Zé Queiroz arrasta multidão em caminhada no Santa Rosa em Caruaru

O Alto de Santa Rosa foi escolhido pelo candidato à Prefeitura de Caruaru, Zé Queiroz (PDT), para promover a primeira de uma série de caminhadas que serão realizadas até o dia da eleição. Na noite deste sábado (7), acompanhado de seu candidato a vice, Tonynho Rodrigues (MDB), Queiroz percorreu diversas ruas do bairro, recebeu manifestações de apoio e arrastou uma grande multidão. 

A ato do pedetista acontece dois dias depois de a governadora Raquel Lyra e o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) andarem pelas ruas do Santa Rosa. 

Zé Queiroz retribuiu o carinho dizendo ser uma alegria iniciar a agenda de caminhadas no Santa Rosa. “A nossa campanha está contagiando o nosso povo, uma campanha leve, pra cima, que está apresentando as melhores propostas, dialogando com as pessoas e acreditando que faremos uma administração inovadora para Caruaru. Agora é daqui pra melhor”, declarou Zé Queiroz. 

Tonynho Rodrigues agradeceu a participação das pessoas do bairro e disse que juntos fizeram a maior caminhada dessa campanha até aqui. “O bairro Santa Rosa hoje mostrou quem vai vencer essa eleição. Caruaru vai voltar a ter um prefeito de verdade na prefeitura e esse prefeito é Zé Queiroz”, enfatizou.

A Justiça Eleitoral de Camaragibe concedeu mais uma vitória a Diego Cabral, candidato a prefeito pelo Republicanos, contra seu adversário na disputa, Jorge Alexandre (Podemos). Na noite deste sábado (7), a juíza Juliana Coutinho Martiniano Lins, da 127ª Zona Eleitoral de Camaragibe, determinou, através de uma liminar, que Jorge Alexandre retire imediatamente de suas redes sociais, no prazo de 24h, um vídeo no qual ele acusa Diego Cabral de utilizar recursos públicos durante a maior carreata da história da cidade, realizada pelo republicano no último dia 25 de agosto. A multa diária em caso de descumprimento da decisão é de R$ 500. 

“Essa é mais uma prova de que a Justiça Eleitoral está atenta e vigilante em relação às mentiras divulgadas pelo outro lado, o lado do atraso, o lado que levou Camaragibe às páginas policiais. Realizamos a maior carreata da história de Camaragibe de forma limpa, honesta, unindo o povo que deseja renovação e não quer de volta um passado sombrio. “Eles estão desesperados por que as pesquisas mostram o nosso crescimento. Estão tentando a todo custo manchar a minha imagem com mentiras. Mas não vão conseguir. Vamos continuar trabalhando com muita humildade e consolidar a vitória do povo de Camaragibe no dia 6 de outubro”, declarou Diego Cabral. 

A representação feita pela assessoria jurídica de Diego Cabral alegou que o candidato do Podemos “se utiliza de suas mídias sociais, em especial Instagram e YouTube, para veicular inúmeras propagandas negativas com conteúdo calunioso e notícias falsas (fake news)” em desfavor de Diego Cabral. Nos autos, a equipe de advogados juntou uma transcrição de um trecho da entrevista de Jorge Alexandre, realizada semana passada no canal @portaldeprefeitura no Youtube, na qual ele acusa falsamente Diego Cabral de utilizar recursos públicos durante a carreata da vitória. 

Neste domingo (8), depois que a Justiça liberou a veiculação das peças eleitorais da campanha de Gilson Machado (PL), onde o candidato a prefeito do Recife fala sobre a situação das creches na capital pernambucana, o liberal se posicionou, por meio de nota, afirmando é o momento de “triunfar a verdade”.

Confira:

Apesar das inúmeras tentativas de silenciamento do PSB e da Frente Popular do atual mandatário do Recife, João Campos, que buscam nos calar e desacreditar a verdade, o Ministério Público liberou as peças eleitorais que revelam a verdade sobre as creches do Recife. Chegou o momento da liberdade triunfar e da verdade vencer a mentira! Em seu parecer, o Ministério Público opinou “ pela improcedência da representação, considerando que a propaganda veiculada pelo candidato Gilson Machado e pelo Partido Liberal está amparada pelo direito à liberdade de expressão e à crítica política, sem que tenha sido comprovada a veiculação de informações sabidamente inverídicas, manipuladas ou que violassem a honra do candidato adversário” 

Assim, o Ministério Público recomendou o arquivamento da representação, em respeito à liberdade de expressão e ao debate democrático. O candidato Gilson Machado reforça seu compromisso com a verdade, a liberdade de expressão e o povo do Recife, que merece respeito.

“Um dos caminhos para a eficiência em gestão pública é firmar boas parcerias”, disse Elias Gomes (PT), candidato da Frente Popular à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, ao visitar as instalações da Fundação Perrone, em Piedade. Fundada em 2002 pelo sacerdote italiano Michele Perrone, a entidade tem como objetivo oferecer tratamento terapêutico multiprofissional gratuito a crianças carentes portadoras de deficiências neuropsicomotoras e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

“Fizemos no passado e voltaremos a buscar, a partir de 2025, novas parcerias com institutos como a Fundação Perrone. Esse é um dos caminhos que irão nos auxiliar enquanto administração pública a zerar filas de atendimento nos setores da saúde e de assistência social no município, principalmente à parcela da população em situação de vulnerabilidade social e econômica”, pontuou Elias.

A fundação ainda desenvolve outros tipos de atividades de inclusão social, cidadania e multiplicação de direitos por meio da inserção no esporte, buscando assegurar a integração dos pacientes, minimizar e recuperar as funções comprometidas de crianças assistidas.

A candidata à Prefeitura de Olinda, Mirella Almeida (PSD), recebeu apoio do presidente da CDL, José Ramos Andrade, além de cerca de 100 empresários, nesta sexta-feira (6). Durante o encontro, a postulante destacou que a geração de novos empregos no município será uma das grandes prioridades da gestão, caso eleita. 

“Esse grupo que está aqui gera emprego, renda e oportunidades para a população. Vamos continuar incentivando a geração de novas oportunidades, para que a geração de empregos em Olinda siga crescendo”, afirmou Mirella. 

O candidato a prefeito de Olinda, Marcio Botelho, aproveitou o feriado da Independência, 7 de setembro, para realizar uma caminhada pela orla da cidade. Acompanhado de assessores e apoiadores, Botelho interagiu com moradores e comerciantes, ouvindo suas demandas e reforçando suas propostas para melhorar a infraestrutura e o turismo local. 

Ao longo do percurso, o candidato foi calorosamente recebido pelas pessoas que passavam pelo local. Muitas pessoas se aproximaram para cumprimentá-lo, expressando apoio a suas ideias de modernizar a orla e promover um ambiente mais seguro e acessível para moradores e turistas. “Olinda merece uma orla mais bem cuidada, que seja um cartão-postal para a cidade e ao mesmo tempo um espaço de lazer para todos”, destacou Botelho em um dos diálogos.

Entre suas principais propostas, Botelho destaca o investimento na revitalização da orla, incluindo melhorias nas calçadas, iluminação pública, e a criação de novos espaços de convivência. Segundo ele, essas ações são fundamentais para impulsionar o turismo e garantir uma melhor qualidade de vida para os olindenses. 

“Estamos caminhando para uma Olinda mais moderna e acolhedora, e a orla será um símbolo dessa transformação”, afirmou o candidato ao final da caminhada.

Firme no propósito de fortalecer candidaturas proporcionais dos partidos que compõem a Frente Popular, o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), prestigiou, neste sábado (7), dois atos de campanha promovidos por candidatos a vereador pelo MDB. Pela manhã, esteve com Bergue Júnior na comunidade Bola na Rede, no bairro da Guabiraba, na Zona Norte. Já no fim da tarde, compareceu à reunião do vereador Professor Mirinho com sua militância no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul.

Nos discursos, João Campos destacou realizações de sua gestão em todas as partes da cidade. Na Zona Norte, por exemplo, citou a marca de mais de 200 obras do Programa Parceria, investimentos de R$ 230 milhões em obras de proteção de encostas e a requalificação de unidades de saúde. Prometeu ainda, em um segundo mandato, a implantação de uma Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) de grande porte para consultas, exames e cirurgias naquela região da cidade.

Já na Imbiribeira, João Campos exaltou a construção da Ponte Júlia Santiago, que ligará o bairro a Areias, na Zona Oeste, viabilizando uma conexão hoje feita apenas pelo Ipsep, por Afogados ou nas proximidades do Aeroporto Internacional do Recife. “Aqui na Imbiribeira, de forma especial, fizemos muita obra e estamos fazendo outras tantas, inclusive a nova ponte que vai ligar Areias à Imbiribeira. Na nossa gestão, a gente começa as coisas e só para quando elas estão prontas e bem feitas”, frisou.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, manteve a nulidade de todos os atos praticados pelo juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba contra o empresário Marcelo Bahia Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato. O julgamento ocorre na sessão virtual que  encerrou às 23h59 desta sexta-feira (6), mas todos os ministros que integram o colegiado já apresentaram seus votos.

Está em discussão um recurso (agravo regimental) da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a decisão do ministro Dias Toffoli, relator da Petição (Pet) 12357, que, em maio deste ano, anulou os atos judiciais e determinou o trancamento imediato dos procedimentos penais relacionados ao empresário.

Em um primeiro momento, Toffoli votou pela rejeição do recurso (agravo regimental), por considerar que a PGR não trouxe argumentos novos capazes de alterar sua decisão anterior. No entanto, no decorrer do julgamento, e seguindo proposta apresentada no voto do ministro Nunes Marques, o relator acolheu em parte o agravo. O novo entendimento é que os atos da Lava Jato devem ser anulados, mas sem a determinação de trancamento imediato de procedimentos criminais contra Marcelo Odebrecht. Essa análise caberá aos juízes e às instâncias competentes.

Essa posição foi a mesma adotada pelos ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques.

Divergiram do relator os ministros Edson Fachin e André Mendonça, que votaram a favor do recurso da PGR. Eles ressaltaram que a petição de Marcelo Odebrecht foi apresentada ao STF como um pedido de extensão relacionado à Reclamação (RCL) 43007, que tratou de acesso a provas do acordo de leniência firmado pela empreiteira. Em seu entendimento, não há vinculação direta entre os casos ou semelhança dos fatos que justifiquem o pedido de extensão.

A GM e os R$ 5,5 bilhões para dois híbridos flex

A General Motors confirmou na quinta-feira (5) que investirá R$ 5,5 bilhões em suas fábricas paulistas para produzir no Brasil modelos híbridos flex. E um deles deverá ser lançado já no ano que vem. A empresa pretendia pular direto dos carros a combustão para os 100% elétricos, mas depois compreendeu que os consumidores – e a estrutura do país, claro – não estavam preparados. De qualquer forma, o Brasil será o primeiro mercado mundial da GM a ter híbrido flex da GM. E a ofensiva local para esse perfil permanece, claro. Os diretores da empresa dizem que serão investidos em dois tipos de motores híbridos – e o foco será no do tipo híbrido leve, o MHEV. 

Esses são assim chamados porque têm apenas um motor que, na verdade, é pequeno gerador elétrico com tensão de 48V que substitui o alternador – e é usado apenas para algumas funções auxiliares. A base deverá ser algum propulsor a combustão – o 1.0 ou 1.2 turbo de três cilindros – já produzido e usado por aqui no Tracker, Onix e Montana. O primeiro, aliás, deverá ter a primazia de lançamento. Afinal, quase 50% dos carros vendidos no Brasil atualmente são SUVs. Um novo SUV deve surgir, para ocupar o espaço de entrada na linha Chevrolet. 

Argentino, mas de olho no Brasil – A Stellantis anunciou que vai investir US$ 385 milhões (cerca de R$ 2 bilhões) na fábrica de Córdoba, na Argentina, para produzir uma nova família de veículos – boa parte deles destinada ao Brasil. Ainda não há informações sobre quais modelos, mas devem ser da marca Fiat (a Stellantis é dona desta, da Jeep, da Peugeot, da Citroën e da Ram, por exemplo). 

A retomada da indústria automobilística – A produção de veículos em agosto voltou ao patamar pré-pandemia. Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, as montadoras puseram no mercado 259.613 veículos, numa alta de 5,2% em relação a julho e de 14,4% na comparação com agosto de 2023. “É o maior volume desde outubro de 2019”, disse ele. No acumulado de janeiro a agosto já foram produzidas 1,64 milhão de unidades, expansão de 6,6% sobre o total de 1,54 milhão do mesmo período do ano passado. A Anfavea reúne as empresas que têm fábrica no Brasil. O executivo atribui o fenômeno à reação consistente do mercado interno e à quantidade expressiva de lançamentos nesta segunda metade do ano. Juntando veículos leves e pesados, o Brasil fechou agosto com 237,4 mil emplacamentos – 14,3% a mais que no mesmo mês de 2023. Foi o melhor mês em 2024 em média diária de vendas, com 10,8 mil unidades.

Mais empregos – Com vendas e produção em alta, as montadoras também seguem ampliando o nível de emprego em suas fábricas. Só neste ano foram abertas 5,9 mil vagas, com o efetivo passando de 98,9 mil trabalhadores em dezembro para 105,8 em agosto. Com relação a julho, houve 1,2 mil contratações.

Caminhões –  A Anfavea também considera que as vendas de pesos pesados, principalmente caminhões, estão voltando à normalidade. Em agosto, os fabricantes do segmento produziram 13.101 unidades – uma alta de 10% em relação a julho (11.909 unidades) e de 36,1% na comparação com o mesmo mês de 2023, com apenas 9.623 unidades fabricadas. É o melhor mês desde 2022.

Elétricos – O comércio de carros eletrificados também tem crescido. Até agosto, as vendas totais – elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV), híbridos convencionais (HEV) e micro-híbridos (MHEV) – chegaram a 109.291 unidades. Isso significa um crescimento de 122,7% em relação ao mesmo período de 2023. Os elétricos (BEV) lideraram as vendas, com 40.993 unidades – numa elevação de incríveis 595,39% comparado ao ano anterior. Os híbridos plug-in (PHEV) também tiveram bom desempenho, com 36.243 unidades vendidas no acumulado do ano – ou 124,7% em comparação com 2023.

E vai crescer mais – Um estudo inédito da Anfavea e da Boston Consulting Group – chamado  “Avançando nos caminhos da descarbonização automotiva no Brasil” – mostra que a partir de 2030 mais de 50% das vendas de veículos por aqui serão de híbridos e elétricos. O trabalho é resultado de 13 meses de produção, mais 5 mil pessoas ouvidas e interlocução com países, indústria, academia e consumidor.

Adeus ao E-208 – E por falar em carros elétricos, o Peugeot E-208 GT( lançado no Brasil em setembro de 2021) saiu de linha no nosso mercado. A informação foi confirmada ao Inside EVs Brasil por Rafael Filon, chefe de marketing de produto da Peugeot para a América do Sul. A Peugeot focará em apenas um veículo de passeio elétrico e um comercial elétrico: no caso, o E-2008 e o E-Expert, respectivamente.

A Volvo e os 100% elétricos – A marca sueca hoje pertencente à chinesa Geely pretendia chegar a 2030 sem ter mais carros híbridos ou a combustão, claro, no seu portfólio. Recuou – e espera que pelo menos 10% das vendas sejam híbridos leves. Isso em razão de quase todo o mundo estar taxando a importação (sim) dos veículos chineses. E mais: apenas 26% dos veículos vendidos no mundo são 100% elétricos. A Volvo tem no Brasil dois híbridos plug-in (XC60 e XC90) e três elétricos (EX30, XC40 e C40).

Recorde da Stellantis – A empresa global dona da Fiat, Jeep, Ram etc encerrou agosto com recorde em dose dupla. Na América do Sul, foram produzidos 88.709 veículos produzidos. Só no Polo Automotivo de Betim foi alcançado o maior volume de veículos desde 2021, quando a empresa foi criada, pelo segundo mês consecutivo, com 45,5 unidades fabricadas na planta mineira. Líder do mercado automotivo na região, a Stellantis alcançou a marca de 68,6 mil unidades vendidas no Brasil – representando um aumento de 3,1 mil emplacamentos em comparação com o mesmo período do ano anterior, e participação de 30,7%. De janeiro a agosto, a companhia comercializou mais de 456 mil unidades, com 29,8% de market share no acumulado do ano. 

Fiat – Com o resultado de 16,4 mil unidades emplacadas, a picape Strada registrou o maior volume de emplacamento desde seu lançamento,em 1998. Em agosto, a marca garantiu o 1º lugar no ranking, com 22,1% de participação no mercado e 49.428 unidades emplacadas. Isso representa 13,3 mil unidades à frente do segundo colocado no mês. A Fiat teve três dos seus modelos no ranking geral dos 10 mais vendidos do país: a Strada em primeiro lugar, o Argo na quarta posição, com 7.768 unidades vendidas, e a Toro alcançou a décima posição do ranking, com 5.549 unidades. 

Jeep – Com 11.213 unidades emplacadas em agosto, a Jeep conquistou 5% do mercado total neste mês e já soma 77.235 emplacamentos em 2024.  O Jeep Commander liderou a categoria dos SUVs grandes de 7 lugares em agosto, com 1.673 vendas. O modelo já conta com 10.445 emplacamentos nos oitos meses do ano. Vale ressaltar, que as novas versões do Jeep Commander com motor Hurricane superaram os 35% das vendas do modelo em agosto. Já o Jeep Renegade continua avançando e ocupa a quarta posição no segmento SUVs médios, com 5.517 unidades comercializadas em agosto.

Ram – A marca registrou no mês de agosto 2.463 picapes vendidas no país. Já no acumulado do ano, a Ram comercializou 19.930 unidades, um crescimento de 214% em relação ao mesmo período do ano passado e alcançou uma participação de 1,3%, considerando o mercado total de veículos de passeio e comerciais leves. 

BYD Pro por R$ 182.800 – A BYD lançou na quinta-feira (5) o Yuan Pro no Brasil. É o SUV elétrico mais barato da marca chinesa. Ele tem versão única e é equipado com um motor de 177cv (ou 130 kW) de potência e 29,5 kgfm de torque. A marca informa que ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 160 km/h. A bateria Blade tem 45,1 kWh de capacidade e fornece autonomia de 250 km pelo padrão Inmetro. No entanto, garante a BYD, pode alcançar entre 320 e 350 km com uma carga. Visualmente, o SUV se caracteriza pelos para-choques robustos, faróis estreitos de LEDs, colunas escurecidas, maçanetas embutidas, lanternas integradas, spoiler de teto e proteções plásticas nas caixas de rodas. Mede 4.310 mm de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.675 mm de altura e um entre-eixos de 2.620 mm. No interior, quadro de instrumentos digital com tela de 8,8 polegadas. O sistema de entretenimento, em tela giratória, tem 12,8 polegadas.

As opções da Neta – A mais nova empresa chinesa no Brasil, a Neta Auto, confirmou no meio da semana que começará suas operações no Brasil com três veículos elétricos: modelos Neta Aya, Neta X e Neta GT. E promete ter 30 lojas até o final do ano. O Aya foi lançado na China em 2020 e reestilizado em 2023. Mede 4.070 mm de comprimento, 1.690 mm de largura e 1.540 mm de altura, com 2.420 mm de entre-eixos. O porta-malas leva 355 litros. No Brasil, terá motor elétrico de 95 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos. A bateria de 40 kWh garante 263 km de autonomia pelo Inmetro. O X é maior, com 4.530 mm de comprimento, 1.866 m de largura, 1.626 mm de altura e 2.771 m de entre-eixos – e com porta-malas de 508 litros. O motor elétrico gera 163cv de potência e 21,4 kgfm de torque. O cupê Neta GT está à venda na China desde o ano passado. E vem em duas versões: uma com tração traseira com 231 cv e outra com tração AWD com 394cv. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos nesta segunda opção. A autonomia chega até 580 km.

Audi traz o Q6 e-tron – A marca alemã Audi começou a trazer para os consumidores brasileiros o Q6 e-tron, um inédito (para o país) modelo elétrico. As versões Performance quattro e Performance Black quattro têm preços a partir de R$ 530 mil na venda direta. O modelo nasceu sobre a Plataforma Elétrica Premium (PPE), desenvolvimento compartilhado com a Porsche com promessa de redução de custo, mais eficiência e aprimoramentos em desempenho. Em ambas as versões, o Q6 e-tron tem conjunto um de baterias de íon lítio com capacidade de 100 kWh, o que gera potência combinada de 387cv e 54,5kgfm de torque. A marca informa que o SUV é capaz de fazer de 0 a 100 km em 5,9 segundos e acelerar até 210 km/h (máxima limitada eletronicamente). Pela classificação do Inmetro, a autonomia é de 411 quilômetros.

A indiana Tata no Brasil? – O site Automotive Business trouxe na semana uma informação relevante: a gigante indiana Tata Motors está negociando uma fábrica no Brasil – mais especificamente com o governo de São Paulo. A fonte é o secretário de desenvolvimento do estado de São Paulo, Jorge Lima. O governo paulista oferece, segundo ele, um parque de fornecedores desenvolvido – e próximo das áreas que concentram outras montadoras. A Tata é conhecida por criar o Nano, o “carro mais barato do mundo”.

Mais etanol na gasolina – O Senado aprovou um projeto de lei que cria a possibilidade de aumentar a quantidade de etanol na gasolina comum para até 35%. Ainda falta a Câmara, em segunda votação, aprovar a medida. O PL, conhecido como “combustíveis do futuro”, ainda prevê o aumento do biodiesel no diesel e cria regras sobre temas como combustíveis de aviação, biometano, diesel verde, combustíveis sintéticos e até mesmo a estocagem de gás carbônico. E como fica? A margem de mistura de etanol à gasolina passará de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Hoje, é de 18% a 27,5%. 

Diesel no Nordeste: preço cai – A mais recente análise do índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de abastecimento, revelou que o preço médio do litro da gasolina foi comercializado a R$6,46 no Nordeste no acumulado de agosto – um aumento de 1,73% ante ao de julho. O etanol também aumentou, sendo encontrado a R$ 4,89, após aumento significativo de 2,52%. Em contrapartida, os dois tipos de diesel registraram baixa na região. Enquanto o preço médio para o litro do S-10 foi de R$ 6,22, com redução de 0,16%, o tipo comum foi comercializado a R$ 6,17, após queda de 0,96%.

Palhetas de para-brisa: fique atento ao barulho – Um estudo recente da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que mais de 30% dos veículos brasileiros circulam com limpadores de para-brisa em mau estado de conservação. Isso pode desencadear uma série de problemas para o motorista. Primeiro, há a redução da visibilidade: palhetas desgastadas não removem a água e a sujeira do para-brisa de maneira eficaz, especialmente em condições climáticas mais adversas, aumentando o risco de acidentes. Outro problema é que o barulho constante dos limpadores avariados pode causar cansaço e irritação ao motorista, afetando sua concentração na direção. Além disso, existe a possibilidade de danificar o para-brisa do veículo, levando à necessidade de reparos ou troca completa. Para evitar esses contratempos e garantir uma direção mais segura e confortável, Leonardo Salomé, CEO da Autoimpact, empresa líder no desenvolvimento de palhetas automotivas, dá algumas dicas:

  • Verifique e troque os limpadores regularmente: inspecione as palhetas a cada seis meses ou no checklist da troca de óleo. Observe se estão desgastadas, rachadas ou deformadas.
  • Escolha palhetas de qualidade: opte por marcas reconhecidas no mercado que desenvolvam limpadores com materiais duráveis e tecnologia de ponta.
  • Confira a condição do para-brisa: pequenos trincados comprometem a limpeza eficaz.
  • Analise a pressão do braço: a desregulagem impede o bom funcionamento do sistema limpador do veículo.
  • Mantenha o para-brisa limpo: acúmulo de poeira e outros detritos reduzem a vida útil das palhetas.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

Nova pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com este blog, aponta que o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB), tende a sair das urnas como um dos mais votados do Estado. Ele aparece com 79,5% das intenções de voto, 7,5 pontos a mais em relação ao levantamento de março passado, quando tinha 72%. Abre uma diferença de 72,2 pontos em relação ao adversário Jairo Pereira (PSDB), que tinha 6,3% e agora soma 7,3%.

Brancos e nulos representam 6% e indecisos chegam a 7,2%. Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome do seu candidato preferencial sem o auxílio da lista contendo todos os postulantes, Vinicius também abre uma grande dianteira. Se as eleições fossem hoje, o prefeito teria 69,3% dos votos e Jairo apenas 6%. Neste cenário, brancos e nulos somam 5,3% e indecisos sobem para 19,4%.

Quanto ao quesito rejeição, a situação se inverte e Jairo lidera. Entre os entrevistados, 70% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto apenas 11% afirmaram que não votariam no prefeito de jeito nenhum. Já os eleitores que disseram ter certeza do voto são 74% em relação a Vinicius, enquanto os que disseram ter certeza no voto em Jairo representam apenas 6,2%.

Estratificando o levantamento, os maiores percentuais de intenção de voto em Vinicius aparecem entre os eleitores jovens, na faixa etária entre 16 e 24 anos (92,9%), entre os eleitores com renda familiar entre dois e cinco salários (87%) e entre os eleitores com grau de instrução no ensino superior (84,1%). Por sexo, 79,5% dos seus eleitores são homens e o mesmo percentual são mulheres.

Na outra ponta, Jairo aparece mais bem situado entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (11,8%), entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (10,4%) e entre os eleitores com grau de instrução superior (9,1%). Por sexo, 7,6% dos seus eleitores são homens e 7% são mulheres.

A pesquisa foi a campo entre os dias 3 e 4 de setembro, sendo aplicados 400 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais (face a face) e domiciliares. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-04619/2024.

Logo mais, exatamente à meia-noite, este blog traz mais uma pesquisa de intenção de voto para prefeito de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, encomendada ao instituto Opinião, de Campina Grande, parceiro deste blog há 16 anos. Um bom motivo para a população da cidade dormir hoje um pouquinho mais tarde.

Diante de tantos atos de agressões, tentativas de homicídios e até assassinatos, os diretórios do PT e do PSB lançaram uma nota conjunta repudiando a violência nas eleições deste ano.

Confira abaixo na íntegra:

Diferentemente de tudo o que se poderia imaginar e desejar, a campanha eleitoral em Pernambuco volta a ser notícia não pela festa democrática de cores, propostas e esperança que invade os municípios, mas por episódios graves de violência.

Há cerca de dez dias, vivenciamos momentos de angústia após a tentativa de homicídio sofrida pelo prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), vítima da intolerância de um opositor político. E na noite da última sexta-feira (6), novamente nos vimos aflitos, desta vez, com a notícia de um atentado a tiros praticado contra Neto de Véia, candidato a vereador de Surubim pelo PSB.

Nos dois municípios, o PSB e o PT estão juntos apresentando projetos marcados pelo forte apelo popular: em Sertânia, com Rita Rodrigues (PSB) e Dr. Orestes (PT), e em Surubim, com Véia de Aprígio (PSB) e Ivete do Sindicato (PT). Pelo visto, isso está incomodando quem está acostumado a achar que o poder do dinheiro e de uma arma na cintura vence as eleições.

Mais do que nos solidarizar, dar total apoio e desejar pronta recuperação às vítimas, nós do PSB e do PT repudiamos veementemente esses episódios de violência e voltamos a cobrar das autoridades policiais providências céleres e enérgicas para esses casos, no que concerne à prisão dos agressores e ao reforço da segurança nesses municípios. A população pernambucana precisa ter a garantia de que poderá ir às urnas no dia 6 de outubro com a certeza de que sua vontade soberana será respeitada.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, comentou hoje (7) a demissão do ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. A demissão ocorreu após denúncias de assédio sexual suspostamente cometido por ele contra mais de uma dezena de mulheres.

“A parte política já passou com a demissão. Agora, como todas as pessoas, [ele] tem direito à ampla defesa e, depois, se fará justiça”, afirmou Barroso. A declaração foi dada na saída do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O presidente da suprema corte disse ainda que o colegiado da Primeira Turma do STF tem competência regimental para analisar os recursos apresentados pela rede social X (antigo Twitter) e por outras plataformas contra decisões do ministro do Supremo Alexandre de Moraes, relacionadas ao bloqueio de perfis na internet e da própria rede social no país.

Ontem (6), a Primeira Turma do STF negou recursos do X, manteve a suspensão da rede social e o bloqueio de perfis na internet. 

Dia da Independência

O presidente do STF avaliou como positiva a participação de representantes dos três poderes da República no desfile. “Foi uma cerimônia muito bonita, com a presença dos chefes dos três poderes, demonstrando que o país vive a mais plena normalidade institucional. É um bom momento para a nacionalidade.”

Declaração semelhante foi dada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sobre a data. “O Dia da Independência tem que ser uma vitória da democracia”, afirmou.

Perguntado sobre o simbolismo da presença dos presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e do Supremo, Luís Roberto Barroso, no desfile em Brasília, Múcio disse que “é o fortalecimento da democracia, a força da política.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deu declarações ao deixar o local. Apenas cumprimentou populares que estavam nas arquibancadas para assistir aos desfiles. 

Da Agência Brasil

O deputado estadual Alberto Feitosa (PL) acompanhou a mobilização encabeçada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo pastor Silas Malafaia, na Avenida Paulista. O parlamentar estava acompanhado do candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado, do deputado federal Pastor Eurico e dos candidatos a vereador do Recife Gilson Filho e Netinho Eurico – além do vereador de Caruaru, Val Lima.

“Um evento pacífico que reuniu, mais uma vez, milhares de brasileiros. Hoje se comemora historicamente o dia da independência do Brasil, mas é preciso novamente fazer história. Os brasileiros que se mobilizaram hoje não só aqui na Paulista, como em outras cidades , diz não a um País onde querem impor a ditadura. A exemplo da Venezuela, Cuba, Guatemala. Pela liberdade do Brasil, pelo respeito à constituição, pela preservação de nossa soberania. Eu estive em mais esse ato democrático. Ficou claro nessa mobilização de hoje que esse desejo é de milhares de brasileiros. Estamos juntos e cada vez mais fortes!”, ressaltou Feitosa.

O candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), participou do ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, na Avenida Paulista. Ele não foi o único: Marina Helena (Novo) também deu as caras na manifestação, mas nenhum dos dois discursou. Diferente do atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes, que estava ao lado do líder da direita brasileira e fez uso do microfone.

Marçal chegou à avenida após o discurso de Bolsonaro. Aplaudido por manifestantes, ele circulou pela área próxima ao carro de som em que estava Bolsonaro, mas não chegou a subir. O prefeito Nunes não estava mais no veículo quando o adversário apareceu.

Marçal e Nunes estão empatados tecnicamente com Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela Prefeitura de São Paulo, segundo a última pesquisa Datafolha.

O candidato do PL a prefeito de Caruaru, Fernando Rodolfo, deu um timing na sua campanha e participou em São Paulo da manifestação bolsonarista em defesa da democracia. Atendeu ao convite do próprio Bolsonaro, que já esteve em Caruaru participando de atos do aliado. “O Brasil já deu o seu grito de independência, Caruaru vai fazer isso no próximo dia 6 , se libertando de 40 anos nas mãos dessas famílias que tiraram o protagonismo da nossa cidade”, disse, numa conversa com o blog.