EXCLUSIVO
A área técnica do Governo do Estado era contra a doação de parte da área do Parque Memorial Arcoverde para uma empresa privada instalar um data center, mas a gestão estadual do PSB resolveu ignorar as objeções da sua própria área técnica e acelerar a doação. Em nota técnica assinada em 21 de novembro deste ano, técnicos do Governo foram contra a doação, demonstrando que o restante do parque iria ser muito afetado.
A gestão estadual do PSB preferiu ignorar todos os estudos técnicos e manter a doação, para atender, segundo fonte no Palácio do Campo das Princesas, a uma exigência do ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB), atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.
Leia mais“Todavia, isso não quer dizer que o Parque não sofra impactos de maneira significativa, afinal são dez mil metros quadrados a menos, reiterando o fato de que nenhum projeto foi apresentado a não ser a cedência da área solicitada. Desta forma, não podemos avaliar de fato as implicações que isso irá reverberar no Parque ou na área e seu entorno como um todo. Ainda é válido apontar que solicitações quanto a apresentação de mais informações foram requeridas, porém não obtivemos resultados quanto a isto. Além disto, a área que será cedida no projeto do Parque, destinada a eventos de pequeno e médio porte que tem como objetivo de receber artistas, veicular
apresentações, desenvolver espetáculos culturais, entre outros, sofrerá uma perda expressiva, lesando o programa arquitetônico constituído para o Parque”, diz nota técnica, do Governo do Estado, assinada em 21 de novembro de 2022, contra a doação, após análise.
O atual governador Paulo Câmara (PSB) já recebeu apoiadores da manutenção do museu Espaço Ciência na área. Paulo Câmara se recusou a rever o despejo do museu do terreno. A equipe de transição do governo eleito de Raquel Lyra (PSDB) já solicitou ao Governo Estadual explicações detalhadas sobre a doação de parte do Espaço Ciência à iniciativa privada para a implantação de um centro de processamento de dados (Data Center) e a construção de uma estação para receber cabos submarinos.
O documento foi protocolado no Palácio do Campo das Princesas e tem como destinatário o coordenador da equipe de transição por parte da atual gestão, o secretário da Casa Civil, José Neto. O ofício, assinado pela vice-governadora eleita e coordenadora do grupo de transição, Priscila Krause (Cidadania), solicita detalhes da transação imobiliária em tramitação a algumas semanas do final da atual administração, como a contrapartida que o poder público estadual receberá pela cessão do terreno, se existe um projeto técnico-econômico para o empreendimento, se há licença ambiental para a instalação do Data Center, entre outros.
Leia menos