Coluna do sabadão

Tava mais para funeral

Dezesseis anos de poder, sob o controle absoluto de duas máquinas, a estadual e a municipal do Recife, nunca o PSB promoveu uma convenção tão apática em Pernambuco. Cenário da festa, o clube Português lotou, mas com gente com cara de militância paga. Um desânimo estampado também na cara dos candidatos, principalmente de quem não teve direito a fala, gente que ficou resmungando em cima e embaixo do palanque.

É fácil lotar uma convenção. Só depende do poder de mobilização. E o PSB é especialista na matéria, até porque conta com um exército de prefeitos. Basta o governador estalar o dedo para quatro prefeitos na Região Metropolitana. E pronto, o salão fica cheio. Ou o prefeito do Recife estender a sua mão poderosa aos vereadores, ofertando transporte.

Difícil, entretanto, é encher com gente aguerrida, militantes em favor da causa, não dependentes de um pão com mortadela. A plateia em nenhum momento se animou, nem mesmo quando o deputado Renildo Calheiros, líder em reprovação como prefeito de Olinda, bateu sem piedade em Bolsonaro e no Governo Federal.

O PSB também foi infeliz na escolha da data para homologar a chapa. Um dia útil. Isso atraiu a ira dos que ficaram presos nos imensos engarrafamentos nas imediações do evento, notadamente na Avenida Agamenon Magalhães. Houve xingamentos a Danilo no trânsito e pelas redes sociais.

Não dá para comparar a convenção socialista com nenhuma das do último final de semana do bloco de oposição, no quesito animação e fé na vitória. Marília, Miguel e Anderson promoveram seus bailes super animados, com euforia contagiante.

Outra inconteste observação da convenção do PSB: não apareceu uma única alma viva para defender o Governo Paulo Câmara, que estava com semblante constrangido, sem graça. É explicável a “falha”: Câmara é o governador mais reprovado dos últimos anos no Estado. Segundo as pesquisas, o governador tem mais de 70% de rejeição. Com tamanha impopularidade, não consegue eleger nenhum sucessor, sequer um santo sem pecado.

Danilo chegou a dizer que Paulo cumpriu a sua missão e que, apesar das adversidades, o Estado está de pé. Mas seu discurso foi fraco e não empolgou, um repeteco da ladainha sem fim num samba de uma nota, de exaltação a Eduardo, como se ainda fosse vivo, e a Lula, a quem aposta como salvador da sua lavoura morta.

Posição do PROS-PE não muda – O presidente do PROS em Pernambuco, Bruno Rodrigues, garantiu que a posição do partido no Estado não vai mudar, mesmo diante da intensa briga jurídica em torno do comando nacional da sigla. Hoje, o ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que Eurípedes Júnior volte ao cargo de presidente do Pros. Júnior é próximo ao grupo do deputado federal Sebastião Oliveira (Avante), candidato a vice-governador de Marília Arraes. Apesar das mudanças, Rodrigues afirma que a decisão do ministro do STF só altera o posicionamento da legenda em âmbito nacional. Dessa forma, estaria garantido o apoio do PROS ao candidato ao Governo Danilo Cabral (PSB).

Golpe interno – Com candidatura à Presidência registrada no Tribunal Superior Eleitoral, Pablo Marçal (PROS) promete recorrer na Justiça após decisão judicial mudar a direção do partido. A fala ocorreu em coletiva de imprensa dada ontem. Durante a tarde, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski determinou que Eurípedes Júnior volte ao cargo de presidente do partido. Ele estava afastado por suposto desvio de recursos. “Minha candidatura é um ato jurídico perfeito, dentro do prazo hábil. Tem que ter um prazo para divulgação o que está rolando agora é um golpe, estão fazendo uma reunião de maneira escusa”, disse.

PRTB retira candidatura – A candidatura de Raquel Lyra (PSDB) ao Governo de Pernambuco ganhou o apoio do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), que retirou a candidatura de Esteves Jacinto a governador e confirmou que fará parte da coligação formada pelo PSDB e Cidadania. “Essa aliança é por Pernambuco. O PRTB chega para somar e fazer a diferença. Tenho certeza que vamos fazer uma campanha que vai chegar ao coração das pessoas. Essa é uma campanha em contato direto com a população. Falo como alguém que teve a oportunidade de mudar a realidade de Caruaru e agora empresta a capacidade de trabalho para transformar a vida do povo de Pernambuco”, afirmou Raquel Lyra.

