Ministro do STF pede manifestação da PGR sobre caso Silvio Almeida

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, pediu manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a competência da Corte para analisar as denúncias de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.

O caso está sob sigilo na Corte. O ex-ministro nega as acusações.

Da Agência Brasil.

Na madrugada deste domingo (15), a tripulação da Polaris Dawn da SpaceX retornou à Terra após cinco dias em órbita. A cápsula Crew Dragon, transportando quatro astronautas, pousou na costa de Dry Tortugas, Flórida, Estados Unidos.

A missão Polaris Dawn da SpaceX fez história como o primeiro grupo de astronautas não governamentais a realizar uma caminhada espacial.

A cápsula Crew Dragon decolou na manhã da última quarta-feira (11) com os tripulantes Jared Isaacman, CEO da Shift4 Payments e financiador da Polaris Dawn; seu amigo próximo e ex-piloto da Força Aérea dos EUA, Scott “Kidd” Poteet; e as engenheiras da SpaceX, Anna Menon e Sarah Gillis.

O quarteto, ainda, alcançou uma órbita ao redor da Terra que se estendeu até 1400 km – a mais alta da Terra já percorrida por humanos, superando o recorde de 1966 estabelecido pela missão Gemini 11 da NASA, que atingiu 1373 km.

Da CNN Brasil.

Faleceu na tarde de ontem (14) o médico e compositor Janduhy Finizola, aos 93 anos. Natural de Jardim do Seridó, ele enfrentava problemas de saúde. Finizola se formou em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1957 e, três anos depois, mudou-se para Caruaru, onde montou sua clínica e fixou residência.

Além da carreira médica, Janduhy iniciou sua trajetória como compositor em 1960. Seu trabalho mais conhecido é a trilha sonora da Missa do Vaqueiro, encomendada pelo cantor Luiz Gonzaga, que o apelidou de “Doutor do Baião”. Finizola também é autor da música “Cidadão de Caruaru”, feita em homenagem ao Rei do Baião ao receber o título de cidadão da cidade.

O velório acontece no Parque dos Arcos, com o sepultamento marcado para este domingo (15), às 17h, no mesmo local.

Com informações do blog do Mário Flávio.

Tabira, separada de Afogados da Ingazeira por apenas 20 km, virou um centro de estudos literários depois que Deus chamou em 2016, aos 91 anos, Maria das Neves Pires da Silva, ou simplesmente a poetisa Nevinha Pires, a Cora Coralina de Tabira.

Em seus versos poéticos, o amor sem limites pela sua cidade era latente, como o amor de Cora por sua Goiás Velho. Na última consulta a uma geriatra, levada pelo médico Pedro Pires, seu único e amado filho, Nevinha foi provocada a escrever uma frase qualquer. De suas mãos brotou: “Eu amo Tabira”.

E amava de verdade, na palavra e no verso. Com o coração e a alma. Se Cora Coralina foi uma autora que se destacou pela simplicidade de expressão, amor pelo semelhante e comunicação humana, Nevinha se destacou pelo amor a Tabira.

Com o tempo, virou a própria memória da cidade. A sorte de pobres e ricos passou pelas suas mãos. Antes perdida no tempo e no espaço e hoje dona de seu passado, Tabira deve muito a Nevinha. Foi ela quem, em cartas, discursos e livros, escreveu a sua história.

A terra era distrito quando o pai, comerciante hábil, chegou à Prefeitura de Afogados da Ingazeira e a emancipou. E se o velho Pires se tornou líder político, foi porque Nevinha escrevia os discursos e os lia no coreto da praça. Era a própria conselheira do marido político, que governou Afogados da Ingazeira e Tabira e pela região do Pajeú foi eleito deputado estadual.

Para eternizar Nevinha, Pedro, o filho, ergueu na praça central de Tabira uma escultura em homenagem à mãe. Virou parada obrigatória para os turistas. Todos querem sentar no banquinho e fazer uma foto ao lado da sua imagem. Minha Nayla e eu choramos de emoção ontem ao posar ao lado da escultura de Nevinha.

Ficou linda! Pedro Pires, o filho apaixonado, foi mais além. Criou um festival literário de Tabira com o nome da mãe. Nevinha estudou em um colégio de freiras e depois cursou Pedagogia, Contabilidade e Licenciatura em História. Era constantemente procurada pelos moradores do município, que pediam sua ajuda para escrever cartas aos parentes distantes ou solicitações às autoridades.

Ensinou por 40 anos. Quando batiam à porta pedindo à moça letrada que interviesse, escrevia de cartas aos parentes no sul a pedidos a autoridades, com a caligrafia das freiras. No velório, um amputado chorou: sua carta ao presidente lhe garantiu a aposentadoria.

Viúva, aposentada e após ter feito do filho médico, decidiu verter o dom em livros. De arquivos e genealogias fez “Tabira e Sua Gente”; dos causos folclóricos do sertão, “Tabira: História e Estória”. E cavou um estudo geopolítico da região que políticos como Marco Maciel tiravam do bolso na hora de discursar. Não parou nem com a escoliose, a mesma de Frei Damião.

Metade dos motoqueiros brasileiros não tem CNH 

O que se vê nas ruas, principalmente no interior do país, e que poderia ser meramente apenas uma ‘sensação’, virou estatísticas – prova cabal da irresponsabilidade de donos de motos e dos gestores das polícias militares, das guardas municipais e dos órgãos de Trânsito. Um estudo da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) aponta que, dos 34,2 milhões pilotos de motocicletas, motonetas e ciclomotores registrados no Brasil, 17,5 milhões não possuem habilitação na categoria: ou 53,8% do total – segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Isso significa que essas criaturas não sabem as regras básicas para pilotar. Esse aumento indiscriminado, sem fiscalização, tem consequências: estudo do Ministério da Saúde revela que mais de 1,2 milhão de pessoas foram hospitalizadas devido a acidentes de moto em 2023. O estado de São Paulo lidera a estatística triste, registrando 259.552 vítimas no último ano. Minas Gerais e Bahia seguem na sequência, com 127.099 e 78.679 internações, respectivamente. 

Pior que o fenômeno cresceu depois dos negócios com veículos compartilhados, como o aluguel de motocicletas ou motonetas, por exemplo, ou serviços piratas de mototáxis. Isso significou um aumento absurdo no total de motos nas vias brasileiras: de 18 milhões, em 2013, para incríveis 32 milhões em 2023, num pulo de 78% em uma década. E há mais dados: 41% dos emplacamentos de veículos, hoje, são de motocicletas, nos anos 2000, representavam pouco mais de 23%. O estudo do Senatran revela que 80% das motocicletas, motonetas e ciclomotores pertencem a condutores do sexo masculino – a maioria na faixa etária de 40 a 49 anos, seguida por aqueles de 50 a 59 anos. O percentual desse tipo de transporte em relação ao total de veículos por estado ajuda a explicar esse desatino: as regiões Norte e Nordeste usam mais motocicletas. Os estados com os maiores percentuais são Maranhão (59,7%), Piauí (55,1%), Pará (54,5%), Acre (53,1%) e Rondônia (51,2%). Essa predominância se dá devido a fatores econômicos (principalmente este), geográficos e culturais

O que mata os motociclistas

√ O Data SUS, do governo federal, revela que 119.735 deles morreram entre 2012 e 2021 no país. São 33 que morrem todos os dias, deixando famílias, amigos e todas as possibilidades e bons momentos que uma vida pode oferecer.

√ O Detran do Distrito Federal mostra os principais fatores associados aos sinistros fatais envolvendo motocicletas.

    a) uso de álcool ou substâncias psicoativas foi o principal fator de risco nos sinistros envolvendo motocicletas. Dos casos analisados, em cerca de 27,5% algum dos envolvidos havia consumido bebida alcoólica ou utilizado drogas.

    b)  perda de controle do veículo, o excesso de velocidade, utilizar o celular enquanto dirige, desrespeitar as sinalizações, não utilizar setas e não manter uma distância segura do veículo à frente. 

    c)  Fator vias, como não realizar a manutenção periódica nos veículos, ter o governo abandonado boa parte com mau estado de conservação e/ou sem sinalização, a falta de acostamentos e até mesmo a falta de passarelas.

Motos: recorde de vendas – A Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motos, bicicletas etc, divulgou que a indústria brasileiro está comemorando um recorde de vendas no ano, registrando o melhor agosto de sua história desde 2012. O Polo Industrial de Manaus produziu, por exemplo, 163.960 unidades no mês passado – numa expansão de 11,4% sobre julho e volume bem próximo ao de agosto de 2023. No geral, a produção nos primeiros oito meses do ano atingiu 1.179.161 motocicletas, alta de 12,1% em relação a idêntico período de 2023.

Novidades para NXR 160 Bros – A Honda acaba de apresentar a linha 2025 também para a aventureira NXR 160 Bros. O modelo de entrada das aventureiras recebeu atualizações de visual, equipamentos, ciclística e uma revisão mecânica. Agora, passa a ser oferecida em duas versões, a CBS e a ABS. A primeira, com sistema de freios com acionamento combinado, tem preço público sugerido de R$ 20.490, enquanto a segunda, com freio ABS na dianteira apenas, sai por R$ 21.390 – ambas não incluem custos de frete.É a primeira vez que o modelo ganha sistema de freio antitravamento. E todas as versões passam a contar com faróis e lanterna com lâmpadas de LED. E mais: passam a vir de série com um novo painel de instrumentos digital, que incorpora funções como indicador de marcha, marcador de consumo médio, nível de combustível, conta-giro e os hodômetros total e parcial (trip A e B). A Honda também equipou sua moto com uma saída USB tipo C, mas a porta para carregamento está instalada na carenagem do farol. 

Peugeot 208 ganha novo visual – A Peugeot apresentou nesta sexta-feira o novo 208 – que ganha também mais versões, aposentando de vez o veterano motor aspirado 1.6 de 120 cv. As mudanças estéticas ( principalmente por conta da grade dianteira) estão em linha com com a reestilização na Europa no ano passado. Isso inclui novo logotipo  e alterações no conjunto óptico com novos faróis de led e a assinatura luminosa da chamada “garras do leão”. O modelo é produzido na fábrica de El Palomar, na Argentina. São quatro versões:  Active, Style, Allure e GT (somem as Like, de entrada, e Griffe, de topo de linha). O modelo segue, nas versões de entrada, com o motor 1.0 de 75 cv associado a câmbio manual de cinco marchas. Nas demais, o 1.0 turbo (T200) de 130 cv acoplado a transmissão automática CVT de sete velocidades, ambos a gasolina. Boas coisas surgiram nas questões de conveniências, conforto e segurança – como uma uma tela de 10 polegadas sensível ao toque com integração CarPlay, Android Auto e Bluetooth sem fio, carregador por indução de 15 W e, a depender da versão, ar-condicionado digital e pacote ADAS de recursos semiautônomos.

Confira versões e preços

Peugeot 208 Active 1.0 MT – R$ 76.999

Peugeot 208 Style 1.0 MT – R$ 88.999

Peugeot 208 Allure 1.0 Turbo CVT – R$ 98.999

Peugeot 208 GT 1.0 Turbo CVT – R$ 114.999

Audi anuncia pré-venda do novo Q7 – A marca alemã pertencente à Volkswagen começou em suas 40 concessionárias a pré-venda do novo Q7, utilitário de luxo que ganhou visual renovado, mais tecnologias e espaço na cabine para até sete passageiros. O veículo tem preço inicial sugerido de R$ 691.990 e é equipado com um motor 3.0 TFSI V6 com 340 cavalos de potência e torque de 50,0 kgfm. A transmissão Tiptronic possui oito velocidades e há ainda tração integral quattro, que permite ao modelo enfrentar com desenvoltura qualquer tipo de terreno. O conjunto mecânico proporciona ao novo Q7 um desempenho esportivo: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas

Territory e a partida remota – A Ford iniciou a venda do Territory 2025, SUV médio que recentemente passou por uma renovação. Oferecido na versão de topo Titanium, ele se destaca por ter bom espaço interno e conforto – e conteúdo caprichado de itens de tecnologia e conveniência. Como novidade, o modelo agora traz chave com função de partida remota. Ao custo de R$ 212 mil. A nova função de partida remota permite acionar o ar-condicionado e a ventilação do banco do motorista pela chave, preparando o veículo para estar na temperatura ideal no momento da partida.

Novo SUV da Volkswagen – A marca alemã divulgou na quinta-feira uma imagem do novo modelo de SUV que será fabricado na fábrica de Taubaté (SP) no ano que vem (um compacto). O mote do anúncio é o Rock in Rio, patrocinado pela empresa. O SUV é resultado dos R$ 16 bilhões em investimentos anunciados até 2028. Segundo a Volkswagen, o modelo faz parte da programação de 16 novos produtos durante o ciclo de investimentos. A imagem divulgada, porém, mostra poucos detalhes do modelo. Coberto por uma redoma luminosa de LED e camuflado, o futuro SUV mostra apenas assinatura luminosa e silhueta lateral. Há quem estime que ele custará entre R$ 120 mil e R$ 150 mil.

Novo Kicks começa a ser produzido no México – A Nissan confirmou o início da produção do Novo Nissan Kicks nas suas fábricas de veículos e motores no complexo da marca em Aguascalientes, no México. A partir daí, essa unidade industrial abastecerá o mercado local e também outros países da região. Já os clientes brasileiros, e também de outros mercados, serão atendidos pelo Complexo Industrial da Nissan, em Resende, no Rio de Janeiro. Mas a data do início da produção do Novo.

Nissan Kicks brasileiro não foi revelada, mas será certamente no ano que vem. O que já se sabe é que o novo carro vai conviver com o modelo atual.

As versões do Citroën Basalt – Já se sabia no meio automotivo que o novo modelo da marca francesa pertencente à Stellantis chega até outubro. Agora, a Autoesporte revela que serão três versões – uma delas com o motor 1.0 Firefly presente em vários carros da Stellantis, como nos Fiat Argo e Cronos, Citroën C3 e Peugeot 208.

Prius recordista – E o sedã Toyota Prius, já de quinta geração, que não é vendido por aqui no Brasil, acaba de entrar no livro dos recordes. Ele cruzou os Estados Unidos da costa oeste até a costa leste, saindo da prefeitura de Los Angeles e chegando até a prefeitura de Nova York. O motorista foi Wayne Gerdes, um jornalista experiente, por sinal, que conseguiu uma média de consumo de combustível de 39,6 km/l. O valor é superior ao declarado pelo fabricante, que é de 24,3 km/l. O trajeto foi 5.188,7 quilômetros. Durante a travessia, ele enfrentou elevações de até 2.100 metros e atravessou o deserto de Mojave, onde as temperaturas chegaram a mais de 40ºC.

Venda de usados – O comércio de veículos usados em agosto registrou uma queda nas últimas semanas, de -2,9%. Foram 1,1 milhão de unidades – 898  mil automóveis e 158,6 mil comerciais leves. Mas isso garante um crescimento de 3,74% sobre o mesmo período do ano passado.  No acumulado de 2024, foram 7,6 milhões de unidades, quase 9% a mais do que as 6,9 milhões entre janeiro e agosto de 2023. Com 19,53% de participação, a Volkswagen manteve-se à frente entre as montadoras, com Chevrolet (18,59%), Fiat (18,56%), Ford (8,58%) e Toyota (5,69%) completando o top 5.

Financiamento de carros – E os brasileiros continuam se valendo de empréstimos para comprar veículos. Em agosto, a quantidade de carros (novos e usados) a prazos chegou a 631 mil veículos – uma alta de 14,8% em relação ao mesmo mês de 2023. A B3 mostra que foram 4,6 milhões de unidades financiadas nos primeiros oito meses de 2024 – uma elevação significativa de  22,9% em relação a idêntico período do ano passado (874 mil unidades a mais).

Recall para freios de modelos Fiat – Fique atento: a partir do próxima 16 de setembro, a marca italiana  começa um chamamento público para corrigir falhas nos modelos Argo, Cronos, Pulse, Mobi e Strada. Todos precisam revisar o freio de estacionamento – e, pior, possivelmente trocá-lo, já que ele pode não ter o funcionamento correto. É isso: mesmo com o carro devidamente estacionado e este freio acionado, ele pode se mover e acabar colidindo com um objeto que estiver ao seu redor. A Strada ainda precisa de verificação e instalação de parafusos na parte superior da carroceria. Para mais informações sobre os recalls da Fiat, os donos dos carros envolvidos podem contatar a marca pelo telefone 0800 707 1000, iniciar uma conversa via WhatsApp pelo telefone 31 2123-6000 – ou acessar o site oficial da montadora.

Fique atento aos sinais de desgaste – Os sistemas de freio, discos e tambores são peças essenciais no veículo e operam em regime de alta temperatura – principalmente quando são exigidos com muita frequência. O atrito do disco com a pastilha de freio faz diminuir a velocidade e parar o veículo por completo. “Se o disco estiver abaixo da espessura mínima recomendada, o atrito somado à alta temperatura pode acarretar alterações em sua superfície causando empeno e, às vezes, trincas”, afirma Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax.

O que acontece quando o disco e o tambor de freio estão comprometidos – Segundo Leite, é importante os motoristas ficarem atentos aos indícios de que a troca deve ser efetuada. “Quando o disco de freio apresenta faixas porosas ou degrau no local de trabalho da pastilha, pode ser necessário acionar o pedal com mais força para ocorrer a frenagem. Neste caso, o disco de freio deve ser substituído. O mesmo deve ser analisado para os tambores de freio, caso estes possuam sulcos profundos, devem ser substituídos”, comenta. A trepidação ao acionar o freio também pode indicar que os discos estão danificados. “Os discos podem sofrer empenamento por atuar em altas temperaturas. As trincas causadas por choques térmicos também provocam esse efeito. Nesta ocasião, os discos devem ser trocados junto com as pastilhas”, comenta o profissional.

Revisão preventiva ajuda a identificar problemas – Leite destaca ainda que a vida útil dos discos e tambores de freio deve ser observada mesmo se os componentes não estiverem apresentando defeito. “O freio é acionado o tempo todo e sofre desgaste constante. A recomendação é fazer inspeções a cada 10.000 km ou de acordo com as orientações do fabricante. Não se deve aguardar o aparecimento de algum defeito para a troca do disco e do tambor”, aconselha. Na hora da manutenção, também há necessidade de avaliar outros componentes periféricos, como o flexível, pinça, cilindros de roda e o nível e o tempo de troca do líquido de freio. Leite explica que rodar com discos e tambores desgastados podem provocar acidentes, haja vista que pode ocorrer quebra em uma frenagem de emergência. Para evitar essa situação, é importante fazer as inspeções periódicas e efetuar a substituição no momento certo.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

O candidato a vereador de Céu Azul (PR), Marcos Geleia Patriota (Novo), foi preso neste sábado (14), em Cascavel, por agentes da Polícia Federal.

Patriota é investigado por associação criminosa para os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Desde novembro do ano passado, ele tinha ordem de prisão expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Outros dois candidatos envolvidos com os atos golpistas têm mandados de prisão em aberto, de acordo com reportagem do G1. Procuramos a defesa de Patriota, mas até o momento não obtivemos retorno.

Anistia

Um projeto de lei (PL) que concede anistia aos condenados nos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023 tramita na Câmara dos Deputados. Ele não entrou na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da última quarta-feira (11), conforme havia prometido a presidente da CCJ, a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC).

A análise do projeto foi cancelada porque começou a sessão do plenário da Câmara. O regimento da Casa proíbe que as comissões deliberem enquanto há sessão no plenário.

Da Agência Brasil

A Frente Popular do Jaboatão dos Guararapes, representada por Elias Gomes (PT), conseguiu, na noite de ontem (13), mobilizar centenas de pessoas em uma grande caminhada que percorreu ruas e avenidas dos bairros de Prazeres, Cajueiro Seco e Guararapes, em Jaboatão.

