*Por Carlos Laerte
Uma santa missa de Envio marcou, nesta sexta-feira (29), a despedida do 4º bispo da Diocese de Juazeiro (BA), Dom Carlos Alberto Breis Pereira, o D. Beto. Depois de um bispado de sete anos e sete meses pontuado pelo trabalho de acolher, abençoar, oferecer e consagrar, este frei franciscano, nascido em São Francisco do Sul (SC), parte agora para uma nova missão como arcebispo coadjutor de Maceió (AL). Escolhido e designado pelo Papa Francisco, a pedido do arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, o novo coadjutor vai assumir no próximo dia 6 de janeiro, com a expectativa de ampliar ainda mais o trabalho realizado ao som do aboio dos vaqueiros e às margens do Rio São Francisco.
Sobre a nomeação, a presidência da CNBB Nordeste 2 desejou “um fecundo e ativo pastoreio”, afirmando ser a aquisição um “presente de Deus à Igreja de Maceió”.
Leia maisFalando da nova missão, o simples, amigo e afável Dom Beto expressou sua alegria respondendo que espera poder ajudar a comunidade de Maceió, desenvolvendo um trabalho de comunhão com visitas pastorais missionárias e atuação determinante junto às paróquias e comunidades pastorais e movimentos sociais.
Pastor e guia de gestos largos e olhar de avenidas, ele celebrou em agosto de 2019 o Jubileu de Prata de Ordenação Presbiteral. 25 anos de um ministério que começou a partir da ordenação como sacerdote, em agosto de 1994, em Fortaleza-CE.
Exemplo da humildade que é acolhida para escutar, simplicidade que é partilha e justiça na verdade. Princípios elementares da ordem religiosa que abraçou. Obrigado por tudo, bispo franciscano. Vá com Deus, bom pastor, e sob o manto sagrado de Nossa Senhora das Grotas, seja muito feliz na missão samaritana de renovar e atualizar a consagração ao serviço do Reino na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. O caminho, São Francisco de Assis já mostrou. Paz e bem.
*Poeta, jornalista e diretor da Clas Comunicação e Marketing.
Leia menos