Haddad anuncia vice – O candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, anunciou, ontem, a educadora Lúcia França (PSB) como candidata a vice em sua chapa. A informação foi divulgada pelo petista via rede social: “Depois de muitas tratativas com os seis partidos aliados em busca de uma mulher para compor a nossa chapa ao governo do Estado, pedi ao PSB que indicasse o nome. A indicação me chegou e não poderia me dar maior satisfação: a educadora Lúcia França será a nossa vice”. Lúcia tem 60 anos e, além de professora, é empresária, pós-graduada em Direito Educacional e tem MBA em Liderança. Ela também é esposa do ex-governador Márcio França (PSB).

Molon mantém candidatura – O deputado federal Alessandro Molon (PSB) reafirmou, ontem, último dia do prazo para convenções partidárias, que mantém sua candidatura ao Senado pelo Rio de Janeiro em paralelo à do deputado estadual André Ceciliano (PT). Ambos farão campanha pela eleição de Marcelo Freixo (PSB) ao governo estadual. Em entrevista a jornalistas, Molon confirmou haver pressão sobre dirigentes de seu partido para não repassar dinheiro do fundo eleitoral como forma de forçá-lo a desistir e pediu doações para financiar sua campanha. “Nós estaremos no palanque do Freixo. Queremos que todos os partidos o apoiem e participem. Nunca advogamos para impedir que outros estivessem com nosso candidato a governador. Evidentemente, nós não aceitamos ser excluídos do palanque do nosso candidato a governador”, declarou.

CURTAS

ARRUDA – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques restabeleceu os direitos políticos do ex-governador do Distrito Federal (DF) José Roberto Arruda. Com a decisão, que é provisória, Arruda poderá se candidatar às eleições de outubro. Ele deve disputar uma cadeira de deputado federal pelo DF.

CABROBÓ – Morreu, aos 100 anos, na madrugada de ontem, no Recife, Manoel de Souza Santos, mais conhecido como ‘Né Santos’. Ele foi deputado estadual de Pernambuco, além de vereador e prefeito de Cabrobó em 1960. A Prefeitura de Cabrobó emitiu uma nota de pesar destacando a integridade, moral e ética de Né Santos. A gestão municipal decretou luto oficial de três dias.

Perguntar não ofende: Quando Danilo vai virar o disco Eduardo Campos X Lula

Veja outras postagens

Revolta é o nome que se dá quando a dor de outra pessoa é utilizada, principalmente quando é para fins publicitários. Foi o que o Governo do Estado, pela Secretaria de Saúde, fez, ontem, quando expôs como grande feito da pasta o retorno das cirurgias do aparelho osteomuscular. O procedimento visa corrigir a luxação de quadril, típica em crianças diagnosticadas com a Síndrome da Zika Congênita/Microcefalia e estava sem ser realizado há bastante tempo.

Sem mencionar o fato de que não há quantidade suficiente de placas para realizar o procedimento nas 138 crianças que aguardam pela cirurgia, se aproveitou da mãe de uma criança de 8 anos, Thuana, que estava prestes a entrar no bloco cirúrgico, para coagi-la a dar seu depoimento sobre o retorno das cirurgias para postar no Instagram da pasta, conforme atesta vídeo, devidamente autorizado, que ilustra esse post.

Esqueceram também de mencionar que a qualidade das placas que existem, além de ser insuficiente, é de má qualidade e corre o risco de estourar dentro do corpo da criança já fragilizado.

O depoimento está estampado no perfil oficial da Secretaria de Saúde, mesmo diante de no próprio perfil, a mãe da criança revelar estar chateada com o uso da sua imagem sem ter explicado para qual fim seria.

“Ela ficou triste quando se viu na propaganda do governo, pois ela sabe o que sua filha chorou de dor por meses esperando a cirurgia. E ela não entende, tampouco a gente entende, um Governo que faz propaganda com a nossa dor, com a miséria de ter esperado por anos essa cirurgia. Sabendo que de 138 crianças apenas 1 concluiu o procedimento de operar os dois lados e as outras 137 ainda assim, estão chorando de dor”, diz Germana Soares, presidente da União de Mães de Anjos em Pernambuco, em carta de repúdio contra o ocorrido.

