Sebrae - Compre Pequeno

Larissa Rodrigues assume coluna do Sabadão

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

No dia em que completei três meses na equipe do Blog do Magno, em 1° de novembro, recebi do chefe a missão de assinar uma coluna, a deste sábado (2).

Fiquei muito orgulhosa e satisfeita, porque sei que isso representa uma imensa confiança no meu trabalho, um reconhecimento de tudo que venho produzindo até aqui.

A coluna de Magno é uma das mais lidas e respeitadas do Estado e com repercussão nacional. Eu sou suspeita para falar, porque sou fã mesmo.

Lembro que quando ainda estava na Irlanda fazendo intercâmbio, em 2023, tão distante do nosso Pernambuco, um dos melhores momentos do meu dia era quando eu parava para ler a coluna dele. Pois é. O vício na política e no texto apimentado de Magno atravessou o oceano comigo.

E para a minha maior felicidade, essa mesma coluna agora será assinada por mim aos sábados. O chefe gostou do resultado da que assinei hoje, com a entrevista com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, entre outras coisas.

Na manhã deste sábado, me deu a alegria de me perguntar se eu queria ficar assinando todo sábado. É claro que eu aceitei e festejei.

Compartilho com vocês aqui a novidade da nova fase. Estou radiante. Espero que gostem. Trarei muitos bastidores do poder.

Petrolina - Testemunhal

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), está de malas prontas para desembarcar no PSD. A informação foi confirmada, há pouco, pelo colunista do O GLOBO, Lauro Jardim. Ele afirma que a tucana acertou a desfiliação do PSDB e deve seguir para o partido de Gilberto Kassab – o que há muito tempo já vem sendo especulado nos bastidores.

Conheça Petrolina

Na última sexta-feira (1º), o caso do muro em Maracaípe ganhou novos contornos e a decisão que determinou a demolição da construção e o pagamento de uma multa milionária pode ser revista pela Justiça. 

João Fragoso, o proprietário do Pontal dos Fragosos, interpôs Embargos de Declaração com “efeitos infringentes” que podem resultar na modificação da decisão.

Segundo especialistas, os Embargos de Declaração apresentados pela defesa de Fragoso são inovadores e utilizam estratégias jurídicas sofisticadas, capazes de influenciar o julgamento e reverter a decisão anterior. 

A expectativa é que a Justiça reconheça a complexidade do caso e os argumentos apresentados, garantindo a Fragoso o direito de manter o muro em sua propriedade.

Fontes próximas ao processo revelam que os “efeitos infringentes” dos Embargos de Declaração podem resultar na possibilidade de reversão da decisão.

A comunidade de Maracaípe está ansiosa para reverter a decisão pois acredita que a derrubada vai acabar com o Pontal de Maracaípe e atingir a comunidade local que depende do mesmo protegido.

A batalha judicial promete ser acirrada, mas a esperança de Fragoso e seus apoiadores se renova com a interposição dos Embargos de Declaração.  A expectativa é que a Justiça prevaleça e a área à beira-mar seja preservada, garantindo o direito de propriedade e a justiça para João Fragoso.

Fragoso confia na idoneidade dos desembargadores que julgam o caso, tidos por ele como “homens sérios e pessoas de bem”. Ele acredita que a decisão anterior foi tomada com base em informações equivocadas e que os mesmos foram levados a erro.

Maiores detalhes devem ser apresentados na Coletiva de Imprensa a ser realizada na próxima terça feira (5).

Estou mergulhado na biografia de Clarice Lispector, encantado com sua paixão pelo Recife, mesmo nascido em aldeia ucraniana. Como ela escrevia bem. Deixou frases maravilhosas em seus escritos. Falou de tudo. Da vida, da solidão, de amores, de desilusões, do cotidiano. 

Como era humilde! “Minhas desequilibradas palavras são o luxo do meu silêncio”, sentenciou. Falou, principalmente, do Recife, de Pernambuco. “Pernambuco marca tanto a gente que basta dizer que nada, mas nada mesmo nas viagens que fiz por este mundo contribuiu para o que escrevo. Mas Recife continua firme”, escreveu Clarice em A descoberta do Mundo, em trecho destacado por Benjamin Moser na biografia Clarice. 

Clarice também tinha seus medos. “O medo sempre me guiou para o que eu quero; e, porque eu quero, temo”. A solidão a perseguia. “Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas, nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite”, escreveu. 

Pertencer, para era, era sinônimo de viver. “A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender”, nos ensinou. Muitas cidades passaram pela vida de Clarice Lispector, da Ucrânia, onde nasceu, até o ensolarado Rio de Janeiro, passando por Nápoles, Berna e Washington. 

Entre todos os lugares onde a escritora viveu, o Recife guarda as memórias fundamentais para a formação da sua identidade. A infância e o início da adolescência desta filha caçula de imigrantes ucranianos ocorreu principalmente pelo bairro da Boa Vista, na Rua da Aurora e pelo Cais. 

O Recife de Clarice é o centro da efervescência intelectual e cultural do modernismo pernambucano. Perto dali se encontrava a Confeitaria Glória, palco do assassinato de João Pessoa, em 1930. No mesmo ano deste trágico acontecimento que mudaria os rumos da política nacional com a ascensão de Getúlio Vargas – e na mesma vizinhança -, era inaugurada por Jacob Berenstein a primeira Livraria Imperatriz. 

Também nos arredores ficava o Colégio Hebreu-Iídiche Brasileiro, onde Clarice estudou até entrar no Ginásio Pernambucano, localizado não muito longe, em 1932. Embora o reconhecimento oficial como cidadã pernambucana só tenha vindo em novembro de 2020, mais de quatro décadas após sua morte, Clarice já se declarava como recifense há muito mais tempo. 

Foi com essa naturalidade que a autora foi matriculada, ainda adolescente, em um colégio carioca, logo após a mudança da família para a capital fluminense. Clarice tinha apenas cinco anos de idade quando chegou ao Recife, acompanhada por pai, mãe e duas irmãs mais velhas. Só deixou a cidade aos 15, já com o prazer pelas letras e o fascínio por contar histórias incutido em sua mente. 

Ao mesmo tempo em que Clarice aprendia a ler, já sentia a necessidade de escrever. Foi vivendo no Recife que a pequena Clarice ensaiou seus primeiros escritos. Ao Diario de Pernambuco, chegou a enviar alguns textos para o suplemento infantil que o jornal mantinha na época, mas nunca foram publicados. Por volta dos 9 anos, após assistir a um espetáculo no Teatro de Santa Isabel, escreveu uma peça intitulada “Pobre menina rica”, que escondeu atrás de um móvel da casa. 

Todo esse material se perdeu com o tempo, mas há comprovação de sua existência em entrevistas concedidas pela autora. Enquanto viveu na capital pernambucana, Clarice ocupou com a família, pelo menos, três endereços distintos, todos no bairro da Boa Vista, na região central da cidade. O primeiro e mais conhecido fica junto à Praça Maciel Pinheiro, onde há uma estátua erguida em sua homenagem. 

Na Rua da Imperatriz, ela morou em mais de uma casa. Em uma delas foi vizinha da Livraria Imperatriz, que funciona até hoje no mesmo local. 

A menina rica que não se recusa a emprestar um livro à protagonista do conto “Felicidade Clandestina” foi inspirada em uma das filhas de Jacob Berenstein, fundador da loja. 

O bairro da Boa Vista foi muito ocupado pelos judeus que começaram a vir para o Recife no início do século 20. Os imóveis eram mais baratos, havia transporte com mais facilidade e era perto do comércio. Tudo isso favorecia que eles se estabelecessem por ali, já que a maioria não tinha recursos e trabalhava como comerciante. 

O próprio pai de Clarice era mascate. A primeira escola onde Clarice foi matriculada no Recife foi o João Barbalho, em Santo Amaro. Embora nenhum registro da presença da escritora na instituição tenha sido encontrado por pesquisadores, ela própria cita o colégio na crônica “As grandes punições”, assim como sua convivência com o colega de turma Leopoldo Nachbin, que viria a ser uma referência da matemática no Brasil. 

Depois, a aluna passou a estudar no Colégio Hebreu Ídiche Brasileiro, que hoje funciona com o nome de Colégio Israelita Moysés Chvarts, na Torre. Já em 1932, começou a frequentar o Ginásio Pernambucano.

As vivências em território pernambucano estiveram presentes não só na memória da escritora, mas também em suas obras. 

Entre 1967 e 1973, passou a escrever semanalmente crônicas para o Jornal do Brasil, retratando as lembranças da infância. “Ela cita a palavra Recife em nove dessas obras. Ao ler essas crônicas, a gente vê nitidamente o que ela viveu por aqui voltando aos poucos. 

Em “O passeio da família”, por exemplo, Clarice narra um passeio em família na região portuária. “Restos de Carnaval” mostra a menina a observar a efervescência dos dias de folia nas ruas da cidade, enquanto em casa só se agravava o estado de saúde de sua mãe, que viria a morrer em 1930, sendo sepultada no Cemitério dos Israelitas do Barro. 

Já em “Banhos de mar”, ela relembra das idas com o pai até Olinda, onde o cheiro de mar a invadia e embriagava. Depois de adulta, a escritora chegou a visitar Pernambuco outras duas vezes. A primeira, na companhia do ex-marido e do primeiro filho, veio visitar parentes que por aqui ficaram na Avenida Conde da Boa Vista, onde também chegou a residir. 

Com uma despedida em grande estilo, a autora fez sua última viagem ao Recife em 1976, ano anterior a sua morte. Na ocasião, apresentou uma conferência no auditório do Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe). 

Clarice Lispector foi uma exímia frasista. Construiu máximas curtas sobre a subjetividade humana numa quantidade quase sem paralelos na literatura brasileira —algo que ajudou a disseminar sua obra, mas colaborou também para que alguns críticos torcessem o nariz para ela.

Em Perto do coração selvagem, escreveu: “Continuo sempre me inaugurando, abrindo e fechando círculos de vida, jogando-os de lado, murchos, cheios de passado.” Em A hora da estrela, cravou: “Escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida.”

Por fim, em Água viva deixou essa frase marcante: “A loucura é vizinha da mais cruel sensatez.”

Preços da linha 2025 do City

Com o Civic praticamente fora de alcance (por ser um híbrido caro), a Honda está apostando na família City. Na quinta-feira, a marca japonesa apresentou as versões da linha 2025 do modelo – com opção hatch e sedã. Ela vem com equipamentos extras e mudanças no visual, com intenções claras de diferenciá-los. O sedã, por exemplo, teve atualizado o para-choque, grade e acabamento (que é cromado na parte superior). Isso resultou num aumento de 25mm no comprimento total. No hatch, a grade ganhou acabamento mais esportivo. Ambos adotam novas rodas. As versões EX, EXL e Touring do sedã e do hatch passam a ter freio de estacionamento eletrônico. Essas três também ganham carregador sem fio para celulares e central multimídia para Android Auto e Apple CarPlay também sem fio. O consumo divulgado pela marca fica na faixa dos 13,2 km/l (urbano, com gasolina) a até 15,5 km/l (rodoviário com gasolina). Todas as versões vêm com seis airbags. E Honda Sensing de série a partir da versão EX (com controle de cruzeiro adaptativo e uma função que permite o uso a velocidades mais baixas e mitiga riscos de colisão frontal). 

Confira os preços 

City sedã

LX – R$ 117.500
EX – R$ 126.000
EXL – R$ 134.200
Touring – R$ 142.400

City hatch

LX – R$ 117.500

EX – R$ 125.000

EXL – R$ 133.200

Touring – R$ 141.400

UX 300h custa R$ 300 mil – A Lexus confirmou a chegada do novo UX 300h ao Brasil, em configuração única, por R$ 300 mil. A 5ª geração do SUV ganhou mais equipamentos de série, com melhorias inclusive no sistema híbrido. Ele une motor 2.0 a gasolina de 152cv e 18,8kgfm a um elétrico de 112 cv e 20,6kgfm, com 198cv de potência combinada. Visualmente, quase nenhuma mudança. Mas, por dentro, novo quadro de instrumentos com tela de 12,3” com três diferentes estilos de mostradores (alternando o layout de acordo com o modo de condução). A multimídia também de 12,3” é compatível (e sem fio) com Apple CarPlay e Android Auto. Para quem não vive sem celular, há cinco portas USB e um carregador por indução no console central. Mas, além do bom acabamento e sofisticação, a família Lexus tem também bom pacote de segurança – como oito airbags. O Safety Exit Assist, por exemplo, monitora o entorno do veículo e emite alerta quando há risco para abertura das portas, como bicicletas ou motos. Sem falar nos outros recursos de segurança ativa, como o controle de cruzeiro dinâmico por radar em todas as velocidades, assistente de manutenção de faixa e de direção etc. Do ponto de vista de conveniência e conforto, há teto solar elétrico, limpadores de pára-brisa com sensor de chuva e tampa do porta-malas com abertura por sensor de movimento.

O fim do Logan – O sedã da Renault saiu de linha no Brasil, segundo antecipou esta semana a revista Autoesporte. O modelo, vendido no Brasil desde 2007, deve sumir das concessionárias até o fim do ano. Aliás, a Mobiauto apurou com alguns concessionários que ele já não é mais oferecido para pessoas físicas, mas ainda pode ser encontrado para frotas empresariais e taxistas.

Nova Ford Transit – A Ford anunciará nesta segunda-feira (4) na Fenatran, em São Paulo, a Transit reformulada, mas só a colocará à venda no ano que vem, ainda no primeiro semestre. A van terá duas versões a combustão, com transmissão automática e manual. Além de uma elétrica com autonomia de 200 km. O modelo terá novas tecnologias de assistência ao motorista, como sistema de frenagem automática, controle de estabilidade e monitoramento de pontos cegos. A picape Ranger ‘pé-duro’, de cabines simples, também vai ser apresentada no evento, mas, segundo a diretoria da empresa, apenas para teste de mercado. Além de mais capacidade de carga – 1.250 kg e 1.876 litros –, a Nova Ranger cabine simples oferece grande versatilidade de transformações, também a partir da derivação chassi-cabine.

Novo SUV da Volks – A marca alemã no Brasil promete para esta segunda (4) revelar o nome de seu SUV inédito que está sendo produzido em Taubaté, no interior de São Paulo. O modelo será lançado no mercado brasileiro no ano que vem. As opções de nomes foram feitas pelos consumidores, por meio das redes sociais da Volkswagen. As denominações têm até cinco letras. O SUV, que foi apresentado no Rock in Rio, em setembro, com camuflagem especial e envolvido por uma redoma de LED glass, faz parte da meta de lançamentos de 16 novos produtos até 2028. A família de SUVs da Volks já conta com T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan.

Strada chega a 2 milhões de unidades – A Fiat Strada, desenvolvida e produzida no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), atingiu a impressionante marca de 2 milhões de unidades emplacadas no Brasil. Aliás, o ano está sendo especial para a picape, que bateu outros recordes históricos no volume de vendas nos últimos meses, e está com mais de 115 mil unidades emplacadas somente em 2024. Lançada em 1998, a Strada teve uma trajetória de sucesso e protagonismo – como, por exemplo, a introdução da cabine estendida em 1999, a cabine dupla em 2009 e a terceira porta em 2013.   

Fiat 500: 15 anos – E por falar em efemérides, o Fiat 500 está completando 15 anos do Brasil. O modelo, conhecido como “Cinquecento” ou “Quinhentos”, chegou em outubro de 2009, e agora está na versão 100% elétrica, o 500e. Ele é baseado no clássico Nuova 500, grande sucesso da marca produzido na Itália entre 1957 e 1975, voltado ao público urbano. O pacote de equipamentos era completo para a época, equipado com itens como direção elétrica Dual Drive, ar-condicionado digital, sete airbags e até sistema eletrônico de estabilidade.

Nova fábrica da Toyota – A empresa japonesa lançou a pedra fundamental de sua segunda fábrica de Sorocaba (SP. A iniciativa faz parte do maior plano de investimento da Toyota no país: R$ 11 bilhões até 2030, para expandir a capacidade produtiva de veículos e motores, além de introduzir dois novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com o uso de biocombustíveis. A nova unidade contará com o processo produtivo completo dos veículos – estamparia, funilaria, pintura e montagem. A expansão ainda permitirá à Toyota aumentar de maneira sólida e expressiva sua capacidade produtiva local, apoiando a expansão das vendas e a exportação para 23 países. Com isso, vai criar 2 mil novos postos de trabalho até 2030.  

A força do setor elétrico – A eletromobilidade brasileira movimentou quase R$ 600 bilhões em faturamento anual, segundo o primeiro Anuário da Cadeia Produtiva da Eletromobilidade, da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). E pelo menos sete em cada 10 empresas investiram diretamente em eletromobilidade, num total de R$ 1 bilhão (em investimentos já realizados). O trabalho da ABVE dá um panorama do setor, com dados sobre faturamento, investimento e geração de empregos. A maioria das empresas participantes está concentrada no setor de infraestrutura, abrangendo áreas como recarga, energia, software, manutenção, gestão de frota, e outros serviços. Das 110 catalogadas, 50% já operam no mercado há pelo menos 14 anos, evidenciando um segmento maduro, mas com foco em inovação e novas tecnologias automotivas.

Carros antigos – E um estudo interessante da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, revela que a busca por carros usados dos anos 1980 a 2000 na plataforma cresceu 34% entre dezembro de 2023 e agosto deste ano. Para a CMO da Webmotors, Natalia Spigai, esse crescimento mostra que os usuários do marketplace estão cada vez mais diversificando suas preferências. “É um movimento que pode indicar um público que procura por mais economia ou pelo desejo de reviver a estética e o estilo de décadas passadas.” O levantamento também apresenta uma lista com os veículos usados referentes a essas três décadas mais pesquisados na plataforma nos últimos 12 meses. O Volkswagen Gol aparece em primeiro lugar, seguido por Chevrolet Corsa (2°), Honda Civic (3°) e dois clássicos da Fiat – Palio (4°) e Uno (5°).

Multas, só com foto? – E um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados quer tornar obrigatório a anexação de imagens da infração de trânsito e da placa do veículo em notificações registradas por equipamentos eletrônicos, como radares e câmeras. Segundo a autora, a deputada Dayany Bittencourt (União-CE), o objetivo da medida é assegurar ao condutor do veículo multado o direito à ampla defesa nos processos administrativos. Nos casos de autuações pelo sistema de videomonitoramento, deve-se aplicar a teoria da prova dinâmica- a prova deve ser apresentada por quem detém melhores mecanismos e condições de fazê-lo. “Neste caso, os próprios órgãos de trânsito”, diz a parlamentar. Ela sustenta que o projeto pretende combater a chamada “indústria da multa”, garantindo que as imagens obtidas no videomonitoramento sejam disponibilizadas e encaminhadas juntamente com as notificações de autuação, assegurando o direito de defesa do cidadão.

Custo-benefício do carro usado – Trocar ou comprar um carro é uma ação que normalmente põe diversas questões na balança. E uma das principais é:  escolher um carro usado ou zero quilômetros? Mas, se você decidiu por um carro usado, sabe qual a melhor forma para comprá-lo? Geralmente, não existe uma “receita” para ensinar isso, mas certas dicas e análises podem ajudar a fazer a escolha ideal. Por isso, a Super Visão, rede de vistorias automotivas do Brasil, elaborou um guia para você que quer investir em um bom carro. Aprenda o que olhar no veículo escolhido para averiguar se ele está em excelentes condições e dentro das expectativas.

  1. Escolha o modelo sem pressa – Na hora de decidir como comprar carros usados com segurança, o primeiro passo é definir com clareza o modelo e o valor que você está disposto a gastar. Pesquise com calma, considerando o ano de fabricação, a quilometragem e as características que você deseja em um carro. Ter essas informações em mente ajuda a focar a busca e pode evitar compras por impulso.
  2. Cuidado com os anúncios – Aqueles sedutores são comuns, mas é preciso ter cautela. Avalie a reputação do vendedor, a procedência do veículo e o estado de conservação. Como comprar um carro usado com segurança envolve verificar se há problemas ocultos, lembre-se de que as vistorias automotivas são essenciais neste momento.
  3. Pesquise em cidades próximas – Ampliar a busca para cidades vizinhas pode aumentar suas chances de encontrar o carro ideal. Muitas vezes, envolve explorar opções além do seu município, onde pode haver preços mais competitivos e veículos em melhor estado.
  4. Atenção aos documentos – Para garantir que você está comprando um veículo de forma segura, certifique-se de que toda a documentação esteja em dia e no nome do vendedor. Verificar a regularidade do IPVA, licenciamento e multas é essencial para evitar problemas futuros.
  5. Histórico do veículo – Conhecer o histórico do carro é fundamental para evitar surpresas. Pesquise se o veículo já passou por acidentes, se possui multas ou restrições judiciais. Esta é uma dica fundamental para saber como comprar um carro usado com segurança.
  6. Faça um test drive – Nunca compre um carro sem antes fazer um test drive. Isso permite que você avalie o desempenho do veículo, identifique possíveis ruídos estranhos e confira o conforto ao dirigir. Esse também é um passo essencial para evitar arrependimentos.
  1. Inspeção e vistoria – Uma análise mecânica detalhada é indispensável para garantir o bom funcionamento do carro. Leve o carro em um mecânico da sua confiança para uma análise dos itens funcionais. 
  2. Fique atento aos trâmites – Após escolher o veículo, é hora de cuidar dos trâmites financeiros e documentais. Certifique-se de que todos os documentos estejam corretos e que o pagamento seja feito de maneira segura, evitando depósitos em contas suspeitas.

Lembre-se de que quem quer saber como comprar carros usados com segurança, deve incluir atenção redobrada nessa fase.

Outros pontos de atenção

  • Veículos importados: tome cuidado com eles, pois podem ser mais difíceis de manter, devido à escassez de peças no país e custos elevados;
  • Carros com muitos problemas: evite veículos com muitos defeitos ou que exigem reparos complexos. Eles podem se tornar um grande problema financeiro a longo prazo;
  • Manutenção de carros nacionais: geralmente, carros nacionais têm manutenção e seguros mais baratos, além de peças mais acessíveis;
  • Revisão completa: após a compra, faça uma revisão completa, verificando freios, óleo, correias, suspensão e pneus. Esse cuidado é essencial para garantir a segurança e a longevidade do veículo;
  • Consumo de combustível: avalie o consumo de combustível do carro, pois veículos mais econômicos podem representar uma economia significativa a longo prazo;
  • Valor do seguro: considere o valor do seguro antes de fechar o negócio. Carros com muitos sinistros ou de marcas específicas podem ter seguros mais caros;
  • Custo de manutenção: pesquise sobre o custo de manutenção do modelo escolhido. Algumas marcas têm peças e serviços mais caros, o que pode pesar no seu bolso.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

O ex-candidato Pablo Marçal (PRTB) publicou nesta sexta-feira (1°) um vídeo em que distribui ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em meio a tensões pela liderança da direita e com as eleições presidenciais de 2026 à vista, Marçal pediu para Bolsonaro “tocar a vida” e disse que, se o ex-presidente não estiver “em paz”, o “pau vai quebrar”.

“Bolsonaro, toca a sua vida aí, irmão, seja candidato. Deixa eu em paz aí. Estou falando sério, eu gosto de você, fica tranquilo. Toca a sua vida, eu já vi que tem todos os bolsonaristas querendo se levantar contra mim. Eu estou ‘de boa’, eu vou fazer o que eu tenho que fazer aqui e em 2026 ‘nois’ vê’”, disse o ex-coach, que já demonstrou intenção de se candidatar à Presidência em 2026. A reportagem procurou Bolsonaro, que não se manifestou até a publicação. O espaço segue aberto.

No vídeo, Marçal destacou o fato de Bolsonaro estar inelegível após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o impede de disputar eleições até 2030. Para permitir a candidatura do ex-presidente em 2026, o PL quer aprovar um projeto de anistia que o beneficie. Segundo Marçal, em vez de focar em se tornar apto para o próximo pleito, o ex-chefe do Executivo quer ser um “malvadão” ao disparar críticas contra ele.

“Cê tem meu respeito, curto você, fica ‘de boa’. Seu problema não é comigo não, é com o STF. Você tem que ser elegível pra disputar a eleição. Luta por isso e eu vou estar torcendo por você, você sabe disso. Mas não fica vindo pra cima de mim porque nós não somos do mesmo partido, eu não devo satisfação para você. Cuida da sua vida, cara. Não tenta ser o malvadão para cima de mim não, porque eu sou uma pessoa boa.”

Desde o período de campanha nas eleições municipais deste ano, quando Marçal ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo, ele e o ex-presidente abriram fogo, um contra o outro, em declarações. Nesta quarta-feira (30), o ex-presidente disse que se arrependeu de ter dado uma medalha para Marçal em junho deste ano.

“Como começou a onda Marçal? Há três meses ele queria falar comigo, eu conversei com ele. Só ele e mais ninguém. Até dei uma medalha para ele, que foi onde eu errei”, disse o ex-presidente. Em resposta, o político do PRTB afirmou que vai devolver o item.

Em outra troca de farpas, Marçal exigiu de volta os R$ 100 mil que ele investiu na campanha do ex-presidente na disputa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022. Na semana passada, Bolsonaro disse que a doação “foi do coração” e que a direita achou “erroneamente” que ele apoiava o político do PRTB.

“O pessoal da direita achou que eu estava com ele e não estava, não era verdade. Lamentavelmente isso aconteceu, depois foi uma dor de cabeça enorme para a gente mostrar que o nosso candidato era quem já vinha dando certo, quem tinha tudo para continuar um bom trabalho aqui em São Paulo e aconteceu”, disse o ex-presidente, exaltando o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), reeleito em outubro.

No fim do primeiro turno, quando Marçal ficou de fora da disputa entre Nunes e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). Ele exigiu uma retratação pública de Bolsonaro como moeda de troca para apoiar o atual prefeito, que se saiu vitorioso no fim da disputa. Segundo aliados do ex-presidente, o gesto cessou qualquer possibilidade de aproximação entre os dois.

Do Estadão

Por Ayrton Niño*

No final da manhã deste sábado (02) de Finados, no Cemitério Parque das Flores, Zona Oeste do Recife, uma árvore caiu por cima de um fiel, que estava na celebração de uma missa no local.

O homem sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para a UPA Torrões. 

Durante a celebração das 11h, os fiéis escutaram um estralo vindo de uma árvore. Pouco depois, foram surpreendidos com a queda da mesma.

O caso teve apenas um ferido, Rodrigo Faustino, 35, que recebeu cuidados no local até a chegada de uma unidade móvel do SAMU. 

“Escutamos o primeiro estralo, pensamos que ia cair para o lado contrário, mas quando vimos, despencou para o nosso lado e percebemos Rodrigo caído de costas pro chão”, iniciou. 

“Ele estava desorientado, mas consciente, o pessoal estava naquela agonia de socorrer, mas ele pediu para chamarem o socorro e queixava-se de dores no ombro”, relatou a cunhada.

*Repórter da Folha de Pernambuco

O Frente a Frente, programa político que ancoro há 16 anos pela Rede Nordeste de Rádio, cobre quatro Estados e alcança cinco milhões de ouvintes. É comum a manifestação dos ouvintes por todos os meus canais. Recebo diariamente mensagens de muitos empolgados e até fanáticos, como Toinho, de Serra dos Ventos, que ouve todos os dias pela Bitury, de Belo Jardim!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai visitar, neste domingo (3), às 11h, a sala de monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF).

As provas do Enem deste ano acontecem nos dias 3 e 10 de novembro. A edição de 2024 do Enem tem 4,3 milhões de inscritos, dos quais 1,6 milhão são concluintes do ensino médio. Lula será acompanhado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Inep, Manuel Palacios.

Em vídeo postado nas redes sociais, Lula fez recomendações para quem vai prestar o exame, como datas e horários das provas.

“Não dá pra brincar, não dá pra chegar atrasado. Algumas recomendações importantes. Primeiro: leve um documento oficial com foto. Segundo: utilize caneta esferográfica de tinta preta, de corpo transparente. E o mais importante é chegar ao local da prova com antecedência, considerando possíveis imprevistos no trânsito e no transporte público”, afirmou.

Confira o vídeo

Neste domingo (3), a aplicação das provas terá início às 13h30 e término às 19h, na aplicação regular. Mais de 4,3 milhões de inscritos confirmados vão testar os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e outras 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas.

Para mais informações, acesse o edital do Enem 2024 com as regras válidas.

Da Agência Brasil

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), se opôs, nesta quarta-feira (31), à proposta de emenda à Constituição (PEC) que fixa o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Durante reunião no Palácio do Planalto, Caiado afirmou que não colocará câmeras corporais em policiais do estado que governa “de maneira nenhuma”.

Sou governador de Estado, fui eleito pelo meu povo. Não vou botar câmera em policial meu de maneira alguma. Não existe a hipótese de eu colocar câmera em policial meu

“Tenho que ter uma corregedoria séria, honesta, que não admita milícia. Não vou caminhar em uma situação como essa em que estamos aqui, a pagar salário e receber ordem do Congresso, da União, para dizer como vou me comportar em Goiás. Isso é inadmissível, é uma usurpação de poder, invasão de prerrogativa, em uma prerrogativa que já está garantida a nós, governadores”, afirmou Caiado.

Confira o vídeo:

A proposta para reformular o sistema de segurança pública brasileiro foi apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a governadores em uma reunião no Palácio do Planalto, e será enviada ao Congresso.

Um dos destaques do texto é transformar a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Polícia Ostensiva Federal. A nova corporação passaria a atuar não só em rodovias, mas também em ferrovias e hidrovias federais.

Da CNN

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou na sexta-feira (1º) que a queda de 2 aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) durante voos de treinamento nos últimos 10 dias foi uma “infeliz coincidência”.

“Nós já estamos investigando as causas”, afirmou o ministro à CNN Brasil. “Infelizmente, acidentes acontecem. A única forma de não ter acidente com aviões é eles não saírem do chão”, declarou.

O último acidente envolvendo um avião da FAB se deu na sexta. A aeronave caiu depois de colidir com outra durante voo de instrução em Pirassununga, interior de São Paulo.

A FAB disse que um dos aviões pousou em segurança, enquanto o outro foi direcionado para uma região desabitada. Foram realizados os procedimentos de ejeção do piloto, que logo foi resgatado por uma equipe de salvamento.

Segundo Múcio, as primeiras informações indicam que a hélice de uma das aeronaves bateu no 2º avião.

Em 22 de outubro, um caça da Aeronáutica caiu em Parnamirim, na região metropolitana de Natal (RN). O F-5 fazia um voo de treinamento para o Cruzex (Cruzeiro do Sul Exercise).

Segundo a corporação, havia só um militar no avião, que se ejetou antes da queda. Ele foi resgatado pela FAB. Antes de realizar o procedimento, direcionou a aeronave para uma “região desabitada”, disse a Força Aérea.

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico) está investigando todos os casos.

Do Poder360

Diversos municípios brasileiros anunciaram gratuidade no transporte coletivo para inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 que farão as provas neste domingo (3) e no próximo, dia 10 de novembro.

Em 17 capitais brasileiras, o passe livre valerá somente para alguns dos modais disponíveis como metrô, trens, ônibus ou bicicletas compartilhadas.

Em outras cidades brasileiras, os gestores locais anunciam medidas relativas ao transporte como: reforço no número de linhas em circulação, ativação de linhas que normalmente não operam aos domingos, ampliação de horário de funcionamento durante as provas e redução de intervalos entre as viagens.

Durante o mês de outubro, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que representa cerca de 40 milhões de estudantes do país, solicitou aos governos estaduais e do Distrito Federal e às prefeituras das 27 capitais brasileiras a gratuidade no transporte público para inscritos no exame, com o objetivo de garantir a participação do maior número possível de jovens.

De acordo com a instituição, em média, cerca de 48% dos estudantes inscritos no exame que faltaram aos dias de provas por dificuldades financeiras para pagar a passagem do transporte público.

Gratuidade

Levantamento feito pela Ubes e pela Agência Brasil aponta que pelo menos 17 capitais terão ao menos um modal de transporte gratuito aos candidatos do Enem.

  • ⁠Aracaju;
  • Belém e região metropolitana;
  • Belo Horizonte – bicicletas compartilhadas grátis;
  • Boa Vista – a partir de solicitação dos estudantes à prefeitura
  • Campo Grande;
  • Florianópolis – declaração de reembolso;
  • Fortaleza;
  • João Pessoa;
  • Maceió;
  • Natal;
  • Porto Alegre – cartão TRI liberado para estudantes;
  • Porto Velho – para estudantes da rede pública;
  • Rio Branco;
  • Salvador – governo estadual garante gratuidade do metrô
  • São Luís;
  • São Paulo; e
  • Teresina

Em entrevista à Agência Brasil neste sábado (2) o presidente da Ubes, Hugo Silva, enfatizou que assegurar o passe livre nos dias do Enem é essencial para ampliar o acesso dos estudantes ao ensino superior. 

“Queremos que nenhum estudante fique para trás fazendo com que a educação seja um caminho possível para cada jovem brasileiro até a universidade. Garantir o passe livre no dia do Enem é garantir que o jovem brasileiro sonhe com a universidade e com uma educação de qualidade.”

“O sonho de todo estudante secundarista é entrar na universidade e, para isso, o Estado brasileiro precisa se responsabilizar para que esses estudantes possam chegar à prova no dia do Enem.”

Outros municípios também oferecerão transporte gratuito neste domingo e no dia 10 para facilitar o deslocamento dos candidatos até os locais de prova:

  • Região metropolitana de Teresina
  • região metropolitana de Belém;
  • Laguna (SC);
  • Lauro de Freitas (BA) – metrô;
  • Maringá (PR);
  • Paraíba – transporte intermunicipal gratuito;
  • Poá (SP);
  • região metropolitana do Recife;
  • Rondonópolis (MT);
  • Santa Cruz do Sul (RS);
  • Sapucaia do Sul (RS);
  • Sobral (CE);
  • Toledo (PR)
  • Quatis (RJ);
  • Mendes (RJ);
  • Paracambi (RJ);
  • Volta Redonda (RJ)

Operações especiais

Algumas capitais não oferecerão gratuidade no transporte mas, diante do aumento da demanda, anunciaram medidas como aumento das frotas de ônibus, ampliação do horário de circulação e até linhas com trajetos excepcionais para contemplar locais de provas.

No Distrito Federal, os horários das linhas de ônibus serão ampliados para duas horas antes do início e duas após o término do Enem em todas as linhas de ônibus que passam pelas instituições onde serão aplicadas as provas, em especial, no trajeto entre a rodoviária do Plano Piloto, no centro da capital federal, e o campus da Universidade de Brasília (UnB) da Asa Norte, onde mais de 4 mil candidatos farão o exame.

Em Goiânia, a companhia metropolitana de transportes coletivos colocará mais ônibus para atender a demanda dos dias de prova.

A capital do Mato Grosso, Cuiabá, também anunciou reforço da frota.

Em Macapá, a companhia de Transporte Urbano disponibilizará toda a frota de ônibus aos candidatos inscritos e a tarifa do transporte coletivo será de R$ 1,85.

Em Fortaleza, haverá a ampliação da frota de ônibus e veículos reservas nos terminais de integração.

A prefeitura de Palmas reforçará a frota de ônibus em 20% e mais dez ônibus à disposição por demanda.

A Grande Vitória (ES), região metropolitana da capital capixaba, terá ônibus extras durante os dias de prova. Ao todo, 26 veículos de reserva ficarão distribuídos nos terminais e serão liberados, caso seja necessário, para atender à demanda.

Em Curitiba também haverá reforço nas principais linhas de ônibus que dão acesso aos locais de prova.

Belo Horizonte reforçará horários de 50 linhas do transporte coletivo, sendo 48 convencionais e 2 suplementares. Ao todo, serão 367 viagens a mais em linhas que atendem aos locais de maior concentração de candidatos. As bicicletas elétricas vão oferecer um plano gratuito de viagens aos domingos.

Na cidade do Rio de Janeiro, os ônibus municipais vão operar com horário especial entre 9h e 15h de domingo. Os serviços funcionarão com a programação equivalente à de sábado.

A prefeitura de Salvador informou que das 10h às 18h, as linhas de ônibus em toda a cidade terão reforço na frota em operação. O BRT irá funcionará das 5h às 23h10 e terá reforço com frota reguladora;

Estudantes de Florianópolis e Curitiba poderão usar gratuitamente as bicicletas compartilhadas, com cupons de ida e volta que poderão ser retirados diretamente na empresa local prestadora do serviço.

Enem

Ao todo, mais de 4,3 milhões de inscritos farão as provas do Enem em 1.753 municípios. Os exames serão aplicados em cerca de 10 mil locais, como escolas e faculdades, que abrigam cerca de 140 mil salas de aplicação.

Os candidatos devem consultar o local onde farão as provas na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com login e senha do site Gov.br.

O candidato deve ir ao local de provas com antecedência considerando possíveis imprevistos. Nos dois domingos de realização do exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília).

Da Agência Brasil

A Polícia Nacional Bolivariana, da Venezuela, apagou a publicação que trazia uma foto com a bandeira do Brasil e a silhueta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto com a mensagem “quem mexe com a Venezuela se dá mal”. A imagem havia sido publicada em meio à crise diplomática entre o petista e o ditador Nicolás Maduro nas últimas semanas. A postagem entrou no perfil da polícia venezuelana no Instagram na quinta-feira (31). 

Neste sábado (2), o post já não aparecia mais na conta oficial do órgão. O recado não citava Lula diretamente. “Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagens de ninguém, não somos colônia de ninguém”, dizia a publicação. Maduro convocou para consultas seu representante em Brasília, o embaixador Manuel Vicente Vadell, em uma escalada da crise diplomática.

O estopim foi o veto brasileiro ao ingresso da Venezuela no Brics. Na sexta-feira (1), um dia após a publicação da polícia venezuelana, o governo brasileiro reagiu. Por meio de nota, o Itamaraty se disse surpreso com o “tom ofensivo” contra o País e seus símbolos nacionais. “O governo brasileiro constata com surpresa o tom ofensivo adotado por manifestações de autoridades venezuelanas em relação ao Brasil e aos seus símbolos nacionais”, disse o comunicado, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. 

“A opção por ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos, não corresponde à forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo.”

Da Jovem Pan

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, e os prefeitos reeleitos de Gravatá, Joselito Gomes (Avante), e de São Caetano, Josafá Almeida (UB), são os convidados para a mesa redonda de estreia do programa Frente a Frente na Rádio Cidade 99,7 FM Caruaru, na próxima segunda-feira, das 18 às 19 horas. Na pauta, os desafios dos municípios para os próximos quatro anos.

O Frente a Frente é um programa político que ancoro há 16 anos pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Em Caruaru, o programa sai da rádio Cultura para a Cidade, esta integrante do grupo empresarial Adolfo da Modinha, sob a direção do seu filho Rodolfo e coordenação jornalística do meu amigo Mário Flávio, editor do blog mais lido da região Agreste.

Ele e sua Renata Torres, ex-TV Asa Branca, pilotam o programa matinal de maior audiência na capital do Agreste e região. A rádio Cidade opera com 10 watts, potência que alcança mais de 40 municípios do Agreste pernambucano e também de outros Estados, como a Paraíba.

A Prefeitura do Recife, que vem colecionando bons exemplos de gestão em diversas áreas, agora se destaca também com o Programa Recentro, de revitalização do Centro da cidade. As boas práticas e ações concretas na capital pernambucana foram apresentadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos dias 21 a 24 de outubro, e será vista, no dia 5 de novembro, dessa vez na cidade carioca Campo dos Goytacazes.

A pauta de revitalização do Centro do Recife tem sido um compromisso da Prefeitura do Recife tanto no cuidado e na manutenção dos prédios históricos como no desenvolvimento econômico, cultural e artístico, possibilitando a concessão de incentivos fiscais para empresários que cumprem os requisitos de restauração, pintura e manutenção e têm seus projetos de negócios aprovados. O secretário executivo do Gabinete do Centro do Recife, João Paulo da Silva, teve oportunidade de apresentar um pouco do trabalho que vem sendo realizado na capital pernambucana.

No 8º Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pela Universidade Federal Fluminense, o Programa Recentro foi apresentado em um dos simpósios temáticos. Entre as discussões que sempre permeiam o ambiente de pesquisa urbanística e suas modificações, estão o fato da lógica do comércio, que antigamente era pulsante nos centros urbanos, mas que foi perdendo espaço com a consolidação dos shoppings centers com o conforto e comodidade que eles oferecem de climatização e estacionamento. E também a visão de que a gestão pública aliada a grandes parceiros da iniciativa privada são capazes de revitalizar e devolver vida aos centros das cidades.

“Algumas questões podem ser superadas e estamos fazendo isto no Recife, quando buscamos oferecer à população além de um simples momento de compras no comércio, uma oportunidade de contemplação de ruas e prédio históricos bem cuidados, com artistas locais fazendo suas apresentações, uso de tecnologia para promover interação e uma série de serviços em pontos históricos da nossa cidade”, comentou João Paulo.

A convite da CDL do Rio de Janeiro, a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, também vai ter oportunidade de falar sobre o Programa Recentro que lidera na Prefeitura do Recife. Ela vai palestrar sobre as práticas e desafios do programa Recentro, no próximo dia 5 de novembro, na cidade de Campo dos Goytacazes. “A governança do Recentro tem sido bem sucedida porque investimos no diálogo permanente com os atores estratégicos, temos de forma permanente articulação com os lojistas e, valorizamos demais a escuta, afinal temos o mesmo objetivo: a revitalização do Centro”, afirmou.

Entre as práticas que serão apresentados em Campos dos Goytacazes, Ana Paula Vilaça vai tratar sobre a ação do prefeito João Campos de fomentar legislações específicas que beneficiam quem quer empreender no local; o Atende Recentro, ação realizada há uns dias que visou desburocratizar os documentos oficiais dos proprietários de imóveis e investidores junto a diversos órgãos como o  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Bombeiros e Cartório de Notas, por exemplo; e, ainda, a importância de se fazer chamamento público para envolver empresas nesta reconstrução, como aconteceu com a Boticário que, através de artistas locais, criaram um grande mural de arte na intitulada Rua dos Amores.

Por Letícia Lins*

Há quem diga que criou-se uma indústria de ações judiciais contra os planos privados de saúde. Com certeza, motivo, as pessoas têm de sobra, para tentar reparar injustiças por eles cometidas. Porque ninguém vai perder tempo, ter dor de cabeça, e gastar dinheiro com advogado se estiver satisfeito com o cumprimento de seus direitos. Paga-se caro, mas em boa parte deles, há uma grande dificuldade na hora em que o segurado precisa de atendimento médico, hospitalar, cirurgias.

A reclamação mais recente vem de Genival Paparazzi, fotógrafo autônomo, que há uma semana  pena no Recife em busca de atendimento para sua mãe de criação, Maria Tereza Vieira, que encontra-se com uma série de problemas de saúde, que terminaram com o desconforto de uma “acentuada ascite”, segundo atesta o resultado de ressonância magnética da pelve. 

A ascite é caracterizada por líquido no abdômen decorrente de doenças que vão de insuficiência renal ou hepática ao câncer. Segundo a paciente, ela vem peregrinando em busca de atendimento há uns três meses, mas a procura se intensificou a partir do último sábado, quando seu estado de saúde piorou. Com 74 anos, perdeu muito peso com a doença, mas está cansada de rodar. Conforme o filho, ela paga R$ 1.200 mensais ao plano de saúde com muito sacrifício. Porém na hora que precisa de médico é mais difícil  conseguir um do que se fosse no SUS. Ele  relatou que nesta semana houve dia que chegou às 16h no HapVida, mas saiu meia noite, sem atendimento.

Disse, ainda, que precisou pegar um táxi para peregrinar por outras unidades do Hapvida, porque não havia ambulância disponível para o transporte da paciente. “Foram momentos sofridos. Ela está magrinha, a barriga imensa, precisando de cirurgia para tirar dois miomas e vai ter que esperar até o dia 6 de novembro para ser atendida”, reclama Paparazzi, que contou o calvário enfrentado nesta semana para minorar o sofrimento da mãe. “Os miomas podem até esperar, mas… e o líquido na barriga, que é uma situação de urgência?”

“Ela está atrás de médico do HapVida há três meses. Como o estado de saúde se agravou, procuramos internamento, para tirar a água da barriga desde o último sábado. Até agora nada. Passamos por três endereços: Rua do Paissandu, Avenida Caxangá, Rua da Baixa Verde, para fazer o procedimento. Não havia uma ambulância para o transporte nem cirurgião segundo fomos informados”, desabafou o fotógrafo. “Coitada, pagar tão caro e na hora que precisa de atendimento, vive um calvário de um canto para outro, tudo em vão, quando deveria estar em repouso”.

O Oxe Recife não conseguiu ouvir a posição da empresa. Caso chegue alguma resposta, ela será publicada nesse espaço. Mas… sinceramente, deixar uma pessoa idosa,  com líquido no abdômen por tanto tempo sem atendimento é um motivo para o paciente procurar mesmo seus direitos na justiça. Em caso contrário, para que se cobrar uma mensalidade de R$ 1.200 sem que o segurado tenha a atenção médica a que tem direito no momento que mais precisa? Depois, os planos de saúde ainda se queixam da “indústria de ações judiciais”. Eu mesma já acionei o meu, que não é o HapVida.

Uma de minhas filhas também já o fez com o dela. No meu caso, mensalidades extorsivas. Já venci duas etapas. Esperando o veredicto. No de minha filha, o plano negou-se a pagar parte das despesas de internação de um parente próximo, que inclusive foi a óbito. E o absurdo era tão flagrante, nesse caso, que a empresa nem contestou. Indenizou logo os gastos havidos com hospital. Não sou médica, mas é sabido que a ascite é um risco para o paciente. Que tão logo aparece é preciso retirar a água por punção ou medicamentos. Imediatamente. E que deixar a barriga cheia de líquido por vários dias pode implicar até em risco de vida para o paciente.

*Jornalista do Oxe Recife

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou nesta sexta-feira (1º) portaria que autoriza a Neoenergia a ampliar a geração renovável de Fernando de Noronha por meio de energia fotovoltaica e armazenamento por baterias. O objetivo do projeto Noronha Verde é alcançar até 85% de descarbonização no arquipélago que, hoje, é majoritariamente abastecido a diesel e que irá se tornar a primeira ilha habitada na América Latina a alcançar essa marca. A iniciativa é uma importante contribuição no campo da transição energética, por meio da substituição do consumo de combustíveis fósseis, mais poluentes, por energia limpa.

Além disso, é um projeto que trará impactos positivos para todos os brasileiros à medida que contribuirá para redução de encargos e subsídios na conta de energia, pagos hoje pelo conjunto de consumidores de todo o país por meio da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que subsidia a energia gerada pelo diesel na ilha.

A estimativa é que o Noronha Verde entre em operação no início de 2027. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 300 milhões. A iniciativa, que envolve o Governo Federal, por meio do MME, e o Governo do Estado de Pernambuco, será licenciada pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), mediante anuência do ICMBio. A partir da publicação da portaria, a Neoenergia terá 30 dias para apresentar um plano de investimento para o projeto.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou a relevância do projeto. “Fernando de Noronha será ainda mais verde e hoje estamos dando um passo importante para isso: impulsionando a transição energética neste patrimônio ecológico natural no nosso país. Autorizamos um dos grandes projetos de geração de energia renovável centralizada, visando a descarbonização da ilha e o fortalecimento das fontes renováveis no país”.

O CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, destacou os benefícios da iniciativa tanto regional quanto nacionalmente. “Este projeto representa um grande avanço para a Ilha e para o setor elétrico nacional, na medida em que viabiliza a produção de energia renovável num sistema isolado como o de Fernando de Noronha, Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO. A iniciativa reforça o compromisso da Neoenergia com a sustentabilidade e a inovação em busca de uma transição energética para todos. Além de reduzir emissões, o aumento da geração renovável permite reduzir o peso de encargos e subsídios conferidos à energia gerada por combustível fóssil e que são pagos por todos os consumidores do país”, afirmou Capelastegui.

Geração de energia

A iniciativa prevê a instalação de uma planta híbrida solar fotovoltaica combinada a um banco de baterias. Estão previstas ainda ações de eficiência energética para conscientização da população com foco no consumo eficiente da energia elétrica na ilha, visando a sustentabilidade e a qualidade do fornecimento neste sistema isolado.