Homem arrastado por correnteza morre em Belo Jardim

Um homem de 50 anos, que não teve a identidade revelada, morreu ao tentar atravessar o rio Tabocas, nas proximidades de Serra dos Ventos, distrito de Belo Jardim, Agreste Pernambucano. O Corpo de Bombeiros informou ao blog que foi acionado para a ocorrência por volta das 17h de ontem.

No entanto, os oficiais só conseguiram encontrar o corpo da vítima hoje pela manhã, após várias buscas.

Paulista - Boa praça

O deputado estadual Luciano Duque participou, na manhã deste domingo (16), do lançamento da pré-candidatura do seu filho e presidente da juventude do Podemos no estado, Miguel Duque, à prefeitura de Serra Talhada. O evento aconteceu no antigo clube do Matuto, na Capital do Xaxado, e reuniu lideranças locais e da região.

O jovem tem 25 anos, é advogado de formação e faz sua estreia na política liderando a chapa Podemos, PRD e Agir para as eleições municipais de Serra Talhada este ano. “Eu tenho certeza, Miguel, que nessa sua caminhada as pessoas vão entender que você hoje incorpora o sonho do povo dessa terra de desenvolvimento e um governo que olhe e lute pelas pessoas”, disse o parlamentar.

Duque destacou que não importa o tamanho do palanque adversário. “Miguel é apoiado pelo povo de Serra Talhada. Cada um de nós só tem um voto e esse voto faz a diferença para colocar a comida na mesa do trabalhador, pra ter um médico no posto de saúde, pra ter estrada, pra ter calçamento”, completou. 

Petrolina - Viva a nossa arte

Apesar de ter sido criticado pelo presidente do PT no Recife, Cirilo Mota, por se aproximar da gestão de Raquel Lyra (PSDB) e defender a candidatura própria do partido na disputa pela Prefeitura da capital, ao invés de brigar pela vaga de vice de João Campos (PSB), o deputado estadual João Paulo (PT) foi recebido com bastante apoio no evento do diretório estadual do partido, que aconteceu na noite desta sexta-feira (14), no lançamento do Memorial de ex-presidentes e ex-presidentas do PT Pernambuco.

“Com muita honra que agora faço parte do Memorial de ex-presidentes que fizeram história nos 44 anos do PT Pernambuco. Um momento de homenagem por ter sido presidente do partido estadual, mas me alegro também de ter sido o primeiro vereador do Recife (pelo partido), também ter sido por duas vezes o deputado estadual mais votado do Estado, além de ter sido o deputado federal mais votado do PT no Brasil. Mas a luta continua nesse meu quinto mandato de deputado”, disse João Paulo, que também foi prefeito do Recife em dois mandatos. As informações são do Jornal do Commercio.

Ao ser convocado para subir ao palco para ser homenageado e receber o certificado de reconhecimento, João Paulo foi bastante aplaudido pelos militantes e até chamado de “o melhor prefeito que o Recife já teve”. Gestos que mostram que o deputado estadual, que é líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco, segue com bastante prestígio dentro do partido.

“É um momento de reencontros, em um evento que reuniu as jovens lideranças e os antigos militantes. Vamos à luta enfrentar os desafios destes novos tempos e construir um Brasil mais justo, ao lado do presidente Lula. Em 51 anos de militância política, sem dúvidas, estou muito mais firme do que quando comecei. Viva o Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores”, declarou João Paulo.

Cirilo Mota

A polêmica envolvendo o presidente do PT no Recife, Cirilo Mota, e João Paulo, é que o deputado estadual acredita que o Partido dos Trabalhadores estaria em uma aliança de submissão ao prefeito João Campos e ao PSB. Algo que foi rechaçado pelo presidente do diretório municipal, que segue defendendo a integração da chamada ‘frente ampla’, que apoiou a eleição do presidente Lula (PT) e do vice Alckmin (PSB).

Ipojuca - Minha rua top

Por Houldine Nascimento*

A transferência do lateral-direito Pedro Lima, 17 anos, do Sport Recife ao inglês Chelsea será a maior já feita na história do futebol nordestino. Os valores atingem ao menos 7,5 milhões de euros (R$ 43,2 milhões na atual cotação). Com bônus, a quantia se aproxima de 10 milhões de euros (R$ 57,6 milhões).

O clube pernambucano ainda não oficializou a transação, que depende de alguns “gatilhos”, segundo o diretor Raphael Campos. A cúpula rubro-negra trata a situação com cautela e ainda trabalha para assegurar novos rendimentos ao time em futuras negociações.

O acordo, porém, é dado como certo. Assim, supera a venda feita pelo Bahia ao Lens (FRA) do lateral-esquerdo Jhoanner Chávez, 22 anos, por 4,5 milhões de euros (equivale a R$ 25,7 milhões), em junho de 2024.

Uma diferença é que o equatoriano não foi formado nas categorias de base do Bahia, diferentemente de Pedro Lima. Na mídia internacional, o jovem atleta do Sport é apontado como o “novo Cafu”, tamanha expectativa.

Segundo o jornal espanhol AS, Pedro Lima receberá 800 mil euros (R$ 4,6 milhões) por ano para fechar contrato até 2029. Há a chance de que ele seja emprestado ao Strasbourg, da França, para que adquira mais experiência no futebol europeu. Isso se dará porque há participação de um consórcio liderado pelo empresário Todd Boehly, dono do Chelsea, no time francês.

