Programa Voa Brasil beneficia 23 milhões de aposentados do INSS

O primeiro programa de inclusão social da aviação civil brasileira decolou. Nesta quarta-feira (24), o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), lançou o Voa Brasil, o plano que tem como público-alvo todos os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independentemente da sua faixa de renda, que não tenham voado nos últimos 12 meses. O programa vai atender uma nova demanda com um público que atualmente não voa, oferecendo bilhetes aéreos por até R$ 200 o trecho.

O objetivo é permitir que mais brasileiros, especialmente novos usuários, tenham acesso ao mercado aéreo do Brasil. A expectativa do Governo Federal é incluir cerca de 1,5 milhão de novos brasileiros que ainda não tenham utilizado o modal aéreo para se deslocar pelo país. As aéreas deverão oferecer bilhetes ociosos durante os 12 meses do ano em diferentes rotas. Atualmente, de janeiro a junho, a taxa média de ociosidade das aeronaves é de 20%.

“O Voa Brasil Aposentados é o primeiro programa de inclusão social da aviação aérea brasileira. Estamos abrindo a possibilidade para que mais brasileiros possam viajar pelo país, fazer turismo ou reencontrar parentes. A inclusão gera emprego e renda, gera desenvolvimento econômico”, comentou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O Ministro ainda complementou dizendo que as empresas aéreas já disponibilizaram mais de 3 milhões de passagens, o que significa que mais de 10% de novos CPFs vão viajar pelo País.

“O Voa Brasil, esse 1º programa de inclusão social da aviação brasileira, posso dizer que vai se perpetuar como o maior programa de inclusão social, vai fazer com que mais brasileiros entre nesse mercado da aviação civil, fazer com que mais brasileiros, possam conhecer o Brasil”, afirmou o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.

O Voa Brasil não envolve subsídio governamental para a aquisição de passagens aéreas, funcionando com base na liberdade de oferta das companhias aéreas aos beneficiários do programa. As empresas participantes poderão oferecer os bilhetes pelo valor limite de R$ 200 por trecho, excluindo a tarifa de embarque. 

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforçou que “as empresas têm ociosidade, e as pessoas querem viajar, mas não têm dinheiro suficiente. Então, é uma ganha-ganha. Você consegue lotar mais os aviões, e por um preço de 200 reais, mais a tarifa, e a pessoa poder viajar”, reforçou.

Público-alvo

Na primeira fase, serão atendidos os aposentados pelo INSS. Atualmente, o país possui cerca de 23 milhões de pessoas inseridas neste recorte. Desse total, a grande maioria delas, cerca de 95%, recebe até dois salários mínimos. A expectativa do Ministério de Portos e Aeroportos é lançar a segunda etapa do programa no primeiro semestre de 2025, no qual serão beneficiados os estudantes de instituições de ensino público.

A pré-candidata à prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Clarissa Tércio (PP), foi a diversas localidades do município, nesta terça-feira (23), e ouviu inúmeras críticas à atual gestão da prefeitura, especialmente sobre as condições precárias em que muitos moradores vivem. Em muitos bairros da cidade, a população enfrenta a lama, a falta de atendimento médico e abastecimento de água, transporte público insuficiente e escolas inadequadas.

Clarissa esteve no Loteamento Nossa Senhora da Conceição, em Socorro, onde os moradores sofrem com a falta de creches, transporte público, postos de saúde e saneamento. Morador do loteamento, Sílvio Anselmo, metalúrgico de 36 anos, expressou suas queixas sobre a situação lamentável em que vivem. “Estamos abandonados aqui. Não temos creche para nossos filhos, faltam ônibus e não há posto de saúde. Vivemos na lama, sem saneamento básico. É uma luta diária para conseguir o mínimo necessário para viver com dignidade”, disse Silvio.

“O povo de Jaboatão não aguenta mais essa situação, não aguenta viver de migalhas, porque não tem o básico: saúde, saneamento, educação. Precisamos despertar para a realidade. É o ano de mudar a nossa cidade. Os moradores estão sobrevivendo, e esta é a oportunidade de respirarmos novos ares”, afirma Clarissa. 

O ato das Cruzes será realizado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL), na praia de Boa Viagem, nesta quinta-feira (25), por volta das 7h. Centenas de Cruzes serão fincadas simbolizando as vidas perdidas para violência em todo estado. 

Segundo o SINPOL, essa é mais uma ação de uma série de protestos que  cobraram valorização e estruturação dos Policiais Civis. 

Os agentes também estão reivindicando a inserção da categoria no Juntos pela Segurança, mais efetivo, melhores condições de trabalho e o cumprimento do termo de compromisso assinado pela governadora Raquel Lyra, na época candidata ao Governo de Pernambuco. 

No próximo dia 31 de julho, no Recife, às 11h, o SINPOL realizará uma grande caminhada pela valorização e estruturação dos Policiais Civis.

A pré-candidata à Prefeitura de Olinda pelo PL, Izabel Urquiza, lamentou e criticou hoje a forma como o prefeito está conduzindo a sucessão na cidade. Segundo ela, Olinda precisa mais do que uma profunda mudança, precisa de novas práticas políticas e de dar um bom exemplo. 

“O Ministério Público, ao instaurar um inquérito para apurar o suposto uso da máquina pública de Olinda em favor da candidata do prefeito, levanta uma forte suspeição sobre as práticas adotadas”, afirmou Izabel. Ela destacou que essas práticas representam o que há de pior e mais atrasado na política.

Izabel ressaltou que o PL não aceitará esse tipo de tentativa de manipulação e promete, se necessário, acionar o Tribunal Regional Eleitoral para acompanhar de perto os indícios e as denúncias e apurar as práticas adotadas, segundo o inquérito aberto. Ela destacou que não se intimida com a utilização da máquina pública para promover a pré-candidata à Prefeitura. 

“Continuaremos fazendo uma campanha positiva e propositiva, e a população certamente saberá optar pelo melhor para o futuro da cidade”, concluiu Izabel. 

O ato das Cruzes foi realizado nesta quarta-feira (24) pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL), no Marco Zero de Caruaru. Centenas de Cruzes foram postas simbolizando as vidas perdidas para violência em Caruaru e em todo estado. 

Os agentes estão em campanha salarial e também exigem do governo a inclusão efetiva da Polícia Civil nos investimentos do Juntos pela Segurança. 

“Foi anunciado um investimento bilionário para segurança pública que até agora não chegou na Polícia Civil. Caruaru é a cidade que melhor ilustra a falta de gestão na segurança pública. Protocolamos ofício, no gabinete da governadora, no dia 22 de dezembro do ano passado, solicitando a retomada das obras do Complexo da Polícia Científica de Caruaru, a criação de delegacias especializadas, a criação da  GPCA, do DEPATRI, CORE e providências com relação a Delegacia de Mulher que está sobrecarregada atendendo Caruaru e outras 11 cidades da Região e absolutamente nada foi feito. Além de toda essa falta de estrutura, a Polícia Civil de Pernambuco recebe o pior salário das policias judiciárias do Brasil, lembra Áureo Cisneiros, presidente do SINPOL.

A ideia do protesto, segundo o presidente do sindicato, é chamar atenção da sociedade sobre a necessidade de estruturar e valorizar os policiais civis para diminuir a violência em Caruaru e demais cidades do estado.

“Infelizmente, Caruaru voltou a figurar entre as 50 cidades mais violentas da América Latina. Aqui a Polícia Civil está um caos. O governo insiste em tratar uma cidade grande como pequena. Com um detalhe: É a única cidade do estado com dois Juntos pela Segurança, o municipal e o estadual. Já são quase 100 homicídios este ano em Caruaru. Em Campina Grande (PB), no ano passado, ocorreram apenas 27, comparou Cisneiros.

Na próxima terça-feira(31), os Policiais Civis irão realizar outra caminhada no Recife pela valorização da categoria e contra violência.

O nome da Professora Alcineide para disputar a Prefeitura de Ingazeira, no Sertão pernambucano, será confirmado durante convenção do PSDB, que será realizado no próximo sábado (27). Júnior de Argemiro também será confirmado como candidato a vice na chapa liderada por Alcineide.

A convenção será realizada no Sítio Macambira, com previsão de iniciar às 10h.

Reviravolta no comando do Partido Progressista (PP) em Petrolina: o deputado estadual Kaio Maniçoba foi designado e aceitou a missão de presidir a comissão provisória da legenda no município. Hoje atrelado ao prefeito Simão Durando, o partido vai decidir os rumos a tomar na eleição municipal mediante as orientações de Kaio, que já assume o controle do diretório petrolinense amanhã.

A disputa nas eleições de Camaragibe teve uma reviravolta e a movimentação de uma importante peça no tabuleiro do xadrez político local. Nesta quarta-feira (24), o Partido Agir reavaliou a estratégia, mudou de lado e declarou apoio à pré-candidatura de Diego Cabral (Republicanos). A confirmação da adesão ocorreu após uma reunião entre Diego Cabral, Nanai do Fusca, presidente municipal do Agir, e filiados do partido. 

O anúncio aconteceu depois do Agir ter declarado inicialmente apoio à pré-candidatura de Jorge Alexandre (Podemos), ex-prefeito de Camaragibe, e a dois dias da convenção partidária que vai chancelar a candidatura a prefeito de Diego Cabral. Agora, a coligação composta pelas legendas Republicanos, PT, MDB, PSB, PC do B, PV, Psol e REDE ganha o reforço do Agir. 

“Esse apoio do Agir será fundamental para dar robustez à nossa pré-candidatura. Um partido forte que vai fazer vereadores e tem compromisso com Camaragibe. Vamos agir para que a nossa cidade não fique nas mãos de quem já demonstrou não ter competência de gestão. Juntos, construiremos uma Camaragibe melhor” declarou Diego Cabral. 

Nanai do Fusca, que também é pré-candidato a vereador pelo Agir, frisou a importância da adesão à pré-candidatura do republicano. “Agradecemos a Diego e estamos juntos nessa luta que é muito importante para o futuro da nossa cidade. Daqui para frente a gente vai agir mais por uma cidade melhor e um prefeito que vai mudar Camaragibe”, disse 

Convenção

A convenção partidária que irá lançar o nome do pré-candidato Diego Cabral para a disputa das eleições de outubro ocorrerá na próxima sexta-feira (26), no Casarão Maria Amazonas, local histórico de Camaragibe, localizado na entrada do município. O evento acontecerá a partir das 19h10. 

Na próxima quarta-feira (31), às 19h, a Associação Garanhuense de Atletismo (AGA) será palco da convenção partidária que oficializará os nomes de Izaías Régis (PSDB) e Ulisses Pereira (PSD) para a disputa pela Prefeitura de Garanhuns. O evento contará com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), do ex-senador Armando Monteiro (Podemos) e do presidente estadual do PSDB, Fred Loyo.

Izaías Régis, que já ocupou o cargo de prefeito de Garanhuns por dois mandatos e atualmente está em seu quarto mandato como deputado estadual, destacou a importância desta candidatura. “Mais uma vez estamos colocando à disposição um grupo que sempre se dispôs a cuidar de Garanhuns. A experiência adquirida ao longo dos anos me permite olhar para o futuro com responsabilidade e compromisso”, disse.

Nesta quarta-feira (24), a programação da 66ª Festa dos Estudantes de Triunfo recebeu o lançamento do livro “Amor de Ferro e Flor”, da jornalista, escritora e pesquisadora Wanessa Campos.

O evento aconteceu no histórico prédio do Cine Teatro Guarany, inaugurado em 1922, atraindo um bom público interessado na temática do cangaço.

O livro é uma mistura de ficção com fatos reais sobre o romance universal de Lampião e Maria Bonita, rei e rainha do Cangaço.

Da Rede Observatório