Guerra comercial de Trump: posição brasileira é de cautela

Diante do início da guerra comercial dos Estados Unidos com México, Canadá e China, a posição do governo brasileiro é de “cautela” e a orientação é “não sofrer por antecedência”.

A avaliação de assessores presidenciais é que o Brasil não pode cair no jogo de ameaças de Donald Trump antes que algo concreto seja feito contra o país na área comercial. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Existe, inclusive, uma expectativa de que nada seja feito em relação ao Brasil. Se for feito, não faria sentido ele adotar uma retaliação em relação ao Brasil e não sobre os demais países do Mercosul, que têm uma Tarifa Externa Comum. Lembrando que a Argentina de Javier Milei é aliada de Donald Trump.

Neste momento, a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que o Brasil deve acompanhar de perto o que vai acontecer a partir de agora, depois que Canadá e México já anunciaram medidas retaliatórias contra os Estados Unidos.

A China, por sua vez, vai entrar com ação contra o governo Trump na OMC (Organização Mundial do Comércio).

O Brasil pode ainda se beneficiar desta guerra comercial dos Estados Unidos. Em seu primeiro governo, Trump subiu alíquotas de importação de produtos chineses. O resultado foi que a China passou a importar mais do Brasil.

Além disso, se os Estados Unidos aumentarem também alíquotas de importação de produtos da União Europeia, os produtores brasileiros também podem se beneficiar. E os europeus podem enfim fechar o acordo com o Mercosul.

Veja outras postagens

Os Estados Unidos decidiram suspender por um mês as tarifas de 25% que haviam anunciado para importações do México, disse nesta segunda-feira (3) a presidente Claudia Sheinbaum, após ligação telefônica com o líder americano Donald Trump.

A decisão veio junto a uma promessa do governo mexicano de mobilizar 10 mil militares para a fronteira norte, como forma de evitar o tráfico de drogas para os EUA, em particular do fentanil. As informações são da Folha de São Paulo.

Em publicação no X (antigo Twitter), Sheinbaum disse que os EUA se comprometeram a “evitar o tráfico de armas de alto poder para o México”. “Nossas equipes começarão a trabalhar hoje mesmo em duas frentes: segurança e comércio”, escreveu a presidente mexicana.

No sábado (1º), Trump havia anunciado tarifas de 25% sobre todas as exportações do México e Canadá, acusando ambos os países de permitir o fluxo de migrantes irregulares e drogas para seu território. As barreira comerciais passariam a valer a partir de terça (4).

Os EUA são o principal destino das exportações mexicanas, que têm se beneficiado do tratado de livre comércio da América do Norte.

O peso mexicano teve forte alta após o anúncio de Sheinbaum. O dólar virou para queda no início da tarde no Brasil.

Em publicação em sua rede social, a Truth Social, Donald Trump confirmou a suspensão das tarifas e afirmou que os soldados mexicanos serão especificamente designados para interromper o fluxo de fentanil e migrantes ilegais para os EUA. “Acabei de falar com a presidente Claudia Sheinbaum do México. Foi uma conversa muito amigável”, disse o presidente.

Segundo ele, durante o período de suspensão das tarifas, serão realizadas negociações com o país vizinho, lideradas pelo secretário de Estado Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o secretário de Comércio, Howard Lutnick.

“Estou ansioso para participar dessas negociações com a presidente Sheinbaum, enquanto tentamos alcançar um ‘acordo’ entre nossos dois países”, publicou Trump.

Conheça Petrolina

Por Ryann Albuquerque
Do Blog da Folha

O presidente do PT em Pernambuco, Doriel Barros, defendeu, nesta segunda-feira (3), a necessidade de reavaliar a posição do partido no Estado em relação ao Governo Raquel Lyra. A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Folha FM 96,7 e ocorre em meio às discussões sobre um possível apoio do partido à governadora, que tem se aproximado do Governo Federal. No PT, há lideranças que já apoiam Campos, como a senadora Teresa Leitão.

O debate dentro do partido foi impulsionado por declarações do deputado estadual João Paulo (PT), que defende que a sigla adote uma postura independente em relação ao governo estadual, em vez de manter a oposição declarada. Doriel se mostrou receptivo ao posicionamento do correligionário e destacou que o foco do partido deve ser garantir que as políticas públicas cheguem à população.

“Não fizemos ainda essa discussão, mas sou simpático à fala de João Paulo. E olha que quem está falando aqui seguiu fielmente a orientação do partido. Votei com Danilo para governador, rodei o estado inteiro pedindo voto e perdemos a eleição. Com Marília também, e perdemos. O que o povo quer é que as políticas públicas cheguem até eles. Eles não estão preocupados se o PT está numa posição de oposição, eles querem que os deputados ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Doriel.

O presidente do PT-PE reforçou que o partido ainda não tomou nenhuma decisão sobre as eleições de 2026 e que qualquer definição só ocorrerá após amplo debate interno. “O que estamos discutindo agora é o que o PT precisa fazer neste momento. Como o PT vai ajudar para que as ações do governo federal cheguem a Pernambuco? Vamos dialogar com Raquel sobre os problemas do Estado”, pontuou.

PT e Raquel Lyra
Doriel Barros destacou que, apesar de ter sido eleita sem manifestar apoio a Lula ou Bolsonaro em 2022, Raquel Lyra tem mantido um bom relacionamento com o Governo Federal e reconhecido a importância do presidente para Pernambuco.

“Durante seu trabalho, ela vem mostrando total apoio ao governo Lula. Tem apoiado todas as iniciativas que buscou junto ao presidente, obras, investimentos, e tem reconhecido a importância de Lula para o Estado. Nós, parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco, temos buscado contribuir naquilo que a governadora envia como projeto de lei e que seja importante para Pernambuco”, explicou Doriel.

O presidente do PT em Pernambuco ainda defendeu um posicionamento claro da governadora em relação à sua sigla partidária, uma vez que o PSDB faz oposição ao governo federal. “Eu acho que ela deve se posicionar. Ela tem que sair do partido dela, porque o PSDB é oposição. Ou o partido muda de posição, ou ela sai do partido para poder defender esse apoio a Lula”, declarou.

Nos bastidores, há articulações para a fusão entre PSDB e PSD, o que poderia facilitar um alinhamento de Raquel Lyra com o governo Lula, caso a governadora passe a integrar um partido da base governista. Essa mudança pode impactar o cenário político de Pernambuco e influenciar a decisão do PT sobre um possível apoio a Raquel nas eleições de 2026.

Caruaru - IPTU 2025

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

A governadora Raquel Lyra (PSDB) já se encontra no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e aguarda ser anunciada para se deslocar até a tribuna da Casa.

Ela participa da abertura dos trabalhos do Poder Legislativo para 2025. Os deputados da bancada do Governo fizeram um corredor para ela passar, mas os parlamentares oposicionistas se recusam a participar do gesto.

O líder do PSB, deputado Sileno Guedes, brincou com a situação: “parece uma quadrilha de São João. Nunca vi isso aqui”.

Belo Jardim - Construção do CAEE

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu início aos trabalhos do ano, na tarde desta segunda-feira (3). O presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), lidera a reunião neste momento.

Ele está empossado todos os novos integrantes da Mesa Diretora, eleita em dezembro do ano passado.

A Casa aguarda a chegada da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Assessores da gestora e deputados da base governista esperam por ela na entrada da Alepe.

A eleição para a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambuco e Fronteiras (Coniape) foi concluída há pouco (3), no auditório do CESPAM, em Caruaru. Com chapa única, o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, foi reeleito presidente, tendo Dra. Cátia Junsara como vice-presidente. A votação contou com a participação de representantes dos 24 municípios consorciados.

A posse ocorreu logo após a apuração, marcando o início do novo mandato, que se estenderá até fevereiro de 2027. Josafá Almeida celebrou a reeleição destacando a importância da gestão municipalista. “Ninguém vence o trabalho. Sentimento de gratidão ao reconhecimento de um trabalho sério e transparente nesses últimos dois anos. Temos muito a fazer ainda”, afirmou.

O prefeito de João Alfredo, Zé Martins (PSB), iniciou seu segundo mandato intensificando os investimentos em infraestrutura. O município começou 2025 com nove frentes de obras em andamento, incluindo pavimentação, asfaltamento e projetos estruturais.

Atualmente, há cinco obras de calçamento nos bairros de Melancia, Brejinhos, Bela Vista, Tamanduá e Catolé, além de asfaltamento no bairro Frei Damião e a construção de uma proteção de encosta no bairro Mãe Rainha. Na área esportiva, a Prefeitura iniciou a construção de uma quadra poliesportiva em Lagoa Funda e a reforma completa do Ginásio Djair Santos, no centro da cidade.

O prefeito Zé Martins destacou a importância dessas ações para a população. “São avanços que vão melhorar significativamente a vida da nossa gente, de todos os redutos, da cidade à zona rural. Tudo que a gente vem fazendo em João Alfredo tem se tornado referência na nossa região”, afirmou.

O cantor e compositor João Lacerda lançou um clipe em homenagem ao carnaval 2025. A música “Pula pra lá e pra cá” é de composição de Léo Bonny e o clipe foi gravado nos principais pontos turísticos de Pernambuco, como Galo da Madrugada, Marco Zero, Alto da Sé e Ladeiras de Olinda. O material ficou de primeiríssima qualidade. Confira!

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), realiza, hoje, às 16h, a primeira entrega dos 100 dias de gestão. O ato acontecerá com a inauguração da Rua 61, localizada na Quarta Etapa de Rio Doce. “Estamos trabalhando diariamente para garantir conquistas na infraestrutura, saúde, educação e todas as áreas da nossa cidade. Com certeza essa vai ser a primeira de muitas entregas”, afirmou Mirella.

A Rua 61 possui cerca de 200 metros e recebeu serviços de pavimentação em paralelo. O projeto de requalificação da via também incluiu calçadas com acessibilidade.

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Fundação Cultural, anunciou, na última sexta-feira, o lançamento do edital de patrocínio para os blocos carnavalescos que irão desfilar pelas ruas da cidade durante o Carnaval 2025. Neste ano, algumas categorias tiveram aumento de 50% do valor repassado ano passado.

Os blocos, que representam a essência do carnaval serratalhadense, contarão com o apoio financeiro para garantir a realização dos desfiles, animando a população e turistas na primeira semana de março. “Cumprimos uma promessa de campanha, garantindo o suporte necessário para que os blocos carnavalescos possam continuar sendo uma das principais atrações de nossa cidade durante o Carnaval. Essa é uma forma de incentivar a cultura popular e proporcionar mais oportunidades para os artistas locais, além de fortalecer nossa tradição”, destacou a prefeita Márcia Conrado.

O presidente da Fundação Cultural, Josenildo André, também celebrou a medida. “Estamos trabalhando para fazer do Carnaval de Serra Talhada um evento ainda mais grandioso. O apoio do governo municipal aos blocos é uma demonstração de que estamos no caminho certo, valorizando a cultura e os profissionais que fazem a alegria de todos. Queremos que esse apoio se torne uma marca de nossa gestão, promovendo um carnaval autêntico e vibrante para todos”, afirmou Josenildo.

O presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, enviou, hoje, à imprensa, uma nota lamentando o falecimento do vice-prefeito de Jataúba, Fernando Chaves Costa, o Firoca. Segundo a prefeitura, Firoca faleceu na manhã de hoje, aos 53 anos. Ele realizava acompanhamento médico após vencer a Covid-19, passar por hemodiálise e receber um transplante renal. A gestão municipal decretou luto oficial de 7 dias no município. Confira a nota de Loyo na íntegra abaixo.

NOTA DE PESAR

Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do nosso vice-prefeito de Jataúba, Fernando Chaves Costa, popularmente conhecido como Firoca.

Firoca era muito querido pelos jataubenses, e deixa na história um legado de atuação pela cidade em seu período de vereança e militância. O diretório pernambucano do Partido da Social Democracia Brasileira expressa luto e deseja, neste momento, toda a paz e conforto necessária para os amigos e familiares.

Fred Loyo – presidente do PSDB em Pernambuco

Na próxima quinta-feira, a Fundarpe, através do Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) celebrará 95 anos de existência, reafirmando sua importância como um dos mais relevantes espaços culturais do estado. Fundado em 1929, o museu surgiu em meio a um período de grandes transformações políticas e econômicas no Brasil, consolidando-se ao longo das décadas como referência na preservação da história e da arte pernambucana.