Diante da repercussão negativa do vídeo postado pela Secretaria de Saúde, o Governo tenta a todo custo remediar a situação. Segundo Germana, estão procurando as mães que estão unidas para participarem, na próxima segunda-feira, de Audiência Pública na Alepe sobre o tema, cuja a secretária de Saúde, Zilda Rego Cavalcanti, foi convocada a comparecer, para dizer que a cirurgia será marcada.

“Não vamos ceder. Estamos há mais de um ano esperando esse Governo se posicionar e o que tivemos de retorno até então só foi o silêncio. Não vamos agora retroceder a nossa luta. Porque pelo que o Governo propôs, serão duas crianças operadas por mês. Ou seja, serão mais de cinco anos para fazer a cirurgia de todas as crianças que estão na lista”, desabafa indignada Germana.

Paulista - No ZAP

Moradores do Agreste do Estado que usam a frota de ônibus da Astrotur foram pegos de surpresa, ontem, após a empresa afirmar que não irá mais operar na região a partir do dia 18 de maio. Até essa data, a empresa continuará a operar as seis linhas que levam os passageiros de Garanhuns para as cidades de Arcoverde, Bom Conselho, Calçado, Correntes, Jurema e Poção.

A justificativa para o encerramento das atividades da empresa no Agreste, segundo o Assistente de Tráfego da companhia em Garanhuns, Lucas Vilela, é a concorrência desleal.

“Ao logo dos anos, o nosso faturamento vem caindo em consequência da concorrência desleal que existe com transportes alternativos que operam de forma irregular na região”, explicou Vilela.

Embora a direção da Astrotur tenha tentado ao longo do tempo pedir uma fiscalização por parte dos órgãos públicos competentes, até o momento nada foi feito, o que levou na decisão de encerrar as atividades. “Infelizmente, serão, em média, 2,5 mil pessoas atingidas, além de 35 funcionários que trabalham em Garanhuns demitidos”, lamenta o analista de tráfego.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

Em vídeo postado há pouco em suas redes, a vereadora Célia Galindo (PSB) criticou o veto do prefeito Wellington Maciel (MDB) feito hoje, 20 dias após aprovação da emenda que garantiria reajuste de 12% aos professores da rede municipal de educação. Segundo ela, na próxima segunda-feira, a Câmara Municipal irá trabalhar para que o veto seja derrubado. Confira o relato indignado da vereadora.

Ipojuca - Minha rua top

Mirella Almeida (PSD) é a primeira pré-candidata em Olinda a ser multada na Justiça Eleitoral por propaganda extemporânea. A multa foi confirmada pelo TRE, em julgamento realizado hoje, e fixada em R$5 mil.

O caso analisado pela Tribunal envolvia o uso de camisas dos guias de turismo de Olinda com os nomes de Mirella Almeida e Saulo Holanda, que teve parecer do Ministério Público e sentença pelo reconhecimento de propaganda extemporânea e multa.

‘’A Justiça Eleitoral reconheceu a propaganda extemporânea. Não é um caso simples, isolado, mas relevante esse caso das camisas dos guias de turismo, em Olinda. Estaremos ajuizando uma AIJE sobre esse assunto, que poderá levar a pré-candidata a outras penalidades, com a finalidade de frear o uso deliberado da máquina pública’’, comentou o pré-candidato Antônio Campos pelo PRTB.

Caruaru - Geracao de emprego

Os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preferem apoiar o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), do que o candidato do PT na eleição municipal, aponta pesquisa Atlas/CNN divulgada nesta sexta-feira (26).

Segundo o levantamento, 74,6% dos eleitores que votaram em Lula em 2022 manifestam intenção de votar em Campos. As informações são da CNN.

Já o deputado estadual pelo PT João Paulo conta com 13,7% da preferência entre os eleitores de Lula em 2022. Colega do parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Dani Portela (PSOL) vem na sequência, com 7,7%.

No campo da direita, a pesquisa Atlas/CNN identificou que 58% dos recifenses que votaram em Jair Bolsonaro (PL) em 2022 pretendem votar no ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) neste ano. Machado ocupou o cargo no governo Bolsonaro.

