Veja na Folha de Pernambuco amanhã: PSB também quer a Sudene

Mais um partido entrou na briga pela Sudene, cujo desfecho sai esta semana: o PSB. Veja amanhã na edição impressa da Folha de Pernambuco.

Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, deputados federais pelo partido progressista, receberam mais um importante apoio na Zona da Mata de Pernambuco. Desta vez, a prefeita mais jovem do Brasil, Thalita Fonseca, anunciou sua posição, hoje, após conversa na sede do partido, em Recife.

Thalita tem sido uma verdadeira entusiasta, na região. Logo nos primeiros meses de mandato realizou grandes entregas na cidade, mostrando sua capacidade administrativa; atitude que já lhe rende mais de 70% de aprovação no município.

Com a nova conjuntura, a expectativa é que a prefeita consiga destravar projetos importantes para o município e finalize seu primeiro mandato com ainda mais entregas.

“Eduardo da Fonte é um dos políticos mais fortes e atuantes do estado. Camutanga irá continuar na rota do desenvolvimento. Agora, tanto Lula quando Dudu da Fonte podem contar com o apoio de todo nosso grupo político”, registou a prefeita.

Clique no link disponível e ouça o Frente a Frente de hoje. Programa ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio. Ao clicar no link, o leitor deve selecionar a opção “ouvir pelo navegador”.

Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, discutiram, hoje, com o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), medidas para enfrentar a crise que atinge o povo Yanomami.

A TV Globo apurou que, no encontro, os ministros do governo federal mostraram preocupação com um possível colapso social provocado com a retirada dos garimpeiros que invadiram a Terra Indígena Yanomami.

As medidas passam por garantir a retirada humanitária dessas pessoas para evitar o agravamento da crise local. Consideram que é preciso que políticas públicas assegurem uma saída ordenada dos garimpeiros e evitem a simples migração deles para outras terras indígenas.

Na avaliação de integrantes do governo, esse trabalho passa pela diferenciação dos chamados garimpeiros aventureiros — aqueles que foram para a área e se arriscam atrás de sobrevivência — e dos garimpeiros profissionais — que atuam de forma deliberada para prejudicar a população indígena.

Os profissionais seriam aqueles que podem ser responsabilizados na Justiça e responder criminalmente. No encontro, também foi sinalizado que o governo federal vai mapear se outras comunidades indígenas enfrentam crise semelhante à do povo Yanomami. Isso porque o STF identificou que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro não prestou dados corretos sobre as medidas de atenção e proteção dos povos indígenas.

Roberto Barroso é relator de duas ações que tratam da proteção das comunidades indígenas. No mês passado, o ministro do STF deu prazo para que o governo Lula apresente as medidas que vai adotar para garantir proteção e assistência de sete comunidades indígenas, além de um grande plano.

O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, têm um encontro, amanhã, às 10h, no Palácio do Planalto, para debaterem a eventual mudança na meta de inflação. Na quinta-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) tem um encontro e pode debater a questão se houver decisão do presidente sobre o tema.

Antes do encontro com Lula, Haddad reúne seus secretários na Fazenda, no começo da manhã, para levar elementos para a conversa com o presidente. Uma eventual mudança na meta de 2023 tem de vir acompanhada de um decreto presidencial que autorizaria Haddad a propor um novo número para o CMN – que, além do ministro da Fazenda, é composto pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e pela ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB).

A meta de 2023 está definida em 3,25%. Campos Neto já deu sinais, inclusive no governo anterior, de que é a favor de a alterar para 3,5%. Há também uma discussão sobre a mudança nos intervalos da meta, hoje em 1,5%. As de 2024 e 2025 também já foram decididas – ambas foram fixadas em 3%.

Mudanças no que já foi decidido só podem ocorrer com a autorização do presidente da República via decreto – o sistema de metas foi instituído, por decreto, em 1999. Este tipo de redefinição da meta não seria inédito: há precedentes de mudanças em 2002 e 2003. Além disso, o governo tem de decidir a meta de 2026, ainda aberta. Pela lei, o estabelecimento dessa meta ocorre três anos antes. Pode ser definida até junho de 2023.

O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, sancionou, no último dia 10 de fevereiro a Lei Municipal nº 606/2023 que estabelece os vencimentos-base dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde fixado no valor de R$ 2.604,00 (dois mil, seiscentos e quatro reais).  

O valor dos vencimentos-base se refere aos servidores municipais que tem como o fundamento à adequação as regras estabelecidas pela EC nº 120, de 05 de maio de 2022, e formalizado pelo Ministério da Saúde pelas portarias 1.971 e 2.109, de 30 de junho de 2022.

Os ACSs e ACEs são profissionais que atuam como suporte à Política Nacional de Saúde, sobretudo na promoção de saúde, prevenção de doenças e vigilância em saúde. Em nível nacional, o piso salarial desses profissionais passou a ser de dois salários mínimos.

O prefeito ressaltou a importância dos profissionais nas ações preventivas e cuidados a saúde dos munícipes. “Os agentes comunitários de Saúde e os agentes de combate às endemias são peças-chaves para o combate, prevenção e fiscalização de algumas doenças. Por essa razão é vital mantermos boas condições de trabalho a esses profissionais tão indispensáveis”, enfatizou.

O prefeito Simão Durando participou, hoje, da aula inaugural do curso de Medicina da Faculdade de Petrolina (Facape). A cerimônia marca o início das aulas da primeira turma da instituição formada por 50 alunos aprovados na seleção ocorrida em 2022. O evento contou com a presença do ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho e do ex-senador Fernando Bezerra.

No discurso de boas-vindas, Simão Durando ressaltou a importância para a cidade pela chegada de um curso de Medicina sob gestão de uma autarquia municipal. O prefeito lembrou que para chegar a esse momento, a prefeitura investiu mais de R$ 2,5 milhões, tornando a Facape a primeira autarquia municipal de Pernambuco a implantar um curso de Medicina. O gestor ainda destacou que os graduandos vão ter à disposição o Hospital Dom Thomás que vai funcionar como Centro de Educação em Saúde. “Petrolina mais uma vez é destaque no cenário nacional e avança mais uma vez, de forma inédita. É com o coração em festa que anunciamos mais essa conquista”, destacou o prefeito.

Cerca de 80% da primeira turma é formada por alunos de Petrolina e Juazeiro, ou seja, futuros profissionais que pretendem reforçar a rede de Saúde do Vale do São Francisco. “Este é mais um curso de Medicina instituído em Petrolina. Já temos a Univasf, e agora a FACAPE formará novas médicas e médicos para cuidar de nossa população. Isso influencia diretamente na qualidade do serviço de saúde, ampliando o volume de profissionais para atender a população desta região”, salientou o prefeito.

Na série dos Sextous carnavalescos, o da próxima sexta-feira tem como convidada a artista Valéria Moraes, neta do compositor de frevos de bloco Edgard Moraes. Ela coordena o coral Edgard Moraes, que este ano completa 35 anos mantendo vivo e brilhando como um farol o legado do seu avô, com canções que marcaram uma época saudosa nos carnavais de Pernambuco, focado em frevos líricos e românticos.

Formado por filhas, netas e bisnetas, o coral sai arrastando uma multidão de foliões pelas ruas do Recife Antigo há mais de três décadas, cantando e tocando os grandes frevos de bloco de Edgard, como Valores do passado, que virou hino do Bloco da Saudade e canções antológicas, como “O Bom Sebastião” e “Último Regresso”, de Getúlio Cavalcanti.

O Sextou vai ao ar às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas, Bahia e Paraíba, tendo como cabeça de rede a 102,1 FM, no Recife. Se você deseja ouvir o programa pela internet, clique no link acima do Frente a Frente ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Durante visita institucional ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), hoje, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, e o 1º secretário da Casa, deputado Gustavo Gouveia, foram recebidos pelo presidente do órgão, Ranilson Ramos, e pelos conselheiros Carlos Porto, Teresa Duere, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior e Carlos Neves.

No encontro, Porto apresentou as ações iniciais da Presidência e dos projetos pensados pela Mesa Diretora para o biênio 2023-2025. Órgão auxiliar da Assembleia no controle externo da administração financeira e orçamentária estadual, o TCE é fundamental para a fiscalização da aplicação de recursos públicos pelos governantes. “Vamos estreitar cada vez mais os laços entre a Alepe e o TCE. Vamos solidificando e ampliar parcerias em favor de Pernambuco”, afirmou Porto.

A programação do Carnaval do Jaboatão saiu do forno e os foliões já podem ir escolhendo onde vão brincar, a partir do próximo sábado (18). Ao todo, o município terá seis polos de atração, sendo quatro fixos e dois itinerantes, além de cortejos e encontros de blocos.

Ao anunciar a folia, hoje, o prefeito Mano Medeiros disse que foi dada prioridade à valorização da cultura local. Das mais de 200 apresentações programadas em todo o período carnavalesco, incluindo os blocos apoiados pela gestão municipal,180 são com artistas e grupos jaboatonenses, como Bilé Ares, Rebeldes do Samba, Maracatu Aurora Africana, Allan Carlos e Lua.

Entre as atrações convidadas estão Gustavo Travassos, Dudu do Acordeon, Nena Queiroga, Patusco e Sedutora. A produção do Carnaval envolve várias secretarias e órgãos do município, totalizando 869 servidores mobilizados para o evento. Só da Secretaria de Saúde serão 256 servidores, atuando na orientação, fiscalização de alimentos e bebidas e atendimento emergencial. Já a Secretaria de Serviços Públicos terá 240 funcionários atuando na limpeza, organização de comércio e fiscalização. Conselheiros tutelares terão pontos de apoio nos polos para qualquer ocorrência envolvendo crianças.

A segurança do Carnaval também terá uma atenção especial e contará com cerca de 1.500 profissionais da Polícia Militar, segurança privada e guardas municipais. Ao todo, serão 2.317 pessoas trabalhando no evento. “Estamos organizando tudo de forma articulada e integrada, para que a população possa brincar com tranquilidade, junto à família e amigos, como aconteceu nos festejos do Natal e Réveillon. Há muitos anos, Jaboatão não tem um Carnaval nesse modelo de polos descentralizados e resolvemos retomar a festa considerando a necessidade de valorizar os nossos artistas, estimular a economia local e o turismo. Queremos oferecer lazer de qualidade aos jaboatonenses, sem que eles precisem se deslocar para outros municípios”, declarou o prefeito Mano Medeiros. “O Baile Municipal mostrou que isso é possível e necessário”, acrescentou.

Os palcos foram batizados inspirados no tema da folia, Yapoatan e os Primeiros Brincantes do Brasil, e serão distribuídos de forma a atender às diversas regionais da cidade. Dois deles começam a funcionar no dia 18: o Polo Cultura Popular (Praia de Piedade) e o Polinho Brincantes (Parque da Cidade, em Prazeres). No Polo Praias, os blocos vão sair pela orla e se encontrar no palco, que ficará localizado próximo ao antigo Hotel Dorisol, das 16h às 20h. As atrações, no primeiro dia, serão a Orquestra Pernambucana de Ritmos, Companhia de Dança Valdeck Farias, Allen Jerônimo e a Rave Raiz.

O Polo Brincantes é infantil e contará com apresentações voltadas para esse público, das 16h às 22h. No sábado, quem fará a festa da garotada serão Matheus & Katilina e Banda; Tio Rodrigo; Tio Geraldo & Banda e Val Paraíso. 

De domingo a terça-feira, as opções para os foliões serão ampliadas e os mais incansáveis poderão sair pulando de um polo a outro, curtindo seus artistas e ritmos prediletos. É quando entram em cena o Polo Candidé de Cavaleiro (Na Praça Rita Coelho, em Cavaleiro); Yapoatan (Na Praça Nossa Senhora do Rosário, Jaboatão Centro); e os polos itinerantes Preacas (Curados) e Índia Morena (Muribeca dos Guararapes/Marcos Freire). Esses palcos funcionarão sempre das 16h às 22h. Na programação, muito frevo, maracatu, caboclinhos, ciranda, brega e blocos líricos.