma história da economia e sociedade canavieiro-açucareira de Alagoas e Pernambuco, no século vinte, contada por meio de fragmentos biográficos de familiares do autor (Maia Gomes, Maias, Gomes de Barros, Bahias, Pedrosas, Calheiros, Cardosos, Kuhns e outros) e de pessoas a eles ligadas que foram protagonistas na construção da referidas economia e sociedade.

O livro tem 624 páginas, existência independente, mas também pode ser lido como uma continuação de “O trem para Branquinha” (do mesmo autor, 564 páginas, 2018). A impressão de “Uma noite em Anhumas” terminou há poucos dias. O lançamento no Recife será feito na Mercearia Pará (Rua Olímpio Tavares, 110, Casa Amarela), às 19 horas, da próxima quinta-feira (25).

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Mesmo sem poder votar durante a sessão de hoje na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, uma vez que estava na condição de suplente, o deputado Coronel Aberto Feitosa (PL) não deixou de participar do encontro. Marcado pela primeira vitória da categoria, o projeto teve o texto substitutivo proposto pela delegada Gleide Ângelo (PSB) aprovado por três votos a favor e dois contrários. Com isso, voltará a ser analisado, na próxima terça-feira, na Comissão de Constituição e Justiça da Alepe.

“Agora o cancão vai piar”, comemorou o deputado, ao usar a expressão que retrata que as coisas vão apertar. “Vamos lutar pelo que ė justo para categoria que todos os dias expõe a própria vida pela segurança pública dos pernambucanos. O que não dá é aceitar os reajustes propostos pelo Governo de 3,5% em 2025 e 3% em 2026 quando a previsão da inflação é de índices superiores a esses percentuais”, reforçou o parlamentar, que promete convocar toda a categoria para estar presente na próxima terça feira.

Pelo regimento interno, depois de ser apreciado e votado na Comissão de Constituição e Justiça, passará novamente pelas Comissões de Administração, de Finanças e de Segurança Pública para só depois disso, ir à votação em plenário.

Vitória Reconstrução da Praça

O pré-candidato a prefeito de Camaragibe pelo PL, Felipe Dantas, participou, no último domingo, no Rio de Janeiro, do ato em “Defesa da Democracia e pela Liberdade”, convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na ocasião, Felipe e Sidney Édipo (que é pré-candidato a vereador no Recife) acompanharam o deputado federal Coronel Meira (PL), tomaram café da manhã e presentearam Bolsonaro com uma camisa do Sport, horas antes do evento. “É uma honra representar Camaragibe e Pernambuco, ao entregar o manto do Sport para o nosso eterno presidente. Mais do que a camisa de um time, este gesto é o reconhecimento de que o Nordeste sempre teve papel de destaque no cenário nacional”, afirmou Felipe Dantas.

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

A instalação de três câmeras para monitorar o tráfego em uma das vias mais movimentadas e com maior número de sinistros de transito em Arcoverde, a PE-270, que liga a cidade aos municípios de Buíque, Tupanatinga e Itaíba, foi motivo de indignação de vereadores, ontem.

Em vez de parabenizar a iniciativa da autarquia de trânsito municipal, a Arcotrans, dirigida há cerca de oito meses por Vladimir Cavalcanti, terminou sendo motivo de ameaça em plena tribuna. Em vídeo da sessão de ontem, bastante exaltado, o vereador Eriberto do Sacolão ameaçou o diretor da Arcotrans, por conta do convênio firmado entre a autarquia de trânsito com o DER para monitoramento do local.

“O convênio firmado foi só para que a gente pudesse liberar o espaço que passa de uma via, uma via urbana e também monitorar a questão de acidente de trânsito, dando uma segurança maior para as pessoas. Não temos nem acesso às imagens, elas vão direto para a central do DER no Recife. Estamos pedindo a solicitação para acessar as imagens ao DER, não para notificar, não para autuar, mas sim para gente ver a questão de segurança pública naquela área”, explica o diretor da Arcotrans, ao justificar sua iniciativa, que não caberia nenhum posicionamento contrário justamente vindo de parlamentares.

O problema é que, conforme um dos vereadores citou durante a sessão, João Taxista, grande parte dos motoristas de Arcoverde sequer utilizam o cinto de segurança, infração gravíssima de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. E, ao que tudo indica, para esses vereadores, a instalação das câmeras foi interpretada como uma afronta à impunidade praticada por legisladores municipais que deveriam salvaguardar o cumprimento da legislação.

Candidato a prefeito nas eleições de 2020, Francisco Padilha desponta como forte nome para disputar, nas próximas eleições, a Prefeitura de Paulista. O futuro prefeiturável foi acolhido de braços abertos pelo PDT e promete uma campanha independente, focada no desejo de mudança da população.

“Por conhecer o melhor e o pior de cada gestão é que surge o meu desejo de ser a oportunidade que Paulista precisa para fazer diferente e reescrever a sua história”, afirma Padilha. A escolha pelo PDT, uma legenda de Centro, também foi abraçada desde o início. “Será uma campanha independente, sem padrinhos, sem radicalismos de Esquerda ou Direita. Estamos em busca do equilíbrio. O foco é o povo, a nossa cidade”, garantiu o pré-candidato.