Ex-funcionário do TSE teme pedido de prisão por Moraes

Por Leandro Magalhães*

ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, órgão criado no TSE, afirmou que teme alguma retaliação do ministro Alexandre de Moraes. Perito em crimes cibernéticos, Eduardo Tagliaferro era responsável pela apuração e elaboração de relatórios encomendados por Alexandre.

“Dr. Kuntz [advogado] tem essa preocupação. Ele defende outras pessoas em casos conduzidos pelo ministro Alexandre e alguns de seus clientes já passaram uma temporada presos, mesmo sem a concordância da Procuradoria Geral da República. Caso isso aconteça, na visão dele, seria mais uma oportunidade em que, infelizmente, o ministro demonstraria que se afasta ao respeito das leis e da história de compromisso do supremo com as garantias constitucionais”, afirmou Tagliaferro.

O ex-funcionário do TSE relatou à CNN um pouco do trabalho dele no tribunal e disse que em vários momentos achou algumas coisas estranhas, mas que cumpria ordens.

“Estava no TSE, as eleições foram uma loucura. A carga de trabalho era absurda e havia uma chuva de demandas vindas de muitas pessoas. Muitas vezes tinha a sensação de que alguns pedidos não eram ligados às eleições ou com questões do TSE. Questionei meus superiores e me foi explicado que estava tudo certo, não havia problema nenhum e que era para seguir apenas fazendo o meu trabalho. Não questionei e busquei fazer o meu melhor, sem maiores ponderações.”

Tagliaferro concluiu, “espero que eles realmente estejam certos e não tenha cometido nenhuma ilegalidade sendo induzido a erro. Vários momentos achei algumas coisas estranhas, mas cumpria ordens. Espero que não tenha feito nada de irregular”.

À CNN, o advogado de Eduardo Tagliaferro, Eduardo Kuntz, afirmou que irá pedir o trancamento do inquérito. “Vou buscar o trancamento deste inquérito. Ele foi instaurado em absoluta contrariedade ao Regimento Interno do Supremo. O único ministro que pode instaurar inquéritos de ofício é o presidente. Caso o faça, deve encaminhar ao distribuir e ser sorteado para um dos outros 10 ministros.”

A defesa de Tagliaferro também criticou a condução do ministro Alexandre de Moraes. “Com todo respeito, mais uma vez, o ministro Moraes abusa de seu poder de manipular o sistema e atua em caso que tem interesse pessoal direto de ofício. Inclusive, sem a concordância da Procuradoria Geral da República. Isso precisa acabar e as leis precisam voltar a serem respeitadas urgentemente.”

Em depoimento à PF na última quinta-feira (22), Tagliaferro disse que, na ocasião, entregou o aparelho a um compadre – que depois foi procurado pelo delegado José Luiz Antunes para que entregasse o dispositivo.

Segundo Tagliaferro, o delegado teria dito ao seu compadre que “havia chegado uma ordem” do próprio Moraes para que o celular fosse encaminhado para o seu gabinete em Brasília.

Isso, no entanto, não aconteceu – tanto que o celular ficou com a Polícia Civil e foi entregue a Tagliaferro posteriormente, “fora de qualquer invólucro, saco plástico, lacre etc.”

O inquérito foi aberto por Moraes depois que o jornal Folha de S. Paulo revelou mensagens que apontam que o setor de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral foi demandado de forma não oficial pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante e após as eleições de 2022.

Moraes afirma não haver ilegalidade. Os ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia, além da Procuradoria-Geral da República, defenderam publicamente o colega.

*Jornalista da CNN

Um dos programas de TV mais tradicionais no Brasil, o Canal Livre, da Band, entrevista o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, neste domingo (25). A exibição será às 20h, na Band News, e às 23h30, na Band.

Entre os temas do programa, Silvio Costa Filho destacou o crescimento da economia brasileira sob a liderança do presidente Lula; a ampliação de do setor aeroportuário brasileiro, além do fortalecimento do setor portuário no país, entre outros temas.

Na noite de sábado (24), a cidade de Surubim assistiu ao que está sendo considerado o maior evento de campanha do município. Milhares de pessoas a pé, em motos e em carros realizaram um misto de carreata, motociata e passeata para inaugurar o comitê do candidato do União Brasil à Prefeitura, o deputado Chaparral.

O candidato a prefeito de Itapissuma, Cal Volia, realizou uma grande caminhada, na noite deste sábado (24), no município. O evento contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além dos deputados João Paulo Costa (estadual) e Eriberto Medeiros (federal).

Durante o percurso, muitos apoios de gente que saía de suas casas para abraçar o time da vitória. “Cal é um homem sério, trabalhador; um grande prefeito que está voltando para, ao lado de GG, seu vice, fazer muito pelo povo de Itapissuma. De Brasília, vamos ajudar muito a cidade junto com o presidente Lula, trazendo investimentos para gerar emprego e renda” destacou Silvio Costa Filho.

Por Fernando Castilho*

Nos últimos dez anos, o trecho da BR-101 Sul entre o entroncamento na fábrica da Vitarella, em Jaboatão dos Guararapes, e o Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, viveu a transformação extraordinária na sua geografia em termos de ocupação do território entre a rodovia antiga (que corta os distritos de Prazeres e Ponte dos Carvalhos) e que une os dois municípios.

Em apenas uma década foram construídos ali, dois milhões de metros quadrados de galpões (300 mil deles em processo de construção sendo finalizada) que levaram para a região mais de 400 empresas de diversos tamanhos gerando aproximadamente 20 mil empregos e um tráfego de mais de 30 mil veículos/dia, entre eles, 10 mil caminhões que cortam as duas entradas no maior complexo logístico do Nordeste.

Curiosamente, a infraestrutura adjacente à antiga BR-101 de pista simples – onde se iniciou a ocupação industrial do Estado ao Sul da Região Metropolitana do Recife a partir da antiga Coperbo, no Cabo – e o trecho duplicado que conecta as duas entradas, em Prazeres, em Jaboatão, não recebeu qualquer investimentos em termos melhoria da infraestrutura rodoviária.

Durante esse período, entretanto, aconteceu um debate entre do governos Federal, cujo DNIT é responsável pela rodovia, o estado que se beneficia do principal destino desse tráfego em direção à Suape e as duas prefeituras que receberam a antiga rodovia federal, que não conseguiu equacionar uma solução para os problemas numa espetacular demonstração de incompetência política cujos resultados no território vão muito além da simples deterioração das pistas.

O polo de logística é um cluster consolidado. Ele atraiu grandes investimentos imobiliários. Estão atuando ali, entre outras companhias, a Cone que tem o mais moderno complexo de logística do Nordeste, com 900 mil m² de armazéns lotados e um complexo de serviços classificado com AAA; a Armazena que tem mais de 600 mil m² no território; a Log Prophets, uma companhia do grupo MRV, e o BTLG11, um fundo imobiliário de logística do BTG Pactual, além de uma dezenas de outras empresas do setor.

Também estão lá, os CD independentes de empresas como rede de supermercado Arcomix e (ainda este mês), a nova CD do Grupo Ferreira Costa. Apenas neste mês, foram inauguradas os novos CDs das plataformas de e-commerce da Amazon e do Mercado Livre, cada uma com 70 mil m2 e que sozinhas estão gerando mais 2.500 empregos cada.

Clientes globais

No Cone, estão empresas como a Unilever, Sadia, Fedex e o GPA cuja área de galpões ocupa 120 mil m2. Fora do Cone estão operadores logísticos com o JLS que opera um porto seco nas margens da antiga rodovia em Ponte dos Carvalhos.

Todo esse tráfego pesado de caminhões de até 35 toneladas se junta com milhares de motos, carros de aplicativos, veículos de pequeno e médio porte e o sistema de ônibus urbanos que transporta parte dos funcionários das empresas.

Também trafegam quase 200 ônibus sob contratação das empresas que devido ao caos do sistema viário asseguram a presença dos seus empregados nos horários de entrada e saída com fretamentos.

O resultado dessa operação desorganizada, especialmente na antiga BR-101, é um tráfego lento por estrada esburacada, com ocupação de grande parte do acostamento de até 200 carretas de carrocerias longas e proliferação de todo tipo de serviço para atendimento desse mercado, inclusive de prostituição.

Entretanto, existem serviços de qualidade para o suporte adequado do negócio. Ainda no governo Eduardo Campos, uma PPP levou ao local uma rodovia pedagiada que leva ao Complexo Portuário de Suape que acomoda a maior parte do tráfego de caminhões que diariamente entram e saem do porto. Por sua vez, o complexo da Cone Multimodal abriga sozinho 140 empresas de todos os tamanhos.

A empresa viu um novo negócio e montou um truck-center com capacidade de 500 veículos, cujos serviços permitem que uma carreta carregada fique abrigada em segurança no pátio, deslocando-se para Suape apenas quando é prevista uma janela de carga e descarga.

Segurança e limpeza

Mas fora dessa estrutura de suporte moderno – que cobra pedágio para ser usada – os serviços do truck-centar na Cone, onde os motoristas podem estar seguros junto com as cargas das empresas, o mundo real é absurdamente diferente.

Entre a rotatória da rodovia pedagiada e a fábrica da Vitarella na antiga BR 101, o que existe é um exemplo de como não ser com a presença de caminhões pesados nas proximidades das empresas donas de pequenas centrais logísticas.

É um tráfego pesado nos dois sentidos da via simples de mão dupla, onde a segurança se tornou um problema, especialmente, para caminhoneiros enquanto esperam serem carregados. E os efeitos disso são sentidos e expostos no Distrito de Ponte dos Carvalhos, um dos mais violentos na RMR.

No começo do ano, numa iniciativa do Grupo Atitude que reúne empresários e atualmente, presidido pelo empresário Halim Nagem, e o DNIT foi assinado um convênio onde a associação privada se comprometeu a contratar e pagar os projetos básicos e executivo para a construção de uma alça que vai ligar a estrada das Batalha a rodovia após a Vitarella onde de segunda a sexta se forma um congestionamento de mais de seis quilômetros.

Com esse documento (escrito sob orientação do DNIT), espera-se que ainda este ano seja aberta a licitação da obra que deve resolver o problema do retorno de dois quilômetros que centenas de ônibus e caminhões são obrigados a fazer para acessar a antiga BR-101 em Jaboatão dos Guararapes.

O Governo do Estado acompanha a ação que é resultado de uma atenção especial do Ministério dos Transportes que não existiu até 2022. A prefeitura de Jaboatão aposta na resolução do problema da alça da Vitarella, mas não tem projeto de melhorar a estrada que recebeu do DNIT e que está em péssimo estado de conservação.

A outra indicação da presença do Governo e Pernambuco foi o anúncio, pela governadora Raquel Lira, de uma licitação no valor de R$ 75 milhões para serviços emergenciais e melhorias da PE-60 que recebe mais de 40 mil veículos dia no tráfego em direção à Suape e que hoje está em estado crítico de conservação.

O caso da PE-60 é um clássico da incapacidade do Governo de Pernambuco após a gestão Eduardo Campos. Ele desejava fazer uma concessão que o seu sucessor Paulo Câmara, e agora a governadora Raquel Lira, demonstraram interesse apesar de o próprio Governo ter contratado em 2014 um projeto para a concessão da estrada que permanece engavetado após 10 anos.

A presença do governo no território está centrada no anúncio do edital do trecho sul do Arco Metropolitano entre o município de Moreno e o Hospital Dom Helder que deve ser licitado em 2025, mas sem prazo de entrega.

Entretanto, a nova estrada sem mais investimentos na qualidade da BR-101 poderá se tornar mais um complicador para o território já que vai canalizar milhares de veículos entre as BR-232 e BR-101 num sistema rodoviário hoje caótico.

Consultado sobre a situação, o Governo do Estado enviou uma nota onde informou que acompanha o trabalho de aprovação dos projetos e na indicação de ações que melhorem o trânsito no local, mesmo com a jurisdição sendo do DNIT. Mas as prefeituras do Cabo e Jaboatão também não conseguiram avançar na gestão do caos da antiga rodovia.

Cabo pede ajuda

O secretário de Infraestrutura do Cabo, Fernando Martins, revela que a Prefeitura, de fato, recebeu o trecho, mas o DNIT se isentou de toda responsabilidade deixando ao município uma estrada em péssimas condições e sem nenhum tipo de recurso para o município fazer a manutenção. A Prefeitura tentou devolvê-la e não conseguiu.

O município então tentou um convênio com o Ministério das Cidades para a restauração do trecho com o alargamento da ponte sobre o rio Jaboatão, também sem sucesso.

A restauração foi estimada em R$70 milhões, bem acima da capacidade de investimento do município. Com a promessa do apoio do ministério dos Transportes, a prefeitura está escrevendo o projeto de restauração da estrada para, de novo, pleitear recursos junto ao Ministério das Cidades na esperança de ser atendida.

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que não tem projeto para restaurar a estrada no seu território, preferindo ajudar na construção da obra da alça da Vitarella.

Promessa de obra

Nesta sexta-feira (23), o secretário executivo do ministério dos Transportes, George Santoro, garantiu que tão logo receba o projeto patrocinado pelo Grupo Atitude, feito com supervisão do DNIT, vai incluí-lo na lista de obras direcionadas ao Estado de modo que ainda em 2025 ele possa ser licitado e dada ordem de serviço. George Santoro assegurou que existem recursos disponíveis.

Ele admitiu que a BR-101 vai precisar de investimentos em manutenção entre Prazeres, em Jaboatão, e a Charneca, no Cabo, devido a pressão que o Arco Metropolitano vai provocar em termos de fluxo vindo da BR-232. Mas lembrou que a expectativa do ministério dos Transportes é corrigir a defasagem de quatro anos onde o estado praticamente não teve recursos.

Mas o caso polo de logística da Região Metropolitana no Cabo de Santo Agostinho precisa, de fato, de uma nova abordagem multidisciplinar do governo estadual que não pode depender de um projeto doado por uma associação de empresários que operam no território.

O problema talvez esteja no fato de que as soluções propostas (Arco Metropolitano e PE-60 e rodovia pedagiada da tora do Atlântico) estejam nas extremidades do cluster que se formou sozinho sem investimento público de infraestrutura. Ou apenas com o sistema de incentivos fiscais de ICMS.

Por isso, talvez esteja na hora de uma conversa mais organizada com todos os atores presentes no território, inclusive com a presença da SDS – que hoje precisa gerenciar uma área quente de violência de tráfico de drogas em Ponte dos Carvalho.

Também precisa chegar mais próxima das prefeituras onde no território acontece a crise todo dia. No fundo, todo mundo comemora o fato de no polo logística terem sido gerados 20 mil empregos e criado um mercado de galpão que está sendo financiado sem ser diretamente pelos bancos. Mas é preciso revisá-lo.

E um bom caminho para entender o problema talvez seja ir ao Cabo num ônibus urbano, na fábrica da Solar, em Prazeres. Se possível no horário de pico.

*Colunista do Jornal do Commercio

“O voto é uma arma letal quando é vendido, pois o corrupto permanece no poder”. Com essa fala, o candidato a prefeito do Paulista, Ramos (PSDB), abriu, neste sábado (24), uma reunião com moradores do Janga. O candidato a vice-prefeito, Felipe Andrade (PSD), também esteve na escuta popular.

Ramos ouviu e anotou as demandas dos participantes, e trocou ideias acerca do seu programa de governo. “Estou preparado para administrar a cidade com vocês. Faremos uma Paulista com as mãos de todos e barrar a corrupção. Esse mal corrói e tira sonhos do povo”, alertou Ramos, que mora há seis décadas na cidade.

Também residente em Paulista, o candidato a vice-prefeito, Felipe Andrade, destacou que a prefeitura precisa estabelecer parcerias com a iniciativa privada para desenvolver a cidade e gerar empregos. Ele reforçou ainda a importância de investir no turismo para abrir postos de trabalho. “Paulista tem uma orla com belas piscinas naturais, que despertam o interesse dos turistas. É preciso desenvolver esse potencial para atrair investimentos, melhorar a arrecadação e, com isso, fazer as obras que o povo tanto precisa”, comentou Felipe Andrade.

Na manhã deste sábado (24), a candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL) e a sua vice, Alice Gabino (Rede), participaram da inauguração do Comitê 50, da coligação “Recife com a Cara da Gente”. O evento reuniu apoiadores, lideranças comunitárias, representantes das coligações, dos movimentos sociais e da militância que acredita. Dani ressaltou a importância de afirmar que está e sempre esteve do lado esquerdo da política da cidade. “Diferente de outros candidatos, que não assumem de que lado estão, eu sempre estive de um lado, o esquerdo. Eu não tenho respostas vazias. Tenho convicção do lado que estou e sempre estive.”, destacou a candidata.

Em sua fala, Dani ainda ressaltou que vai lutar pelas maiorias minorizadas, contra o racismo, machismo, e tantos outros preconceitos como os de gênero, raça e religiões. “Queremos fazer um Recife com a cara da gente, porque essas pessoas que são maioria na nossa cidades, mas foram minorizadas pela ausência de políticas públicas, não se veem representadas nessa atual gestão. Quero também priorizar os jovens, os adolescentes, a primeira infância, as pessoas com deficiência e atípicas. E para tudo isso acontecer é preciso ouvir as demandas da população.”, finalizou.

A inauguração do Comitê 50 marcou oficialmente o início de uma caminhada eleitoral até à prefeitura do Recife. De acordo com Dani Portela, o local será um espaço de acolhimento e escuta. “Porque a gente só constrói política ouvindo as pessoas. Assim como diz o presidente Lula, vamos ouvir as pessoas porque a gente quer colocar o pobre, a população negra, as mulheres, a população LGBTQIAPN+ e a juventude no orçamento. E por isso nos comprometemos em retomar o Orçamento Participativo da gestão de João Paulo. Vamos levantar as pautas históricas de esquerda da nossa cidade.”, evidenciou a candidata.

O Comitê 50, da coligação “Recife com a Cara da Gente”, fica localizado na Rua Gouvêia de Barros, 125, Santo Amaro.

Neste sábado (24), o candidato à Prefeitura do Recife, Gilson Machado (PL), deu continuidade à sua intensa agenda de campanha com uma série de inaugurações de comitês eleitorais, reforçando a importância de seus apoiadores. Gilson esteve acompanhado da candidata a vice-prefeita, Leninha Dias (PL), e juntos visitaram diversos bairros da cidade.

O dia começou às 9h com um adesivaço do Coronel Paulo Matos (PL) em Santana, seguido pela inauguração do comitê do candidato a vereador Rodrigo Gomes (PL), em Casa Amarela. Gilson e Leninha marcaram presença ainda na inauguração do comitê de Alcides Cardoso (PL), no bairro dos Aflitos, antes de retornarem a Casa Amarela para apoiar a candidata a vereadora, Pastora Flávia Santos (PL).

Encerrando o dia, Gilson Machado participou da inauguração do comitê do candidato Dr. Tiago Lima (PL), em Torrões. Essas visitas têm sido fundamentais para fortalecer o engajamento de sua base e reafirmar seu compromisso com as diversas comunidades do Recife.

Leninha Dias, que acompanha Gilson em todas as visitas, destacou a importância dessas ações para manter o diálogo próximo com os eleitores e garantir que as demandas da população sejam ouvidas e atendidas.

“Essas visitas vêm sendo a prova de que nossa mensagem está chegando forte às comunidades. Estamos juntos para fazer do Recife uma cidade melhor para todos”, declarou Gilson, ao encerrar o dia.

Este sábado foi uma verdadeira maratona para o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB). João participou de quatro atos de candidatos a vereador, iniciando pelo Recife Antigo, para reunião com apoiadores de Murilo Cavalcanti (MDB), depois passando pelo Espinheiro, com Aline Mariano (PSB). Na sequência, seguiu para Afogados, onde se encontrou com MC Elvis (PSB) e fechou o dia com Zé Neto (PSB), na Imbiribeira. O líder da Frente Popular aproveitou os encontros para celebrar a entrega da Ponte Jaime Gusmão.

“Por causa da legislação eleitoral, a gente não pode participar de inaugurações, mas fiquei emocionado com os vídeos que eu vi hoje sobre a ponte Iputinga/Monteiro. Depois de 20 anos, o Recife tem uma nova ponte, ligando duas áreas importantes da cidade. E tem outras pontes sendo construídas. É por isso que eu quero ter a oportunidade de governar o Recife novamente”, disse João Campos durante as visitas.

Com investimento de R$ 44,9 milhões da Prefeitura do Recife, a ponte desempenha um papel fundamental ao criar uma nova rota conectando as zonas Norte e Oeste da cidade, beneficiando, diariamente, cerca de 60 mil pessoas, entre ciclistas, pedestres, usuários do transporte público e motoristas.

Liminar concedida pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP), suspende temporariamente perfis de redes sociais utilizados para monetização pelo candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB).

A decisão, tomada em uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) movida pelo PSB, suspende apenas as redes do candidato que “buscaram a monetização dos ‘cortes’ por meio de terceiros interessados”, afirmou o juiz, referindo-se à remuneração paga por Marçal àqueles que veicularem seus posts editados com os “cortes”, de forma a apresentá-los de forma descontextualizadas.

Na sentença, Zorz proíbe que Marçal remunere aqueles que veicularem seus vídeos editados. Nesse sentido, o juiz chama a atenção para o fato de haver indicativos de uma “transposição de limites” na conduta do candidato “no que respeita ao seu comportamento nitidamente comissivo de requerer, propagar e desafiar seguidores, curiosos, aventureiros a disseminar sua imagem e dizeres por meio dos chamados ‘cortes’. Para mais, saber se a monetização dos ‘likes’ obtidos nos sucessivos ‘cortes’, permitiriam o fomento ou indício de abuso de poder, no caso, de natureza econômica”.

A decisão abrange tanto o site de campanha do candidato como suas redes sociais no Instagram, YouTube, TikTok e X (antigo Twitter). Caso a decisão não seja cumprida, será aplicada multa diária de R$ 10 mil.

Por meio das redes sociais, Pablo Marçal postou um vídeo criticando a decisão do juiz. Ele se diz alvo de perseguição pela Justiça Eleitoral. “Acabei de receber a notícia de que uma liminar vai derrubar minhas redes sociais”, disse o candidato.

“Olha só que irônico. [Isso acontece] logo no dia que eu estou passando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eu sou o terceiro maior político no Instagram do Brasil. E estamos passando o homem mais popular da história da política nacional. Mas ele vai derrubar as redes sociais, primeiro. O sistema inteiro, com o governador Tarcísio [de Freitas], estão todos contra mim”, disse o candidato.

Da Agência Brasil

O deputado estadual e candidato a prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (Solidariedade), lançou nota oficial afirmando que está sendo acusado de uma “avalanche de fake news” e que esse movimento teria como objetivo “sufocar a vontade do povo”. 

Confira a nota abaixo

Todo esse movimento organizado e criminoso de desinformação, que envolve a distribuição e fixação de material apócrifo em prédios públicos, campanha difamatória nas redes sociais e até mesmo o furto de material de campanha de rua tem um único objetivo: sufocar a vontade soberana do povo do Cabo de Santo Agostinho que, como mostram todas as pesquisas, quer Lula Cabral de volta à prefeitura do município.

A decisão, em primeira instância e que, teoricamente, inviabiliza a candidatura de Lula Cabral, era esperada e o deputado recebe a mesma com calma, paciência e total confiança na Justiça, ciente de que, assim como aconteceu em 2020 e 2022, a sua candidatura será homologada nas instâncias superiores.

O jurídico da campanha de Lula Cabral já ingressou com recurso contra a decisão, por entender que foi eleito e cumpre mandato de deputado estadual, portanto goza de seus plenos direitos políticos.

É importante esclarecer que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu em 3 de março de 2023, que a rejeição das contas de Lula Cabral pela Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, não atrai inelegibilidade. Esta decisão garante que Lula Cabral está plenamente elegível e apto a concorrer nas Eleições 2024. Tal situação não mudou e não mudará.

A campanha de Lula Cabral continuará nas ruas, nas redes sociais e nos corações e vozes de milhares de cabenses ainda mais fortes.

Lula Cabral segue inabalável em sua fé em Deus e na Justiça, e no seu desejo de reconstruir o Cabo de Santo Agostinho e melhorar a vida dos cabenses.

Assessoria Jurídica da campanha de Lula Cabral

CNH: psicotécnico em cada renovação? 

A Câmara dos Deputados começou a analisar um projeto de lei, o nº 4111/23, que obriga a realização de exames psicológicos para motoristas em cada renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Hoje, essa obrigatoriedade é exigida apenas na primeira obtenção. Nas renovações, é necessário apenas um exame médico e o pagamento de taxas. Até agora, só motoristas profissionais –  como os de ônibus e carretas – são submetidos ao exame psicotécnico mais de uma vez. Mas essa exigência é necessária mesmo? O autor do PL, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), acredita que sim. “Aumenta a segurança nas estradas”, diz ele. Afinal, defende, a condição psicológica dos condutores pode variar consideravelmente ao longo dos anos, o que justifica avaliações regulares. Já o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), relator do projeto, recomenda a aprovação com base na segurança pública. “É notória a elevação no número de brigas e acidentes de trânsito ligados ao estado psicológico dos motoristas”, diz ele.

Amarok renovada – A Volkswagen trouxe, enfim, a Amarok reestilizada ao Brasil – mantendo a opção única do motor V6 turbodiesel, em três versões, e preços que variam entre R$ 310 mil e R$ 351 mil. De novidade visual, destaque para a dianteira. Agora os faróis são fullLEDs – e com um filete de LED interligando-os pela grade. Por sinal, todas as peças da dianteira são novas, como capô e para-lamas. As rodas ganharam novo desenho. A traseira ganhou lanternas com acabamento escurecido. Finalmente, por dentro, novos materiais e combinações. A central multimídia com tela de 9″ já é usada na Saveiro, linha 2025, com espelhamentos Apple CarPlay e Android Auto sem fios. Há um bom pacote de assistentes de condução – com aviso de saída de faixa, de colisão frontal, alerta de pedestres, monitoramento de tráfego e indicador de limite máximo de velocidade. Reforçando: são só alertas, sem intervenção em caso de emergência. Ainda em relação à segurança, 6 airbags. 

Hyundai Palisade – A marca coreana Hyundai começa agora em setembro a vender no Brasil o SUV de grande porte Palisade, na versão Signature. Ele tem 4.995 mm de comprimento, 1.975 mm de largura e 1.750 mm de altura – e altura em relação ao solo de 203 mm, com 2.900 mm de entre-eixos. A configuração de bancos permite levar oito ocupantes: 2 na frente, 3 na fileira central e 3 na última fileira. O motor é 3.8 V6 a gasolina, capaz de produzir 295 cv e 36kgfm de torque – e transmissão automática de 8 marchas com tração integral. As duas versões fazem 7,3 km/litro na cidade e 9,9 km/litro na estrada, segundo o Inmetro. Ele custará R$ 450 mil na pré-venda, com garantia de 5 anos sem limite de quilometragem. 

Hyundai Ioniq 5 – E por falar em Hyundai, o Ioniq 5 será o próximo lançamento da marca coreana no Brasil. Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil, disse que ampliar a oferta para todos os estilos de clientes era uma prioridade. “Nas concessionárias da Hyundai, os clientes encontrarão modelos que conquistaram o mercado nacional, como o HB20 e o Creta, lado a lado com o Palisade, e, em breve, o Ioniq 5, nosso SUV 100% elétrico”, disse ele. O Ioniq 5 é baseado na plataforma dedicada E-GMP, o modelo pode contar com sistema elétrico de 800 volts e função de carregamento externo.

Chega a nova Ducato – A Fiat revelou na semana passada a linha 2025 da Ducato, alterando principalmente o catálogo de configurações – com a opção da versão para passageiros Luxo (R$ 329 mil.), que se soma às Comfort de 19 lugares e Executivo de 17 lugares. Ela tem 16 lugares e a primeira fileira de bancos traseiros vem com três assentos, não quatro como na que lhe deu origem. A linha começa na Cargo (R$ 250 mil), vai para a MaxiCargo (R$ 256 mil), Multi (R$ 270 mil), Comfort (R$ 320 mil) e Executivo (R$ 330 mil). A motorização não muda: o motor 2.2 turbodiesel entrega 140 cv de potência, com 34,7 kgfm de torque. Novidade: o propulsor ganhou um sistema start-stop. O câmbio é manual de 6 marchas. O consumo oficial médio é de 10 km/l (9,5 km/l nas Minibus) em uso urbano e de 9,9 km/l na estrada (9,8 km/l e 9,3 km/l nas Minibus Comfort e Executivo, respectivamente). A Fiat garante que é até 13% mais eficiente que o anterior. 

Preços e versões da BMW R 12 no Brasil – A motocicleta BMW R 12 está oficialmente lançada no Brasil. Ela chega equipada com um motor boxer de 1.170 cilindradas, que entrega 95 cv de potência e 110 Nm de torque. O câmbio é de seis marchas. O tanque de combustível tem 14 litros de capacidade, sendo 3,5 litros de reserva. A nova BMW R 12 tem 2,20 m de comprimento, 0,83 m de largura, 1,1 m de altura e 1,52 m de entre-eixos. O banco do piloto tem altura de 0,75 m e o modelo pesa 227 kg em ordem de marcha. O visual aposta nas linhas de uma motocicleta clássica, mas com pilotagem confortável e em posição relaxada, graças ao banco baixo e o guidão largo. O design é limpo e as linhas harmônicas, com uma pegada retrô-moderna. O escapamento com saída dupla e traseira curta dão o tom de esportividade típico das motos da BMW Motorrad. As rodas são de 19 polegadas na dianteira e 16 polegadas na traseira. Três versões estão disponíveis no Brasil: R 12, R 12 Cruiser e R 12 Option 719. Preços de lançamento: R$ 89.900; R$94.900; e R$105.900, respectivamente.

Usados batem recorde – O mês passado foi o melhor do ano para a venda de carros usados. As concessionárias brasileiras obtiveram o maior retorno sobre o investimento do ano, atingindo a média de 84%, bem acima dos 78% obtidos em julho. Nos meses anteriores, o indicador ficou ao redor de 70%. Na liderança da rentabilidade, destaca-se a marca Peugeot, com 121%, seguida pela Hyundai 119% e Honda 117%. Ainda se destacam a Caoa Cherry (116%) e Citroën (103%). Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU),  “O mês foi marcado pela boa rentabilidade e velocidade no giro de estoque. O crescimento do número de avaliações e captações foi da ordem de 10% sobre o mês anterior. O percentual é recorde dos últimos 12 meses”, afirma Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer, ao lembrar que os dados de julho reforçam o fenômeno de crescimento do mercado já percebido nos meses anteriores, principalmente em junho. O período foi marcado pelo aumento da velocidade do giro de estoque, que caiu para a média de 34 dias, o menor do ano. Já a margem bruta média subiu para 11% ante 10,8% do mês anterior e o tíquete médio de venda alcançou R$ 81.168. Dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) destacam que, em julho, foram comercializados 1,08 milhão de carros e comerciais leves usados, alta de 20% sobre julho de 2023 e de 13% sobre junho de 2024. 

Vendas na primeira quinzena de agosto – E como foram os primeiros quinze dias de emplacamentos no Brasil em agosto. Os dados registrados mostravam uma liderança confortável da picape Fiat Strada , com 7.597 unidades, abrindo mais de 1,6 mil unidades de vantagem sobre o VW Polo, com 5.980. O Hyundai HB20 (3.874) e o Chevrolet Onix (4.945) completam o pódio. Entre os SUVs, o Chevrolet Tracker (3.137) completa o top 5 com vantagem pequena sobre um Kicks (2.891).

Versa, o mais rentável de julho – No mês passado, o Nissan Versa foi o campeão no quesito maior ROI (retorno sobre o investimento). O modelo, que no mês anterior não aparecia no ranking dos 10 mais rentáveis, permaneceu no estoque, em média, por apenas 27 dias, seu preço médio foi de R$ 77,633 mil e a margem de 10,9%. Já o Toyota Yaris Sedan saiu da décima para a segunda colocação, com giro médio de 31 dias e margem de 12,3% para um preço médio de R$ 87 mil. Na terceira posição está o Toyota Yaris Hatch, antes líder de rentabilidade. O preço médio ficou em R$ 86 mil, margem de 11,1% e giro de 28 dias. O Fiat Cronos, que em junho figurou na primeira posição, não ficou entre os Top 10 do mês de julho. Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU),

O fenômeno das autopeças chinesas – O site AutoIndústria fez um levantamento curioso sobre como anda a “invasão chinesa” nesse segmento específico de autopeças – usado, claro, para abastecimento do mercado de reposição. A Neta, lembra a AutoIndústria, só começa a venda de carros 100% elétricos vindos da China aqui em setembro, mas já anunciou que tem um Centro de Distribuição de Peças em São Bernardo do Campo, SP, com 75 mil itens já estocados. A BYD, por sua vez, já tem um centro de distribuição em Cariacica, no Espírito Santo – com capacidade para mais de 370 mil peças – e ainda em fase de expansão. O fato é: as compras na China atingiram US$ 357,5 milhões, com alta de 49% sobre os US$ 240,2 milhões importados de lá no mesmo mês de 2023. No acumulado dos sete primeiros meses, a expansão está em 20,4%, de US$ 1,72 bilhão para US$ 2,07 bilhões. Até maio, o crescimento era de 15%. A participação da China nas compras internacionais de autopeças chegou a 19% em julho e está em 17,6% em 2024. Há um ano o índice era de 15%.

O Nordeste e o roubo de cargas – No primeiro semestre de 2024, o Sudeste foi a região com o maior índice de roubo de cargas, representando 80,6% do total de prejuízos. Em 2023, a região também registrou o maior número de sinistros da modalidade, abrangendo 82,8% das ocorrências anuais. O Nordeste ficou em segundo lugar, com 15,8% de prejuízo – um aumento de 10% se comparado ao primeiro semestre de 2023. É o que aponta o estudo Análise de Roubo de Cargas, da nstech, empresa de software para cadeia de suprimentos. Os dados, obtidos pelas três gerenciadoras de risco do grupo – BRK, Buonny e Opentech – indicam que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais somam, juntos, 81,4% dos prejuízos. O ponto de atenção vai para o Maranhão, que saltou de 0,4% em 2023 para 7,5% em 2024, ocupando assim a quarta posição do ranking. As quintas-feiras (18,1%), as segundas-feiras (17,3%) e as sextas-feiras (16,8%) foram os dias de maior sinistralidade. As madrugadas e as noites foram os períodos mais críticos, representando 58,9% dos prejuízos. As madrugadas concentraram 31,1% dos sinistros, apresentando aumento em relação ao mesmo período de 2023 (20%), enquanto as noites totalizam mais de um quarto dos prejuízos (27,8%), com aumento de 4,7% em comparação ao último ano.

Betim na era Stellantis – A fábrica de Betim (MG) bateu em julho seu recorde ao registrar mais de 43 mil veículos produzidos desde que sua controladora, a Stellantis, foi fundada, em 2021. A picape Strada foi a líder, com 15,7 mil unidades produzidas. A unidade também é responsável pela produção de outros modelos da marca, como o Argo, Mobi, Pulse e Fastback – além dos comerciais leves Fiorino e Peugeot Partner Rapid. A fábrica tem 48 anos.

Transmissão automática: dicas para manutenção preventiva – O câmbio automático caiu na graça dos brasileiros. Alguns dos modelos que já saem com esse câmbio de fábrica têm batido recordes de venda no país. Por isso, esse sistema tem despertado a curiosidade de todo mundo – e a Nakata produziu uma pequena cartilha sobre ele. Por exemplo: suas principais características e até se é possível modificar um câmbio manual para um automático. E, claro, sobre as necessidades de manutenção e cuidados básicos por parte dos proprietários. Mas, em primeiro lugar, é importante relembrar o papel principal de um sistema de transmissão: fazer com que a força do motor seja levada até as rodas do carro. É com essa pressão (torque) que as rodas finalmente giram e o veículo se movimenta. Quando o carro tem transmissão automática, e o condutor não precisa fazer a troca de marchas de maneira manual, o próprio veículo “nota” que é preciso fazer isso. Por isso, não precisa ter uma embreagem. A transmissão automática só é possível pela utilização das chamadas engrenagens planetárias. Esses componentes se encaixam ao redor de outras engrenagens, como se estivessem em órbita em volta delas. Para evitar confusões entre os conceitos, vale lembrar que também existe uma transmissão conhecida como automatizada, uma mistura entre o modelo automático e o manual. Nesse modelo, o sistema é muito semelhante à transmissão automática em termos de condução. Contudo, o câmbio manual está presente pela própria caixa de câmbio. A diferença em relação aos modelos puramente manuais é que no sistema automatizado há alguns atuadores hidráulicos que proporcionam o acesso à embreagem.

Remoção e instalação – Uma questão que gera muita discussão entre mecânicos e amantes de carros é a seguinte: é possível instalar o câmbio automático em veículos com transmissão manual? A resposta é: geralmente sim, mas há alguns fatores que devem ser levados em conta. Contudo, esse processo não é barato e requer um nível de conhecimento técnico elevadíssimo. A quantidade de componentes que precisa ser substituída vai levar o custo da operação a um nível que o torna inviável. É melhor vender o modelo com câmbio mecânico e comprar outro modelo que já saiu de fábrica com o equipamento.

Reparo de transmissão automática – De modo geral, a manutenção em carros com transmissão automática é rara. Isso não significa, claro, que alguns problemas mais avançados não possam surgir. Os mecânicos precisam ter atenção a relatos de vazamentos por parte dos clientes. Eles são ocasionados principalmente por uma lubrificação deficiente. Utilizar um câmbio que não esteja adequadamente lubrificado gera sérios problemas, como o desgaste de engrenagens. Ele afeta borrachas de vedação e retentores. Outro problema que pode ser relatado é a sensação de que o veículo está “patinando”, como se estivesse deslizando por um terreno cheio de lama — mesmo que a via esteja em condições normais. Nesse caso, o câmbio não transmite o torque necessário para as rodas. Por fim, outro detalhe que deve estar no radar do mecânico é a presença de ruídos. Esses barulhos sinalizam que uma peça está encostando em outra, mas sem a lubrificação necessária para que isso ocorra. Em casos mais graves, um componente interno se rompeu e está solto, se chocando com outros. Por isso, vale a pena checar essa possibilidade.

Cuidados e orientações – Por todas as vantagens citadas até aqui, é natural que os clientes estejam cada vez mais interessados em utilizar veículos com transmissão automática. Os próprios dados do mercado brasileiro apontam isso: mais de 60% dos veículos comercializados no país são equipados com o câmbio automático.  Um detalhe é que esse dado também se estende aos seminovos, não apenas aos veículos novos. Contudo, mesmo com toda essa preferência, é importante conscientizar os clientes em relação ao fato de que um carro com câmbio automático não está totalmente imune a problemas.

Alguns hábitos que causam desgaste e que todo condutor deve evitar são os seguintes:

engatar a ré com o carro já em movimento:

utilizar a posição Park (P) com o carro já em movimento;

posicionar o câmbio na posição neutra (N) com o carro ainda em movimento;

deixar a mão no câmbio por um longo período.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

A Galeria Terra Brasilis, do Marchand Ricardo Bandeira de Melo, realizará seu sexto leilão beneficente de Arte, de forma online, através do whatsapp, nos próximos dia 28 e 29 de agosto, ás 20 horas, que terá parte do valor de suas vendas revertido para o NACC (Núcleo de Apoio à Criança com Câncer”.

Obras de artistas consagrados como Corbiniano Lins, Wellington Virgolino, Cícero Dias, Reynaldo Fonseca, Francisco Brennand, Abelardo da Hora, José Cláudio e outros serão leiloadas com valores iniciais bastante atrativos. Artistas da cena atual da Arte Pernambucana também foram selecionados à dedo pelo Marchand. Entre eles estão Gabriel Petribú, Cláudio Paschoal, Mané Tatu, Marcos Medeiros, Emanoel Pais Barreto, Maurício Arraes, Pietro Severi, Isabella Galvão e André Cardoso.

Fundado em outubro de 1985, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), com sede no bairro dos Aflitos, zona norte do Recife, oferece suporte aos serviços de oncologia pediátrica da cidade através do apoio às crianças carentes em tratamento e seus familiares. Mantido exclusivamente através de doações e contando com a ajuda de profissionais e voluntários, a instituição disponibiliza todos os seus serviços gratuitamente para que possam dar continuidade ao tratamento com dignidade. 

A Galeria Terra Brasilis, que fica em Casa Forte, foi inaugurada em 2022 e já realizou leilões beneficentes em prol do Projeto ARIA Social, do Centro Social Dom João Costa. e do Movimento Pró Criança. “Estamos muito felizes em promover este leilão em favor do NACC, que trabalha há 40 anos ajudando crianças com câncer em seu tratamento. Um trabalho extremamente humano, sensível, delicado e sério. A curadoria das obras do leilão foi feita com muito esmero. Destaco as obras de Abelardo da Hora, que foi celebrado por seu centenário, com uma exposição recente aqui na Terra Brasilis.” comentou Ricardo Bandeira de Melo, da Galeria Terra Brasilis.

O segundo final de semana da campanha eleitoral de Francisco Padilha (PDT) rumo à prefeitura do Paulista começou no bairro da Mirueira. Já na noite da sexta-feira (23) ele e sua vice, Aron Gomes (PT), participaram de uma reunião com os moradores. Na manhã do sábado (24) foi a vez de realizar uma grande caminhada pelas ruas do bairro. 

No domingo (25) pela manhã, a Caminhada 12 acontece pelo bairro de Paratibe. A tarde foi reservada para a gravação do clipe do jingle da campanha, numa agenda com a juventude da Coligação a “Mudança que Paulista Quer”, formada pelo PDT e por toda a Federação Brasil da Esperança, que inclui os partidos PT, PCdoB e PV.

Numa rápida pausa no corre-corre de sua agenda pelo interior, onde tem participado de atividades de campanha de dezenas de candidatos (majoritários e proporcionais) de seu partido e de legendas aliadas, a vice-presidente nacional do SOLIDARIEDADE, Marília Arraes, visitou, na noite de ontem, uma das figuras políticas mais carismáticas do Agreste pernambucano, o ex-vereador de Casinha, Walter Borges. 

Conhecido por sua admiração ao ex-governador Miguel Arraes – de quem guarda uma grande coleção de objetos e fotografias – o “embaixador do Agreste” fez questão de apresentar alguns dos “tesouros” guardados, entre eles um dos últimos ternos usados por Arraes. Walter, que havia pedido a Marília uma foto sua para incluir em sua galeria, recebeu com alegria das mãos da ex-deputada federal uma gravura com um retrato estilizado, prontamente afixado na parede ao lado de uma das imagens de seu avô. 

“É muito bom receber esse carinho do embaixador do Agreste. Foi uma verdadeira visita ao passado, com direito a muita emoção. Vendo as fotos, os recortes de jornais, alguns objetos pessoais, foi impossível não lembrar de tantas histórias vividas ao lado de meu avô, que foi e sempre será uma grande inspiração”, destacou Marília. 

Muito animado, Walter agradeceu o carinho. “Estar aqui com a neta de Arraes, em minha casa, é uma grande emoção. Marília é uma liderança importante e que já mostrou que não esquece as origens e os princípios de sua família”, afirmou.  

“Como seria bom poder ver Elias prefeito do Jaboatão dos Guararapes.” A frase foi registrada pelo prefeito do Recife e vice-presidente nacional do PSB, João Campos, em um vídeo publicado nas redes sociais de Elias Gomes (PT), candidato da Frente Popular à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Ao destacar a ampla frente de apoio a Elias na segunda maior cidade de Pernambuco, João disse acreditar em um novo momento para o município a partir da união entre os dois municípios e a parceria com o governo do presidente Lula (PT).

“Elias é conhecido pelo povo do Jaboatão. Foi testado e teve seu trabalho reconhecido pelas pessoas. É por esse tanto que Elias fez por essa cidade e sua gente tão querida que enxergo o sentimento nas pessoas e vejo em Elias a capacidade de construir um futuro melhor para o Jaboatão, com a volta de políticas públicas de inclusão, do acesso a um sistema de saúde que cuide do povo. Jaboatão precisa de alguém que possa governar e reconstruir a cidade”, disse João.

Ao destacar os avanços registrados na capital pernambucana sob a gestão de João Campos, Elias garantiu que, a partir de 2025, irá compartilhar experiências exitosas “e replicar no Jaboatão dos Guararapes os exemplos exitosos observados no Recife”.

“Temos dito que mudança de verdade só faz quem sabe. Iremos trabalhar em parceria com o governo do prefeito João Campos e do presidente Lula para fazer o povo do Jaboatão dos Guararapes voltar a sorrir”, pontuou Elias.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto (PL 4984/23) que torna obrigatório colocar uma bandeira do Brasil em todas as salas de aula de escolas do ensino fundamental e médio.

A proposta altera a Lei dos Símbolos Nacionais e prevê ainda que, diariamente, antes do início da primeira aula, os alunos prestem o seguinte juramento: “Perante esta Bandeira, sob a proteção de Deus, prometo defender a Nação Brasileira, a democracia, a liberdade, a justiça, a paz, a vida humana e animal, sob todas as suas formas, o território brasileiro, a terra, os rios, mar, as florestas, o ar que respiramos e os recursos naturais.”

Os termos do juramento, de acordo com o texto aprovado, poderão ser alterados por meio de concurso nacional coordenado pelos Ministérios da Educação e da Cultura.

O texto foi aprovado com alterações de redação (substitutivo) sugeridas pelo relator, deputado Rodrigo Valadares (União-SE), ao projeto original do deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR).

Valadares afirmou que a proposta pretende promover a cidadania nas escolas brasileiras. “Pretende estimular, mediante juramento diário em sala de aula, o relevante vínculo de cada criança e jovem com a nação, a democracia, a liberdade, a justiça e a paz, a harmonia da convivência com os semelhantes e demais seres viventes, bem como com o meio ambiente”, disse.

Atualmente, a lei exige que se hasteie a Bandeira Nacional em todas as repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino e em sindicatos nos dias de festa ou de luto nacional. Nas escolas, é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional, durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana.

Próximos passos

A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, também terá de ser aprovado pelo Senado.