19/02
2021
Magda Moffato (PL-GO), deputada federal designada para a relatoria do caso do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), disse, em entrevista à GloboNews, que as falas do parlamentar, em vídeo que motivou a prisão, são "graves" e que analisará o episódio com "imparcialidade".
Silveira foi preso em flagrante na noite de terça-feira (16) no Rio de Janeiro pela Polícia Federal após divulgar um vídeo no qual fez apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defendeu a destituição de ministros do STF. As reivindicações são inconstitucionais.
"As palavras dele são realmente graves, gravíssimas. Então, precisa realmente uma análise imparcial para que a gente possa tomar essa decisão nesse momento tão difícil que é o confronto que está havendo entre o judiciário e as palavras do deputado", disse Moffato.
A prisão do deputado foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes e confirmada nesta quarta (17) por unanimidade pelo plenário do STF. Ontem, Daniel participou de uma audiência de custódia e o juiz auxiliar do STF decidiu manter a prisão.
Pela Constituição, a prisão em flagrante de um parlamentar no exercício do mandato tem de ser submetida ao plenário da Casa legislativa onde ele atua.
A deputada federal Magda Moffato (PL-GO) foi designada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para ser relatora do caso, que será votado em plenário hoje. A parlamentar disse que ainda não definiu se o seu relatório será para manter ou barrar a prisão de Silveira.
19/02
2021
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) convenceu o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a autorizar sua viagem do Rio, onde está preso, para Brasília para fazer no plenário a sua defesa oral durante a votação que definirá se será solto ou terá a prisão mantida.
No entanto, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda precisaria avalizar a medida e, até o momento, não há indicações de que será dada autorização. A sessão de hoje é virtual, e os parlamentares poderão votar remotamente de seus estados. Até o momento, Moraes autorizou a participação por vídeoconferência de Silveira durante a votação.
Até o final da manhã de hoje, Lira só havia enviado ao STF o pedido para que a defesa do deputado fosse feita por videoconferência, ou seja, com ele falando do Rio, onde está preso. O novo ofício, segundo aliados de Silveira, só foi feito por Lira por volta das 12h20 desta quinta-feira. Se o STF confirmar o pedido, há intenção de Silveira viajar para Brasília em um voo previsto para as 14h30 do aeroporto Santos Dumont.
Aliados de Silveira defendem que o parlamentar siga do Rio a Brasília para fazer sua sustentação oral na Câmara, pois o simbolismo de falar no plenário ajudaria a sensibilizar deputados para votar pela sua soltura. Ele está preso após insultar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e estimular atos violentos. A sessão da Câmara está prevista para ter início às 17h desta sexta-feira.
19/02
2021
Na saudação ao presidente Bolsonaro, há pouco, em Sertânia, o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), destacou a importância do Ramal do Agreste para conclusão da Adutora do Agreste e afirmou que o Governo Bolsonaro resgata "uma grande obra hídrica para levar água a milhares de pernambucanos". Veja.
19/02
2021
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve em Pernambuco, na manhã de hoje, para participar da solenidade de acionamento das comportas do Ramal do Agreste, um sistema de abastecimento de água, no reservatório de Barro Branco, em Sertânia, no Sertão do Moxotó. Ele veio acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do ministro do Turismo, Gilson Neto, e do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).
Bolsonaro desembarcou no aeroporto de Campina Grande, na Paraíba, e chegou de helicóptero no Sertão pernambucano por volta das 11h. O presidente estava sem máscara e tirou foto com os apoiadores que estavam no local.
A última vez que o presidente esteve na região foi em outubro de 2020. Na ocasião, ele inaugurou a primeira fase da segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú, em São José do Egito, e visitou as obras do Ramal do Agreste, em Sertânia.
O acionamento das comportas vai possibilitar o início dos testes na estrutura e o enchimento do sistema adutor até o Reservatório Negros-Góis. Após saírem do reservatório de Barro Branco, as águas passam por uma estrutura de 37,4 km até chegar ao reservatório Negros, que tem capacidade de armazenar 14,7 milhões de metros cúbicos de água. A estrutura integra o "Marco 1" da obra, que também é composta por mais dois trechos.
19/02
2021
Em seu discurso, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, criticou o que chamou de falta de compromisso dos governos passados com o Nordeste ao destacar que só a obra da Transposição já se prolonga por 16 anos. "O Governo Bolsonaro está concluindo tudo que ficou abandonado porque tem compromisso com o Nordeste", disse. Veja.
19/02
2021
No discurso que fez, há pouco, em Sertânia, após acionar o sistema adutor do Ramal do Agreste, o presidente Bolsonaro se disse surpreso com o aumento dos combustíveis, hoje, pela direção da Petrobras, e anunciou que haverá mudança no comando da estatal. "É inadmissível que o povo brasileiro seja surpreendido com aumento da gasolina e dos demais derivados do petróleo. Isso não pode ficar impune", desabafou.
Em seguida, anunciou que decidiu zerar todas as tarifas cobradas na comercialização do gás de cozinha, medida recebida sob aplausos pelo público presente.
19/02
2021
Após acionar o sistema adutor do Ramal do Agreste, há pouco, em Sertânia, o presidente Bolsonaro cumprimentou o pequeno grupo que veio ao evento para gritar mito, mito, mas no rápido contato com a Imprensa evitou temas polêmicos, como a prisão do deputado Daniel Siqueira (PSL-RJ). Fez apenas uma curta saudação aos nordestinos.
19/02
2021
Acompanhe ao vivo a passagem do presidente Jair Bolsonaro pelo município de Sertânia para acionar comportas do 1º trecho do Ramal do Agreste.
19/02
2021
Será praticamente impossível cobrir em tempo real a passagem do presidente Bolsonaro, daqui a pouco, por Sertânia, a 300 km do Recife. Ele vem testar o sistema adutor do Ramal do Agreste, parte do complexo da Transposição do São Francisco. O Planalto não montou uma base de comunicação. A área do Barro Branco, na zona rural, é isolada e nem serviço Wi-Fi foi providenciado pela área de Imprensa do Planalto.