A compra feita pelo Chelsea, um clube do 1º escalão do futebol mundial, também pode marcar uma mudança de patamar em vendas de jogadores de equipes nordestinas. Além disso, sinaliza o investimento na base como um caminho para times da região.

Não se trata, contudo, de uma venda inédita de jogadores do Sport para clubes estrangeiros. Só para listar saídas recentes: do meia Gustavo (2022) e dos atacantes Mikael (2022) e Joelinton (2015, hoje como volante no Newcastle) para Shabab Al-Ahli (EAU), Salernitana (ITA) e Hoffenheim (ALE), respectivamente.

Antes, era comum a transferência de jogadores de clubes do Nordeste para equipes do Sul e do Sudeste com certa facilidade. O investimento na formação de atletas é uma possibilidade para que times tradicionais da região possam diminuir a disparidade financeira na desigual disputa com os clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

De forma concreta, a transformação em SAF (Sociedade Anônima do Futebol) também tem dado resultado. O Esporte Clube Bahia e, sobretudo, o Fortaleza Esporte Clube comprovam que a mudança de regime na administração dá resultados.

O tricolor cearense tem feito boas campanhas no Campeonato Brasileiro e chegou à final da Copa Sul-Americana em 2023, quando foi derrotado nos pênaltis pela LDU, do Equador.

O Bahia, por sua vez, é o vice-líder da Série A. Claro que se trata de uma situação momentânea, mas o início do tricolor da boa terra no Brasileirão é bastante animador.

São possibilidades que se apresentam ao futebol nordestino e que mostram que há espaço para tornar times da região cada vez mais competitivos.

*Jornalista do Poder360

Ipojuca - Minha rua top

Por Elio Gaspari

Para quem viveu quatro anos de sobressaltos com o ex-capitão falando no “meu Exército”, uma das melhores coisas que aconteceu foi a costura do ministro da Defesa, José Múcio, com os três comandantes das Forças, sobretudo com o general Tomás Paiva, do Exército.

Os dois tocam de ouvido e falam pouco. Quando falam não põem bravatas na mesa. Pode parecer exagero, mas essa paz dos quartéis é a melhor conquista do Lula 3.0.

Serra Talhada - Saúde

Caro Magno,

A Comissão Executiva do PDT em Araripina está em plena legalidade, tendo o aval do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, e alinhado com a governadora Raquel Lyra. Toda e qualquer outra manifestação em nome do partido é mentirosa e tem apenas o objetivo de criar uma narrativa falsa para confundir a população.

O PDT de Araripina possui uma única pré-candidata a prefeita: Ana Paula Ramos, que tem todo apoio do nosso grupo político e representa a continuidade de uma gestão que resgatou Araripina do buraco que a turma do desmantelo colocou nossa cidade.

É necessário esclarecer que não orientei o vice-prefeito Evilásio Mateus a se filiar ao PDT. Ele, por livre e espontânea vontade, assinou sua ficha de filiação sem nenhuma orientação de minha parte.

Raimundo Pimentel

Prefeito de Araripina

Vitória Reconstrução da Praça

Na manhã deste domingo (16), um acidente foi registrado na BR-232, em frente ao Moreno Parque Aquático. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que foi acionada por volta das 9h30 da manhã de hoje. Segundo os agentes, uma van estava tentando acessar a rodovia, quando foi atingida por um ônibus, que tinha como destino Caruaru. Com o impacto, a van foi jogada para fora da pista.

Não houve registro de morte no local e a quantidade de pessoas que ficaram feridas também não foi confirmada pela PRF, mas, a princípio, todos seriam da van. Os feridos foram encaminhados para diversas unidades de saúde.

A PRF aponta que, segundo as informações recebidas pela equipe, as pessoas que estavam na van seguiam para um culto evangélico. 

Além da PRF, o SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estiveram no local. 

Uma das vítimas, uma mulher de 48 anos, foi atendida pelo SAMU e encaminhada no helicóptero da PRF para o Campo do Derby. De lá, ela seguiu para o Hospital da Restauração. A suspeita é de que ela teve um traumatismo crânio encefálico (TCE leve) e fratura na face.

Autor do PL do Abordo, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) reagiu à crítica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a proposta, que equipara a interrupção da gestação acima de vinte e duas semanas ao crime de homicídio. Após Lula afirmar que é contra o aborto, mas que a prática é uma realidade no Brasil e a aprovação do projeto é uma “insanidade”, o parlamentar rebateu alegando que a pena para quem cometer estupro nesses casos pode ser aumentada, e provocou questionando se, dessa forma, o presidente o apoiaria.

“É simples, a relatora pode incluir, mesmo sendo matéria estranha ao texto o aumento da pena para estuprador para 30 anos, fica resolvido presidente, vamos ter o seu apoio já que você é contra o aborto?”, escreveu Sóstenes. As informações são do O GLOBO.

Procurado pelo GLOBO, o deputado disse que assistiu ao pronunciamento de Lula sobre o tema, realizado em coletiva de imprensa na Itália, onde participa de agenda na Cúpula do G7, e definiu a fala do presidente como “peça publicitária”.

“É uma peça publicitária de campanha eleitoral para tentar enganar os eleitores Católicos e Evangélicos, ele falou tudo no vídeo, menos da vida do bebê indefeso de 22 semanas”, afirmou o parlamentar.

Durante sua fala, Lula disse que é contra o aborto, mas afirmou que a prática é uma realidade no Brasil.

“Eu sou contra aborto, entretanto, como aborto é realidade, a gente precisa tratar aborto como questão de saúde pública. E eu acho que é insanidade alguém querer punir uma mulher numa pena maior que o criminoso que fez o estupro. É no mínimo uma insanidade isso. Sinceramente, à distância, não acompanhei o debate muito intenso no Brasil, quando voltar vou tomar ciência disso, tenho certeza do que tem na lei já garante que a gente aja de forma civilizada para tratar com rigor o estuprador e para tratar com respeito a vítima. Quando alguém apresenta uma proposta que a vítima precisa ser punida com mais rigor que o estuprador, não é sério”, afirmou Lula.

A urgência do texto foi aprovada a toque de caixa quarta-feira na Câmara — e gerou mobilizações nas redes sociais contra sua aprovação e também protestos nas ruas de capitais brasileiras. Antes da votação, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que a questão “não é matéria de interesse do governo”.

Na sexta-feira, depois de ver as reações ao PL do aborto crescer, o governo federal passou a se posicionar de maneira mais firme contra o texto, que teve a tramitação em regime de urgência aprovada nesta semana na Câmara. Os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Marina Silva (Meio Ambiente), Cida Gonçalves (Mulheres) e a primeira-dama Janja da Silva criticaram a proposta ontem.

Em suas redes sociais, a primeira-dama Janja da Silva afirmou que o PL é “preocupante” e “ataca a dignidade das mulheres e meninas”. A primeira-dama ainda criticou a tramitação do texto na Câmara dos Deputados, afirmando que era “preocupante” a aprovação da urgência sem discussão nas comissões temáticas. Com a tramitação acelerada aprovada pelos deputados, o texto pode ser votado direto no plenário. E concluiu que não se pode “revitimizar e criminalizar essas mulheres e meninas”, e que é preciso “protegê-las e acolhê-las”.

Do blog do Elvis

No início dos anos trinta, o Recife era o maior centro educacional formador de universitários do Nordeste. Naquela época, existiam os cursos de Direito, Medicina, Odontologia, Engenharia e outros de grande importância na formação acadêmica dos estudantes que sonhavam em conquistar um diploma de Doutor. O Recife era famoso pelos cursos oferecidos, com isto vinha gente de toda parte do Brasil educar-se nesta importante cidade, mas, para os estudantes pobres do interior, estudar na Capital pernambucana era apenas um sonho, tendo em vista que naquele tempo não exista alojamento ou Casa de estudantes para pessoas carentes. Muitos universitários abandonaram, frustraram os estudos e voltaram para seu pequeno interior devido a falta de recursos financeiros.

Diante de todas as dificuldades encontradas, um grupo de estudantes do interior, movidos pelo espírito humanitário, coletivo e voluntário resolveram fundar a Casa do Estudante pobre de Pernambuco, em agosto de 1931. Durante os seus noventa e três anos de história, esta nossa segunda mãe deu total apoio para aqueles secundaristas e universitários aos quais acreditaram e sonharam em ser alguém na vida através dos  seus estudos. Esta instituição pública coletiva,  serviu – e  ainda serve -, como ponto de abrigo para os estudantes carentes das cidades interioranas, onde eles conseguiram por meio de muita luta e sacrifício vencer na vida, devido à existência deste importante alojamento de apoio.

Durante toda a sua existência, o nosso inesquecível abrigo estudantil passou por momentos de turbulências, agitações e revoltas quando os inimigos da educação e também dos meninos pobres do interior quiseram fechar o nosso principal ponto de apoio. Foi muita resistência, bravura e luta  daqueles legítimos estudantes aos quais nunca se curvaram ou se acovardaram perante o regime opressor implantado naquele tempo. Foi preciso muita união e força dos moradores externos e internos para que os carrascos opressores ouvissem o nosso grito de dor e revolta. Em certa ocasião de protesto, uma nuvem preta cobriu a cidade do Recife, pois, fechamos avenidas movimentadíssimas, queimamos pneus para obstruir o trânsito infernal, colocamos mesas e panelões no meio das ruas, conseguimos carro de som no sentido aumentar o calor do movimento, sairmos também  com faixas  e camisas pretas simbolizando o luto e a luta  dos oprimidos impiedosamente.    

Hoje, quase todos os ex-sócios se encontram bem-sucedidos financeiramente e profissionalmente nesse imenso território  nordestino, só não venceu na vida através da CEP aqueles que nunca quiseram nada com a vida, as chances foram desperdiçadas e talvez agora seja tarde para corrigir o erro considerado irreversível. Aqueles que saíram daquele ambiente se encontram espalhados por diversos municípios sertanejos e outras regiões brasileiras. Todos os guerreiros estudantes que residiam naquele local sempre foram chamados de “Xepeiros”, com muito orgulho sim senhor.!

Depois de muito tempo que saímos da Casa, resolvemos realizar uma confraternização no sentido de reencontrar alguns contemporâneos xepianos. Será um momento histórico de lazer, alegria e satisfação em poder reviver aqueles bons tempos vividos naquele ambiente coletivo. A festa ocorrerá no Município de Triunfo, no dia treze de Julho do corrente ano, no restaurante e Bar Sabor da Roça. Maiores informações serão esclarecidas através deste ZAP de Iedo Ferraz Lima. 75 9 9298 8323.

Na próxima terça-feira (18), o cantor e compositor pernambucano Geraldo Maia lança a canção “Não Me Venhas”, terceiro single do seu novo álbum. O pré-save já pode ser feito no Spotify, Apple Music, Amazon Music E Deezer.

Do Blog do Ney Lopes

A cada dia que passa, o sentimento de que o Brasil está se descolando do resto do mundo – da pior forma possível – vai crescendo entre os empresários e o mercado financeiro. A bolsa brasileira tem o pior resultado até agora em 2024, dentre as 15 maiores economias do mundo. O problema é grave e necessita de reparo imediato.

Apesar do País ter um dos maiores juros reais do mundo, o dólar chegou ao patamar de R$ 5,40 esta semana, nossa Bolsa tem a pior performance entre seus pares, e a meta de superávit fiscal para este ano foi adiada. O País não tem poupança interna para bancar os investimentos necessários.

Fora grandes empresas e fundos que estão aqui para o longuíssimo prazo, o Brasil hoje não atrai investimentos.

O maior adversário do governo Lula é o próprio presidente, que não se contentou em ter voltado triunfalmente ao poder. Ele assume o comando da economia e o desastre se instala, com gastos exorbitantes. As nossas empresas e a nossa moeda estão depreciadas, mantendo o juro nas alturas.

O arcabouço fiscal fracassou pelo desprezo do Presidente, que afasta as opiniões de grupos moderados, que o apoiaram na eleição. Lula está alimentando a polarização e mantendo o País numa permanente queda de braço.

Lula não acredita em equilíbrio fiscal e isso destrói a credibilidade da equipe econômica. Haddad é um bom ministro, mas quem manda é o presidente, que ultimamente não o apoia.

Tudo isso acontece pelo “populismo” do presidente, em véspera de eleição municipal. Há também uma parcela de culpa da classe política. Os membros do Congresso, quando pressionam a qualquer custo liberação de verbas, agem com irresponsabilidade e realmente colocam o governo numa posição sem alternativa.

2026 vem aí

Tudo parece crer que o discurso confiável será aquele que pregue uma reconstrução nacional, com base em regras e princípios estáveis. O governador Ronaldo Caiado, de Goiás, mostra eficiência e competência, sobretudo na condução do nosso agronegócio.

É um nome hoje favorito!

O ex-prefeito de São José do Belmonte, Rogério Leão, que tinha colocado o seu nome para disputar novamente a Prefeitura municipal neste ano, informou – por meio de nota publicada nas suas redes sociais -, que não irá mais concorrer ao cargo. Segundo ele, a decisão aconteceu após o Republicanos, partido ao qual está filiado, anunciar a obrigatoriedade de composição da legenda com o PSB.

“Acatar essa determinação fere minha trajetória política, pois todos vocês sabem das minhas divergências com o atual modelo de gestão municipal . Neste sentido, e por não concordar com tal decisão, com indignação e tristeza resolvi me afastar da disputa. Quero agradecer ao companheiro Erik Diniz”, afirmou Leão.

Na sexta-feira (14), o Republicanos, que é presidido em Pernambuco por Samuel Andrade, emitiu uma nota comunicando aos membros da comissão provisória do partido em São José do Belmonte a determinação de alinhamento com o PSB.

Confira abaixo

Completando 80 anos na próxima quarta-feira (19), Chico Buarque participou em Paris de um protesto contra o avanço da extrema-direita na França. A manifestação reuniu dezenas de milhares de pessoas neste sábado (15), em meio à crise política e uma inesperada antecipação das eleições legislativas.

Chico Buarque estava acompanhado do jogador Raí, que registrou o momento em suas redes sociais. Os dois apareceram segurando uma bandeira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Viva a frente popular, contra os fascistas”, postou Raí, destacando a participação de mulheres feministas na marcha. As informações são do O GLOBO.

Raí jogou no Paris Saint-Germain de 1993 a 1998 e é considerado um dos maiores jogadores da história do clube. Chico Buarque emplacou vários sucessos na França, como a canção “Esta moça está diferente”, e tem residência em Paris.

A manifestação foi organizada por sindicatos e partidos de esquerda em diferentes cidades na França, como forma de protestar à possibilidade do partido Reunião Nacional (RN), da ultradireitista Marine Le Pen, vencer as eleições legislativas e emplacarem um primeiro-ministro em um próximo governo. O partido venceu com folga as eleições europeias no país e levou o atual presidente, o centrista Emmanuel Macron, a antecipar as eleições legislativas em uma manobra considerada arriscada pelos especialistas.

O controle do PDT em Araripina, maior colégio eleitoral do Sertão do Araripe, virou um imbróglio. Líder em todas as pesquisas, o vice-prefeito Evilásio Mateus, filiado ao partido depois de orientações do prefeito Raimundo Pimentel, ficou sem apoio do gestor e agora luta por uma candidatura em faixa própria. 

Os maiores defensores da sua candidatura são o ex-prefeito e ex-deputado Emanuel Bringel, que conseguiu colocar o filho Bringel Filho como presidente da comissão provisória do PDT no município. O acordo foi com o presidente estadual da legenda, Wolney Queiroz, defensor da candidatura de Evilásio.

Mas o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, até ontem não havia homologado a nova comissão provisória com Bringel Filho sob o seu comando. O que corre nos bastidores é que a governadora Raquel Lyra, a pedido do prefeito, fez a cabeça de Lupi para manter a atual comissão provisória, submissa a Pimentel. 

Tudo depende agora do prestígio de Wolney com Lupi.

Em virtude das chuvas constantes registradas nos últimos dias, oito rios superaram a cota de segurança, provocando inundações em Pernambuco. A atualização mais recente foi feita neste domingo (16) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que emitiu um novo aviso hidrológico.

Desta vez, o alerta de inundação foi para o Rio Capibaribe-Mirim, em Caricé, no município de Itambé, na Zona da Mata Norte. Segundo a Apac, houve impacto nas cidades de Itambé e Goiana, na mesma região. No balanço da noite de sábado (15), a Apac apontou inundação em sete rios. As informações são do Diario de Pernambuco.

São eles: 

  • Rio Ipojuca, em Ipojuca (Grande Recife)
  • Rio Sirinhaém, em Barra de Guabiraba (Mata Sul)
  • Rio Jacuípe, em Alagoas, mas com impacto em Água Preta, na Mata Sul, e monitorado pela Apac
  • Rio  Siriji,  em Vicência, na Mata Norte
  • Rio Sirinhaém, em Joaquim Nabuco, na Mata Sul
  • Rio Amaraji, em Ribeirão, na Mata Sul
  • Rio Pirangi, em São Benedito do Sul, na Mata Sul 

No sábado, também foi feito um alerta para o risco de inundação do Rio Tracunhaém, que pode prejudicar moradores de três cidades:

  • Goiana
  • Itaquitinga
  • Nazaré da Mata 

Balanço

Conforme a Defesa Civil de Pernambuco, houve deslizamento de barreiras em Joaquim Nabuco, Olinda, Rio Formoso e São Lourenço da Mata, todas sem vítimas. Os alagamentos atingiram Jaboatão dos Guararapes, Recife e São José da Coroa Grande. 

A Defesa Civil de Pernambuco informou, no sábado (15), que havia 87 desalojados e 24 desabrigados no Estado.

Governadora

Pelas redes sociais, a governadora Raquel Lyra (PSDB) informou que a equipe estava acompanhando os impactos das chuvas que estão atingindo o Grande Recife e as regiões do Agreste e das Zonas da Mata Norte e Sul. “A Apac, Defesa Civil e  bombeiros estão de prontidão, monitorando as chuvas intensas e fazendo resgates em algumas áreas alagadas na RMR”, disse.

Chuvas

Para este domingo, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de tempo nublado, com chuvas isoladas. No Recife, as precipitações das últimas 24 horas representaram 40% do esperado para junho. A prefeitura disponibilizou abrigos para quem precisar. O telefone para contato é  0800 081 3400 

Veja onde mais choveu em 24 horas

  • Recife: 112,31 mm  (Alto Mandu)
  • Goiana: 80,76 mm  (Ponta de Pedra – APAC)
  • Tamandaré: 71,07 mm  (PSF – APAC)
  • Barreiros: 70,15 mm  (Hospital Municipal)
  • Ipojuca: 69,72 mm  (Núcleo Maranhão – APAC)
  • Escada: 66,69 mm  (ETA Compesa)
  • Olinda: 65,94 mm  (Águas Compridas) 

O telefone da Defesa Civil estadual é 199. Bombeiros: 193. 

Telefones da Defesa Civil nas cidades

  • Recife 0800.081.3400
  • Abreu e Lima: (81) 99933.6380
  • Araçoiaba: (81) 3543.8983
  • Cabo de Santo Agostinho: 0800.281.8531
  • Camaragibe: (81) 2129.9564, (81) 99945.3015 e 153
  • Igarassu: (81) 99460-9073
  • Itamaracá: (81) 3181-2490 e 199
  • Ipojuca: (81) 99231.8607 (telefone e WhatsApp)
  • Itapissuma: (81) 98844-5216
  • Jaboatão dos Guararapes: (81) 3461.3443 e (81) 99195.6655
  • Moreno: (81) 98299.0974 e (81) 98128.2018
  • Olinda: (81) 99266.5307 e 0800.081.0060
  • Paulista: 153
  • São Lourenço da Mata: (81) 98338.5407

Petrolina é a primeira cidade do estado a receber a caravana itinerante da Comissão Estratégica do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Liderada pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, a comitiva visitou, na manhã desta sexta-feira (14), a Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE).

Recebida pelo diretor adjunto da Unidade Regional do Sistema FIEPE, Huberto Costa, a caravana conheceu a experiência e as capacitações do SENAI, FIEPE, SESI e IEL. Depois de ouvir os representantes de cada entidade, o presidente do TJPE, elogiou a estrutura, destacando a formação profissional, consultorias, serviços de saúde e educação básica que são oferecidos para os industriários, familiares e comunidade regional.

“O Sistema FIEPE tem um papel preponderante no desenvolvimento de Petrolina e de todo o Vale do São Francisco. Nossa caravana veio colher as práticas exitosas realizadas por estas quatro instituições, que são exemplos de formação profissional, seleção de estagiários e na defesa dos interesses do setor produtivo, com ênfase para a indústria”, ressaltou.

Participaram ainda da visita integrantes da Comissão Estratégica do TJPE: o desembargador Paulo Augusto de Freitas (presidente do órgão), o desembargador Erik Simões (também coordenador-geral do Núcleo de Conciliação) e a juíza Brenda Paes Barreto. Fizeram parte do comitê de recepção o gestor do Sesi Petrolina, Cássio Saturnino; a coordenadora da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da FIEPE, Fabiana Ribeiro; a gestora Escolar do SENAI Petrolina, Carol Campos, e a coordenadora do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), Ana Barroso.

A interiorização dos eletrificados

As vendas de veículos leves eletrificados em maio, segundo estudo da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, mostra que há um processo de interiorização da eletromobilidade no Brasil. Nos cinco primeiros meses de 2024, os municípios do interior, excluindo as 27 capitais, foram responsáveis por quase a metade (46%) dos emplacamentos de eletrificados de todas as tecnologias no período. Em números, isso significa 29.697 eletrificados emplacados fora das capitais – do total de 64.908 no acumulado nacional do ano. Detalhe significativo: os elétricos BEV e PHEV com recarga externa emplacados no interior representaram 68% (20.250) do total de eletrificados vendidos nessas cidades (29.697), de janeiro a maio. Os 32% restantes das vendas no interior no período (9.497) foram híbridos convencionais (HEV+HEV FLEX+MHEV). Destes, os híbridos flex movidos a etanol representam 44% (4.141), os híbridos a gasolina/diesel 31% (2.936) e os micro híbridos MHEV 25% (2.370).Essas proporções são aproximadamente as mesmas registradas nas capitais (e dentro da média nacional) dos últimos meses: 68% das vendas de eletrificados são veículos plug-in e 32% são não plug-in (HEV, HEV flex e micro híbridos MHEV).

Em outras palavras: o comprador do interior demonstra a mesma preferência do comprador das capitais pelos modelos tecnologicamente mais avançados (BEV e PHEV).“Esses números são muito importantes”, comemorou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Eles indicam que a eletromobilidade é um fenômeno que se dissemina de modo uniforme em diferentes regiões do país. Já não estamos mais falando de uma tendência concentrada em algumas poucas capitais do Sudeste”, acrescentou. “No final do ano passado, vimos que a eletromobilidade se expandia para o Nordeste e Centro-Oeste. Agora, ela se espalha pelas cidades do interior”.

Desempenho em maio – Só no mês passado, o mercado brasileiro emplacou 13.612 veículos leves eletrificados (de todas as tecnologias) e chegou a 64.908 nos cinco primeiros meses do ano. A liderança no mês continua com os veículos plug-in (com recarga externa), com 66,5% de participação nas vendas do segmento, puxada principalmente pelos BEV 100% elétricos. O resultado de eletrificados em maio representa um crescimento expressivo de 111,5% sobre maio de 2023 (6.435), embora com queda de 10,5% sobre abril (15.206). Já no acumulado de janeiro a maio, o total indica um aumento de 149% sobre o mesmo período em 2023 (26.014).Se a comparação for sobre os cinco primeiros meses de 2022 (16.354), o aumento é de 297%.

Crescimento sustentável – A participação de mercado (market share) dos eletrificados sobre o total das vendas domésticas de veículos leves (de todos os tipos de combustível) tem se mantido constante, em torno de 7% a 8%, desde o início do ano.Um detalhe importante é a participação dos veículos plug-in (BEV e PHEV) de janeiro a maio, que também se mantém constante, num alto patamar em torno de 5% do total das vendas. Essa participação tem crescido de modo sustentável. Em maio de 2023, por exemplo, o market share dos eletrificados era 3,9%, praticamente metade da atual – já o estoque total de eletrificados em circulação no país desde o início da série histórica da ABVE (2012 a maio/24) chegou em maio 285.339 veículos, ou 0,67% de participação sobre o total geral de veículos leves emplacados no mesmo período. Mantida a tendência de crescimento dos últimos meses, isso significa que esse mercado atingirá a marca simbólica de 300 mil veículos em circulação na virada do segundo semestre. A ABVE mantém sua avaliação de que as vendas de eletrificados em 2024 fecharão o ano com mais de 150 mil emplacamentos, ou cerca de 60% do total de 2023 (93.927).

Tecnologias – Em maio, as vendas dos veículos elétricos plug-in (BEV +PHEV) foram de 9.057 unidades, o que representa 66,5% do total de eletrificados vendidos no mês (13.612).Os BEV 100% elétricos foram responsáveis por 5.175 emplacamentos no mês (38% do total de eletrificados). Estes veículos estão ganhando o mercado nacional, colocando o Brasil na mesma rota tecnológica de países europeus e asiáticos. O contraste é flagrante em relação ao ano passado. Em maio de 2023, o mercado brasileiro havia emplacado apenas 615 veículos 100% elétricos, com participação entre os eletrificados inferior a 10%. Doze meses depois, o crescimento dos BEV foi de 742%. Já os veículos híbridos plug-in (PHEV) alcançaram 28,5% de participação sobre os eletrificados em maio, com 3.882 unidades. Desde março de 2023, os PHEV estão ganhando mercado. Sobre maio de 2023, o crescimento desse segmento foi de 60%.

Os híbridos não plug-in (HEV+HEV FLEX+MHEV) ficaram em maio com 33,5% do total de eletrificados, com 4.555 veículos. Os híbridos HEV a gasolina/diesel totalizam em maio 1.360 emplacamentos, ou 10% dos eletrificados. Sobre maio de 2023 (482), o crescimento de 182% foi expressivo. Já os híbridos flex (HEV) representaram 15,1% do total de eletrificados, com 2.052 veículos em maio. Sobre maio de 2023 (1.746), houve um leve crescimento de 17,5%. Por fim, o mercado em maio emplacou 1.143 micros híbridos (MHEV), ou 8,4% sobre o total de eletrificados. Sobre maio de 2023, há uma leve retração de 2%.

Modelos e montadoras – A BYD e a GWM seguem na liderança do mercado de leves eletrificados no país. Em maio, a BYD foi responsável por 38,6% dos emplacamentos (5.254), enquanto a GWM ficou com 14,5% (1.972). De janeiro a maio, só essas duas montadoras apresentaram ao mercado 18 modelos, sendo 16 deles elétricos plug-in.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2024, as cinco montadoras que mais emplacaram eletrificados, foram:

1º – BYD – 27.238

2º – GWM – 9.988

3º – Toyota – 8.897

4º – CAOA Chery – 4.103

5º – Volvo – 2.970


Os cinco modelos mais emplacados entre janeiro e maio foram:

1º – Song Plus GS DM / BYD (PHEV) – 8.127

2º – Dolphin Mini GS EV / BYD (BEV) – 7.741

3º – Dolphin GS 180 EV / BYD (BEV) – 6.295

4º – Corolla Cross XRX Hybrid /(HEV flex) – 5.218

5º – Haval H6 / GWM (HEV) – 2.916

Motivações para um carro elétrico – Qual a razão para que os carros elétricos mudem o comportamento do consumidor brasileiro? O forte apelo ecológico e sustentável? O fato é que eles estão ganhando cada vez mais espaço nas cidades brasileiras. Pontos de recarga podem ser encontrados nos mais variados locais e novos empreendimentos imobiliários já os disponibilizam como diferencial para os seus proprietários. Os interessados se sentem também atraídos pela possibilidade de não terem mais certos custos de manutenção, como as trocas de óleo regulares e os gastos com combustíveis. Porém, os consumidores ainda possuem dúvidas sobre as vantagens de trocar os modelos a combustão pelos carros elétricos. “Existe uma grande expectativa sobre o carro elétrico ser o resolvedor de diversos problemas e no Brasil não é diferente”, afirma Roberto James, mestre em psicologia e especialista em comportamento do consumidor.  

Baseado nessas percepções e buscando responder o porquê de as pessoas quererem ter um carro elétrico, Roberto James pesquisou 203 consumidores de vários estados do Brasil, com idades entre 18 e 65 anos.  Os resultados foram surpreendentes: mais de 70% dos entrevistados querem ou desejam um carro elétrico. “Um dado relevante é que não houve diferença significativa em relação à renda dos entrevistados”, relata o especialista. Sobre as motivações para a aquisição de um carro elétrico, 30% responderam que era pelo fato de esse tipo de veículo não poluir.  Já as opções “Eletricidade ser mais barata do que gasolina”, “Não preciso mais ir ao posto de combustível” e “Vou poder abastecer de casa”, juntas, somaram o percentual de 42%, o que demonstra uma expectativa de economia muito grande na relação de troca do carro a combustão pelo elétrico.

Quando questionados sobre o quanto estariam dispostos a pagar a mais por um carro elétrico, mais de 30% responderam que não querem pagar nem um real a mais e mais de 50% aceitariam pagar até 20% a mais, por se tratar de uma economia ambiental. Como conclusão dos seus estudos, James aponta que o consumidor quer economizar e, se isso puder ser feito de forma mais segura e mais limpa, ambientalmente falando, ele está disposto a investir. “Enquanto houver reservas de petróleo suficientes para demanda de combustíveis, os veículos a combustão terão seu mercado. Aquele que facilitar a jornada do consumidor terá grandes chances de conquistar o mercado”, ressalta ele. 

Novo Haval H6 PHEV19 custa R$ 239 mil – E por falar em GWM, a marca no Brasil acaba de lançar o híbrido plug-in Haval H6 PHEV19, já como modelo 2025, com preço promocional de R$ 229 mil – válido até o dia 20 de junho e para apenas um lote inicial de 1.019 unidades (depois, já no dia seguinte, pula para R$ 239 mil. Uma das mais interessantes novidades do novo Haval PHEV19 é o sistema V2L (Vehicle to Load), que permite o fornecimento de energia do carro para um aparelho elétrico externo. Para o sistema funcionar, é necessário um cabo especial que conta com três tomadas do padrão brasileiro de 3 pinos em uma das extremidades. Ao plugar a outra extremidade no bocal de recarga do carro, esse cabo fornece energia para até três equipamentos 220V simultâneos, com limitação de corrente máxima de 13 A e potência máxima combinada de até 3.300 W. Nesta condição de potência máxima de uso, a bateria fornece energia por até 5 horas sem consumir uma gota de combustível. Esse cabo será oferecido como acessório homologado nas concessionárias GWM até o início de agosto, ainda sem preço oficial definido. Com o novo recurso V2L, o Haval H6 PHEV19 pode fornecer energia mesmo quando a bateria do sistema híbrido estiver descarregada, já que o motor a combustão do Haval H6 pode ser acionado para se transformar em um gerador para recarregar tanto a bateria do próprio veículo quanto fornecer energia para qualquer equipamento elétrico de 220V. 

O GWM Haval H6 PHEV19 possui uma autonomia 74 quilômetros segundo o Inmetro. Equipado com tração dianteira e uma bateria de 19 kWh, o SUV conta com uma potência e torque combinados de 326 cv e 53 kgfm, respectivamente. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, destacando-se pelo equilíbrio entre eficiência energética e desempenho. Como de praxe na marca, o processo de compra e vendas será pela internet, diretamente pela montadora, via Mercado Livre. O Haval H6 PHEV19 fica posicionado entre o H6 HEV2 e o H6 PHEV34. É, quando comparado com seus concorrentes diretos, o único híbrido que oferece a opção de recarga rápida. Quando conectado a um carregador DC (corrente direta), o SUV da GWM suporta até 33 kW de potência, permitindo recarregar sua bateria de 19 kWh de 30% a 80% em apenas 28 minutos.

Chama a atenção o quesito segurança: ele tem, por exemplo, condução semiautônoma nível 2+ – o mais avançado disponível no seu segmento –, piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas e motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas e reconhecimento de placas de trânsito. Também vem com Auto Reverse Assistance e Parking Assist para vagas paralelas e em 45° e 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) com câmera 360°. Entre os itens de tecnologia e conforto, ele traz update de software pela nuvem, controle remoto do veículo pelo celular, central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comandos por voz em português, teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags e porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença.

Fiat Panda – A Fiat acaba de revelar, na Europa, as primeiras imagens do Grande Panda, primeiro modelo de uma nova família de veículos derivada da plataforma multienergia Smat Car, ou STLA Small. Ele será lançado primeiramente no Velho Continente, Oriente Médio e África com versões elétrica e híbrida. Ele tem 4 metros de comprimento e capacidade para 5 pessoas, com linhas que remetem ao Panda original, apresentado nos anos 80 e que se tornou um clássico da marca para as cidades europeias. Com o Grande Panda, a Fiat inicia agora a sua transição para plataformas globais comuns que cobrem todas as regiões do mundo.

Venda de motos e segurança no trânsito – O Brasil enfrenta uma revolução sobre duas rodas: as vendas de motocicletas atingiram um marco histórico, impulsionadas pela busca por mobilidade e oportunidades de trabalho. No entanto, este crescimento vem acompanhado de um sombrio aumento nos acidentes e fatalidades nas estradas. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), o país testemunhou um grande salto na produção, com 1,57 milhão de unidades fabricadas no último ano, alimentando uma frota de 27 milhões de motocicletas circulando pelas ruas do país. Além disso, uma análise dos dados divulgados pelo Infosiga revela uma tendência preocupante: somente no estado de São Paulo, entre os primeiros meses de 2022 e 2023, houve um aumento de aproximadamente 5,64% nas fatalidades de motociclistas, saltando de 461 para 487 acidentes fatais no período. Esse aumento se intensificou ainda mais no comparativo do primeiro trimestre de 2023 e 2024, com um crescimento significativo de 17,45%. Por isso, Alper Seguros alerta para a urgência da segurança nas estradas. “Com o surto de motocicletas, o risco de acidentes é cada vez maior. A contratação de um seguro é vital para proteger os motociclistas e suas famílias em caso de tragédias”, ressalta Antônio Azevedo, vice-presidente de Auto, Frota e Consórcio da Alper Seguros.

Em média, a frequência de sinistros de motos no Brasil é mais significativa que a de automóveis, o que faz com que muitas seguradoras limitem a aceitação do seguro. “Muitas delas optam por garantir cobertura apenas para motocicletas de alta cilindrada, cujo perfil de segurado prevalece entre pessoas de classe média, acima de 40 anos. No entanto, há prevalência de circulação de motocicletas de baixa cilindrada, que são predominantemente conduzidas por trabalhadores dos mais variados tipos de entrega”, esclarece Azevedo. Com o surgimento de aplicativos e o aumento na demanda por serviços de entrega rápida, o contingente de entregadores sobre motocicletas tem aumentado consideravelmente. Esses profissionais enfrentam condições desafiadoras nas ruas, muitas vezes lidando com prazos apertados e tráfego intenso. Dessa forma, o aumento de entregadores nas ruas impacta diretamente os números de fatalidades no trânsito, uma vez que esses trabalhadores estão mais expostos a riscos de acidentes. 

Consórcio: 3 dicas para adiantar a contemplação – O mercado de consórcios no Brasil tem crescido, destacando-se como uma alternativa atraente para a aquisição de bens e serviços. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o setor registrou um aumento de 12,5% no número de participantes ativos em 2023, atingindo a marca de 8,5 milhões de consorciados. Esse crescimento reflete a busca dos consumidores por modalidades de compra planejada, sem juros e com condições mais flexíveis. E, claro, quando alguém entra em um consórcio tem a esperança de logo ser contemplado. Mas, para quem não quer depender apenas da sorte, o diretor da Âncora Consórcios, Márcio Massani, separou algumas dicas para dar aquele empurrãozinho para adiantar a contemplação.

1 – Faça um bom planejamento financeiro: tenha controle dos seus gastos e se organize para economizar. Assim, é possível juntar um valor e disponibilizá-lo para lance.

2 – Conheça as modalidades de lances disponíveis no grupo: oferecer lances é uma maneira de acelerar a contemplação. Para isso, é necessário analisar o histórico e a porcentagem de lances vencedores no grupo participante. 

3 – Mantenha suas parcelas em dia: para participar das assembleias, é essencial que as parcelas estejam em dia. Além disso, algumas administradoras oferecem uma modalidade de lance chamada “lance fidelidade”, em que apenas os consorciados que pagaram suas parcelas até o vencimento poderão ofertar lances.

 “Uma dica extra, e a mais importante, é: a escolha de uma boa administradora é imprescindível para apoiar todo o processo com confiança e segurança”, completa Massani. Para saber se a empresa é credenciada, o ideal é acessar o site abac.org.br e clicar na aba associados e parceiros. Além disso, olhar a reputação da empresa no Reclame Aqui é super válido.  

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico