Os problemas da atual administração são apontados há tempos por petistas históricos, integrantes da cúpula do Congresso e auxiliares do presidente. Eles vão da falta de coordenação na equipe à fragilidade na articulação política, das falhas na comunicação à inexistência de rumo, passando por intermináveis disputas internas. Sem paciência para a agenda doméstica, Lula empurrou essas questões com a barriga o quanto pôde. Sua meta inicial era se consolidar como um líder global, o que ainda não conseguiu.
Com a derrota da esquerda na eleição municipal do ano passado e o fortalecimento contínuo do Centrão, grupo que continuará a dar as cartas no Congresso, o presidente parece finalmente convencido a reagir, acionar um freio de arrumação e realizar uma reforma ministerial. As mudanças serviriam para dar uma chacoalhada no governo, fortalecer o conceito de frente ampla usado para vencer Jair Bolsonaro em 2022, mas depois deixado de lado, e tentar amarrar partidos de centro e até de direita a uma eventual candidatura à reeleição de Lula — ou de um nome escolhido por ele.
A reforma também permitiria ao presidente demitir quadros que entregaram mais problemas do que resultados e contemplar nomes de grande prestígio político que ele espera ter como aliados em 2026. Uma mudança dada como certa ocorrerá na comunicação. Em vídeo divulgado num seminário do PT, em dezembro, o próprio Lula declarou que o governo errou nessa área e fará as correções necessárias.
A demissão de Paulo Pimenta do comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência é considerada barbada, e o favorito para assumir o posto é o marqueteiro Sidônio Palmeira, que cuidou da última campanha de Lula, tem aconselhado o presidente e trabalhou na estratégia de divulgação do novo pacote fiscal. Mais do que a troca de nomes, governistas esperam uma mudança de postura.
Dirigente histórico do PT, o ex-ministro José Dirceu, por exemplo, cobra mais combatividade no embate com a direita nas redes sociais, nas quais a esquerda é surrada desde sempre, e em outras arenas que ganharam protagonismo no debate político, como as igrejas evangélicas. A demanda é clara: dar menos atenção ao institucional, voltar às ruas e às redes e, como fazem os bolsonaristas, escolher temas que sejam capazes de engajar a população e dominar o noticiário.
Não parece tão complicado, mas é. A esquerda e o PT não se entendem sobre o que comunicar, até porque não chegaram a um consenso sobre qual caminho seguir — o de suas bandeiras históricas ou o do centro. Tome-se o caso da política externa. O governo defende a democracia como princípio e, ao mesmo tempo, ditaduras amigas. Um contrassenso. Também fala em pragmatismo comercial, mas não esquece o viés ideológico ao tratar de negócios.
“Lula deveria rever um pouco a inclinação tão marcante que ele tem desenvolvido por uma política externa Sul-Sul, contra o Norte, contra o imperialismo norte-americano, que é uma coisa negativa para o Brasil”, diz Alberto Aggio, professor de ciências políticas da Unesp. “Ficar imaginando que o problema do governo é de comunicação, que a sociedade não está encontrando maneiras de ver o que o governo faz, é um erro de avaliação.” Segundo auxiliares, o presidente tende a privilegiar o centro na eventual reforma. Uma das ideias em discussão é dar mais espaço a PSD, MDB e União Brasil, que já controlam três ministérios cada um.
Partido com o maior número de prefeituras conquistadas na última eleição municipal, o PSD pode ser contemplado com uma pasta de mais peso para a sua bancada de deputados federais, hoje representada pelo ministro da Pesca, André de Paula.
Outro integrante da legenda, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também deve receber convite para um cargo no Executivo assim que deixar o comando da Casa. Governistas sugerem que Pacheco assuma a Justiça no lugar de Ricardo Lewandowski, que deixaria o governo ou seria remanejado para a Defesa, substituindo José Múcio, até aqui um sobrevivente do fogo amigo petista.
Mandachuva do PSD, Gilberto Kassab já disse que Lula só não será reeleito se errar muito — e que o governador Tarcísio de Freitas, de quem é secretário, deve disputar um novo mandato em São Paulo em 2026. Com a esperada reformulação no ministério, Lula tentará amarrar Kassab e o PSD à sua candidatura à reeleição e, de quebra, adiar eventual sonho presidencial de Tarcísio.
Por sinal, qualquer mudança terá como base a seguinte premissa: quem se tornar ministro terá de ajudar o governo a conseguir votos no Congresso e, principalmente, convencer seu respectivo partido a se coligar com Lula, ou o concorrente escolhido por ele, na próxima corrida presidencial. Se o plano funcionar, integrantes do União Brasil, por exemplo, trabalharão para impedir a candidatura presidencial pela legenda do governador Ronaldo Caiado, que já está em campanha.
A prioridade na reforma, portanto, não é escolher quadros de excelência técnica, mas políticos com grande capacidade de articulação. É aí que emerge no tabuleiro o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), peça central nas conversas em andamento. Lira deixará o cargo no início do ano, mas fará o sucessor por ampla margem de votos e, assim, manterá sua influência sobre o plenário. Petistas históricos defendem que ele seja convidado para o ministério, o que representaria um senhor reforço para o escrete governista. O problema são os termos da transação. Na campanha presidencial de 2022, Lira apoiou Jair Bolsonaro.
No atual governo, o deputado ajudou a tirar do papel pontos importantes da agenda legislativa de Lula, como o novo marco fiscal e a reforma tributária, mas não aceitou dar um passo atrás no poder conquistado pelo Congresso nos últimos anos, inclusive no caso das emendas. Por isso, há uma série de dúvidas sobre a mesa. Uma delas: se convidado para a Esplanada, Lira fechará com a reeleição de Lula ou de uma candidatura governista em 2026? Outra: qual pasta oferecer ao parlamentar?
“É necessário olhar o destino do Rodrigo Pacheco e do Arthur Lira, ver se eles cabem ou não em um ministério e, a partir daí, imaginar o quebra-cabeça que será montado para os últimos dois anos de mandato”, diz Carlos Melo, professor de ciências políticas do Insper. “Há muitas queixas relacionadas à atuação da Casa Civil. Lula vai mexer na Casa Civil? Essa é uma interrogação importante”.
De fato, fervem as especulações sobre o ministro Rui Costa, que acumulou atritos com colegas, bateu de frente com Fernando Haddad (Fazenda) e colecionou inimizades no Congresso. De líderes petistas a expoentes do Centrão, sobram críticas à sua suposta falta de traquejo político. Para alguns, ele seria uma espécie de vício original, responsável pela falta de coordenação, por trombadas entre as pastas e o descumprimento de acordos no Parlamento. Enquanto os lobbies e as frituras avançam na Praça dos Três Poderes, Lula, o detentor da caneta que nomeia e demite, mantém silêncio sobre a reforma .
Experiente, o presidente sabe que qualquer ajuste em sua equipe, qualquer mudança de rota, depende mais dele, um notório centralizador, do que do elenco de ministros. Numa sinfonia, cabe ao maestro manter a harmonia, e a batuta de Lula tem se mostrado vacilante. O caso da política econômica e de seu condutor formal, Fernando Haddad, é emblemático. O ministro defende o ajuste fiscal, apresenta propostas de contenção de despesas, negocia com o Congresso e tenta sanear as contas públicas.
O presidente avalizou até agora boa parte das iniciativas de Haddad, mas também se consolidou como o principal rival dele ao insistir na tese de que o gasto público deve ser usado para acelerar o crescimento. Essa dubiedade tem cobrado um preço caro ao país na forma de juros, dólar e inflação mais altos. “Acho que um ajuste político importante seria afirmar um apoio maior ao ministro da Fazenda”, declara Alberto Aggio. É um bom conselho.
A economia pode até não decidir sozinha uma eleição, mas tem peso decisivo no humor do eleitorado, que não anda entusiasmado com o governo. Segundo as pesquisas, o país está dividido em três partes quase iguais. Uma aprova a gestão, outra reprova, e a terceira acha regular. Hoje, a avaliação positiva da administração Lula equivale à metade da registrada no mesmo período de seu segundo mandato e é praticamente igual à de seu rival, Bolsonaro.
A aprovação está abaixo de 40%, espécie de número mágico que, conforme especialistas, torna um incumbente favorito na busca de um novo mandato. Outros dados revelam que, se não há motivo para alarme, também não existe razão para euforia por parte do petista.
O Datafolha constatou que apenas 38% dos entrevistados acham que o restante do mandato de Lula será ótimo ou bom, o pior nível desde o início da atual administração. Depois da redemocratização, o presidente disputou seis das nove eleições presidenciais realizadas. Em razão de sua idade e de seu problema de saúde recente, pela primeira vez passou a ser cogitada a possibilidade de ele não concorrer a um novo mandato.
O futuro a Deus pertence, mas o petista — ou qualquer postulante apadrinhado por ele — só chegará com força a 2026 se o governo ampliar seu arco de alianças, apostar em convergências e parar de sabotar a política econômica. A bola está com Lula. Com fama de craque, é dele a responsabilidade de virar a partida na etapa final.
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