FMO

29/10


2019

Paulo apresenta a nova carteira de identidade de PE

O governador Paulo Câmara apresentou, hoje, no Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), a nova carteira de identidade de Pernambuco. O documento será processado por meio do Sistema ABIS (sigla em inglês para Sistema Automático de Identificação Biométrica), que vai reduzir o tempo de espera pelo RG para cinco dias e proporcionar a emissão de até 1,2 milhão de documentos por ano, aumentando a capacidade de produção das carteiras em 117%. Paulo Câmara discorreu sobre a nova meta do Governo do Estado, que passa a emitir o novo modelo nacional de carteira, com mais itens de segurança e maior resistência a extravios.

“Estamos iniciando essa nova etapa de disponibilizar para a sociedade pernambucana um novo modelo de carteira de identidade totalmente digitalizado, que vai garantir agilidade e, ao mesmo tempo, o aumento da quantidade de carteiras que são tiradas mensalmente em Pernambuco. Hoje, esse número é de menos de 50 mil carteiras por mês, e queremos, nessa primeira etapa, chegar logo a 100 mil”, assegurou o governador.

Segundo o gestor estadual, isso vai ajudar a atender à grande demanda, garantindo um instrumento moderno e digitalizado. “Vai ainda dar segurança às pessoas, pois poderá ser retirado com as técnicas mais modernas de digitalização. Vamos fazer tudo rapidamente com a marcação e agendamento em todo o Estado de Pernambuco”, explicou.

Para o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, trata-se de um momento histórico. “Depois de 110 anos fazendo o processo de entintamento para coletar os dados digitais da população, Pernambuco passa agora a ter uma forma eletrônica de emitir carteira de identidade, com coletas das impressões digitais eletronicamente, fotografia digital e coleta de assinatura digital. Isso quer dizer que a população vai ganhar em tempo, qualidade e segurança nesse novo modelo de carteira de identidade”, pontuou.

De acordo com o secretário, a população pode agendar atendimento pela internet (www.sds.pe.gov.br ou www.iitb.pe.gov.br) em qualquer posto de atendimento (Expresso Cidadão) localizado do litoral ao Sertão, ou mesmo no IITB. Após a inserção dos dados, o requerente vai imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) com o valor da taxa, no caso da segunda via. A taxa pode ser paga em qualquer instituição bancária ou casa lotérica. A primeira via do RG é isenta de taxas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE

29/10


2019

Armando movimenta filiações no PTB para 2020

Nos últimos 60 dias, o ex-senador pelo PTB de Pernambuco, Armando Monteiro, teve agenda intensa de encontros com mais de 130 lideranças de 45 cidades. O partido destaca um saldo positivo de adesões de pré-candidatos a prefeito e vereadores, em municípios de grande densidade, como Cabo de Santo Agostinho, faltando ainda um ano para as eleições. Os novos petebistas se somam as 50 pré-candidaturas majoritárias já definidas pela sigla, das quais 10 tentam a reeleição e 04 a sucessão. Confira abaixo um levantamento feito pelo diretório do PTB com relação as perspectivas da legenda para 2020

GARANHUNS

Na última sexta-feira, ao lado do prefeito Izaías Régis (PTB), Armando Monteiro encontrou-se com os dois nomes que postulam a sucessão em Garanhuns, o ex-prefeito Silvino Duarte e o atual vice-prefeito Haroldo Vicente. 

Em entrevista a duas rádios locais, o líder do PTB destacou: “Todo partido gostaria de ter dois grandes quadros como opção para continuar e ampliar o bom trabalho feito pelo Prefeito Izaías Régis, coordenador natural do processo de sucessão. A gestão de Izaías tem 75% de aprovação dos Garanhuenses e nossa maior certeza é que estaremos juntos na construção de um projeto vitorioso”.

Em sua participação no programa de rádio, Armando também apresentou um voto de solidariedade para os Pernambucanos da região litorânea, registrando o severo impacto ambiental decorrente do vazamento de óleo, bem como as consequências econômicas para os setores do turismo e da pesca.

AGRESTE MERIDIONAL

Na visita à Garanhuns, Armando Monteiro reuniu-se com lideranças de 10 cidades da região: Caetés, Saloá, Paranatama, Palmeirina, Bom Conselho, Águas Belas, Brejão, Iati, Lagoa do Ouro e Pedra.

A pauta dos encontros foi a leitura do quadro político de cada cidade, a construção de estratégias partidárias de crescimento e também as novas filiações.

Apostando em novos quadros, o PTB filiou o vice-prefeito de Caetés, Severino Gordo, pré-candidato em 2020 e também vários pré-candidatos a vereador. “O PTB tem trabalhado para lançar ao menos 10 candidaturas majoritárias no Agreste Meridional. Tenho certeza que estaremos cada vez mais presentes, lutando ao lado dos companheiros. Temos um modelo de gestão exitosa em Garanhuns e levaremos essa experiência para toda a região, alinhados com as potencialidades de cada município”, afirmou Armando Monteiro.

SERTÃO DO MOXOTÓ

No Sertão do Moxotó, o PTB irá concentrar todos os esforços na volta do ex-prefeito Zeca Cavalcanti à Prefeitura de Arcoverde e na reeleição do prefeito de Betânia, Mário da Caixa. Armando visitou a residência de Zeca Cavalcanti recentemente e saiu animado para somar-se à disputa em Arcoverde.

CABO DE SANTO AGOSTINHO

Em seu primeiro evento político após as Eleições de 2018, o ex-senador Armando Monteiro esteve no Cabo de Santo Agostinho, no último dia 17, para abonar a ficha de filiação do empresário Eduardo Cajueiro. Em seu discurso, Armando Monteiro asseverou: “É triste ver o Cabo tendo a atenção do país apenas nas páginas policiais. Com a terceira maior arrecadação do Estado, as gestões poderiam ter operado as transformações que o povo cabense merece. Junto ao Eduardo Cajueiro, vamos nos esforçar para recrutar técnicos que possam ajudar a desenvolver as tantas potencialidades deste município. Este grupo está desafiado a apresentar uma nova agenda ao Cabo de Santo Agostinho”. Estavam presentes no ato o ex-prefeito de Jaboatão e do Cabo, Elias Gomes, também pré-candidato a prefeito. Os vereadores do Cabo, Professor Arimateia (PSDB), Ricardinho (SD) e Ezequiel (PT).

CATENDE

Pré-candidata a prefeita no município de Catende, Dona Graça filiou-se no último dia 14 ao PTB, com a ficha abonada por Armando Monteiro e pelo presidente da sigla, José Humberto. A recém filiada foi candidata a deputada estadual nas últimas eleições, sendo a mais votada em Catende, com mais de 20% dos votos válidos.

RIO FORMOSO

Em movimento de filiação, o pré-candidato a prefeito no município de Rio Formoso, Dr Edivaldo, aderiu ao PTB no último dia 14. O ex-prefeito é médico atuante e obteve mais de 22% dos votos válidos para deputado federal nas últimas eleições no município.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Ipojuca

29/10


2019

Vou virar também cidadão de Custódia

A Câmara de Custódia aprovou, há pouco, meu título de cidadão custodiense. Autora da proposta, a vereadora Yolanda de Alzira (PSB) informa que a aprovação se deu por unanimidade. Custódia, no Sertão do Moxotó, a 340 km do Recife, está no meu coração desde garoto quando saia de Afogados da Ingazeira, minha terra natal, para jogar futebol por lá e namorar, também.

Terra do doce da fábrica Tambaú, Custódia acompanha meu trabalho pelo blog, as redes sociais e pelo Frente a Frente, através da Itapuama FM e em breve, novamente, pela Custódia FM, que volta a integrar a Rede Nordeste de Rádio.

Ser filho de Custódia me honra muito. Tenho lá, muitos amigos, seguidores, ouvintes e leitores. Aos vereadores, especialmente Yolanda, meu muito obrigado. E vamos marcar a entrega e depois comer um bodinho!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Abreu e Lima

29/10


2019

Prefeito justifica trabalho da primeira-dama em Araripina

Caro Magno,

Em relação à publicação no seu blog, faz-se necessário estabelecer a verdade. A médica pediatra Socorro Pimentel é concursada da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco com vínculo de 20h/semanais, e está cedida à Prefeitura de Araripina sem nenhum ônus financeiro ao Estado.

Sua cedência justifica-se pela elevada demanda de atendimento pediátrico nas Unidades de Saúde de todo o município e, especialmente, nos seis distritos, onde a médica cumpre carga horária de 40h semanais e recebe salário igual aos demais médicos com a mesma carga horária.

Portanto, trabalhando os cinco dias da semana, os dois expedientes, inclusive fazendo atendimento em áreas rurais.

Raimundo Pimentel – prefeito de Araripina pelo PSL


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/10


2019

Nova Mesa Diretora do TJPE será eleita amanhã

O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), composto pelos 52 desembargadores da Corte Estadual, se reúne, amanhã (30/10), às 17h, para a eleição na nova Mesa Diretora da instituição. A votação ocorre na Escola Judicial (Esmape), localizada ao lado do Fórum do Recife. Os quatro eleitos para os cargos de presidente, vices e corregedor assumirão a condução do Judiciário no biênio 2020/2022.

A atual Mesa Diretora do TJPE é composta pelos desembargadores Adalberto de Oliveira Melo (presidente), Cândido Saraiva (primeiro vice-presidente), Antenor Cardoso (segundo vice-presidente) e Fernando Cerqueira (corregedor-geral). Os magistrados tomaram posse em fevereiro de 2018 e ficam no cargo até fevereiro de 2020.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

29/10


2019

População quer liberação de Avenida em Olinda

Comerciantes e moradores do Jardim Atlântico vão reivindicar, em Audiência Pública, promovida pela Câmara Municipal de Olinda, hoje, às 19h, no Salão de Festas da Pizzaria Atlântico, a liberação do trânsito e garantir a segurança em toda extensão da Avenida Fagundes Varela, interditada parcialmente por conta das obras do Canal do Fragoso.

“A pauta principal é liberar o trânsito e sinalizar os acessos, medida que a prefeitura prometeu em reunião anterior e, até o momento, não cumpriu, deixando moradores e comerciantes prejudicados”, disse o vereador Jorge Federal, presidente da Câmara de Olinda e autor da proposta de Audiência Pública.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

29/10


2019

Democracia em pauta

Dentro do ciclo de palestras que vem sendo realizado pelo Movimento Ética e Democracia, no dia 4 de novembro, às 19h, o cientista político Sérgio Fausto (foto) vai explanar sobre o “Desafio de Construir um Pacto Democrático no Brasil”. Na mesa de debates, nomes como Antônio Lavareda e Marcus André de Melo estão confirmados. Será no Auditório do Softex, no Bairro do Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

29/10


2019

Bolsonaro larga entrevista após menção a Celso de Mello

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) abandonou, hoje, entrevista à imprensa brasileira ao ser questionado sobre a crítica do ministro decano do STF (Supremo Tribunal Federal), Celso de Mello, a um vídeo postado em seu perfil oficial no Twitter que criticava a Corte.

Ao sair do hotel onde está hospedado em Riade, capital da Arábia Saudita, para compromisso com membros da realeza saudita, Bolsonaro comentou sobre as expectativas da visita oficial e do jantar de ontem à noite com o príncipe herdeiro do país, Mohammed bin Salman. Quando um repórter fez menção a Celso de Mello, porém, interrompeu a entrevista e se retirou do local. Clique aqui e confira a matéria completa no UOL.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Shopping Aragão

29/10


2019

Promotores não terão de devolver dinheiro irregular

Estadão

Dois promotores de Justiça de Pernambuco que receberam abono permanência irregular não terão que devolver o dinheiro. O subprocurador-geral de Justiça Valdir Barbosa Júnior se baseou em manifestação da Assessoria Técnica em Matéria Administrativa-Constitucional, e disse que ‘referido abono foi deferido por erro da administração e percebido de boa-fé pelo interessado’. As informações constam do Diário Oficial do Ministério Público Estadual publicado na última sexta, 25.

Abono de Permanência é o reembolso do valor da contribuição previdenciária do servidor que opta por continuar em atividade após ter adquirido as condições para a aposentadoria voluntária, mas que decide permanecer na atividade.

O promotor Francisco Assis da Silva recebeu o benefício entre 16 de janeiro de 2012 e 18 de julho de 2016 – ou sejam, quatro anos recebendo o benefício de forma indevida. Em janeiro de 2012, o promotor recebeu R$ 20.707,74 brutos. Em julho de 2016, seu contracheque foi de R$ 32.945,90.

Outro promotor que obteve a permissão para ficar com o valor que recebeu de forma equivocada foi Dinamérico Wanderley Ribeiro de Souza. Ele recebeu o valor referente aos meses de janeiro a setembro de 2019. No primeiro mês deste ano, o contracheque do procurador foi de R$ 33.702,65. Já em setembro, o valor pago a ele foi de R$ 37.893,28.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/10


2019

Célia nega envolvimento com transferência de delegado

Caro Magno,

Com respeito aos leitores de seu conceituado blog, venho esclarecer que, em nenhum momento ou circunstância, fomos responsáveis pela decisão tomada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco quanto a permanência, ou não, do delegado regional em nossa cidade ou sua ida para a cidade de Vitória de Santo Antão, por determinação da Secretaria de Defesa Social – SDS e, nem tão pouco, demos “um golpe” na população.

O povo de Arcoverde sabe que sempre defendemos a legalidade, o respeito as instituições e sua independência. Temos um dos portais de transparência mais bem aprovados pelo TCE e nada tememos em termos de qualquer investigação por parte de qualquer órgão de controle. Também não concordaremos com o uso político por parte de pessoas que buscam apenas se promover com vistas às eleições que se aproximam. Esta decisão envolve o Ministério Público e o Governo do Estado, não a casa legislativa ou nossa pessoa em particular, apesar das ilações feitas ao longo de toda essa história.

Transformar tal fato em mera peça política contra A ou B em nada contribui para melhorar a segurança da cidade e da região pela qual responde a 19ª Delegacia Regional, responsável ainda por outras 09 cidades. Arcoverde permanece com delegado regional. A própria SDS, que promoveu a transferência do delegado desta cidade para outra, já determinou também a nomeação do delegado Marcos Virgínio, que hoje responde pela delegacia municipal, para ocupar a função.

A segurança de uma cidade é um trabalho coletivo: da polícia civil, polícia militar, autoridades e sociedade.

Célia Almeida Galindo

Vereadora e presidente da Câmara Municipal de Arcoverde


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha