Lavareda

20/02


2013

Em visita ao Congresso, Yoani diz ser ''satanizada''













Depois de enfrentar protestos em Recife e Salvador, a blogueira cubana Yoani Sánchez afirmou que teve o “dia mais louco de sua vida” após uma sessão de desagravo no Congresso Nacional, na tarde desta quarta-feira (20).

Após uma chegada tumultuada, em que foi acompanhada por parlamentares e curiosos, Yoani discursou contra a censura política e disse que vem sendo satanizada desde que criou seu blog, o Generación Y. Ela criticou ainda a carestia, a escassez e a falta de liberdade para manifestação política em Cuba.

“Este é o dia mais louco da minha vida. Eu pensava uma coisa e aconteceu outra”, disse a blogueira antes de deixar o local. Yoani confirmou que tem uma agenda enorme no país, mas que não se sente cansada. Ela, que pretende voltar em breve ao Brasil, afirmou que o “brasileiro tem adrenalina, vitamina”.

Durante a sessão, em resposta ao deputado Glauber Braga (PSB-RJ), Yoani se manifestou contra o bloqueio econômico dos Estados Unidos a seu país e contra a prisão na Baía de Guantánamo. A blogueira também defendeu a libertação de cinco presos cubanos nos EUA, que estariam sem direito a visitas. “Cuba não é um partido, não é uma ideologia, não é um homem. Cuba é a diversidade, com muitas flores”, disse Yoani.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) voltou a cobrar explicações do governo brasileiro e do embaixador cubano sobre uma reunião em que teria sido entregue um dossiê sobre a blogueira, durante a qual teria sido preparado um esquema de investigação durante sua viagem pelo Brasil.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Sérgio de Castro Marques Jr

É no mínimo cômico, para não dizer trágico, ver integrantes de partidos que sustentaram a ditadura no Brasil, notadamente o PFL, cercando a pseudo-cubana e ativista centrípeta dos direitos humanos em cuba.


ALEPE

20/02


2013

Manifestantes realizam novo ato contra Renan Calheiros













Um dos movimentos que pedem a saída de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado promoveu, na manhã desta quarta-feira (20), novas ações em Brasília. Pelo menos 30 manifestantes reuniram-se no gramado em frente ao Congresso Nacional para, simbolicamente, representar as quase 1,6 milhão de assinaturas obtidas em uma petição online.

As adesões, promovidas pelo site da ONG Avaaz, pedem que Calheiros deixe a presidência do Senado, argumentando que as acusações de corrupção contra o senador no Supremo Tribunal Federal (STF) não são compatíveis com cargo de presidente do Congresso.

O diretor de campanhas da Avaaz e professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas, Pedro Abramovay disse que vai encaminhar uma representação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pedindo para que a instituição encaminhe uma Ação Direta de Inconstitucionalidade  ao STF pedindo o fim do voto secreto na escolha do presidente do Senado.

À tarde, os manifestantes entraram no Congresso para entregar as assinaturas para parlamentares da oposição. Na internet, a Avaaz informa que "é uma comunidade de mobilização online que leva a voz da sociedade civil para a política global".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

20/02


2013

Petistas boicotam discurso de Aécio Neves















No dia em que o Partido dos Trabalhadores completa 33 anos de fundação, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) subiu à tribuna do Senado para listar o que chamou de “13 fracassos” do partido da presidente Dilma Rousseff nos últimos anos. Aécio, que é o possível candidato do PSDB à Presidência da República, fez ataques aos governos petistas e à cartilha editada pelo partido com comparações à gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Contudo, nenhum petista chegou a presenciar a íntegra do discurso do senador mineiro. Apenas Paulo Paim, Wellington Dias e Lindbergh Farias chegaram a tempo de ouvir o final do parlatório tucano.

Parte dos petistas argumentará que estava acompanhando a blogueira cubana Yoani Sánchez, que, segundo o jornalista da Veja, Lauro Jardim, “deve estar comemorando o boicote”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

20/02


2013

Eduardo recebe novo presidente da Amupe

Após a eleição da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), um dos primeiros compromissos do novo presidente, José Patriota (PSB), foi apresentar para o governador Eduardo Campos (PSB) algumas bandeiras de luta da nova diretoria da associação para os próximos dois anos de gestão. O encontro aconteceu na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, em Olinda.

Entre as bandeiras definidas pela nova diretoria estão as questões que norteiam o novo pacto federativo, a qualificação dos novos gestores e as novas demandas que estão surgindo para os municípios como a questão dos resíduos sólidos e a municipalização da iluminação.

O novo presidente da Amupe destacou ainda os consórcios como uma alternativa viável para dinamizar a gestão e explicou ao governador que a composição da chapa foi feita de forma a contemplar todas as regiões e os mais diversos partidos. “A nova diretoria veio com o sentimento de uma unidade para todo o Estado. Juntos, vamos trabalhar por todos os municípios pernambucanos, incentivando e fortalecendo os consórcios intermunicipais”, defendeu Patriota. 

Eduardo enfatizou a importância da Amupe e desta forma de gestão pluripartidária e regionalizada. “O governo estará junto nessas discussões, existem pautas importantes que precisam da união de todos, é muito positivo que a Amupe tenha em sua expressão essa pluralidade”, destacou Eduardo Campos.

A posse do novo presidente acontecerá no início de março e contará com a presença do governador Eduardo Campos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/02


2013

Ministério cobra de energética danos causados por incêndio




















O Ministério das Comunicações vai acionar a Companhia Energética de Brasília para falar sobre o ressarcimento dos prejuízos causados pela explosão na subestação que fornece energia para o seu prédio. Ontem (19) ocorreu um início de incêndio, que causou danos às fiações de energia, telefone e internet do bloco ‘R’, onde funcionam as pastas das Comunicações e dos Transportes.

"Assim como qualquer pessoa física ou jurídica que tenha o seu patrimônio prejudicado em função de uma questão energética, se tiver um dano ao patrimônio da União, eu tenho que buscar o responsável pelo dano", disse o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério das Comunicações, Ulysses Melo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

20/02


2013

Deputado critica medida que tira Suape do poder estadual















O deputado estadual Ricardo Costa (PTC) foi à tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (20) para protestar contra a Medida Provisória 595, que pretende transferir a responsabilidade da autoridade portuária de Suape do Governo do Estado para a Secretaria Especial de Portos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e para a recém criada Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

Em sua visão, caso confirmada pelo Congresso Nacional, tal medida significará a perda do poder decisório por parte do Estado sobre o controle do complexo industrial portuário, obra construída em mais de 30 anos por sucessivos governos estaduais, com recursos do próprio Estado, salvo alguns aportes federais realizados quando o empreendimento já se encontrava em pleno funcionamento.

“Pernambuco, que vem apresentando índices de crescimento econômico acima dos obtidos pelo país, seria penalizado pela sua competência e eficácia, pois sem o controle efetivo de Suape, perderá um dos seus maiores instrumentos de ação na área econômica em prol do desenvolvimento do Estado”, disse o parlamentar, que encerrou seu discurso convocando “todos os pernambucanos, de todas as classes e matizes, independente de sua opção político-partidária” a ficar ao lado do governador Eduardo Campos (PSB), “que tem a legitimidade e a capacidade para convencer o Planalto a não praticar esse ato impensável”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

emmanuel soares

vao fazer como fiseram com a CHESF É O MODO PETISTA DE GOVERNAR

Nehemias Fernandes Jaques

QUERO DILMA!

Joselanio Bernardino Filho

É ISSO AI DILMA CORTA AS ASAS DO DITADORZINHO.



20/02


2013

Lula viajará para África em março

Depois que a presidente Dilma Rousseff (PT) passar pela África neste final de semana, será a vez do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) percorrer o continente. Em março, Lula tem viagem marcada para quatro países daquele continente - dois deles (Guiné Equatorial e Nigéria) estão no roteiro de Dilma.

A presidente chega na noite da próxima quinta-feira (21) a Malabo, capital da Guiné Equatorial, para participar da III Cúpula ASA (América do Sul-África). No sábado, a presidente tem encontros bilaterais em Abuja, na Nigéria.

A reunião vai tratar principalmente de infraestrutura, energia e comércio entre as duas regiões. O encontro começou nesta quarta-feira (20) e termina na sexta-feira (22).

Na viagem de Lula, estão previstas também visitas a Gana e Benin. O petista deve se encontrar com chefes de Estado e de governo, lideranças populares e empresários para ampliar as relações internacionais do Brasil. Apesar de o nome do ex-presidente aparecer como orador na programação da III Cúpula ASA, Lula não vai participar do encontro que reúne representantes de 66 países das duas regiões.

Segundo o Instituto Lula, o ex-presidente foi convidado para o encontro, mas decidiu não participar porque já tinha viagem marcada ao continente em março. No ano passado, o petista passou pela África do Sul, Moçambique, Etiópia e Índia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/02


2013

Entre no meu face e participe do Frente a Frente

Já estou nos estúdios da Rede Pernambucana de Rádio. Daqui a pouco, passo a ancorar o programa Frente a Frente, em companhia de Adriano Roberto. O programa é retransmitido por 30 emissoras no Estado, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife.

Se você estiver em outro Estado ou País, ouça pela rádio do blog clicando no botão aí ao lado “Frente a Frente com Magno Martins”. Participe ao vivo pelo pelo facebook no meu face magnomartinsfonseca.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/02


2013

Tiririca: "Pior do que está, não fica"




















Na volta dos trabalhos do Congresso Nacional, o deputado Tiririca (PP-SP) chamou a atenção dos colegas no cafezinho da Câmara ao aparecer com um novo visual, parecido com o do jogador Neymar. Tiririca descoloriu os cabelos e o tom loiro berrante surpreendeu até seus familiares, contou o deputado.

Ele disse que chegou a machucar o couro cabeludo devido à aplicação de uma tinta em cima da outra. "Foi no Carnaval. Eu e o Neymar [com cabelos loiros]. Sou artista circense, se eu não mudar, não me sinto bem. Minha esposa não gosta, mas tenho que estar em busca de coisas diferentes. Sinto-me bem. Às vezes, raspo a cabeça. Se vai ficar bonito ou feio, não ligo. Não ligo muito para a moda", contou o deputado.

Segundo ele, os cabelos vermelhos foram bem aceitos pela família, mas que o loiro à la Neymar surpreendeu. "Minha filha de três anos disse: cabeça de laranjinha", contou Tiririca, sorrindo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha