PSB perde ação na justiça contra o blog

A justiça eleitoral de Pernambuco não acatou recurso impetrado contra este blog, pela direção estadual do PSB, para retirar uma postagem, ilustrada por um vídeo, na qual aborda o desgaste do governador Paulo Câmara com reverberação na imagem do candidato do partido, Danilo Cabral. Relator do caso, o desembargador eleitoral Dario Rodrigues Leite de Oliveira não concedeu a liminar.

O PSB, na verdade, insiste, de várias formas, em tentar calar o jornalismo pernambucano. Aproveito para enaltecer e reconhecer o vigilante trabalho do Tribunal Regional de Pernambuco por decisões que preservam a liberdade de expressão.  

Veja outras postagens

Estado em guerra civil silenciosa

Há mais de seis meses, a governadora Raquel Mandacaru Lyra (PSDB) anunciou um plano para inglês ver, pelo qual até o final de 2026 a criminalidade seria reduzida em 30%. Ao contrário do que prevê as metas do projeto, os homicídios crescem numa velocidade assustadora. O abril vermelho, como ficaram conhecidas as invasões de terra pelo MST no País, em Pernambuco se revelou num abril sanguinolento.

Nada menos do que 324 almas vivas foram para o além. No geral, os números são extremamente preocupantes, enquanto se observa uma gestão completamente perdida, com um plano oco, sem chances de dar certo, a tropa da PM nas ruas desestimuladas pelos baixos salários, delegados reclamando da falta de condições de trabalho, enfim, um caos na segurança pública.

Neste ano, o Estado já contabilizou 1.312 casos de Mortes Violentas Intencionais (MVIs). Novamente, a Região Metropolitana do Recife (RMR) e o Agreste concentraram a maior quantidade de assassinatos, isoladamente, contribuindo para a elevação dos números gerais da violência. A bandidagem não tem cor, não nem raça nem muito menos grau de instrução.

Um dos maiores casos de repercussão foi a morte do vigilante aposentado Antônio Lima do Nascimento, de 76 anos, vítima de bala perdida no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes. O crime aconteceu na noite do dia 22, após a vítima sair de um culto evangélico.

Na última quinta-feira, perto da meia-noite, seis assaltantes entraram em um ônibus BRT da linha TI Camaragibe/Conde da Boa Vista, na Avenida Guararapes, e anunciaram um assalto. Na altura da Avenida Caxangá, um passageiro reagiu e esfaqueou um suspeito até a morte. Outro suspeito tentou fugir, se acidentou e sofreu traumatismo craniano. Os demais foram pegos por populares e espancados. O homem que inicialmente reagiu foi embora antes da chegada do policiamento.

Esta tem sido a dura e cruel rotina dos pernambucanos expostos ao medo. Um Estado em que muitos saem de casa para o trabalho sem a certeza de que voltarão vivos. Ao invés de reagir, a governadora Mandacaru prefere se preocupar com o seu cachorrinho Magno, levado para o adestramento em Caruaru.

Uma barbaridade atrás da outra – Na mesma quinta-feira, mais cedo, outra tentativa de assalto foi registrada em um ônibus que fazia a linha Camaragibe/Macaxeira. O coletivo passava nas proximidades da reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do bairro do Sítio dos Pintos, quando um assaltante entrou e anunciou a investida criminosa. De acordo com testemunhas, um policial militar da reserva de 54 anos reagiu à tentativa de assalto e atirou no suspeito, atingido na região do testículo. O militar também acabou ferido à bala.

Episódio doloroso – Uma câmera de segurança filmou o momento em que o idoso Antônio Lima do Nascimento, de 76 anos, foi assassinado. Ele andava pela Rua Nossa Senhora do Desterro, quando dois homens passaram correndo perto dele. O homem de camisa escura atirou contra o outro que estava sem camisa, mas o tiro atingiu o aposentado, que caiu no chão e morreu. Vítima desta guerra civil silenciosa, Antônio deixou cinco filhos e nove netos. Até quando Pernambuco vai continuar assistindo, passivamente, essa crueldade?

Campeão imbatível 1 – Em 2023, primeiro ano da gestão Raquel Mandacaru, o arbusto que não dá sombra nem encosto para ninguém, Pernambuco teve a segunda maior taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) por 100 mil habitantes do Brasil, ficando atrás apenas do Amapá. No Nordeste, foi o Estado de maior índice. A categoria inclui homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios, que são roubos que acabam em mortes.

Campeão imbatível 2 – Os dados são do Monitor da Violência, levantamento do G1, site do Sistema Globo de Comunicação, com base nos números da Secretaria de Defesa Social (SDS). Foram registrados 38,8 crimes violentos a cada 100 mil residentes em Pernambuco, no ano passado. A taxa média do Brasil no mesmo período foi de 19,4. Único estado com um resultado proporcional maior, o Amapá contabilizou 45,2 crimes a cada 100 mil pessoas.

Plano sem consistência – O programa “Juntos pela Segurança”, lançado pelo Governo do Estado com o objetivo ambicioso de reduzir em 30% o número de Mortes Violentas Intencionais até 2026, não produziu nenhum resultado ainda. A deputada estadual Gleide Ângelo, crítica das políticas de segurança implementadas pelo governo de Raquel Lyra, diz que as medidas lançadas não valorizam os profissionais da segurança e isso tem contribuído para o aumento da violência. “Só reforça o que já venho dizendo há tempos: o plano Juntos Pela Segurança não tem efetividade nem valorização dos profissionais da segurança. Esse é o resultado: aumento da violência, que tende a disparar ainda mais”, afirmou.

CURTAS

FIM DE CIDADES – O ecólogo Marcelo Dutra da Silva, doutor em ciências e professor de Ecologia na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), adverte que pode ser preciso mudar cidades inteiras de lugar após as enchentes que assolam o Rio Grande do Sul desde o começo de maio. Ele pontua a necessidade de os municípios gaúchos trabalharem a resiliência durante eventos climáticos como este e, em 2022, já havia feito um alerta sobre o despreparo com as mudanças climáticas.

ALERTA 1 – As cidades de São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, na região do sul do Rio Grande do Sul (RS), encontram-se em estado de alerta máximo desde a última quarta-feira, quando houve uma mudança na direção dos ventos. A Defesa Civil pediu a evacuação imediata da área.

ALERTA 2 – O alerta é baseado na projeção de que o nível da Lagoa dos Patos chegará a 2,6 metros. Entretanto, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), afirmou que a medição do nível da água deixará de ser divulgada, pois o nível da régua pode cair e gerar falsa impressão de baixa. No último boletim, divulgado às 11h de ontem, a Lagoa dos Patos chegou a 2,20 metros, nível que representa 1,4 metro acima do normal.

Perguntar não ofende: Quem é o candidato de Raquel a prefeito do Recife: Daniel Coelho ou Túlio Gadelha?

Paulista - No ZAP

Na manhã de hoje, a força operacional do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Pernambuco (CIRA), por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate às Organizações Criminosa do Ministério Público de Pernambuco (Gaeco/MPPE), com apoio das Polícias Civil e Militar e da Secretaria da Fazenda, deflagrou, em Caruaru, a Operação Centopeia.

O trabalho conjunto tem como objetivo investigar e reprimir a sonegação fiscal praticada reiteradamente por um grupo econômico que atua em diversos setores do mercado. As empresas envolvidas registram dívida tributária de cerca de 40 milhões de reais. De acordo com o coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Roberto Brayner, na manhã de hoje foram cumpridos, nos endereços das empresas e residências de investigados, 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Criminal de Caruaru.

“A busca e apreensão visou, principalmente, à procura do patrimônio que foi ocultado por meio da prática de lavagem de dinheiro. Também foram apreendidos dispositivos eletrônicos que podem conter informações relevantes para aprofundar as investigações”, descreveu. Acolhendo o pedido do Ministério Público, a Justiça também determinou o sequestro dos bens dos investigados até o valor aproximado de R$ 8.900.000,00.

Na investigação, o Ministério Público descobriu uma série de sucessões fraudulentas de empresas e o uso de laranjas ou testas de ferro para ocultar os verdadeiros responsáveis pelos delitos. Também verificou a existência de um esquema de lavagem de dinheiro, consistente na ocultação do patrimônio angariado com a sonegação. Os indicativos são de que os investigados constituíram uma organização criminosa dedicada a subtrair o valor dos tributos devidos em razão das operações de circulação de mercadorias.

