A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de João Alfredo, Agreste de Pernambuco, foi criada pela Resolução nº 01/2023, datada de 24 de abril de 2023. Trata-se de um órgão independente, formado por uma procuradora nomeada pelo presidente do Legislativo Municipal, que é escolhida pelos vereadores dentre as parlamentares da legislatura, a cada dois anos.
A Resolução foi coassinada pelas vereadoras Joanna Amélia (PSB), Joana do Sindicato (PSB) e Raimunda Enfermeira (PSD), e foi aprovada por unanimidade pelos edis presentes à sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira. As informações são do blog do Dimas Santos.
Leia maisA criação da Procuradoria da Mulher tem como objetivo atender às necessidades das mulheres em termos de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero. Apesar de o espaço da mulher na política ter sido conquistado com coragem e dedicação, ainda existem preconceitos e violências no cotidiano feminino.
Embora a Lei Maria da Penha tenha reduzido o número de casos, é preciso reconhecer que esse dispositivo legal não pode ser o único instrumento de defesa das mulheres. Há inúmeras outras questões que precisam ser tratadas, tais como saúde, comportamento, vida profissional e pessoal.
Dessa forma, a Procuradoria da Mulher tem a missão de representar e defender todas as mulheres, recebendo e encaminhando denúncias de violência e discriminação, fiscalizando e acompanhando a execução de programas dos governos federal, estadual e municipal que visem à igualdade de gênero. Além disso, a Procuradoria coopera com organismos municipais, nacionais e internacionais, promove pesquisas e estudos sobre a questão da violência e discriminação contra a mulher, e busca contribuir para a redução da desigualdade de gênero no município de João Alfredo.
“A criação da Procuradoria da Mulher no âmbito do Legislativo é um importante instrumento de fortalecimento da democracia, pois aproxima as cidadãs da participação política perante o poder público. A Procuradoria tem como objetivo fazer com que a Câmara Municipal de João Alfredo cumpra ainda mais a sua função democrática perante o poder público, a sociedade civil organizada e, também, comum a todos”, pontuou a vereadora Joanna Amélia (PSB), favorita a assumir o comando do órgão recém-criado.
Leia menos