Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
Pernambuco 23.05.2022 13:30

FBC comemora entrega dos últimos lotes do Pontal Sul

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Mais um passo foi dado para concluir a implantação da área sul do projeto de irrigação Pontal, em Petrolina. Um total de 27 irrigantes foi chamado pela Codevasf para a assinatura do contrato e ocupação dos últimos lotes destinados à agricultura irrigada. No total, o Pontal Sul soma 3,5 mil hectares, que reúnem 299 terrenos para agricultores familiares, além de outros 37 terrenos destinados a empresas.

O senador Fernando Bezerra Coelho comemorou a entrega dos últimos lotes, destacando os investimentos articulados durante o seu mandato para transformar a agricultura irrigada em política pública de inclusão, geração de renda e promoção da qualidade de vida dos sertanejos. “Fui eleito Senador das Águas, e é uma grande alegria realizar o sonho de levar água, emprego e produção para milhares de pessoas. Petrolina foi transformada pela irrigação, e o Projeto Pontal representa um novo salto de desenvolvimento para toda a região”, disse o senador.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 23.05.2022 13:00

PF apreende R$ 930 mil em operação que apura indício de atuação de juízes em esquema de corrupção

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Polícia Federal apreendeu R$ 930 mil em espécie em um escritório de advocacia em São Paulo durante uma operação que combate um esquema de corrupção bilionário, com indícios de participação de advogados, servidores públicos e dois juízes federais. Conforme a Polícia Federal, decisões da Justiça Federal no Ceará beneficiaram "grandes devedores" da União, gerando um prejuízo bilionário entre 2012 e 2016. As informações são do portal G1/CE.

O dinheiro tem "suspeita de origem ilícita"; a Polícia Federal afirma que foi providenciado depósito bancário para que o valor fique à disposição do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife. De acordo com o titular da Delegacia Regional de Combate à Corrupção, Alan Robson, o diretor do escritório suspeito de envolvimento no esquema era ex-diretor da Justiça Federal e tinha "grande influência" entre juízes.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Gravata Coffee Festival
Pernambuco 23.05.2022 12:45

João Doria desiste da pré-candidatura à Presidência

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou, há pouco, a desistência de sua pré-candidatura à Presidência. Doria enfrentava resistências internas no PSDB e de partidos da chamada terceira via e fez o anúncio em um pronunciamento na Zona Sul de São Paulo.

"Para as eleições deste ano, me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve", disse Doria.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 23.05.2022 12:30

Bebês de 1 mês aguardam há dias por leito de UTI e mães denunciam falta de cirurgião

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A espera por um leito de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para bebês e crianças em Pernambuco continua longa. Algumas famílias passam dias na esperança de conseguir uma vaga. Até a sexta-feira (20), eram mais de 100 menores nessa situação. Entre eles, Ravi Van Egmond Silva, de pouco mais de 1 mês. A pedagoga Gicely Van Egmond Silva, mãe de Ravi, contou que está, desde a quinta-feira (19), aguardando um leito de UTI para o filho, diagnosticado com problemas respiratórios. As informações são do portal G1/PE.

Outro caso é o de Arthur Rafael Lima do Nascimento, de 1 mês e 3 dias, que teve diagnóstico de bronquiolite, a espera é desde o sábado (21). De acordo com a mãe, Júlia Silva, Arthur teve cinco paradas cardiorrespiratórias ainda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ravi e Arthur estão internados no Hospital Barão de Lucena, que fica no bairro da Iputinga, na capital, e é referência em pediatria. Segundo as famílias, desde o sábado (21) não havia cirurgião no local para fazer o acesso venoso central nos bebês.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - março 2022
Pernambuco 23.05.2022 12:00

Chile: novo constitucionalismo a observar

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Maurício Rands*

Parecia que o Chile ia bem. Crescimento econômico e consolidação democrática. Mas eis que, em outubro de 2019, jovens, mulheres, indígenas, trabalhadores e desempregados vão às ruas. O Chile profundo dizia não a um modelo liberal que aprofundara as desigualdades. A resposta do establishment foi a consulta popular. Em outubro de 2020, 78% dos votantes optaram pela instalação de uma convenção constitucional paritária entre homens e mulheres e com reserva de 17 cadeiras para os povos originários.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 23.05.2022 11:30

Inspetoria do CREA de Afogados da Ingazeira ganha terreno para construção de sede própria

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um espaço que tenha utilidade para os profissionais da região, mas também para a sociedade, com conceitos de uma engenharia moderna. Estas são as coordenadas do projeto para a nova sede da Inspetoria de Afogados da Ingazeira. O start para mais esta conquista do Crea-PE será dado hoje, às 16h, com a cerimônia da cessão do terreno por parte da Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira. O local abrigará a primeira sede própria do Crea na cidade.

Situado no bairro Padre Pedro Pereira, em frente ao Hospital Regional Emília Câmara, na PE-292, o terreno foi escolhido pela facilidade de acesso. “É muito importante que os profissionais participem, opinem de forma construtiva com este projeto, porque estamos no momento de construção e a hora de ter o melhor produto é agora. A gente está com essas premissas, mas a gente quer escutar os profissionais da região para que eles possam participar de forma efetiva neste processo de produção”, convoca o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 23.05.2022 11:00

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Aristeu Plácido Júnior, embaixador de Pernambuco em Brasília, em pé, ao lado de Fátima Ribeiro e Luciele Ramos, observa o então deputado Oswaldo Lima Filho assinar a Constituição de 1988, da qual foi relator da Subcomissão de Reforma Agrária. Na época, Aristeu era chefe de gabinete do parlamentar, enquanto Fátima e Luciele trabalhavam como secretárias. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 23.05.2022 10:30

Nem luxo, nem lixo: novo endereço e casamento contrastam com falas de Lula

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Revista Veja

É raro um contrato de aluguel incluir uma cláusula de confidencialidade que impeça locador e locatário de prestarem qualquer informação sobre o negócio. No bairro Alto de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, existe uma casa protegida por um dispositivo assim. É lá que moram o ex-presidente Lula e sua nova esposa, Rosângela da Silva, a Janja, que se casaram na quarta-feira 18. Apenas um grupo muito restrito de assessores e amigos íntimos do ex-presidente sabe o local exato. Os vizinhos nem sequer desconfiam. No PT, o assunto é proibido. Sigilo à parte, o novo endereço do ex-presidente chama a atenção por uma radical mudança de paradigma. Lula sempre se empenhou em mostrar que, apesar do poder e do dinheiro, se mantinha fiel às origens. Mesmo depois de deixar o governo, 27 milhões de reais mais rico, ele continuou morando no modesto apartamento de 186 metros quadrados em São Bernardo do Campo (SP), onde residia desde a década de 90.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 23.05.2022 10:00

Doria fará pronunciamento nesta segunda em SP

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ex-governador de São Paulo João Doria, pré-candidato do PSDB à Presidência, fará um pronunciamento, hoje, na Zona Sul de São Paulo. A previsão é a de que ele fale por volta das 12h. Antes, Doria deve receber a cúpula tucana para debater a sucessão presidencial.

A tentativa da cúpula tucana é retirar a candidatura de Doria para consolidar o nome da senadora Simone Tebet (MDB) como candidata da terceira via. Em novembro do ano passado, Doria foi escolhido como pré-candidato do PSDB à Presidência da República ao derrotar, em eleição interna, o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 23.05.2022 09:30

Bem diferente do Joaquim Francisco real

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Amigos e contemporâneos do ex-governador Joaquim Francisco não aprovaram o busto dele instalado na Praça da Jaqueira. Dizem que o traçado do rosto não lembra em absolutamente nada o homenageado. Não sei o autor nem quem o orientou, mas, na verdade, ficou muito diferente. Mas, a esta altura do campeonato, o que há de fazer? Se a família viu antes e aprovou, paciência.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Pernambuco 23.05.2022 09:00

Sucessão 2006, lembro-me como se fosse anteontem

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

MONTANHAS DA JAQUEIRA – Autor da biografia do ex-deputado Inocêncio Oliveira, o escritor e periodista Adalbertovsky Ribeiro apresenta uma síntese do capítulo do livro, a ser lançado nesta segunda-feira a partir das 16 horas na Assembleia Legislativa, sobre a sucessão estadual de 2006. “Nos prenúncios da sucessão estadual, Inocêncio encontra-se com o governador Jarbas Vasconcelos num camarote de Carnaval em Caruaru, estando JV acompanhado com a namorada Débora Daggy (ex-miss Pernambuco 2001) e depois em Recife. Jarbas revela: “Inocêncio, resolvi que meu candidato a governador é Mendonça Filho e eu serei candidato a senador. Você me apoia? “De jeito nenhum”, corrigiu Inocêncio”.

“Inocêncio havia decido apoiar a nascente candidatura de Eduardo Campos, que iniciava a caminhada com fé e coragem, sabedor de que seria uma missão heróica”. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Coluna 23.05.2022 00:00

Coluna da segunda-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Eleição presidencial em turno único

Eleição não se ganha de véspera. Muitas vezes, pode ser perdida até no dia da manifestação democrática do eleitor nas urnas. Lula lidera hoje, mas pode perder, dependendo de qualquer fato preponderante que possa ocorrer. Mas o desenho que está se configurando nas eleições presidenciais tende a levar a uma decisão logo no primeiro turno, seja para Lula ou Bolsonaro. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Brasil 22.05.2022 21:00

Projeto de lei obriga presidenciáveis a irem aos debates

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Candidatos à Presidência da República e a governos estaduais devem ir, pelo menos, a três debates na televisão. Essa proposta faz parte de um Projeto de Lei protocolado pelo deputado federal David Miranda (PDT-RJ). A pauta agrada muitos eleitores, mas talvez desagrade muitos candidatos. A regra, segundo o PL, valeria para aqueles que tivessem pelo menos 3% das intenções de voto em pesquisas legalmente registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida, contudo, valeria somente a partir da eleição de 2026. Isso porque o prazo para modificação da Lei Eleitoral neste ano expirou no mês de abril. As informações são do Congresso em Foco.

O descumprimento, prevê o texto, acarretaria multa entre R$ 50 mil e R$ 150 mil, e o congelamento do fundo partidário. “É de extrema importância que a população tenha acesso a esse confronto de ideias e assista a debates como esse, para que a gente possa ter resguardo, e entender a proposta desses candidatos à presidência”, defendeu o parlamentar, em plenário.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro