Onix Plus Premier: números explicam sobre ele
O popular Chevrolet Onix acaba de chegar a uma marca histórica: 500 mil unidades produzidas em Gravataí, no Rio Grande do Sul. É o veículo de passeio líder em emplacamento na América do Sul e também o carro mais vendido da Chevrolet no mundo (exceto picapes) – em 10 anos de mercado. Mas, dos dez carros mais vendidos no primeiro semestre deste ano, só um foi sedã: exatamente o Onix Plus, com 26.941. Somente em setembro, o simpático modelo foi para 7.781 garagens de brasileiros. Foi a mesma quantidade da soma das vendas do Volkswagen Voyage e do Toyota Corolla: 3.360.
Apesar das análises pessimistas, de que a existência dos sedãs estaria ameaçada, o segmento sobrevive. No geral, o nono mês do ano trouxe dados bem positivos para ele: foram 25,8 mil emplacamentos, com uma elevação de pouco mais de 33% sobre igual período de 2021. Este colunista testou a versão Premier do Onix Plus, o queridinho da turma – que supera também em vendas o Fiat Cronos, o Hyundai HB20S, o Nissan Versa e por aí vai. O Onix vem ganhando boas atualizações tecnológicas. A versão topo de linha, a Premier, tem itens importantes de segurança. Vale a pena tê-lo? Por um preço sugerido de R$ 113.230?
Leia maisConsumo – Dados do Inmetro mostram que o gasto médio de combustível (neste caso, gasolina) é de 12km/l nas vias urbanas. E de até 15,7km/l em estradas. Como o veículo só foi avaliado em vias urbanas, com muitos trechos sem semáforos e quase nenhuma ladeira, o consumo se manteve numa média muito boa, com até 16km/l registrados. Não é à toa, portanto, que o modelo seja tão benquisto por motoristas de aplicativos. Não foi avaliado o consumo com etanol, que muito raramente compensa financeiramente. Segundo o Inmetro, com etanol os números chegam a 8,6km/l e 10,9km/l (cidade e estrada, respectivamente).
Agilidade – O conjunto de propulsão do Onix Plus Premier testado se mostrou muito bom: o câmbio automático de seis marchas é suave e certeiro nas trocas e a versão é bem ágil. Lembremos do conjunto: motor 1.0 de três cilindros, recentemente calibrado por determinações legais do governo, e torque de 16,8kgfm de torque) gera 116cv de potência. Por isso, nem adianta reclamar do atraso por uma resposta mais ‘bruta‘ nas acelerações.
Quanto ao visual, ele continua um fator potencial para a compra – embora a linha 2023 tenha pouco mudado: ganhou novas rodas de liga-leve de 16’’, com acabamento diamantado e frisos cromados nas portas, por exemplo. Mas é o menos relevante.
Nele, relevantes – embora esse fator, infelizmente, seja subjetivo para o consumidor brasileiro – são a conectividade 4G Wi-Fi a bordo e, principalmente, o pacote de segurança ofertado. A versão pode até ter assistente de estacionamento, aquele que faz as manobras de forma automática, bastando ao motorista controlar os freios e o acelerador. O sistema de alerta de ponto cego, ótimo na vida urbana, é um dos equipamentos importantes (e agora vale para todas as versões). São seis airbags disponíveis. Além do controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e freios com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem. A direção, elétrica, é bem leve. Há outros itens convenientes, principalmente para profissionais como motoristas de aplicativos: indicador de nível de vida de óleo, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, carregador wireless e até entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento).
Curiosidades – O Onix é atualmente o veículo de passeio mais emplacado da região e é também o carro mais vendido da Chevrolet globalmente, excluindo as picapes e SUVs da marca. Um exemplar na cor branca, equipado com motor turbo e transmissão automática, representa o marco produtivo histórico e foi destinado aleatoriamente à rede de concessionárias para venda. Somando todas as gerações e versões do Onix desde 2012, o maior volume de produção concentra-se na fábrica em Gravataí, com mais de 2,2 milhões de unidades, ou 80% do volume global acumulado.
Lexus ES300h e UX250h – Os modelos da marca de luxo da Toyota chegam à linha 2023 mais modernos e equipados – e a preços de até R$ 357 mil. Ambos combinam motores a combustão com elétricos: o ES300h sai em versão única Luxury, agora com mais um item no pacote de segurança ativa (o farol alto adaptativo) e novo desenho de rodas. Internamente, o modelo traz o novo sistema de infotainment em tela sensível ao toque de 12,3 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. O ES 300h é equipado com um motor a combustão 2.5 de ciclo Atkinson, combinado com um propulsor elétrico mais compacto e potente, que geram 211 cavalos de potência. O crossover compacto UX 250h vem nas versões Dynamic e Luxury com preços a partir de R$ 271 mil. Lançado no Brasil em 2019, chega à linha 2023 com mais personalidade e modernidade, com itens de luxo exclusivos. Com design marcante e inconfundível, o UX 250h 2023 conta com ganhou novo painel com acabamento mais refinado em couro e nova central multimídia sensível ao toque com uma leve inclinação, facilitando ainda mais a visualização do motorista. O crossover combina um propulsor a gasolina 2.0 com um motor elétrico. Ambos entregam 184 cavalos de potência.
New HR-V: mais versões à venda – A Honda já pôs nas concessionárias mais duas opções do SUV: a Advance e a Touring têm o inédito motor 1.5 turboflex, totalmente de alumínio, com injeção direta de combustível. Segundo os engenheiros, eficiência é alta e prioriza a performance. Ele oferece 177cv de potência e 24,5kgfm de torque. O modelo também traz – como novidade – o myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca. Mas o importante mesmo é o pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor – algo que a Honda demorou, mas que agora passa a ser item de série em todas as versões.