Logo atrás de Machado, aparece o próprio prefeito João Campos, com 31,1%. O advogado Tecio Teles (Novo), com 5,4%, e o secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD), com 3,2%, vêm na sequência.

Entre os lulistas, 2% ainda não sabem em quem votar e 0,2% indicam voto nulo ou branco. Já entre os bolsonaristas, as porcentagens se invertem.

A pesquisa Atlas/CNN foi registrada no TSE sob o número PE-05351/2024. Foram entrevistados 827 moradores do Recife, por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 18 e 23 de abril. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Camaragibe Agora é Led

Caro Magno,

Com imensa satisfação venho desejar vida longa ao seu blog, e parabenizar pelos seus 18 anos (chegou à maioridade) no qual me delicio todas as manhãs. Como dizia o bordão do Jô Soares, não vá pra cama sem ele, digo: Não saia da cama sem ler o blog do Magno.

Grande abraço e até a comemoração.

Atenciosamente,

Marcilio Jota Gomes – Engº. Eletricista

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Por Cláudio Soares*

Maurílio Feitosa é um sertanejo de alma vibrante e coração apaixonado pela vida, emerge como uma figura de destaque na política local de Paulista. Natural de Pesqueira, Maurílio é um homem de hábitos simples, enraizado na cultura nordestina e entusiasta da poesia repentista.

Com uma trajetória marcada por sua atuação ao lado do então deputado federal Inocêncio Oliveira, Maurílio demonstrou seu comprometimento com o crescimento e desenvolvimento das cidades, direcionando recursos federais para diversas áreas, desde a educação até a cultura, passando pela saúde e infraestrutura.

Sua experiência no setor público, aliada à sua atuação como empresário no ramo de vendas atacadistas de pescados, proporciona-lhe uma visão abrangente dos desafios e oportunidades que permeiam a administração municipal.

Ao assumir a presidência do PRTB em Paulista, Maurílio reforça seu compromisso com a comunidade local, buscando criar um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Sua pré-candidatura a prefeito é o próximo passo nessa jornada, onde ele pretende aplicar sua expertise em gestão pública e sua paixão pelo bem-estar das pessoas em prol do crescimento e prosperidade de Paulista.

Com uma postura respeitosa e uma reputação de integridade, Maurílio Feitosa emerge como uma figura promissora na cena política local, pronta para liderar Paulista em direção a um futuro próspero e sustentável.

*Advogado e jornalista

Vitória Reconstrução da Praça

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu, ontem, que o Supremo Tribunal Federal (STF) arquive inquérito que apura se o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) receberam R$ 5 milhões de suposta propina em troca de aprovar no Congresso leis que beneficiassem a Novonor, a antiga Odebrecht.

O inquérito foi aberto em 2017 a partir de delações premiadas de ex-diretores da empresa. Os colaboradores afirmaram que a empresa fez os pagamentos porque queria alcançar benefícios fiscais que favoreceriam subsidiárias no exterior. As informações são do portal G1.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, os elementos reunidos na investigação não são suficientes para o oferecimento de denúncia contra os políticos e não há novas linhas de investigação para serem exploradas. “A investigação não logrou êxito em comprovar concretamente a solicitação ou recebimento de vantagem indevida pelo parlamentar Renan Calheiros, no montante de cinco milhões de reais em espécie, consoante relatado unilateralmente pelos colaboradores”, afirmou.

Gonet citou que o ministro Dias Toffoli, do STF, anulou as provas do acordo de leniência, espécie de delação de empresas, e também dos dois sistemas que seriam usados pela então Odebrecht para registrar os pagamentos de propinas para políticos. Portanto, esses dados não podem ser usados.

“As oitivas de colaboradores expõem a história e a dinâmica de funcionamento do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, para que as ilicitudes praticadas por pessoas vinculadas ao mencionado grupo pudessem ser realizadas. Porém, apesar de esclarecerem esta estrutura ilícita e sua utilização para lavagem de dinheiro e pagamento de vantagens indevidas, não contribuem para a confirmação e a elucidação dos relatos e informações relativas aos supostos pagamentos de vantagens indevidas aos agentes políticos investigados”.

