Saiba o que mudou – e o que não – na nova Spin
A minivan Chevrolet Spin, já na linha 2025, passou por importantes mudanças, exceto no conjunto de motor e câmbio, e acaba de chegar aos 600 concessionários da marca. O modelo – de cinco ou sete lugares – ganhou novo design e mais itens de segurança e tecnologia. Em relação aos preços, a Spin fica entre o Onix Plus e a Tracker: a LT manual, de entrada, custa a partir de R$ 119.990 e a LT automática de seis marchas sai por R$ 126.990. A LTZ AT6 custa R$ 137.990 e a Premier AT6 R$ 144.990. E mais: segundo os engenheiros da General Motors, algumas atualizações mecânicas garantem 11% de economia de combustível. De acordo com o Inmetro, o crossover é capaz de percorrer 13,4 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade (com gasolina). Se usar apenas etanol, as médias são de 9,3 km/l e 7,4 km/l, respectivamente. São, na verdade, bons resultados para um veículo de 4,42m de comprimento, 1,2 tonelada e mais de 500 kg de capacidade de carga. O novo desenho, por sinal, deixou o crossover mais parecido com os SUVs: mais alto, em função de ajustes na suspensão e nos amortecedores, e com capô mais elevado e os faróis e lanternas em Full LED. Eles, na verdade, além de beleza, agregam segurança: são 3x mais de luminosidade, segundo a GM, com incremento no alcance do facho de luz e de abertura do campo visual. A Spin vem em três versões de acabamento (LT, LTZ e Premier) e duas opções de transmissão (MT6 ou AT6). O motor continua sendo o velho 1.8 bicombustível. “O desenvolvimento do novo Spin seguiu exatamente as sugestões dos grupos de usuários do veículo”, comenta Paula Saiani, diretora de Marketing do Produto. “Foi a mais abrangente atualização promovida na trajetória do crossover”.
De acordo com a executiva, pesquisas apontaram que o produto tinha oportunidades para aperfeiçoamentos em acabamento e conteúdo, mas sem mudanças radicais em termos de faixa de preço, do conceito de cabine e da parte mecânica. O novo visual alinha o Spin 2025 ao design global da Chevrolet. Em termos de segurança, a Spin passa a contar, na topo de linha, com seis airbags de série, alerta de colisão frontal com detector de pedestre e frenagem automática de emergência, além da assistência de frenagem de urgência, carregador de celular por indução, alerta de ponto cego e o serviço de resposta automática em caso de acidente mais grave que é ofertado pelo OnStar.
Segurança
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina até a terceira fileira de bancos
- Alerta de não afivelamento dos cintos de segurança dos passageiros
- Cintos dianteiros com pré-tensionadores
- Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres
- Frenagem automática de emergência em baixas velocidades
- Indicador de distância do veículo à frente
- Alerta de ponto cego
- Faróis e lanternas Full LED
- Assistência de frenagem de urgência
- Ancoragem de cadeirinha infantil tipo Isofix e Top Tether
- Freios antiblocante e controle de estabilidade e tração
- Assistente de partida em aclive
Vale lembrar que a versão de cinco lugares do Spin dispõe do maior porta-malas entre os automóveis de passeio de produção nacional: até 756 litros – o que significa uma volumetria similar ao de algumas picapes.
Eletrônica do Tracker – O velho conhecido motor 1.8 (de 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque) foi mantido, mas passou por atualizações. A GM explica que ele está até 11% mais econômico por conta da adoção de um novo módulo de gerenciamento eletrônico, com o dobro da capacidade de processamento – o mesmo utilizado pelo Tracker. Os engenheiros trabalharam também na recalibração do trem de força e da transmissão automática, que resultou ainda em acelerações mais lineares e progressivas. Isto quer dizer que as trocas de marcha estão mais suaves. Nas configurações que dispensam o pedal da embreagem, o 0-100 km e o 80-120 km/h ficaram quase um segundo mais rápidos, considerando gasolina no tanque. Agora a aceleração máxima é feita em 11,8s (g) e 11,0s (e), enquanto a retomada é feita em 9,8s (g) e 9,3s (e), respectivamente.
No uso misto convencional (60% urbano e 40% rodoviário), o ganho de eficiência energética representa quase 50 km extra de autonomia a cada tanque completo de gasolina. Para quem circula aproximadamente mil quilômetros por mês, a economia proporcionada seria suficiente para custear boa parte das primeiras revisões programadas, já que o veículo tem fama de ser bastante robusto e de fácil manutenção. O sistema de suspensão e a direção elétrica também passaram por ajustes importantes. A altura do solo aumentou, os amortecedores foram reajustados para privilegiar a estabilidade e filtrar melhor as imperfeições, enquanto as respostas do volante estão mais diretas.
Nova picape média Fiat Titano – A Fiat finalmente fechou o seu portfólio de picapes no Brasil e, se juntá-las às demais fabricadas ou importadas pelo grupo Stellantis (RAM e Jeep), é oferta a granel para picapeiros. A Fiat, vale lembrar, mantém a liderança deste setor há 20 anos, com os dois modelos mais vendidos da categoria: Strada,o carro mais comercializado do Brasil há três anos, e a Fiat Toro, que lidera em um segmento intermediário desde o lançamento, em 2016. Em 2023, a marca comercializou mais de 171 mil picapes e conquistou 42,6% de participação na categoria – o que corresponde a mais do que a soma dos três principais competidores. Porém, ao contrário da Toro e da Strada, a Titano vai encarar modelos já consagrados, como a Toyota Hilux, a Ford Ranger, a Chevrolet S10 e a Nissan Frontier.
Esta semana finalmente chegou aos concessionários da marca a Titano, picape média com todas as versões com motor diesel e tração 4×4 e 5 anos de garantia de fábrica. Ela tem motor 2.2 turbodiesel de 180cv e em duas versões (as mais caras) oferece 40,8 kgfm de torque (a de entrada tem 37,7 kgfm, por conta do câmbio manual também de seis marchas). Mas o que chama a atenção mesmo é o preço: a mais barata, com câmbio manual de seis marchas, custa R$ 220 mil. O segmento D-picapes (médias) é novidade para a Fiat – mas representa 30% das vendas de picapes. No acumulado do ano, a Toyota Hilux é líder, com mais de 6,7 mil emplacamentos, seguida da Ranger e da S10 (ambas na faixa dos 3,6 mil).
Todas as concorrentes são mais caras: a mais barata da line-up da Chevrolet S10 é a LS, cotada a R$ 248 mil. A da Hilux, a CS e a Chassi, sai pelo mesmo valor da Titano Endurance. Mas a versão GR-Sport da Toyota custa incríveis R$ 372,9 mil. A S10 High Country, topo de linha, custa exatos R$ 303 mil. A Nissan Frontier Pro, por sua vez, tem preço sugerido de R$ 322 mil.
Por isso, fazer comparações caso a caso, verificando qual item uma tem e outra não, é cansativo e depende do consumidor (alguns valorizam, em detrimento da segurança, questões de conforto e visuais).
Há variações, claro, de motor: a Ranger até que tem motor semelhante ao da Titano, um 2.0 de 170 cv e 41kgfm de torque. Em compensação, oferece versões com um 3.0 V6 de 250 cv e impressionantes 60kgfm de torque.
A Hilux usa um mais potente: um 2.8 turbodiesel de 204cv e 50,9kgfm (a versão GR-Sport chega a 224cv). Em suma: a Titano tem, nesse universo de tantas versões e opções, o motor menos potente de todos, exceto no caso da Nissan Frontier de entrada, que tem câmbio manual e motor 2.3 de 163 cv.
O câmbio também deve ser levado em consideração. Boa parte das concorrentes se assemelha à Titano, com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas – como é o caso da S10, cujo motor é um 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm. A Ranger, por exemplo, tem versões com automático de 10 marchas.
Vale reforçar a questão do torque. O 2.2 da Fiat Titano oferece 40,8kgfm nas duas versões com câmbio automático. Portanto, o mais baixo da categoria. Relembrando: a Frontier S tem 43,3 kgfm; a Ranger 2.0, 41,3 kgfm.
E quanto às capacidades? A Fiat faz de apresentar a Titano como a de maior volume de caçamba da categoria. São 1.314 litros (sem protetor de caçamba). É capaz de suportar 1.020 kg. A S10, por exemplo, carrega 1.061 litros e suporta 1.108 kg. Avaliando-se as demais concorrentes, nada de grandes diferenças. Só a Volkswagen Amarok se destaca com seus 1.280 litros / 1.156 kg.
E tamanhos? A picape da Fiat tem comprimento semelhante (um pouco maior) do que o de uma Hilux: são 5,33 m. Entretanto, o entre-eixos é 10cm maior. E mais: ela tem 1,92m de largura e 1,88m de altura, levando-se em conta o rack. A altura livre do solo é de 23,5 cm.
As três versões da Titano
Endurance – Tem câmbio manual de seis marchas. Ela traz assistente de partida em rampa, assistente de descida e controle de tração. Inclui ainda assoalho em vinil, ideal para veículos de trabalho. Os bancos traseiros são modulares e rebatíveis, com compartimentos de armazenamento abaixo dos bancos, proporcionando soluções práticas para organização. Traz também a facilidade de porta-luvas refrigerado e apoios de braço dianteiro e traseiro. Complementando o visual, as rodas de aço pretas de 17” conferem um toque robusto e mais adequado ao conjunto. Valor: R$ 219.990
Volcano – Além de todos os itens da Endurance, a Volcano é equipada com protetor de caçamba, capota marítima, câmera 180° off-road perfeita para estacionar e auxiliar na direção graças às câmeras no retrovisor direito e na traseira, central multimídia de 10″, cluster com tela digital colorida de 4,2″, sensor traseiro e faróis de neblina. Vale dizer que na Volcano o câmbio automático substitui o manual. No visual, também traz ainda mais requinte com bancos de couro, rodas de liga leve de 17” diamantada, assoalho em carpete, volante multifuncional com acabamento black piano e em couro, maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria e para-choque traseiro cromado. Valor: R$ 239.990
Ranch – Versão topo de linha. Mais voltada, por conta dos recursos disponíveis, para aventuras fora-da-estrada. Pensando neste público, a Ranch vem equipada com câmera 360° off -road e rodas de liga-leve de 18”. Além disso, também sai de fábrica com monitoramento de pneus, sensor dianteiro, aviso de saída de faixa, acesso sem chave, sensor de chuva, faróis, lanternas e DRL em LED, ar-condicionado automático digital dual zone, estribos laterais, capota marítima e santo antônio cromado com barras de proteção dos vidros. Valor: R$ 259.990
E mais
Manutenção – A Fiat garante que os custos de manutenção (cesta de peças) são 32% mais baratos do que a média dos principais concorrentes. Além disso, a Titano entra para a história como o primeiro modelo da Fiat a oferecer cinco anos de garantia de fábrica.
Customização – A Titano traz também peças e acessórios originais da Mopar, empresa do grupo Stellantis. São mais de 40 acessórios desenvolvidos com foco em funcionalidade, principalmente
Usadas – Com valores semelhantes ao da Titano de entrada, o consumidor encontra várias opções de seminovas, com um Hilux SR, ano 2022, R$ 215 mil, ou uma Mitsubishi L200 GLS 2.4m, 4×4 e automática, por R$ 220 mil.
Titano – A picape ganhou esse nome por inspiração na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo. O nome ainda tem vínculo com o metal titânio, que possui alta resistência e durabilidade.
Peugeot – O modelo da Fiat nasceu, na verdade, em 2020, como uma Peugeot chamada Landtrek. Foi feita em parceria com a chinesa Changan, em 2019, e até já foi reestilizada na China.
Elétrico e-2008: o que torna uma boa opção? – Recentemente, a montadora chinesa BYD e a brasileira Raízen Power anunciaram uma parceria para melhorar a disponibilidade de estações de recargas para veículos elétricos no Brasil. Serão mais 600 pontos com a infraestrutura da marca Shell Recharge em São Paulo, Brasília, Rio, Belo Horizonte, etc. Estamos, de fato, precisando, afinal, as vendas de veículos elétricos crescem exponencialmente. Pelo terceiro mês seguido, esses modelos lideraram as vendas de eletrificados leves no mercado nacional em fevereiro, com 3.639 emplacamentos, ou 34,8% do total neste segmento. Mas a infraestrutura de abastecimento nas ruas, nos shoppings, postos privados ou públicos e, principalmente, nas rodovias tem deixado a desejar. A coluna Bigu tem testado alguns modelos 100% elétricos, sendo o último deles o SUV compacto Peugeot e-2008, que tem versão única de acabamento e motorização. Paralelamente, tem constatado a dificuldade de se abastecer modelos elétricos e híbridos plug-ins em vários lugares do país. Bem, o jeito é controlar e restringir o uso e, claro, ter sua própria caixa de carregamento, de preferência aquela que abastece de 20% a 100% numa faixa de 3h ou 4h. De qualquer forma, apesar desses problemas, vale ter um na garagem? Se o uso for urbano, em trechos que não exigem mais do que 300km, vale, sim. Afinal, estudos mostram que a média de um cidadão comum que o usa de casa para o trabalho não chega a 80km dia.
E quanto ao Peugeot e-208 GT, um simpático modelo que tem 4,3m de comprimento, 1,77m de largura, 1,55m de altura e 2,605m de entre-eixos? Falemos dele, então. O e-2008 está equipado com um motor elétrico de 100 kW (136 cv) e 26,5 kgfm de torque – com três diferentes modos de condução. A capacidade da bateria é 50 kWh – o que garante uma autonomia 234 km pelo Inmetro. Se você comprar à parte uma estação de 100kW, a recarga rápida é de 80% (até 30 minutos). Não há, ou este colunista não encontrou, nenhuma estação pública de 100kW; no máximo, há de 22kW, com performance de 3 ou 4 horas.
O modelo, enfim, é bem acabado. Tem bancos em couro e Alcantara com formato esportivo (embora com ajustes manuais) e ainda vem com grande teto solar panorâmico, faróis full LED etc. Com a chegada dos elétricos chineses, houve uma redução geral de preços no fim do ano passado para quase todos os modelos – e de diferentes marcas. O e-2008 chegou a custar R$ 220 mil. Em dezembro, despencou tanto que estava cotado a R$ 160 mil. Hoje, dependendo ou não se você deixará seu carro atual como entrada, ainda é possível conseguir tais valores – quase o mesmo cobrado pelo BYD Mini Dolphin.
O que chama mais atenção no e-2008 é sua posição de dirigir, seu cockpit enfim. O painel de instrumentos tem esquema 3D, com boas informações do computador de bordo e várias formatações diferentes de layout.
O espaço interno é padrão (para quatro passageiros) e o porta-malas comporta 405 litros. A força do motor não surpreende nas arrancadas, como ocorre com outros elétricos, mas vale lembrar: o torque de um modelo totalmente eletrificado é integralmente disponível logo ao se acionar o pedal de aceleração. Então, pés à obra e ele responde muito bem em arrancadas e ultrapassagens. Em suma: o 2008 elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.
Outro destaque do e-2008 é o pacote de segurança, especialmente os equipamentos de assistência à condução. Ele tem, por exemplo, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, assistência de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade e alerta de atenção e fadiga ao motorista. Vem, ainda, com alerta e correção de permanência em faixa, piloto automático inteligente (ACC), sistema ativo de ponto cego, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular) e acionamento automático do limpador de para-brisas (sensor de chuva).
Busca por picapes usadas acima de R$ 300 mil – Nova pesquisa da Webmotors, principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo revela que a procura entre os usuários brasileiros da plataforma por picapes usadas no valor acima de R$ 300 mil cresceu 80% de janeiro a novembro de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior. O levantamento, realizado pelo Webmotors Autoinsights, traz também o ranking dos modelos usados da carroceria mais buscados em 2023. A Ram ocupa as duas primeiras posições com os modelos 2500 (1°) e 1500 (2°), seguida da Ford F-150 (3°). Em quarto e quinto, respectivamente, vêm a Ram 3500 e a Chevrolet Silverado.
Compra presencial? Há ainda quem faça – Uma pesquisa da Cox Automotive, apresentada durante o NADA Show 2024, em Las Vegas, considerada a maior convenção para concessionárias no mundo, revelou que o percentual de pessoas que só comprariam um carro de forma integralmente presencial na concessionária diminuiu de 53% para 8%. E então, o que devem fazer as concessionárias? Ampliar, por exemplo, as etapas digitais do processo de aquisição de veículos – e isso é um caminho sem volta para as elas. “As pessoas estão querendo cada vez mais a praticidade do online. Mas para o consumidor fechar o negócio, ele precisa ‘tocar’ e ‘sentir’ o carro digitalmente”, diz Fábio Braga, da MegaDealer. Segundo os dados da pesquisa, 38% dos clientes estão dispostos a realizar o processo de aquisição do veículo de forma digital. Em 2022, 39% dos clientes compravam o veículo com processos online e presencial na concessionária. Este índice aumentou para 64% atualmente. Enquanto numa compra presencial, o processo dura em média 5h30, no online o tempo fica em menos de uma hora e ainda gera uma satisfação maior do cliente.
PL aumenta pena para motociclista que trafegar na contramão – O Projeto de Lei 130/24, que tramita na Câmara dos Deputados, propõe alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para prever multa em dobro e definir como infração gravíssima o fato de transitar na contramão com motocicleta e suas variantes – como motoneta ou ciclomotor. Atualmente, o CTB não faz distinção entre a infração cometida por condutor de carros e de motocicletas e similares, que é definida como grave com previsão de multa. O deputado Marcos Soares (União-RJ), autor do projeto, disse à Agência Câmara que aumentar a pena para quem dirige motos na contramão tem como meta desestimular esse tipo de conduta, sobretudo por motoboys. “A população tem clamado por providências urgentes para diminuir o grande número de acidentes que acontecem quando a motocicleta trafega pela contramão”, diz Soares.
Prefeitos e engarrafamentos: o que fazer? – Os engarrafamentos afetam diariamente as grandes cidades brasileiras, atrasando muitos compromissos e gerando prejuízos para a economia e o meio ambiente. No Brasil, alguns fatores contribuem para que os congestionamentos ocorram – e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) organizou uma pequena reflexão sobre as causas e soluções para o problema.
- Excesso de veículos – O excesso de veículos é um dos principais causadores de engarrafamentos no Brasil. Por conta das políticas de financiamento de veículos particulares e a falta de investimento em transportes coletivos, os brasileiros, que possuem condições, optam por adquirir um veículo próprio. Por conta disso, existe uma superabundância de carros e motos na rua, gerando muitos congestionamentos.
- Sinistros de trânsito – Com o aumento de veículos nas ruas, o número de sinistros também passou a subir. Quando eles ocorrem, parte das vias são interditadas, gerando ainda mais congestionamentos.
- Falta de planejamento urbano – Algumas cidades brasileiras tiveram um “boom” populacional durante o processo de urbanização, porém, o planejamento urbano e a evolução dos meios de transporte não acompanharam esse crescimento. As cidades não foram preparadas para receber um elevado número de veículos, por isso, muitas vias ficam congestionadas.
Soluções – De acordo com especialistas em Mobilidade Urbana, é necessário desenvolver políticas públicas para o transporte. Ao oferecer um transporte público coletivo de qualidade e incentivar a população a usá-lo, o número de veículos tende a diminuir, auxiliando na redução dos congestionamentos. Além disso, também é preciso focar em ações educativas para os motoristas e ampliar as fiscalizações nas vias. O conjunto dessas ações contribuem para que os condutores adotem comportamentos responsáveis, diminuindo o número de sinistros e, consequentemente, de engarrafamentos.
Credencial do idoso: veja como garantir vagas exclusivas – Pessoas com mais de 60 anos têm o direito de estacionar em vagas exclusivas. Isso é previsto pela Lei 10.741/03. No entanto, para poder realizar o estacionamento nestes lugares é necessário possuir o cartão de estacionamento para idoso e posicioná-lo de forma visível no para-brisa do carro. Mas como fazer para tirar esse documento? A Lei prevê que 5% das vagas em ruas e locais privados devem ser direcionadas a idosos, os espaços são de mais fácil acesso e geralmente estão pertos das entradas e saídas. Caso o veículo seja estacionado em um desses espaços direcionados sem o documento necessário, mesmo pertencendo ao público em questão, o motorista é sujeito à infração gravíssima, que rende 7 pontos na CNH e multa de R$ 195,23.
A Mobiauto, empresa on-line do segmento de negócios automotivos, organizou uma pequena cartilha, que este blog replica. Confira os detalhes:
Solicitação online – Pode ser feita por aplicativo. No entanto, o serviço não está disponível ainda em todos os todos estados.
Confira os locais que possuem esse tipo de emissão
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
⇒ Caso você more em algum dos lugares homologados, o primeiro passo para a solicitação do cartão é baixar e acessar o aplicativo da “Carteira Digital de Trânsito”.
⇒ Logo em seguida é necessário acessar sua conta e clicar em “condutor”. Depois, é preciso ir no ícone “Credencial de Estacionamento”. Ao clicar na opção, será mostrado se o serviço está presente em sua região. Caso esteja, ficará disponível o ícone “Credencial de idoso”, onde o usuário poderá fazer a solicitação.
⇒ Caso tudo esteja de acordo com seu cadastro, aparecerá a opção “Baixar Credencial” para que o download do documento seja feito. Após apertar esse ícone, o cartão com suas informações e o QR code vão ser apresentados. Com o documento “em mãos”, o usuário poderá compartilhá-lo ou baixá-lo em seu dispositivo.
⇒ Caso seu estado não tenha aderido ao serviço de emissão online ou apenas tenha preferência pelo meio presencial, o primeiro passo é procurar o órgão de trânsito estadual (Detran), municipal e da prefeitura. É preciso que o órgão escolhido esteja integrado ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
⇒ É necessário ter consigo os seguintes documentos para solicitar a emissão: carteira nacional de habilitação (original e cópia simples), comprovante de residência no nome do solicitante e o formulário para requerer o cartão já preenchido. O formulário em questão pode ser obtido no site do Detran de seu estado.
⇒ Após a entrega desses documentos para algum dos órgãos de trânsito mencionados, é necessário apenas esperar a emissão do cartão de acordo com o prazo previsto e indicado.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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