“A sonegação fiscal é um crime grave. Além de retirar recursos indispensáveis ao financiamento de serviços públicos essenciais, a exemplo da segurança pública, saúde e educação, o sonegador desorganiza o mercado e de forma desleal pode praticar preços mais baixos, com maior margem de ganhos, impondo desvantagem aos empreendedores cumpridores de suas obrigações”, alerta a promotora de Justiça Maria Carolina Jucá, responsável pelo Núcleo Integrado de Combate à Sonegação Fiscal do Gaeco/MPPE.

O nome da operação, Centopeia, vem dos muitos pés/empresas vinculadas à organização criminosa e ao fato de que este é um animal venenoso, assim como a prática dos investigados, que contamina o mercado.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

O PT oficializou seu apoio, ontem, à reeleição do prefeito de Salgueiro, Dr. Marcones Sá (PSB). Durante o anúncio, o prefeito expressou sua gratidão pelo apoio e confiança, destacando a importância dessa aliança para o avanço das políticas públicas em benefício dos cidadãos de Salgueiro.

“Com imensa gratidão, recebo o apoio e a confiança do partido do presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores. O PT é reconhecido pela sua luta incansável em defesa dos mais necessitados, uma bandeira que também levanto e que está completamente alinhada aos meus pensamentos e objetivos na política. Receber o apoio desse partido é receber a confiança de muitos, e juntos, avançaremos rumo a um futuro ainda melhor para todos!”, afirmou Marcones.

Ipojuca - Minha rua top

Hoje, o deputado federal e presidente estadual dos Progressistas, Eduardo da Fonte (PP), recebeu, na sede do partido, o prefeito e pré-candidato à reeleição da cidade de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte (PP). Durante o encontro, o deputado destacou o compromisso do prefeito com o crescimento da cidade. “George tem dado o ritmo maravilhoso de crescimento pra cidade, priorizando a educação, a saúde e vem transformando cada vez mais a vida das pessoas”, disse.

“Os deputados têm nos ajudado a alavancar projetos e a arrecadar recursos para mudar a realidade do nosso município, melhorando a educação, saúde e investindo no social da cidade. Estamos firmes com essa parceria, que tem dado bons resultados para quem mais precisa”, finalizou o prefeito.

Caruaru - Geracao de emprego

O Governo Federal anunciou, na última quarta-feira, o resultado de mais cinco modalidades do Novo PAC Seleções, dos eixos Água para Todos e Cidades Sustentáveis e Resilientes. Os projetos somam R$ 18,3 bilhões em investimentos para todo o país, sendo R$ 418 milhões para Pernambuco, nas seguintes áreas: Abastecimento de Água – Rural; Periferia Viva – Urbanização de Favelas; Prevenção a Desastres Naturais: Contenção de Encostas; Regularização Fundiária; e Renovação de Frota.

Dentre as obras contempladas, nove são projetos da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado, que vão levar mais abastecimento d’água para cidades das regiões Agreste, Sertão e Zona da Mata.

“Investimento no saneamento rural é um esforço que foi definido pela nossa governadora, de trabalhar pra que a população mais desassistida das áreas rurais seja abastecida de água. Recebemos com muita alegria o resultado do Novo PAC, mas este é um esforço que requer muito mais recursos. Por isso, temos trabalhado com a perspectiva de acessar outras fontes de financiamentos – nacionais e internacionais – para dar escala a esse processo de começar enfim a trazer a cidadania para o povo que reside na zona rural do nosso estado, que nunca foi enxergado da forma que merece, tendo garantido seu direito de acesso a água”, comemorou o secretário de recursos hídricos e saneamento do estado, Almir Cirilo.

Pernambuco tem cerca de dois milhões de pessoas vivendo em áreas rurais, onde a distribuição per capta de água é muito baixa. As regiões do semiárido do estado representam 89% de seu território e contam com apenas cerca de 20% da água disponível. 

De acordo com o Ministério das Cidades, nesta rodada, as seleções priorizaram a melhoria na qualidade de vida no campo e nas cidades, capacitando os municípios a superarem cenários adversos de emergências climáticas, gerando, consequentemente, menos desigualdades regionais e melhores condições de vida para a população.

Camaragibe Agora é Led

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora e compositora Roberta Campos ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Hoje, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, e o senador Humberto Costa (PT) fizeram a entrega de seis novas ambulâncias, sendo quatro para renovação da frota e duas para ampliação dos serviços, na sede da Prefeitura. A cerimônia de entrega contou com a presença do deputado estadual pelo Cabo, Jeferson Timoteo, a secretária de Saúde municipal, Daniele Uchoa, o vice-prefeito José de Arimateia, vereadores e as equipes do Samu Cabo.

O prefeito expôs sua admiração pelo trabalho dos profissionais do SAMU. “Gostaria de agradecer ao senador Humberto Costa pela emenda que nos permitiu comprar as novas ambulâncias, mas também agradecer pela emenda de custeio na saúde de aproximadamente R$ 1,1 milhão. Mas, quero aqui parabenizar aos profissionais do Samu do nosso município. Admiro muito o trabalho desenvolvido pelo Samu em todo o Brasil”, disse Keko.

Os veículos foram adquiridos com recursos da emenda parlamentar no valor de R$ 1,7 milhão, destinada ao município por Humberto Costa. “É preciso ressaltar que a administração municipal do Cabo tem avançado. O trabalho realizado pelo prefeito Keko e a sua perseverança conseguiu liberar recursos importantíssimos para a população cabense, inclusive recursos que estavam praticamente perdidos como o do projeto para obras de contenção de encostas, no valor de R$ 15 milhões. Nosso partido tem sido parceiro nessa gestão”, afirmou Humberto, relembrou seu período no ministério da Saúde e relatou sobre a importância do trabalho dos profissionais do Samu.

As ambulâncias adquiridas são do Tipo A, destinadas à simples remoção de pacientes. Uma delas foi adaptada para funcionar como Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Essa adaptação representa um avanço significativo na capacidade de resposta às emergências médicas, permitindo o transporte seguro e adequado de pacientes em estado crítico para unidades de saúde especializadas.

Vitória Reconstrução da Praça

 

A cantora e compositora Roberta Campos, nascida nas montanhas alterosas de Minas Gerais para fazer sucesso no Brasil e no exterior, voltou ao Recife, ontem, com o seu novo show intimista “Cinco Partes de Mim”. Aproveitando a passagem desta diva pela capital pernambucana, gravei o Sextou com ela. Imperdível!

O Sextou vai ar logo mais, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife.

Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Seus engenheiros e técnicos têm agora a oportunidade única de aprimorar suas habilidades no campo do Concreto Asfáltico. O evento, promovido pela Asfalto BR, está marcado para os dias 21, 22 e 23 próximos, no Laboratório da Geosond, no Recife.

Dos fundamentos teóricos às práticas avançadas de laboratório, o curso é essencial para quem busca excelência em pavimentação asfáltica. Os participantes terão a chance de aprofundar seus conhecimentos sobre a atualização da DNIT ES 031, o controle tecnológico e método de Dosagem.

De acordo com o consultor Edson Andrade, que vai ministrar o curso, trata-se de uma oportunidade rara para os municípios investirem em seus profissionais. “Equipes técnicas atualizadas podem ajudar a evitar erros e retrabalhos, resultando em economia de recursos financeiros e materiais para as prefeituras”, disse.

“Destacamos também que a atualização constante dos conhecimentos técnicos permite que estejam em conformidade com as regulamentações e normas vigentes, garantindo a segurança e a durabilidade das obras públicas”, acrescentou.

Edson Andrade é especialista em Engenharia de Misturas Asfálticas pela Faculdade Única, com 30 anos de experiência na área de pavimentação. Trabalhou no desenvolvimento de Agentes Rejuvenescedores de Asfaltos (ARs), Asfalto-Borracha e na Emulsão para Imprimação (EAI), pioneiros no país. Possui trabalhos publicados na área de pavimentação.

Participou na formação de mais de 500 profissionais da área, pelo Instituto Pavimentar, Escola de Asfalto e Asfalto BR Treinamentos e Serviços, no Brasil e no exterior. As vagas são limitadas. Prefeito, não deixe de investir no crescimento técnico e no progresso da sua equipe.

Para inscrições, acesse o link: https://forms.gle/LHoiEawAiPgkX7Ry9 https://asfaltobr.com/

Começou ontem, com um belíssimo show da cantora Wanderléa, e segue até sábado (11), o tradicional Festival Nacional da Seresta, que acontece na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, com uma programação que traz nomes de peso do romantismo dos anos dourados da música brasileira. O acesso é gratuito e, nos três dias de festival, a programação começa sempre às 20h. O Festival Nacional da Seresta conta com apoio cultural da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco. Confira abaixo a programação completa para os próximos dias.

Sexta, 10

  • 20h – Igor Alves
  • 21h – Elas Cantam Reginaldo Rossi
  • 22h – Leonardo Sullivan
  • 23h30 – Odair José

Sábado, 11 – “Noite das Mães”

  • 20h – Mevinha Queiroga
  • 21h – Josenaldo The Voice
  • 22h – Gilliard
  • 23h30 – Joanna

A pré-candidata a prefeita de Araripina pelo PP, Roberta Arraes, anunciou, ontem, a conquista de um mamógrafo de mais de 2 milhões de reais para o Hospital de Câncer do Sertão, a ser instalado em Araripina, através da sua parceria com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP).

O Hospital de Câncer do Sertão é um grande projeto que foi idealizado por Roberta Arraes e pelas Irmãs Medianeiras da Paz, e já possui prédio próprio cedido pelo Governo do Estado, a pedido de Roberta enquanto deputada. Esse equipamento irá contribuir para o diagnóstico precoce do câncer, ajudando a salvar vidas.

“Estou muito feliz de poder conquistar na semana do Dia das Mães um equipamento tão importante quanto esse mamógrafo que, sem dúvidas, irá servir muito a Araripina e toda região, para continuarmos a transformação que iniciamos lá atrás, quando conseguimos os leitos de UTI. É mais um passo no nosso projeto de consolidar Araripina como um centro médico de referência no interior do estado. Aproveito para agradecer mais uma vez a dedicação do deputado federal Eduardo da Fonte, que não tem medido esforços ao nosso lado para entregar grandes ações e ser um grande incentivador e apoiador do Hospital de Câncer”, afirmou Roberta Arraes.

Por Gilson Machado Neto*

O Recife não dispõe de uma estrutura de escoamento adequada ao volume de águas com o qual a cidade tem que lidar. Como por exemplo, as chuvas e as marés. O Recife foi construído sobre um espelho d’água. E isso nunca foi tratado adequadamente pelos governantes que passaram, como deveria ter sido.

Até o final do século XIX e início do século XX, era uma região totalmente coberta de mangues e espelhos d’água, que foram sendo gradativamente aterrados sem que se fizessem galerias pluviais que fossem adequadas ao volume de água, como a cidade necessitava.

E quando a água chega, através de chuvas, de enchentes, de marés, de tudo, procura o seu lugar natural. E o que encontra? Prédios, ruas, asfalto, casas, aterro, tudo que não devia estar ali. E sem a estrutura adequada de escoamento. Dentro das galerias pluviais de Roma Antiga, da França da Revolução de 1789, da Buenos Aires atual, passa um barco. Nas de Recife. hoje, não passa nem uma folha seca, que entope. Isso prova que as nossas galerias estão inadequadas.

O que o prefeito deve ter é a atitude de enfrentar esse problema de frente. Tem que ter coragem e ser visionário para poder resolver esse problema. Tem que ser feita uma revisão básica em toda a rede pluvial do Recife. Gastar milhões de reais em desentupimento e requalificação não adianta, é enxugar gelo. Os problemas de alagamento com suas consequências dramáticas vão continuar existindo porque não existe uma rede de drenagem compatível com as necessidades do Recife.

O sistema já está completamente superado, obsoleto. Encarar o problema custa dinheiro e também exige decisão e visão política. Não é à toa que o Recife recebeu o título de Veneza Americana. A rede de escoamento pluvial tem que ser adequada à vocação da cidade. Temos que saber conviver com as águas, mas tratamos nossa cidade como se estivesse no semi árido. Estamos no Nordeste, região seca, mas somos uma cidade, como disse o poeta, roubada das águas. Por falta de visão e decisão política estamos nessa situação. Temos que refazer o projeto de escoamento d’água do Recife.

*Gilson Machado Neto é veterinário, empresário, músico e compositor da banda Brucelose. No Governo Bolsonaro foi presidente da Embratur e Ministro do Turismo. É pré-candidato a prefeito do Recife pelo PL.