Caro Magno,

Há 18 anos, o seu blog é leitura obrigatória de quem faz ou gosta de política e gestão pública. Conhecedor dos atores e da cena política, você traz comentários inteligentes, precisos e atuais sobre a realidade de Pernambuco e do Brasil.

Crescentes sucessos! 

Murilo Guerra – superintendente do SEBRAE

O pré-candidato a prefeito de Belém de Maria pelo PP, Alexandre Neto, realizou, ontem, uma reunião estratégica com vereadores, lideranças e pré-candidatos ao Legislativo local nas eleições deste ano. Alexandre, que está em seu segundo mandato e atualmente ocupa o cargo de presidente da Câmara de Vereadores da cidade, destacou: “Estamos realizando uma pré-campanha baseada no diálogo. Sempre que ando pela cidade, percebo o sentimento de fazer a diferença na vida das pessoas. Temos uma equipe forte e comprometida com Belém de Maria”, pontuou Alexandre que, além do PP, conta com o apoio do PSB em sua pré-campanha.

Nota oficial

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) vem a público expressar seu veemente repúdio e profunda preocupação com os trágicos acontecimentos registrados na madrugada desta sexta-feira (26), no Hospital da Restauração (HR), a maior unidade de urgência e emergência do Estado de Pernambuco. Durante o plantão noturno, um episódio de violência sem precedentes resultou na morte de um vigilante e de um paciente, chocando toda a sociedade.

Apesar de o hospital contar com vigilância armada, é alarmante constatar que o efetivo e as medidas de segurança adotadas foram insuficientes para prevenir esta fatalidade. Esta ocorrência destaca uma grave falha no sistema de segurança que precisa ser urgentemente revisada e fortalecida.

É preciso destacar, também, que a superlotação crônica, agora agravada, enfrentada pelo HR pode ter sido um fator contribuinte para este trágico desfecho. Corredores e alas abarrotadas de pacientes dificultam a efetiva supervisão e controle por parte das equipes de segurança, criando um ambiente onde tragédias como esta podem ocorrer.

O Simepe também repudia a contínua exposição ao risco enfrentada por médicos, demais profissionais de saúde e pacientes, que diariamente se veem em meio a condições de trabalho e atendimento precárias, agora agravadas por atos explícitos de violência.

Diante desta inaceitável situação, o sindicato exige e cobra do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) ações imediatas e efetivas que garantam a segurança e a integridade de todos os que frequentam o Hospital da Restauração e demais unidades da rede estadual. É essencial que medidas robustas sejam implementadas para garantir um ambiente seguro onde a saúde possa ser prestada com a dignidade que a população pernambucana merece.

O Simepe se solidariza com as famílias, pacientes e com todos os profissionais de saúde afetados por esta tragédia. Reafirmamos nosso compromisso em defender a integridade física e psicológica de nossos médicos e demais membros do corpo clínico, insistindo na necessidade urgente de rever e reforçar as estratégias de segurança em nossas unidades de saúde.

Caruaru agora tem um complexo olímpico para chamar de seu. A cidade passa a contar com o maior equipamento esportivo, no âmbito de escolas municipais, do Norte/Nordeste, o Complexo Olímpico Rei Pelé. A inauguração foi comandada, ontem, pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, que esteve ao lado de secretários, vereadores e autoridades.

“Um sonho se tornou realidade. Caruaru agora conta com um espaço que será ocupado pelo nosso povo, pelos nossos esportistas e estudantes. Enquanto o gestor passado pensava em vender o terreno para a iniciativa privada, nós tivemos a coragem de transformar esse espaço num imponente complexo esportivo de padrão internacional, pensando na qualidade de vida dos caruaruenses”, falou Pinheiro aos presentes.

O prefeito também adiantou que Caruaru vai contar com um importante evento para as pessoas com deficiência. “Após retomarmos os jogos escolares, que a gestão passada parou por dois anos, vamos criar as Olimpíadas Escolares Paralímpicas aqui do município. Isso é inclusão e cuidado com as pessoas”, finalizou.

Implantado numa área de dois hectares, que fica localizada na ETI Álvaro Lins, o Complexo incentivará a prática esportiva por parte dos estudantes da rede municipal e estadual de ensino, bem como impulsionará as realizações de competições profissionais, de âmbito até nacional, no solo caruaruense. O investimento foi de quase R$ 5 milhões, com execução em um ano e cinco meses.