A solenidade, marcada para as 17h, contará também com a comemoração dos 33 anos da Sociedade Pernambucana dos Amigos do Museu (SAMPE), entidade civil sem fins lucrativos que tem sido uma parceira fundamental no apoio às iniciativas do MEPE.

Como parte da celebração, será realizado o descerramento da Placa Comemorativa dos 95 anos do museu, simbolizando quase um século de dedicação à cultura. Além disso, as pessoas que contribuíram ao longo dos anos, receberão Certificados de Agradecimento, em reconhecimento ao trabalho desempenhado ao longo dos anos.

Encerrando a programação, o público poderá prestigiar a apresentação da Orquestra Sinfônica Cordas e Cordel, que promete emocionar os presentes com um repertório cuidadosamente selecionado para a ocasião.

O Museu do Estado de Pernambuco, é localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças e abriga um acervo diversificado que contempla desde arte sacra e mobiliário de época até arte contemporânea e coleções etnográficas. Ao longo dos anos, tornou-se um espaço essencial para a valorização da cultura pernambucana e um ponto de encontro entre o passado e o presente.

A celebração dos 95 anos reforça o compromisso do MEPE com a preservação da memória e da identidade de Pernambuco, mantendo-se como um dos mais importantes equipamentos culturais do Brasil.

JC Online

Um levantamento da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON) revelou que, em 2025, o Norte e o Nordeste devem se destacar entre os leilões de saneamento.

As regiões têm uma demanda histórica e contam com os maiores déficits de cobertura de água e esgoto no País. De acordo com o Instituto Trata Brasil, cinco capitais da região Norte e três da região Nordeste não tratam sequer 35% do esgoto gerado.

De acordo com a ABCON SINDCON, a expectativa é que a concessão de novos projetos seja mais volumosa neste ano e a previsão é que 29 processos licitatórios no setor sejam realizados em todo o Brasil, abrangendo 857 municípios.

Em Pernambuco, os leilões devem movimentar cerca de R$ 19 bilhões e seguir modelo proposto pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em que a companhia pública estadual continua responsável pela captação e tratamento da água.

A concessão envolve dois blocos de municípios: um deles formado por 24 municípios do Sertão e outro que inclui 160 municípios, da Região Metropolitana do Recife (RMR) até o Sertão do Pajeú e o distrito de Fernando de Noronha.

Na primeira etapa, a concessionária vencedora deve investir R$ 2,8 bilhões, enquanto na segunda etapa o investimento alcança R$ 16,1 bilhões. A concessão está em fase de consulta pública aberta.

“O setor de saneamento básico no Brasil vive um momento desafiador, contudo, com perspectivas promissoras para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento. Os leilões no Norte e Nordeste no país são exemplos dessa agenda positiva. Eles vão beneficiar regiões onde a maior parte da população não possui acesso à coleta e tratamento de esgoto. Serão emblemáticos para a corrida rumo à universalização desses serviços no país”, avalia Christianne Dias, diretora-executiva da ABCON SINDCON.

Acesso aos serviços em Pernambuco

Um levantamento do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) publicado no último mês de dezembro revelou que o acesso à água tratada em Pernambuco é de 86,65%, enquanto a cobertura da coleta de esgoto é de 34,2%.

O levantamento apontou ainda que, das 753 obras de saneamento no Estado, 238 estavam paralisadas ou inacabadas em 2023. Os contratos somavam R$1,76 bilhão.

Além disso, mais da metade dos municípios pernambucanos (54%) não possuem Planos Municipais de Saneamento Básico, uma exigência do Novo Marco Legal para aumentar o acesso aos serviços para a população.

Em outubro de 2024, o Governo do Estado apresentou o programa Águas de Pernambuco, que vai investir R$ 6,1 bilhões para acelerar obras de infraestrutura e diminuir o racionamento de água. A iniciativa está distribuída em quatro eixos: Segurança Hídrica; Abastecimento de Água; Coleta e Tratamento de Esgoto; e Saneamento Rural.