Stellantis garante liderança no 1º trimestre
A marca dona da Fiat, Jeep, Peugeot, Ram, Citröen e outras foi dominante no mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil, Argentina e América do Sul. Por aqui, a empresa superou a marca de 143 mil veículos comercializados no acumulado do ano, com uma participação de mercado de 32,7%. Quatro modelos produzidos pela Stellantis estão entre os 10 mais vendidos no país: Fiat Strada, a campeã nacional de vendas, Jeep Compass e os Fiat Argo e Mobi. Na Argentina, as vendas da Stellantis somaram 36 mil unidades, com 31,8% de participação no trimestre. A empresa também liderou o mercado no Chile em março, com 5.020 unidades comercializadas e 13,37% de participação.
Fiat – Fechou março mais uma vez como líder de mercado, com 22,1% de participação nas vendas e 41.448 unidades emplacadas. Com este desempenho, a marca pode comemorar também o primeiro lugar no acumulado do ano tanto no mercado em geral (22% de participação com 96,6 mil unidades) quanto nos segmentos de hatches (24,3%), A picape Fiat Strada é o veículo mais vendido no Brasil, com 23.772 unidades emplacadas de janeiro a março.
Leia maisJeep – A Jeep encerrou o primeiro trimestre como a marca líder entre os SUVs, com 19,6% de participação e 31.770 carros vendidos. Além disso, fechou o acumulado do ano como a sexta marca mais vendida do país, considerando todos os segmentos, com 7,2% de participação de mercado. O Compass bateu o seu recorde histórico mensal de vendas em março, com 6.987 unidades comercializadas e 48,1% de participação entre os C-SUVs.
Outras marcas – O desempenho da Stellantis no trimestre se completa com mais de 12,3 mil unidades vendidas das marcas Peugeot e Citroën, além de 2.433 unidades da picape Ram emplacadas, conquistando o segundo lugar entre as marcas premium.
Toyota: dez anos do seu primeiro híbrido – A japonesa Toyota comemora em 2023 os dez anos do lançamento do seu primeiro modelo híbrido no Brasil, o Prius. Com tecnologia até então pouco conhecida no mercado nacional, o veículo foi o pioneiro e principal responsável pelo desenvolvimento e popularização de uma das soluções mais amigas do meio ambiente, a híbrida flex. Com aproximadamente sete mil unidades comercializadas no país até 2021, o modelo, importado do Japão, teve sua apresentação oficial para o público no Salão de São Paulo, em 2012. Mas, antes mesmo do evento, o Prius já podia ser visto nas ruas paulistanas pelo fato de ter sido incorporado à frota dos táxis “verdes” do município. “O Prius cumpriu um importante papel e abriu caminho para o desenvolvimento da tecnologia híbrida flex”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. O carro, equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico, se destacava por sua grande eficiência energética e de combustível, baixa emissão de CO2, e por ser reciclável: 95% do Prius era reutilizável, 85% totalmente reaproveitado e 95% dos componentes da bateria de longa duração poderia ser reaproveitados. Um avanço até os dias de hoje.
Toro, 400 mil unidades vendidas – A picape média da Fiat acaba de alcançar um importante marco: 400 mil unidades comercializadas no Brasil. Ela fechou 2022 como líder entre as picapes intermediárias, com praticamente 80% de participação em seu segmento, e segue líder no primeiro trimestre de 2023. “Desde seu lançamento, a Fiat Toro tem sido um modelo muito importante no portfólio da Fiat. Foi muito relevante em especial para o reposicionamento que a marca vem consolidando no mercado, avançando sobre a percepção de valor e ratificando sua liderança na região”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul. A Toro tem a maior caçamba e capacidade de carga da categoria, com 937 litros capazes de carregar até 750 kg nas versões flex e 1 tonelada nas diesel, além de 400 kg de reboque. As três versões da picape são equipadas com o motor turbo 270 flex, com 185 cv e 27,0kgvfm de torque.
Honda, líder dos mais buscados – A Webmotors acaba de anunciar o novo ranking de carros novos e usados mais buscados na plataforma pelos consumidores brasileiros em março. O Honda HR-V aparece, pelo segundo mês consecutivo, no topo do ranking dos veículos 0km mais procurados no período, seguido por Fiat Fastback e Hyundai Creta, respectivamente. A novidade fica por conta da entrada do Chevrolet Montana na lista, picape recém-lançada no mercado brasileiro, ostentando a sexta posição. A Honda também ocupa a primeira colocação entre os carros seminovos com o modelo Civic, de acordo com o Webmotors Autoinsights. Março, aliás, registrou o mesmo pódio do mês anterior, com Toyota Corolla e Chevrolet Onix em segundo e terceiro lugar, nessa ordem.
Busca por sedã cresce no Google – Comprar um carro híbrido ou elétrico nos próximos meses está nos planos de 52% dos consumidores brasileiros, segundo estudo feito pelo instituto de pesquisas de mercado online Offerwise, a pedido do Google. Dentre os principais fatores que motivam esses consumidores estão o status, apelo tecnológico, isenções e preocupações com o meio ambiente.
Ainda de acordo com a mesma pesquisa, uma das categorias que mais cresceu em buscas no Google foi a de sedãs, em que se destaca o Arrizo 6 Pro Hybrid, um modelo com tecnologia híbrida 48V, design elegante e tecnologia de ponta. O Arrizo tem como novidade a troca do alternador tradicional por um gerador/motor BSC. Nele, a energia é armazenada em uma bateria 48V, que é utilizada para auxiliar e aumentar o torque e potência gerados pelo motor a combustão, quando solicitado. Na prática isso representa 10 cv de potência e 40 Nm (4,1 kgfm) adicionais para o veículo.
Frontier passa em ‘crash test’ – A Nissan Frontier recebeu o reconhecimento “Auto mais seguro 2022” na categoria picape média do Prêmio Crash test, que destaca a segurança dos veículos na Argentina. Este é o quarto prêmio conquistado pela picape produzida em Córdoba, na Argentina, desde sua renovação em abril de 2022, que, além de abastecer o mercado interno, é exportada para três países: Brasil, Chile e Colômbia.
Chega a nova geração da Ducato – Em 2022, o mercado total de vans atingiu 64 mil emplacamentos – e a Fiat foi líder do segmento com 37% de market share. A marca, por sinal, já completa 25 anos no Brasil vendendo esses produtos: em 1998, lançou a Ducato, que já vendeu mais de 130 mil unidades. Para comemorar esse aniversário, a van chega à sua quarta geração. Com novo motor e cinco versões, a Ducato traz configurações tanto para cargas como para transporte de passageiros e pode ser usada para inúmeros negócios, como ambulância, hortifruti, petshop, transporte escolar, motorhome e muito mais.
O motor é feito sob medida para vans: um turbodiesel 2.2, com 140 cv de potência e 34,0kgfm de torque. Segundo os engenheiros da marca, ele está 13% mais econômico, 7% mais potente e ganhou 6% de mais torque comparado com a geração anterior.
Preços
Ducato Cargo: R$ 246 mil
Ducato MaxiCargo: R$ 250 mil
Ducato Multi: R$ 261.490
Ducato Minibus Comfort: R$ 310 mil
Ducato Minibus Executivo: R$ 320 mil
GWM entrega os primeiros Haval H6 – No mês em que a GWM Brasil inicia a inauguração da sua rede de concessionárias no país, a montadora fez a entrega oficial dos veículos que foram adquiridos pelos dois primeiros clientes da marca. Moradores de Santa Catarina, os dois compradores receberam as chaves das mãos dos executivos da GWM.
Coincidentemente, os modelos são da mesma versão e cor: Haval H6 Premium HEV com pintura Cinza Diamante. Também é a primeira vez que os dois compradores tiveram a oportunidade de ser proprietários de um modelo híbrido. Como as três lojas físicas em Santa Catarina ainda não foram oficialmente inauguradas, os dois primeiros donos de Haval H6 fizeram sua compra pela loja virtual da GWM Brasil no site do Mercado Livre (gwmmotors.mercadolivre.com.br).
NE: gasolina ou etanol? – Dados do último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), apontam que o litro da gasolina no Nordeste foi vendido a R$ 5,85 no fechamento de março, após acréscimo de 8,40% no valor, ante fevereiro. Já o etanol encerrou março a R$ 4,61, após alta de 3,64% em comparação ao mês anterior. ”A Paraíba comercializou a gasolina pelo preço médio mais baixo”, comenta Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil. Se comparada ao etanol, a gasolina é economicamente mais vantajosa para o abastecimento em todo o Nordeste. Com o etanol, o motorista conta com um combustível ecologicamente mais viável. Por ser produzido com cana-de-açúcar ou milho, o combustível é capaz de reduzir consideravelmente as emissões de gases responsáveis pelas mudanças climáticas.
Os significados dos nomes dos modelos da Jeep – Renegade, Compass, Commander, Wrangler e Gladiator são nomenclaturas comuns para os modelos da marca Jeep. Mas você sabe o que significa cada um dos nomes? Nomear um veículo não é uma tarefa fácil. Ao contrário: é um processo complexo, que exige uma série de pesquisas, análises e muita criatividade. Na Jeep, este caminho traz um teor histórico e torna-se natural associar nomes icônicos a carros novos que têm o mesmo conceito e atitude de antigos modelos. O resultado final são carros modernos com emblemas que traduzem o legado e a trajetória da marca.
Tanto é que a maioria dos atuais modelos da marca carrega a história de antecessores, como, por exemplo, o Renegade. Seu nome veio de uma versão do CJ. Já o Compass foi lançado em 2006 nos Estados Unidos. E o primogênito do Commander, assim como o modelo atual, também abrigava sete ocupantes. Bússola, comandante, gladiador: a maioria das nomenclaturas vem do inglês, em referência à origem da marca, que remonta a 1941, quando o exército dos EUA assinou um contrato com a Willys-Overland para esta ser a principal fornecedora do exército americano. Mais do que isso, cada um deles também remete às suas características fundamentais, como valentia, estilo de vida e habilidades off-road.
Renegade – Modelo do segmento B-SUV, empresta seu nome de uma versão do clássico CJ e que, nos anos 1990, batizou também um pacote de opcionais do Wrangler. Requintes estéticos, como faixas decorativas e para-choques distintos, além de aprimoramentos para o off-road, tais quais pneus e amortecedores mais parrudos e rodas exclusivas, o diferenciavam da versão convencional.
Na tradução do inglês significa “renegado”, ou “aquele que quebra tradições”, o que realmente fez, já que o Renegade mudou o mercado de utilitários esportivos no Brasil e entrou para a história, sendo o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo Stellantis em Goiana. O Renegade é hoje o único do seu segmento que oferece versões 4×4 e conta ainda com o motor mais potente da categoria em todas as versões. Um verdadeiro Jeep!
Compass – Em inglês, significa bússola, instrumento utilizado para navegação e orientação. De fato, o modelo foi como uma bússola que mostrou o caminho para a Jeep chegar ao topo dos SUVs médios. Outro conceito que o modelo carrega em seu nome é a ideia de que te levará aos lugares que você deseja. Atualmente, o Compass é líder absoluto entre os SUVs médios no país nos últimos 6 anos e tem produção no Polo Automotivo Stellantis em Goiana, Pernambuco. Além das versões produzidas em Goiana, o Compass também foi o primeiro modelo eletrificado da Jeep no Brasil, com a versão 4xe, importada da Itália.
Commander – Mais um nome inspirado em um clássico da marca. Importado da Áustria e apresentado no Salão do Automóvel de 2006, era imponente com seus 5,12 metros de comprimento, três tetos solares e motor V8 de 326 cv. Trazia mimos inéditos, como ajuste elétrico de distância dos pedais. Tal como o atual, o antigo Commander também oferecia sete confortáveis lugares.
E o “comandante” é também o líder absoluto entre os D-SUVs praticamente desde que foi lançado e mantém a posição com folga: no último mês garantiu 32,6% de market share da categoria. Além disso, é o primeiro Jeep desenvolvido no Brasil e recentemente conquistou a marca de 40 mil unidades produzidas.
Wrangler – Sucessor do CJ, o Wrangler foi incorporado à linha da Jeep depois de 1987, quando a marca foi comprada pela Chrysler. No inglês, significa um cowboy, que trabalha duro independente da situação, assim como o SUV da Jeep, que é feito para qualquer terreno e possui a melhor tração 4×4 do segmento.
Gladiator – O “gladiador” (tradução do inglês) da Jeep chegou ao mercado brasileiro no ano passado com a missão de colocar a marca em uma nova categoria e ser a picape mais capaz do segmento. Assim como um soldado romano, a picape da Jeep é robusta, forte e preparada para qualquer situação.
No entanto, essa não foi a primeira picape da Jeep a ser batizada com esse nome. A primeira Gladiator foi fabricada entre 1962 e 1971, nos EUA, como sucessora da Willys Jeep Truck. Na Argentina, essa produção ocorreu até 1977.
Vale ressaltar que todos os modelos que a Jeep disponibiliza no mercado brasileiro contam com versões 4×4 e uma capacidade off-road caprichada. Algumas versões contam ainda com o selo Trail Rated, coroação destinada aos mais capazes no off-road e insuperáveis em cinco importantes exigências: tração, distância do solo, articulação, manobrabilidade e capacidade de submersão.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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