A indignação do jornalista Aldo Paes Barreto com a postura de Augusto Coelho

Caro Magno,

Esse comentário do empresário Augusto Coelho não é apenas indigno. É desumano. Culpar a vítima por um crime desse é de quem não tem nenhuma humanidade, nenhuma sensibilidade.

Por ele, pode-se avaliar o clima que a família de Beatriz enfrentou ao longo desses anos. Onde está o sentimento de bravura e de justiça da gente sertaneja? A participação do colégio é evidente nas várias tentativas de tumultuar a apuração do crime hediondo.

Não é novidade. A participação dos mais varados crimes contra crianças ao longo da história é uma crônica de horrores.

Aldo Paes Barreto – jornalista

Veja outras postagens

Em João Alfredo, no Agreste Setentrional, a Gestão Municipal protocolou uma denúncia ao Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), órgão ligado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, contra a empresa Construmaster Construções e Locações de Máquinas LTDA (Construmaster Infraestrutura).

A denúncia protocolada junto ao órgão vem mostrar irregularidades na execução do Contrato CEST-PE nº 04/2022, referente a “Contratação de Empresas Especializadas Para a Execução dos Serviços de Implantação de Pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) no Município de João Alfredo, Inserido na Área de Atuação do DNOCS em Pernambuco”.

O serviço feito pela empresa foi referente a pavimentação asfáltica da Estrada de São Bento, em Ribeiro Grande, zona rural do município. A obra de mais de 6 milhões de reais, finalizada em 2023, já foi entregue apresentando falhas, afundamentos, erosões e rachaduras por grande parte da via, cuja extensão é de cerca de 7km.

O projeto executivo e toda a fiscalização da obra foram de responsabilidade do DNOCS, sendo o município de João Alfredo, apenas beneficiado com os serviços de pavimentação. Reforçando, que todos os impostos referentes a obra não foram recolhidos a Prefeitura por parte da empresa.

O prefeito de João Alfredo, Zé Martins (PSB), falou sobre a denúncia, “Esse foi um grande sonho da nossa gestão que infelizmente foi executado por essa empresa aí sem tanta eficiência. O povo da região de Ribeiro Grande sabe do compromisso e do carinho que tenho por cada morador. O que estamos reivindicando é que sejam tomadas as medidas cabíveis para solucionar esse problema. Isso não é para Zé Martins, mas sim, para os moradores que usam a via, que pagam seus impostos e merecem um serviço bem-feito”, afirmou.

Paulista - No ZAP

O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, deu o start para concretização de um sonho de 40 anos das pessoas que residem no Jardim da Felicidade, em Jardim Paulista Baixo. O gestor iniciou um pacote de obras na localidade.

O projeto envolve serviços como: pavimentação, implantação de drenagem, construção de calçadas e sinalização de diversas vias. Estão inseridas as ruas Dálias, Margaridas, Rosas, Jasmim, Bem-Me-Quer, 30, continuação da Rua das Tulipas, 126, 127, 128 e 130, além da Travessa da Rua das Rosas.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

Após dar uma semana inteira de folga aos deputados, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), convocou sessão deliberativa presencial para esta segunda-feira, 06. Os parlamentares serão obrigados a comparecer presencialmente. Caso contrário, terão desconto no salário. As informações são do portal Estadão.

Os líderes da Câmara pediram a Lira que a semana do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, fosse livre de obrigações em Brasília. O presidente da Casa aceitou, com duas condições: eles deveriam solicitar o superferiado oficialmente, para dividir o ônus do folgão perante a opinião pública, e também se comprometer a trabalhar de segunda a sexta na semana que vem. Geralmente, as votações no Congresso acontecem de terça à quinta.

A preocupação é dar ritmo às deliberações num ano que é apertado para o Legislativo por causa das eleições municipais. A maioria dos parlamentares se envolve diretamente nas campanhas, ou porque são candidatos ou porque precisam mobilizar suas bases em nome de aliados.

Ipojuca - Minha rua top
Caruaru - Geracao de emprego

Este final de semana será marcado pelas comemorações ao aniversário de 455 anos do município de Goiana. Para celebrar a data, serão montados palcos no Mercado da Farinha para receber artistas locais. O cantor Jorge Vercilo cantará seus sucessos amanhã, véspera do aniversário, a partir das 23h, com show gratuito no Pátio da Misericórdia.

No domingo, a programação começa às 8h, na rua Direita, onde estão localizadas a sede da prefeitura e a Câmara Municipal de Vereadores para o hasteamento das Bandeiras, com a participação das bandas centenárias Curica e Saboeira. Em seguida, na rua do Arame começa um cortejo cultural com mais de 20 atrações de Goiana, com caboclinhos, bois, burrinhas, ursos, orquestras, maracatus e bonecos gigantes, desfilando pelas ruas do centro da cidade num momento de festa e alegria.

Camaragibe Agora é Led

Homenageada nos festejos juninos do Recife ao lado da lenda Assisão, de Serra Talhada, a forrozeira Nádia Maia é a atração do Sextou de hoje, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio.

Natural do Recife, do bairro dos Torrões, Nádia Maia está comemorando 30 anos de carreira. No Sextou, ela fala das suas grandes interpretações em músicas dos mais variados compositores e cantores, como ‘Parte da minha vida’, de Petrúcio Amorim, ‘Fogo sem fuzil’, de Luiz Gonzaga, e ‘Desfazendo a mala’, de Xico Bezerra e Leninho de Bodocó.

A carreira de Nádia Maia teve início em 1975, como vocalista da banda de baile Alcano, que por quinze anos encantou todo o Nordeste com a sua versatilidade de estilos musicais.

Em 1995 ganhou o primeiro lugar do festival Canta Nordeste, da Rede Globo/NE, com a canção Meninos do Sertão de Petrúcio Amorim e Maciel Melo. Em 1996, gravou dois CDs dedicados aos ritmos pernambucanos, o que lhe projetou para o mercado europeu, com turnê pela França, Espanha e Portugal.

O Sextou vai ar hoje pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Por André Gustavo Vieira*

A gente não deve deixar pra depois as coisas que precisamos dizer. Tenho agido assim, às vezes até com certa dureza, digo com facilidade o que penso. Infelizmente, no seu caso, não disse a você o que gostaria – e deveria – ter dito.

Digo agora, extremamente triste, depois da sua partida prematura. Juliano, querido amigo, você é uma pessoa espetacular. Não é à toa que sua partida provocou tanta comoção. O Distrito Federal está de luto, além do oficial decretado pelo governador.

Nas redes sociais e no noticiário, você está sendo saudado como uma grande liderança para a advocacia, um grande advogado, um ótimo professor, amigo, alegre, elegante no trato e no cuidado com as pessoas, uma pessoa aberta ao diálogo, com sorriso largo. É tudo verdade. Mas tem algo que reflete a percepção que tenho de você: a grandeza do seu caráter, a sua generosidade.

A simplicidade, mais uma característica sua, talvez ajude na melhor forma para te definir: Juliano, você é um grande cara. Desses que deveria permanecer aqui por muito tempo, porque caráter como o seu faz falta. O mundo está estranho, você bem sabe.

Falta solidariedade, sobra tensão no ar, vivemos uma epidemia de intolerância. E você teria muito a contribuir para melhorar as coisas, porque você é equilibrado e justo. Costuma-se dizer que ninguém é insubstituível. Há muito tempo, esse é um dos conceitos que já revi.

Tive a breve oportunidade de conviver com você como advogado e como amigo. E aprendi muito com a nossa convivência. Em determinado momento, cheguei mesmo a me sentir culpado pela sua decisão de não concorrer à reeleição para a presidência da OAB/DF, que em muito se deu por eu ter lhe apresentado, casualmente, a alguém que não tem o seu caráter. Com a sua generosidade, fez questão de me tranquilizar e apresentou as suas razões, um cuidado para não me deixar constrangido.

Se há mesmo um outro lado depois da vida, você estará sendo recebido com muito carinho. Aqui, deixa saudade e fará muita falta. Que a sua conduta e as suas atitudes sirvam de lição e inspirem. Que Deus conforte os amigos e dê forças à família. E não podia deixar de dizer: muito obrigado, amigo!

*Advogado

Vitória Reconstrução da Praça

Os vereadores de Jaboatão dos Guararapes Nando Campos (UB), Adiel Agostinho (PMN) e Lica do Microônibus (Cidadania) tiveram os seus mandatos cassados, hoje. A decisão foi tomada após uma investigação feita pelo Tribunal Regional Eleitoral, que pediu a retotalização dos votos. No processo, irregularidades foram identificadas durante o pleito eleitoral de 2020, levando a uma revisão dos resultados. Como resultado, novos vereadores deverão ser empossados na próxima semana.

O suplente de deputado, secretário-geral do União Brasil e membro do diretório estadual da legenda, Raffiê Dellon (UB), foi um dos selecionados para o curso de formação política para candidatos que a Fundação Índigo, braço de formação política do UB, colocou à disposição dos nomes do partido em todo o Brasil. O resultado saiu nesta semana e as aulas já começam de imediato. Serão abordados temas como estratégia e análise de dados, segmentação digital, liderança, planejamento, entre outros.

“Esse é o novo normal”, disse o ministro das Cidades, Jader Filho, hoje, sobre os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29).

A Defesa Civil colocou a maior parte das bacias hidrográficas do estado com risco de elevação das águas acima da cota de inundação e o governo decretou estado de calamidade.

“Eu tenho dito que esse é o novo normal. A gente tem discutido isso nos fóruns globais. Seja na ONU Habitat ou na COP28, essa discussão tem sido feita em todos os países. Todo mundo tem discutido essa nova realidade”, afirmou em entrevista a GloboNews.

O ministro diz que o foco para enfrentar casos como o do Rio Grande do Sul é adaptar as cidades e prepará-las para essas situações.

“A gente precisa deixar as cidades preparadas para terem, vamos dizer assim, estrutura para poder enfrentar essa nova realidade. Nós precisamos entender que a política de prevenção não pode ser a política do vai e vem. Constrói [cidade], destrói e constrói [de novo]”.

Até a última atualização desta reportagem, mais de 30 pessoas haviam morrido e outras 60 estavam desaparecidas. Ao todo, até a manhã desta sexta, 154 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema. Mais de 14,8 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Pelo menos 4,6 mil estão em abrigos e outras 10 desalojadas – vivendo na casa de familiares ou amigos, segundo informações da Defesa Civil.

O governo do RS decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal. Com isso, o estado fica apto a solicitar recursos federais para ações de Defesa Civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

No Guaíba, em Porto Alegre, o nível da água já passou dos 3,6 metros e pode superar 5 metros ainda nesta semana, segundo a Sala de Situação do RS. Isso quer dizer que será a maior cheia do Guaíba em mais de 80 anos.

A corridinha diária de 8 km, hoje, foi em Afogados da Ingazeira, paradinha sentimental rumo à Serra Talhada. Minha Nayla Valença e eu vamos conhecer a fazenda São Miguel, onde mora o forrozeiro Assisão, eternizada numa canção de Luiz Gonzaga.

Assisão, aliás, estará recebendo vários convidados para o seu tradicional forró que abre os festejos juninos, entre os quais a forrozeira Nádia Maia, homenageada no São João do Recife, atração do Sextou de hoje ancorado por mim na Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife.

Na primeira pesquisa do Instituto Opinião em Belém do São Francisco, a 480 km do Recife, em parceria com este blog, o cenário é de empate técnico entre o prefeito Gustavo Caribé (MDB), que tenta a reeleição, e o empresário Calby Cruz (Republicanos), único pré-candidato da oposição. Se as eleições fossem hoje, Caribé teria 36,3% das intenções de voto e Cruz 35,1%, uma diferença numérica de apenas um ponto percentual.

Brancos e nulos somam 7,1% e indecisos estão na casa dos 21,5%. Já na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome da sua preferência sem o auxílio do disco contendo todos os nomes, o prefeito lidera com 28,6% e Cruz aparece com 15,7%. Neste cenário, brancos e nulos somam 5,7% e indecisos sobem para 49,7%. No quesito rejeição, Caribé lidera. Entre os entrevistados, 36% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto esse percentual de Calby chega a 18,9%.

O instituto mediu o grau de segurança do voto do eleitor e, neste item, o prefeito aparece com maior universo de eleitores convictos do seu voto do que Calby Cruz. Entre os que votariam com certeza, hoje, em Caribé, o percentual é de 27,7% e o de Calby, 22%. Já entre os que afirmam que poderiam votar, mais uma vez os pré-candidatos aparecem empatados, com 29,7% para Cruz e 29,1% para Caribé.

Estratificando o levantamento, as maiores taxas de intenção de voto para o prefeito aparecem entre os eleitores com grau de instrução superior (48,1%), entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (44%) e entre os eleitores jovens, na faixa etária entre 16 e 24 anos (43,9%). Por sexo, 43,4% dos seus eleitores são homens e 29,9% são mulheres.

Já Calby tem suas maiores indicações de intenção de voto entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (45,3%), entre os eleitores com renda familiar até dois salários (36,8%) e entre os eleitores com grau de instrução até a 9ª série (35,6%). Por sexo, 35,3% dos seus eleitores são mulheres e 34,9% são homens.

A pesquisa foi a campo entre os dias 26 e 27 de abril, sendo aplicados 350 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-03803-2024.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

Em Belém do São Francisco, a Opinião também mediu o grau de satisfação da população em relação aos três níveis de poder – federal, estadual e municipal. O Governo Lula é o que detém maior taxa de aprovação – 74,6% ante 17,4% de desaprovação. Já a gestão Raquel Lyra é aprovada por 42% e desaprovada por 32%, enquanto o prefeito tem 47,1% de aprovação e 38% de desaprovação.