Lavareda

20/03


2008

Liberdade para Cuba

A campanha publicitária orquestrada pelo departamento de Estado dos EUA estimulando o imaginário mundial sobre a iminência de mudanças políticas e econômicas em Cuba em função da decisão anunciada em 19 de fevereiro por Fidel Castro de não pleitear a recondução à presidência do país, teve reflexo imediato em diversas áreas, suscitando as mais diversas ilações políticas, econômicas, militares e diplomáticas. No plano comercial não foi diferente. Sempre gulosos, grandes empresários se reuniram às pressas para discutir formas de aproveitar as mudanças insinuadas pela mídia.

Do nada surgiram relatórios sobre Cuba. Mesas foram cobertas com dados sobre a Ilha. Um relatório mostrava a localização estratégica, indicando que, a 144 quilômetros da costa da Flórida, Cuba é o portão de entrada para o Caribe. Outro, indicava como o povo cubano é saudável, culto, educado e preparado profissionalmente. Outro, ainda, falava sobre as imensas reservas naturais, especialmente de níquel, dos resultados alcançados pelos grupos que já atuam na Ilha e do surpreendentemente baixo volume de produção e de consumo. Papéis e mais papéis falavam de maravilhas nunca citadas pelas agências internacionais. Boquiabertos, viram como Havana é uma cidade bonita, como as praias cubanas são agradáveis, como a comida cubana é deliciosa, etc., etc.. A surpresa dos grandes empresários foi grande. Perceberam que estavam diante de um país de potencial econômico fantástico.

Uma onda de espanto varreu as rodas de conversa. Souberam, então, que, independentemente da nacionalidade, qualquer empresa que compre ou venda para Cuba fica impedida de comercializar com os EUA e, por isso, temendo perder negócios, os empresários preferem não exportar ou importar de Cuba; Aqueles grandes empresários se exasperaram, pois, se tivessem liberdade para comercializar com Cuba, ganhariam muito dinheiro.

O resto desse perfil de certo modo surpreendente da Cuba o leitor do blog poderá ver lendo a cotinuação do artigo acima, do engenheiro Alexandre Santos, postado hoje. Vale a pena ler o artigo, que traz algumas revelações importantes sobre os acontecimentos políticos na Cuba de hoje. Boa leitura.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

20/03


2008

Jabor é viúvo de Fernando Henrique Cardoso

Bicho-grilo pensante, o jornalista José Adalberto Ribeiro destila seus venenos: "Arnaldo Jabor, estrela global, é viúvo de Fernando Henrique Cardoso e o frei Libânio, estrela vermelha, é viúvo do zumbi Fidel Castro e de Che Guevara. O sonho de Jabor quando crescer é virar uma cobra de duas cabeças, uma mistura de Nelson Rodrigues com Glauber Rocha.

Na semana passada, o bicho veio ao Recife para dar à luz aos seus discípulos, a 80 reais por cabeça, cash, ou 40 reais por meia cabeça. O bicho contou lorotas, tipo dizer que PC Farias hoje seria processado no Tribunal de Pequenas Causas. E seus discípulos ficaram magnetizados diante de tanta sabedoria ululante. O sonho de consumo ideológico dos zoólogs da libertação Libânio e Bofe é transformar o Brasil num imenso império comunista à moda de Cuba e da Coréia do Norte.

Quem tentasse fugir para a Argentina ou o Paraguai seria fuzilado. Libânio e Leonardo trocaram Jesus Cristo por Karl Marx e a Bíblia pelo "Capital", como se dizia antigamente. Os bichos da teologia da libertação também são devotos do energúmeno Hugo Chavez." Os personagens da fauna política fazem parte da crônica "Jabor é viúvo de Fernando Henrique", no Menu Opinião.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Adeildo Santos

O inteligente e renomado jornalista, José Adalberto Ribeiro é um revolucionário no estilo profissional. Consegue criar um misto de informações e situações comparativas que enfatizam os assuntos e prendem a atenção do leitor.


O Jornal do Poder

20/03


2008

Nilton Carneiro escolhe consultor para pasta de Educação

O prefeito de Jaboatão, Nilton Carneiro (PRB), nomeou, hoje, o consultor de empresas Carleone Falcão para secretário de Educação, em substituição a Eduardo Magalhães, demitido na semana passada. Era a única pasta que continuava sem titular.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

20/03


2008

Procurador eleitoral pede a cassação de Paulo Rubem

 Depois de concluir a inquirição das testemunhas de defesa e acusação, o procurador eleitoral do TSE, Francisco Xavier,  pediu ontem a cassação do mandato do deputado federal Paulo Rubem Santiago(PDT-PE) por infidelidade partidária. O parlamentar pernambucano trocou o PT pelo PDT depois do prazo permitido por lei. O julgamento do caso deverá ocorrer na próxima semana. Se for cassado, Paul Rubem fica impedido de concorrer à prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Reginaldo Cavalcante

Todos sabem das divergencia de Paulo Rubem com o PT, depois que o partido virou governo, e passou a abandonar suas bandeiras de lutas históricas. Portanto confio que Paulo Manterá seu mandato! Por sinal, a disputa em Jaboatão será feita independente de ganhar ou perder o mandato.



20/03


2008

Coluna de hoje na Folha

 

                João Paulo em alta  
 
A gestão do prefeito João Paulo tem uma aprovação de 59.3% da população do Recife, segundo revela a segunda parte da pesquisa contratada pelo meu blog à empresa Método Pesquisa. Apenas 12% consideram ruim e péssima e 27,3% julgam regular.

Foram ouvidas 600 pessoas na capital. A pesquisa, segundo a sua metodologia, foi feita de acordo com a técnica  survey de opinião, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo da investigação. Já o Governo Eduardo Campos, que completou seu primeiro ano, tem 48.7% de ótimo e bom e apenas 7.1% de ruim e péssimo.

Foi avaliado, ainda, o Governo Lula, que se iguala à aprovação de João Paulo - 59.4%, tendo apenas 5.8% de desaprovação. Com três aliados tão bem avaliados, as chances do candidato do PT a prefeito, João da Costa, de chegar ao segundo turno ganham contornos diferenciados, até porque são três máquinas trabalhando em seu favor, o que torna a disputa desigual em relação aos demais candidatos da oposição.

Talvez resida aí o forte otimismo de João Paulo, que já andou admitindo que seu candidato possa liquidar a fatura logo no primeiro turno, embora João da Costa, nos cenários de segundo turno pesquisados, só ganhe de Raul Henry.

SEM LUCIANO -  A Método Pesquisa fez, ainda, um cenário nas eleições para prefeito do Recife sem a presença do candidato do PCdoB, Luciano Siqueira. Não houve muita diferença, mas Mendonça caiu de 34.7% para 32.8% e Cadoca subiu de 21.6% para 23.6%. Outro que subiu também, embora timidamente, foi Raul Jungmann (PPS), de 4.6% para 6.1%. O petista João da Costa cresceu de 11.7% para 13.5%. Essas pequenas oscilações mostram que o eleitor ainda está muito distante do processo sucessório.

Prefeita trai Eduardo - O candidato do PDT a prefeito de Olinda, André Luís Farias, diz que, enquanto Lula batiza a ministra Dilma como mãe do PAC, em Olinda a prefeita Luciana Santos esconde o pai do programa no município - Eduardo Campos. “O governador garantiu a contrapartida dos projetos, mas seu nome não aparece sequer nas placas”, ironiza.

 

Gravatá às moscas - O advogado Bruno Martiniano, candidato do PTB a prefeito de Gravatá, acusa o prefeito Joaquim Neto (PSDB) de torrar dinheiro em obras de fachada, enquanto a saúde pública está um caos. Segundo ele, o tucano também está atrasando a folha de pagamento em torno de 15 a 20 dias, embora o orçamento da Prefeitura tenha triplicado. “Gravatá está desgovernada”, ataca.

Filha pressionada - Com a desistência do deputado Bruno Rodrigues, os tucanos vão tentar fazer a cabeça do senador Sérgio Guerra para que permita que sua filha Helena seja indicada como candidata a vice na chapa do candidato do PMDB a prefeito do Recife, Raul Henry. Outro segmento tucano, entretanto, prefere o vereador João Alberto.

Arraes ou Syleno? - Enquanto a bancada do PT na Câmara do Recife torce e trabalha para que o vereador João Arraes (PSB) seja indicado vice na chapa de João da Costa, o presidente da EMTU e ex-presidente do PT, Dilson Peixoto, faz o jogo do secretário de Cidades, Humberto Costa, que tenta emplacar o presidente do Metrorec, Syleno Guedes.

 

Curtas

EURICO VICE -  Em Olinda, a ex-prefeita Jacilda Urquiza (PMDB) está selando um entendimento com o PSDB e aceita que o deputado Pedro Eurico componha sua chapa como vice. O parlamentar tucano já sinalizou que topa.

PV COM QUEIROZ  - Candidato a prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT) ganhou, ontem, o apoio do PV.  O ato de adesão foi na sede do partido no Recife, com a presença de João Braga e do presidente em Caruaru, Marcelo Rodrigues.

INVASÃO - O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araripina formalizou denúncia contra o deputado Emanuel Bringel pela invasão de um terreno próximo à sua propriedade que está comprometendo o acesso ao aeroporto.

'' Os provérbios dos sábios são profundos demais para serem entendidos pelos tolos; quando são discutidos assuntos importantes, os tolos não têm nada para dizer''. (Provérbios 24-22


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

roberto de pessoa

E ALF é mesmo teimoso. Luciana Santos é uma das melhores prefeitas que Olinda já teve ee ALF não se elege mais nem pra vereador. Acho melhor ele seguir o exemplo de Pedro Mendes e ficar Ó... de bico calado.

Sérgio J. Cadena Bandeira de Melo

PESQUISA DAQUI ,PESQUISA DALI ,PESQUISA ACOLÁ; QUANTOS DE VOCÊS FORAM PESQUISADOS ? SEMPRE QUE PERGUNTO, TENHO RESPOSTAS NEGATIVAS.SE FOR FEITAS COMO SÃO ALUGADOS 30 A40 ÔNIBUS PARA APLAUDIR O lula E VAIAR O JARBAS COMO FOI FEITO EM SUAPE, A APROVAÇÃO DESTES petistas NUNCA ESTARÃO EM BAIXA.


Banco de Alimentos

20/03


2008

Lula disputará cadeira no Senado por Pernambuco

Coluna de Sebastião Nery

 Em todo esse blá-blá-blá político antecipando 2010 em 2008, só há uma decisão já tomada, combinada, encomendada, manipulada, acertada:

- Lula é candidato a senador por Pernambuco em 2010.

Evidentemente, já está eleito. Com duas vagas, o PT forte no Recife, o prestigiado e popular governador Eduardo Campos comandando a campanha, o "Bolsa Família" cada dia mais "Bolsa Eleição" e o PAC pactuando a troca de milhões da Dilma Roussef por votos, Lula deve sair de Pernambuco com uma votação consagradora. E esperar 2014.

Antes, Lula achava que causaria mais impacto recolher-se ao luxo do novo apartamento de São Bernardo ou à folga do sítio modernizado e, como Getulio em Itu, dar tempo para o povo sentir saudades dele.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Sérgio J. Cadena Bandeira de Melo

JARDAS É IMBATIVEL ATE 2015.SE ELE COMO CHEFÃO PERNAMBUCO ESTA EM ALTA NOS ASSASSINATOS,A SAÚDE NO ESGOTO,AS RODO. FEDE.UMA FABRICA DE ACIDENTES MORTES;NO SENADOR SERÁ PIOR COM CERTEZA QUANDO FOI DEP.FED.FOI CONSIDERADO O PIOR DE TODA A HISTÓRIA DA REPÚ..COMO IRA ELE AJUDAR ?SERÁ MAS UM VERGONHA.

roberto de pessoa

Ltda ) vão ficar de seu lado, tendo em vista que não tem mais dinheiro? Juro que vou adorar ver Lula debatendo ou fazendo discursos no senado. Vai ser muito interessante ouvir sua perfeita concordãncia em frases com terminação de tempo diferente da inicial. Esperar pra ver. Vai ser "ilário". Hehehe.

roberto de pessoa

O interessante é que Lula deveria se candidatar na sua base. SP e SBC deveriam dar-lhe votos mais que necessário a sua eleição. Por que será que não dá? Ele vai se candidatar pelo PT ou vai fundar um novo partido (copiando Collor)? E mais: Quando Lula for senador os "xeleleus" de plantão (Dudu e cia

joao daniel neto

roberval teu nome já rima com gardenal....vai te cata anormal...

joao daniel neto

rafael prequé vou pagar uma consulta ai em gravatá,pra vc,grangeiro,jarbesta,gravatá free,na clínica de um amigo meu,paulo de tarso,clínica dos cavalos,apoiar essa turma do pt,mula,lex luthor(dudu),sangue-suga,so sendo cavalo mesmo...com todo respeito aos animais....



20/03


2008

Vice de Raul Henry é Bruno Rodrigues

 O deputado federal Bruno Rodrigues (PSDB) é o candidato a vice-prefeito do Recife na chapa encabeçada pelo também parlamentar Raul Henry (PMDB). Ontem, a cúpula tucana já não escondia que o martelo foi batido. A formalização da indicação será feita até a próxima sexta-feira, dentro do prazo estipulado pelo presidente nacional e principal líder do PSDB em Pernambuco, senador Sérgio Guerra. Neste feriadão da Semana Santa, o senador se encontrará com Rodrigues para tratar da questão e escolher a data do anúncio. Com a decisão, está fechada a primeira chapa majoritária para a eleição da capital.(Informações do Diario de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JARBASTA

Pense numa crônica de uma derrota anunciada.

Rafael Luiz Prequé

Esse vice não tem voto... é um aborto.

Fabio Leite Macedo

na verdade ele esta por tras desta dupla, o jarbas é o mentor.

Raimundo Eleno dos Santos

Tá faltando Jarbolas na foto. Como pode o seu pupilo sair nessa foto sem ele.



20/03


2008

Govermo cria Programa do Artesanato Pernambucano

 Os artesãos pernambucanos vão ter, no Governo do Estado, um parceiro importante para produzir, divulgar e vender suas peças. Nesta quarta-feira (19), dia em que se comemora o dia do Artesão, o governador Eduardo Campos lançou, em parceria com o Sebrae, o Programa Estadual do Artesanato Pernambucano.

O programa pioneiro, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD/Diper), e que terá R$ 3,5 milhões destinados à promoção da atividade no Estado foi explicado pelo próprio governador: “Os artistas populares de Pernambuco serão contados, catalogados e vão receber a carteirinha do artesão. O segundo passo é pôr nas ruas uma unidade móvel de cursos e capacitação que vai rodar por todo o Estado e ainda construir centros permanentes de exposição desses trabalhos para que o turista e outros compradores saibam exatamente onde comprar o produto que procuram”, enumerou o governador, que citou ainda a elaboração do Portal do artesanato pernambucano.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/03


2008

Pacto periga: João Paulo manda Mendonça olhar para trás

 Enquanto o pré-candidato do PT à Prefeitura do Recife e secretário municipal de Planejamento Participativo, João da Costa, utiliza a tática de não rebater as críticas da oposição, o seu maior cabo eleitoral, o prefeito João Paulo (PT), não deixou de responder, ontem, ao posicionamento do postulante do DEM, ex-governador Mendonça Filho. O petista criticou a atitude do democrata - que sempre costuma politizar os debates com ataques contundentes à gestão municipal -, enfatizando que antes de “preparar a munição”, o adversário deveria avaliar o seu próprio governo.

“É importante lembrar que eles (a oposição) deixaram o governo (estadual) não faz nem dois anos ainda. Então, acho que primeiro é bom ele (Mendonça Filho) avaliar sobre a gestão deles. A gestão do governo que me antecedeu (de Roberto Magalhães, também do DEM), e a que antecedeu Eduardo Campos (Jarbas Vasconcelos/Mendonça Filho). E depois disso a gente fala”, ironizou o prefeito.(Folha de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

joao daniel neto

João paulo é louco pra ser capacho de jarbas....

guilherme alves

E depois ficam falando que o Humberto Costa não tem razão.