A campanha está chegando
A campanha eleitoral começa de fato na próxima terça-feira com os candidatos indo às ruas com propagandas impressas, desde a entrega ao eleitor de santinhos e panfletos a outros materiais mais persuasivos e para chamar atenção, também, como adesivos em automóveis e banners nos comitês.
Os candidatos podem, igualmente, realizar caminhadas, usar carros de som e promover comícios, mesmo estes estando em desuso. Os candidatos devem, entretanto, abrir os olhos para as propagandas não autorizadas pela justiça eleitoral. Em artigo postado, ontem, neste blog, a advogada Diana Câmara, especializada em legislação eleitoral, fez alguns alertas.
Leia mais“A realização de showmício, pintura de muro, veiculação simples de carro de som, distribuição de brindes, telemarketing e etc, tudo isso precisa ser lembrado pelo candidato para não sofrer multas nem correr o risco de ter suas candidaturas impugnadas”, disse Diana, para em seguida lembrar uma boa nova.
Como grande novidade desta eleição, segundo ela, se destaca o show de arrecadação. “É bem parecido com o já conhecido jantar de adesão, que consiste num evento com banda, famosa ou nem tanto, para arrecadar recursos para determinada campanha”, explicou, acrescentando: “Uma dúvida sempre suscitada, até pelo costume local, é quanto à possibilidade de uso de carro de som”, afirmou.
Ela alerta que é vedado o uso de carro de som meramente como divulgador de jingle ou informe de campanha, mas é permitido o uso de carro de som acompanhando atos de campanha como porta a porta, carreata ou comício. “Já em relação a bandeira, que dá um bonito visual de campanha de rua, é possível usar desde que móvel, assim, a lei estipula que elas devam ser colocadas todos os dias e recolhidas todos os dias”, destacou.
Lula em queda – Em segundo lugar nas principais pesquisas de intenção de voto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) avançou e reduziu a distância para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo e em Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do País. Levantamentos da Genial/Quaest divulgados nesta semana mostram que a vantagem do ex-presidente sobre o atual chefe do Executivo entre o eleitorado paulista, por exemplo, já está dentro da margem de erro, ou seja, em empate técnico.
Jacinto ameaça Danilo – O candidato do PSB ao Governo do Estado, Danilo Cabral, que se cuide para não ser ultrapassado nas pesquisas pelo nanico Esteves Jacinto, do PRTB. Segundo o último levantamento, o da Opus, de Belo Horizonte, publicado ontem na Folha de Pernambuco e postado neste blog, Danilo e Jacinto aparecem empatados tecnicamente, com 5% e 2%, respectivamente. Em tempo: Jacinto desistiu e não será mais ameaça a Danilo.
Um rato – “A montanha pariu o rato”, reagiu um socialista ao tomar conhecimento que a candidata do Solidariedade, Marília Arraes, havia convocado uma coletiva, ontem, apenas para anunciar o apoio de um prefeito do Sertão. “Ela criou tanta expectativa que deu a impressão que iria divulgar que Lula havia retirado o apoio a Danilo em troca da sua candidatura”, ironizou.
PE na liderança – A taxa de desemprego caiu em 21 estados brasileiros no segundo trimestre deste ano. Os maiores índices de desocupação foram encontrados na Bahia (15,5%), em Pernambuco (13,6%) e em Sergipe (12,7%). Em contrapartida, as menores taxas apuradas concentram-se em Santa Catarina (3,9%), Mato Grosso (4,4%) e Mato Grosso do Sul (5,2%). A média de desocupação nacional é de 9,3%, o que representa recuo de 1,8 ponto percentual em comparação com os três primeiros meses do ano.
Super cachês – O Ministério Público de Contas de Pernambuco requisitou da Prefeitura de Serra Talhada a cópia dos processos de inexigibilidade de licitação para a contratação de cantores da “Festa Setembro 2022”. A procuradora Germana Laureano, do MPCO, quer avaliar as “justificativas para as contratações, instrumentos contratuais, termos aditivos, notas de empenho e ordens de pagamento”. Os cachês somam R$ 3.366.500,00. Gusttavo Lima receberá R$ 1 milhão e Wesley Safadão, R$ 700 mil.
CURTAS
FARRA 1 – A festa de aniversário dos 519 anos de Fernando de Noronha foi paga com recursos emergenciais, em um processo de contratação feito com dispensa de licitação. O extrato dos contratos saiu no Diário Oficial do Governo do Estado, na última quinta-feira. O valor para a empresa contratada para realizar o evento ficou em R$ 319 mil, sem contar com os cachês repassados aos artistas.
FARRA 2 – A festa foi produzida pela empresa Pega Vareta Produções e Eventos Ltda, a quem foram destinados os R$ 319 mil. Além do valor pago para a empresa, o cantor Diogo Nogueira recebeu cachê de R$ 120 mil. O sambista Mumuzinho ganhou R$ 50 mil para as apresentações realizadas na última quarta-feira, data das festividades promovidas no Porto de Santo Antônio.
Perguntar não ofende: Quem vai mais surpreender na campanha de rua?
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