Veja o preços
⇰ EX Honda Sensing: R$ 142.500
⇰ EXL Honda Sensing: R$149.900
⇰ Advance: R$ 176.800
⇰ Touring: R$ 184.500
Jeep Commander: 30 mil unidades – Modelo desenvolvido e produzido no Brasil, no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, acaba de registrar a importante marca de 30 mil unidades. Ele é líder dos chamados D-SUVs (os grandes) com 33,5% do segmento e tem apenas um ano no mercado brasileiro. O volume de emplacamentos foi de 2 mil unidades em agosto e setembro – e olhe que os preços vão de R$ 235 mil a R$ 315 mil.
Novo Volvo EX90: quase um computador – O próximo SUV totalmente elétrico da marca sueca Volvo terá uma grande tela central para dar acesso rápido à navegação, mídia e telefone – e ainda garantir controles e outras ações comuns. A imagem do interior do veículo foi divulgada esta semana. No geral, o sistema funciona assim: dependendo se você está estacionado ou dirigindo, ou em um telefonema, uma barra vai sugerir as ações que fazem mais sentido para a situação específica em que você está. Para informações mais focadas em condução, como velocidade atual e informações de alcance, há uma segunda tela menor logo atrás do volante. É também aqui que o carro contextualiza a mudança de um modo para outro, certificando-se de saber o que esperar do carro – e o que o carro espera de você. “É tudo sobre fornecer-lhe as informações certas na hora certa”, conta Thomas Stovicek, chefe de UX da Volvo Cars. “Queremos que a experiência de condução seja focada, simples e segura. Como o carro também entende seu entorno e você melhor do que nunca, podemos criar uma situação ainda mais segura reduzindo a confusão do modo, a distração e a sobrecarga de informações”.
RN: gasolina 6,47% – O valor do litro da gasolina no Brasil caiu, em outubro, 0,67% em comparação com o mês anterior, com valor médio de R$ 5,158. Porém, alguns estados registraram alta, sendo a maior delas no Rio Grande do Norte (6,47%). No Distrito Federal, o preço ficou em R$ 5,120 – ou 1,26% maior que o registrado em setembro, segundo levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas. Entre junho e setembro deste ano, a Petrobras reduziu quatro vezes seguidas o valor, para as distribuidoras, da gasolina – e três de diesel. Além disso, o ciclo de queda dos preços dos combustíveis foi alimentado pela limitação do ICMS sobre esses produtos nos estados, instituída pela Lei Complementar 194/22, de 24 de junho. Os dados de outubro mostram que os estados brasileiros que registraram as maiores quedas foram Paraíba (-2,95%), Acre (-2,57%) e Pará (-2,38%). Os outros que apresentaram aumento foram Sergipe (1,56%) e Bahia (1,27%). Considerados os preços médios praticados nos estados, o maior valor foi registrado em Roraima, a R$ 6,113; já o menor valor médio foi de R$ 4,860, no Rio Grande do Sul.
Nova Panigale V4 R: 240cv de potência – A Ducati anuncia que a supermoto Panigale V4 R estará à venda no Brasil só a partir de encomendas – e cada uma numerada com plaqueta. Não há preço definido por aqui, mas nos Estados Unidos será cobrado US$ 45 mil (cerca de R$ 240 mil). Ela gera até 240cv em configuração de pista, com limitador a 16.500rpm, e adota soluções técnicas anteriormente reservadas para MotoGP e Superbike, como bielas e pistões de titânio “perfurados”. Juntamente com o motor, foi desenvolvido um óleo de desempenho, derivado das formulações utilizadas nas corridas, que contribui para atingir o pico de potência máxima.
Já pensou em alugar um caminhão? Pois bem: a Scania anunciou esta semana a criação de uma nova empresa apenas para atuar no ramo de aluguel de caminhões no Brasil. As primeiras entregas serão a partir de fevereiro de 2023, sendo contemplados os futuros caminhões da nova linha P8/Euro 6, a nova gama Super, incluindo os veículos movidos a gás natural e/ou biometano. A iniciativa da Scania vai oferecer, além do produto corretamente especificado para a necessidade do cliente e suas tecnologias, gestão inteligente com solução de serviços e apoio de serviços financeiros da marca. No pacote, poderão contar com conectividade, programas de manutenção, Scania FIT (que permite monitorar os caminhões e entender qual a melhor maneira de otimizar a performance daquela operação) e assistência técnica 24 horas.
Volks lança nova família Constellation – Os novos modelos Volkswagen Constellation 27.260 6×4, 31.320 6×4, 32.380 6×4 e 33.480 6×4 Tractor acabar de estreiar no mercado. Ganham nova identidade visual: adesivos laterais e frontais e as luzes de posição em LED, luzes de condução diurna (DRL, na sigla em inglês) integrado ao farol e lanternas em LED. O para-choque metálico, antes disponível apenas para a versão Tractor, agora se estende para as versões 31.320 6×4 e 32.380 6×4 com proteção nos faróis e o VW 27.260 ganha o para-choque metálico curto. O novo pacote Off-Road está disponível para os modelos acima de 31 toneladas e é composto pelo volante multifuncional, banco com novo revestimento e cinto integrado, rádio com bluetooth, ar-condicionado e trio elétrico de série. Além disso, estão equipados com a nova transmissão automatizada V-Tronic de 12 marchas e com funções exclusivas para a operação para as versões 32.380 e 33.480: off-road, que proporciona trocas de marchas rápidas de acordo com a velocidade, estabilidade e mais tração; e a rock-free, que auxilia a saída de atolamentos e buracos.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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