Ao lado da vice-presidente nacional do Solidariedade, a ex-deputada federal Marília Arraes, Elias percorreu a cidade reforçando a força das mulheres do município.

A Marcha das Mulheres do Jaboatão dos Guararapes ficou marcada pela ampla adesão popular ao movimento. Foi, ainda, um momento de reafirmação do papel da mulher na sociedade. “Mulher também fala, entende e faz política”, defendeu Elias.

“Foi um dia lindo. Ver toda uma cidade contagiada com a nossa energia, com o nosso entusiasmo e o sentimento de esperança de que vamos construir uma cidade mais justa e gentil com as mulheres. Jaboatão vai voltar a ter um prefeito que enxerga com sensibilidade social e econômica a necessidade de garantir políticas públicas efetivas para as mulheres”, disse Elias.

A caminho de São José do Egito, ontem, onde participei da inauguração da Casa de Justiça e Cidadania, na Faculdade Vale Pajeú (FVP), dei uma paradinha no Posto Cruzeiro, de Tacaimbó. Fui checar com o empresário Airon Duarte as informações sobre um bombástico vídeo que viralizou pelas redes sociais em Sertânia, envolvendo a candidata do PSDB à prefeita, Pollyana Abreu, postado abaixo. 

Ele me confirmou que tudo que está no vídeo é verdadeiro. Confirmou, inclusive, que está movendo um processo contra Pollyana na Justiça, na tentativa de recuperar o baita prejuízo de R$ 7 milhões.

Confira o vídeo:

Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal tiveram queda de 10,6% em agosto deste ano, comparados ao mesmo mês de 2023, e de 69,7% em relação a agosto de 2022. “É o menor índice para o mês desde 2018 e o segundo ano consecutivo com redução significativa”, informou o governo federal, em comunicado divulgado na noite desta sexta-feira (13).

Em agosto de 2023, o sistema registrou 563,09 quilômetros quadrados (km²) sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal. Já no mês passado, foram 503,65 km². A queda é bem maior quando comparada a agosto de 2022, quando houve alertas de desmatamento em 1.661,02 km² na região.

Nove estados compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Os dados são do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter-B), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desenvolvido para informar rapidamente aos órgãos de fiscalização sobre novas alterações na cobertura florestal. O Deter-B identifica e mapeia desmatamentos e demais alterações na floresta com área mínima próxima a um hectare.

Já a taxa anual de desmatamento por corte raso na Amazônia Legal brasileira é fornecida, desde 1988, pelo Programa de Cálculo do Desmatamento da Amazônia (Prodes). As imagens utilizadas são do satélite Landsat, com maior resolução, que detecta exclusivamente desmatamentos tipo corte raso superiores a 6,25 hectares.

Sistemas de monitoramento

O Deter e o Prodes formam o conjunto de sistemas para monitoramento e acompanhamento dos biomas brasileiros, que tem como ano referência sempre de agosto de um ano a julho do ano seguinte.

De agosto de 2023 a julho de 2024, os alertas de desmatamento na Amazônia – detectados pelo Deter – caíram 45,7% em relação ao período anterior. O número de 4.314,76 km² desmatados é o menor da série histórica iniciada em 2016.

Já os dados consolidados de desmatamento do Prodes de 2023/2024 são divulgados no fim do ano. No período de agosto de 2022 a julho de 2023, o desmatamento na Amazônia Legal alcançou 9.001 km², o que representa queda de 22,3% em relação ao ano anterior (2021/2022).

No bioma Cerrado, o Deter-B verificou aumento de 9% de supressão da vegetação de agosto de 2023 a julho de 2024, em relação ao período anterior, chegando a 7.015 km² de área sob alerta. No caso do Pantanal, a área sob alerta está em 1.159,98 km². Como essa medição começou em agosto do ano passado, ainda não é possível o comparativo.

Mesmo com a retomada das políticas ambientais pelo atual governo – que resultaram em sucessivas reduções de desmatamento na Amazônia – a degradação também é uma preocupação e afeta uma área três vezes maior que o desmatamento. Camuflados por frágeis vegetações, distúrbios ambientais causados pelo homem avançam sobre a biodiversidade, longe do alcance das imagens de satélite e do monitoramento governamental.

Da Agência Brasil

Na tarde deste sábado (14), saiu uma decisão liminar da justiça eleitoral suspendendo as inserções e o guia eleitoral da candidata à prefeita de Santa Cruz do Capibaribe, Alessandra Vieira (PL), por trazer informações falsas em seu conteúdo. 

A coligação Lado a Lado por Santa Cruz, do candidato Helinho Aragão (PSD), entrou com uma ação contra Alessandra após a mesma acusar sua gestão de beneficiar uma empresa de medicamentos em licitação. Segundo a decisão da justiça, a informação é falsa, pois o Tribunal de Contas não apontou que houve qualquer favorecimento da Prefeitura à empresa. Com isso, a justiça eleitoral suspendeu imediatamente a veiculação da informação no guia e nas inserções da candidata.

Projeto social do candidato a prefeito pelo Republicanos pretende amenizar a fome das pessoas mais necessitadas da localidade, considerada uma das mais carentes do município. Diego Cabral realizou mais um ato de campanha na manhã deste sábado (14), reunindo um grande número de militantes. Ele se comprometeu a desenvolver e implementar uma cozinha comunitária na localidade para oferecer 200 almoços diários, caso vença as eleições de 6 de outubro. 

“O Rachão é um bairro que eu tenho muito carinho e terá toda a nossa atenção na minha gestão. Nós vamos desenvolver ações para beneficiar os moradores do Rachão e uma delas é implementar uma cozinha comunitária para dar 200 almoços diários a quem mais necessita. Nos próximos quatro anos, nós vamos tornar Camaragibe uma cidade melhor para se viver, podem confiar”, declarou o candidato. 

Além da cozinha comunitária, cujo projeto tem o objetivo de amenizar a fome das pessoas mais necessitadas do Rachão, Diego Cabral também falou com moradores e comerciantes da localidade sobre outras ações que serão feitas na localidade, tanto em infraestrutura, quanto em saúde e educação. Na caminhada, Diego Cabral estava acompanhado da candidada a vice-prefeita na chapa, comandante Débora (PT) e de candidatos a vereador que atuam nos dois bairros. 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência para os cofres da União de R$ 18.350.000,00 bloqueados em contas da empresa X Brasil Internet Ltda (R$ 7.282.135,14) e da empresa Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda (R$ 11.067.864,86). A decisão foi assinada na última quarta-feira (11).

Os valores foram bloqueados por decisão do ministro para o integral cumprimento das multas impostas em razão do descumprimento de decisões judiciais pela rede social X. A empresa foi multada por não retirar conteúdos após ordem do STF em investigações em andamento, além de ter retirado os representantes legais do Brasil, o que levou à suspensão do funcionamento da plataforma.

O bloqueio das contas ocorreu porque o ministro considerou a responsabilidade solidária entre as empresas X Brasil Internet Ltda, Starlink Brazil Holding Ltda e Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda para pagamento das multas. Para o ministro, houve o reconhecimento da existência de um “grupo econômico de fato” em decisão do dia 24/8/2024, da qual não cabe mais recurso uma vez que, devidamente intimadas, as empresas não recorreram no tempo hábil.

Em 12 de setembro, o Banco Citibank S.A. e Itaú Unibanco S.A. comunicaram o STF que cumpriram integralmente as determinações e efetivaram as transferências para a conta da União no Banco do Brasil.

Com o pagamento integral do valor devido, o ministro considerou que não havia mais necessidade de manter as contas bancárias bloqueadas e ordenou o desbloqueio imediato das contas bancárias/ativos financeiros, veículos automotores e bens imóveis das referidas empresas, com expedição de ofício ao Banco Central do Brasil, comunicação oficial à CVM e aos sistemas RENAJUD e CNIB.

“Márcia Conrado representa a bravura, a garra, a competência e a força do trabalho da mulher pernambucana. Ao lado do seu vice, Faeca Melo, do time aguerrido de vereadores e vereadoras e, principalmente, do povo, ela dará continuidade a essa gestão de sucesso que já entrou para a história de Serra Talhada e que tem transformado a vida das pessoas para melhor. Nos próximos quatro anos, a cidade manterá o ritmo acelerado rumo ao desenvolvimento”, destacou o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, na noite de ontem (13).

No primeiro encontro com Márcia Conrado, após o recente episódio do qual foi vítima, Sebastião reforçou o seu apoio incondicional a ela e voltou a repudiar esse tipo de situação. “A misoginia é uma das condutas mais desprezíveis. É preciso combater com veemência qualquer tipo de agressão, discriminação e preconceito. Todas as mulheres merecem respeito”, ressaltou Oliveira.

Na manhã deste sábado (14), o candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado (PL), e a candidata a vice-prefeita, Leninha Dias (PL), participaram de uma caminhada pela feira de Afogados, acompanhados pelo candidato a vereador Calíope do Cartório (PL). A visita teve o objetivo de observar as condições precárias do local, que incluem esgoto a céu aberto, falta de energia e desorganização.

Durante a visita, Gilson Machado destacou a situação lamentável da feira e apresentou suas propostas para melhorar a infraestrutura e apoiar os trabalhadores informais. “Estamos vendo de perto as dificuldades enfrentadas pelos feirantes e pela população que frequenta este espaço. É inaceitável que uma feira tão importante esteja em tais condições”, afirmou Gilson. 

Gilson reforçou que, se eleito, os trabalhadores informais não serão mais vistos como ambulantes, mas como empreendedores que merecem valorização e apoio. Gilson prometeu qualificá-los, capacitá-los e proporcionar suporte para a organização e melhoria de seus espaços de trabalho.

Uma das principais propostas é a criação do Centro de Fomento ao Micro e Pequeno Empreendedor, que contará com um fundo especial da Prefeitura e parcerias com bancos públicos para oferecer linhas de crédito destinados à implementação e desenvolvimento dos negócios. Além disso, o liberal reforça que serão realizadas campanhas de formalização dos negócios, com desburocratização e apoio técnico, incluindo incentivos progressivos para aqueles que gerarem empregos diretos e oferecerem qualificação aos empreendedores.

O candidato à Prefeitura do Paulista, Ramos (PSDB), promoveu, neste sábado (14), uma reunião com mulheres para apresentar algumas propostas do programa de governo para o segmento feminino.

Na área de autonomia financeira, ele conversou sobre a implementação de um programa de capacitação e empreendedorismo voltado especificamente para mulheres.

O candidato propõe ainda a criação de cooperativas e redes de apoio para mulheres empreendedoras, além de uma linha de crédito com condições especiais para as mulheres que desejam iniciar ou expandir seus negócios.

Ramos também comentou sobre as intervenções que irá desenvolver na saúde, principalmente para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Por Marcelo Tognozzi*

Em novembro de 1975, quando o ditador espanhol Francisco Franco dava seu último suspiro, o rei Hassan 2º do Marrocos tomava fôlego para liderar a Marcha Verde, movimento que reuniu 350 mil marroquinos rumo ao Saara Ocidental. 

Ao liderar a marcha, Hassan 2º realizou o sonho do seu pai, o rei Mohamed 5º, de unificar o Marrocos. Mohamed negociou a Independência em 1956, conseguiu que os franceses deixassem o território, mas não obteve êxito em relação às terras colonizadas pelos espanhóis.

Ali, onde o mar abraça o deserto, os espanhóis fundaram em 1884 a Vila Cisneros, homenagem ao cardeal comandante dos exércitos dos reis católicos na retomada da Andaluzia, antes ocupada pelos árabes, boa parte deles de origem marroquina. Basta uma simples consulta ao Google e as fotos da Marcha Verde dão uma noção do tamanho deste movimento pacífico.

Passados 49 anos, o governo marroquino operou profundas transformações na região, que segue sendo alvo de disputas. O Saara Ocidental é reivindicado por um movimento guerrilheiro chamado Frente Popular de Libertação de Saguia El Hamra e Rio do Ouro, ou simplesmente Frente Polisario. A frente foi criada em 1973 por El-Ouali Mustafa Sayed.

Nascido no deserto de família nômade, seu pai era pastor de cabras e ele foi para a escola aos 13 anos, graças a uma bolsa do governo marroquino. Chegou à universidade,  formou-se em direito e decidiu pegar em armas para criar um governo autônomo na região.  Morreu aos 27 anos durante uma batalha contra tropas da Mauritânia depois de uma tentativa frustrada de explodir o sistema de abastecimento de água da capital Nouakchott. Até hoje, ninguém sabe onde seu corpo está enterrado e Sayed virou uma espécie de Che Guevara do Saara.

A Polisario segue com mais de 50 anos de vida, apoiada pelo governo da Argélia, país aliado do Irã simpático ao Hamas e ao Hezbollah, ambos em guerra contra Israel. Uma comunidade com cerca de 150 mil sarauís vive na Argélia em acampamentos em Tindouf e hoje, de acordo com a ONU, suas condições são precárias e sofrem com a falta de alimentos. 

Um relatório da Human Rights Watch, de 2014, mencionou situações  de escravidão entre os sarauís e pediu providências. A Polisario tem protagonizado conflitos sangrentos com o Marrocos, como o que ocorreu em novembro de 2023, matando civis e causando protestos.

Existe o braço armado do movimento, a Polisario, e a Rasd (República Árabe Sarauí Democrática), o braço diplomático. É fato que a Polisario, liderada por Brahim Ghali, tem levado a melhor até aqui na guerra da comunicação, disseminando uma narrativa muito semelhante àquela do Hamas contra Israel. Uma narrativa que, como todas as focadas na desconstrução do adversário, acaba atropelando a verdade dos fatos. Numa época em que as pessoas são seduzidas pela instantaneidade das redes sociais, o efeito é imediato, mas nem sempre duradouro.

No livro, “O Saara Marroquino” do advogado francês Hubert Seillan, há um bom registro histórico sobre esta disputa. Sellan mostra com fatos e argumentos jurídicos que a Polisario construiu uma narrativa, conseguiu o apoio de boa parte da esquerda mundial e carimbou a pecha de colonialista no Marrocos. O argumento não para de pé, já que o próprio Marrocos passou dezenas de anos sob domínio colonial francês e espanhol. Até hoje, as cidades de Ceuta e Melilla, no Mediterrâneo, são possessões espanholas.

Há um imenso contraste entre a população marroquina, de um lado da fronteira, e a sarauí, do lado argelino. Na parte administrada pelo Reino do Marrocos, a prosperidade é evidente. Na terça-feira (10), uma mulher vestida à moda muçulmana caminhou até uma pilha de blocos de concreto. Com um celular nas mãos, conectada a uma rede social, estava conversando em árabe enquanto esperava o ônibus que a levaria até Dakhla. 

A figura da mulher sintetiza a combinação entre a tradição e a inovação. Do outro lado da fronteira, morando em barracas, os sarauís vivem como há 50 anos. Pouca coisa mudou.

A mulher do celular trabalha no canteiro de obras do porto Dakhla Atlântico junto com outros 1.700 trabalhadores. Ali, estão operários, engenheiros, arquitetos, médicos, profissionais de todo tipo dedicados a erguer uma obra de 1,2 bilhão de euros. São muitas as mulheres empregadas, inclusive engenheiras como Nisrine Iouzzi, diretora de Construção.

Ali, são produzidos blocos de concreto e pilares usados na construção do porto. O Sol fornece 60% da energia consumida pela obra. O porto, na visão de Iouzzi, conectará o comércio mundial com a África Ocidental, do Oriente Médio a Europa, as Américas e as Ilhas Canárias. Ao todo são 1.650 hectares.

Em 2028, quando o porto estiver funcionando com seus terminais pesqueiro e de carga geral, serão movimentadas 35 milhões de toneladas anuais. As mercadorias transitarão por uma ponte de 7 km, que conectará os terminais de carga à rodovia. É uma posição geográfica chave tanto para os países mais ao sul quanto para as Ilhas Canárias. Não é por acaso que entre os grandes investidores do projeto estão os Emirados Árabes.

A aposta do Marrocos em infraestrutura tem criado resultados positivos. O País vem rapidamente se transformando no maior polo portuário da África. Além do porto de Dakhla em construção, tem os portos de Casablanca e Tânger no Mediterrâneo. Ao lado de Tânger Med está prevista a construção de um novo porto, o Med 2. Os portos marroquinos têm grande potencial de competitividade, porque reduzem em muito o tempo de transporte de cargas. Do Brasil até Tânger, por exemplo, a viagem é encurtada em 6 dias em relação a Roterdã na Holanda.

Marrocos é um país em desenvolvimento, tem 38 milhões de habitantes, renda per capita de US$ 8.800 anuais e PIB de US$ 337,48 bilhões em 2023. O governo investe em educação e inovação, fazendo com que todos os projetos de infraestrutura sejam complementados com escolas de formação de mão-de-obra.

O resultado é um grande canteiro de obras. Há previsão de ampliar a linha do trem-bala, que hoje liga Casablanca e Tânger, indo até Marraquexe e Agadir. A ideia é concluir estes trechos até a Copa de 2030, que terá como sede Portugal, Espanha e Marrocos.

Claro que ainda há muito o que fazer, especialmente em relação à melhoria da qualidade de vida e erradicação da pobreza, que é visível na periferia de Casablanca, uma cidade do tamanho do Rio com quase 5 milhões de habitantes, e também no interior. Ainda há um percentual de cerca de 20% a 25% de analfabetos. Mas as mulheres estão conquistando espaços importantes. Elas ocupam 5 ministérios, dentre eles o da Economia e Finanças dirigido por Nadia Fettah.

Na fábrica da Renault, em Casablanca, 12% dos empregados são mulheres. Latifa Rabi é formada em biotecnologia e chefia a seção de pintura da fábrica. Simpática, ela segue a tradição muçulmana de usar o hijab e explica como é feita cada fase da pintura dos modelos Logan, Sandero e Express produzidos naquele chão de fábrica.

Muito jovem, Latifa ainda não casou. Diz que preferiu focar no trabalho, agarrar a oportunidade de ser a primeira mulher a chefiar uma seção da linha de montagem da indústria que produziu 382 mil carros em 2022. Destes, 90% foram exportados para 68 países, movimentando 5,7 bilhões de euros ou 3% do PIB marroquino.

No deserto do Saara, na parte mais próxima do mar, a pouca umidade faz nascer um pequenino arbusto muito resistente chamado larad, cujas raízes se agarram na terra com uma força impressionante.

Quem vê a transformação do deserto em civilização, inevitavelmente acaba comparando a teimosia do larad, resistente a tudo e todos, com a obsessão pela prosperidade daqueles que marcharam para Dakhla. Nós, brasileiros, conhecemos muito bem esta energia. É a mesma que Juscelino Kubitschek moveu rumo ao Centro-Oeste para construir Brasília.

*Jornalista

As acusações do candidato Lula Cabral ao prefeito Keko do Armazém, em entrevista concedida à Rádio Maranata FM, continuam repercutindo no Cabo de Santo Agostinho. No evento de campanha, chamado de Agito 11, no bairro de Cidade Garapu, nesta sexta-feira (13),  o prefeito Keko do Armazém voltou a defender uma campanha limpa na disputa pela Prefeitura do município.

“Quem ataca é porque não tem propostas concretas para a cidade. Nós temos propostas. É mostrar o  que a gente vem fazendo e o que a gente vai fazer.  Nosso time trabalha todos os dias para construir uma cidade melhor”, disse o prefeito no final do evento que reuniu milhares de pessoas pelas ruas de Garapu.

O prefeito do Cabo disse ainda que agora é o momento de fortalecer o trabalho nas ruas, na reta final da campanha. “Hoje foi um grande exemplo de uma mobilização que a gente vem fazendo. Até o dia 6, estaremos nessa pegada com alegria e energia. O povo não gosta de ofensas que saem do público para o pessoal. Nós vamos continuar discutindo os temas que envolvem a cidade”, concluiu o prefeito.